Com um intervalo de um mês e meio, a Fórmula Indy retorna neste final de semana para a realização de uma corrida extra-campeonato. Continuando a tradição das corridas de Indy, a série retorna para Austrália, no tradicional e desafiador circuito montado nas ruas de Surfer's Paradise. A Gold Coast tem sido um grande ponto de encontro, com uma atmosfera festiva que figura entre os melhores eventos do automobilismo. É o lugar adequado para se realizar um evento histórico, comemorativo a bem-sucedida reunificação da Indy.
O evento acontecerá como parte das negociações para que o circuito acerte seu retorno ao calendário oficial da Indy pelo menos até 2013. Apesar de não contar pontos para o campeonato, que teve em no oval de Chicago o neozelandês Scott Dixon como campeão. Mesmo tendo um caráter festivo, os pilotos vão encarar a corrida como fazem com todas as outras do campeonato. Todos se esforçarão para atingir o melhor resultado no tradicional circuito australiano.
O processo de logística começou imediatamente após a etapa final disputada em Chicago no dia 9 de setembro. Uma semana depois, eram transportados quase 500 pneus, 90 de barris de etanol e três carros da equipe de segurança da Indy. Saíram de Los Angeles para Sydney, enviados pelo oceano. O restante da estrutura só foi enviado no último final de semana.
Após uma viagem de 15.000 km, os 36 carros das equipes chegaram em Surfer's Paradise, Austrália. Para realizar o transporte da maior quantidade de carros inscritos para a prova desde 2001, foi necessário dois Boeing 747. Além disso, parte dos equipamentos foi enviada de navio no mês passado.
Os números são impressionantes: 180.000 kg de material deixado pelos Boeing da Air New Zealand e da Atlas Air, percorrendo a rota Indianápolis-Brisbane. Eles fizeram escalas em Los Angeles, Honolulu e Fiji aonde chegaram ao sábado. As principais equipes da Indy só começaram a chegar a Surfer’s Paradise na terça-feira.
Montado em uma das mais belas regiões de um país fascinante, o circuito de rua com 4,497 metros de extensão e características únicas, possibilita aos pilotos andar muito rápido em meios aos muros, além de um público apaixonado que lota todos os espaços disponíveis. Motivos suficientes para que os pilotos aguardem com ansiedade a visita anual da categoria à Oceania.
A prova será marcada por mudanças de pilotos em algumas equipes. O inglês Dan Wheldon, que deixou a Ganassi, faz sua estréia na Panther, com o carro que era de Vítor Meira. O brasileiro, por sua vez, vai substituir o inglês Darren Manning na Foyt. Alex Tagliani volta a assumir o posto de Enrique Bernoldi, machucado, na Conquest. Ao passo que o campeão da IRL em 2007, o escocês Dario Franchitti, volta à categoria para tentar outra conquista e esquecer a fracassada temporada na Nascar.
A disputa começa nessa quinta-feira com os primeiros treinos livres. Confira a programação para o GP de Surfer's Paradise, etapa extra-campeonato da temporada de 2008 da Fórmula Indy (horários de Brasília):
Quinta-feira (23/10)
20h00 - treino livre
23h20 - treino livre
Sexta-feira (24/10)
21h50 - treino livre
Sábado (25/10)
01h10 - treino classificatório
20h35 - warm up
Domingo (26/10)
00h40 - GP de Surfer's Paradise (60 voltas)
Vencedor em 2007: Sebastien Bourdais (FRA)
Pole em 2007: Will Power (AUS)
Nenhum comentário:
Postar um comentário