Extra-campeonato - GP de Surfer's Paradise
Briscoe suporta pressão de Dixon e vence em Surfer's Paradise
Australiano ultrapassa Scott Dixon, e conta com batida de Will Power para triunfar em casa
Ryan Briscoe, da Penske, se tornou o primeiro australiano a vencer nas ruas Surfer’s Paradise ao resistir à pressão feita pelo neozelandês Scott Dixon, da Ganassi, nas voltas finais. Dixon terminou a 0s5019 atrás do australiano. O norte-americano Ryan Hunter-Reay, da Rahal Letterman, que venceu a corrida em Surfer’s Paradise de 2003, quando Champ Car ainda corrida nesse traçado, ficou em terceiro.
Alex Tagliani, da Conquest, foi o quarto, seguido por Oriol Servia, da KV. Ernesto Viso, da HVM, até então o quarto colocado, teve de dar passagem a Tagliani e Servia como punição por bloquear de forma ilegal a tentativa de ultrapassagem dos adversários. O venezuelano terminou em sexto.
Briscoe, que largou em terceiro, liderou dois terços das 60 voltas percorridas. Ele assumiu definitivamente a liderança na 43ª volta, após a última rodada de pit stops e mesmo sendo prejudicado pelos retardatários não cometeu nenhum erro, sendo essa a chave de sua conquista em casa.
Essa foi à segunda participação de Briscoe no evento. Em 2006, ele correu pela Rusport, em substituição ao acidentado Cristiano da Matta, e teve um final de semana para esquecer. Na primeira sessão de treinos livres, após raspar o muro, danificou a suspensão dianteira esquerda do seu carro o que levou a não disputar o primeiro treino classificatório.
Na corrida, foi ainda pior. Ele fazia uma boa prova de recuperação depois de largar em 11º, ganhando três posições em 17 voltas. Porém enroscou-se com a retardatária Katherine Legge, perdendo uma volta e encerrando suas chances de um bom resultado.
Briscoe não se conteve de alegria após a vitória. O piloto destacou a importância dos torcedores que lá estavam. "Para mim significa quase um milhão de pontos. Estou muito feliz por todos os fãs. Foi um grande evento, vamos fazer muita festa nesta noite. Foi realmente especial. É um ótimo lugar para haver uma corrida de Indy e não foram muitas vezes em minha carreira que eu tive a oportunidade de correr em meu país. Ter um monte de familiares e amigos me vendo correr aqui me incentivou a vencer", disse.
Felicidade de Briscoe contrastava com a tristeza de seu compatriota Will Power. Depois de fazer a pole position e dominar todos os treinamentos, o piloto da KV liderava com tranqüilamente o começo da prova, até estampar o muro na 16ª volta e abandonar. Com isso, Briscoe, que já havia ultrapassado Dixon no início da corrida, assumiu a ponta.
"Obviamente, estou muito decepcionado. Estávamos rápidos no começo da corrida. Reduzi para economizar combustível, mas fui pego de surpresa, dei um toque no muro interno, o que fez o carro ricochetear para o muro seguinte. Foi realmente um erro, o pior da minha vida. Este é um péssimo dia para mim e estou muito triste", disse.
O escocês Dario Franchitti, novo companheiro de Dixon, largou em quarto, entretanto não estava se sentido a vontade dentro do monoposto, depois de um ano correndo na Nascar, e logo perdeu rendimento. Na 29ª volta, ele perde o controle do carro em uma curva e roda. Assim termina em uma decepcionante 16ª posição em sua volta a Indy.
Os brasileiros não fizeram uma boa corrida. O melhor colocado foi Hélio Castro Neves, da Penske, que se enroscou com Danica Patrick, da Andretti Green, na 11ª volta, tendo furando um pneu e por isso parou três vezes nos pits, acabou em sétimo.
Vitor Meira, estreando na Foyt, se enroscou em Mário Moraes, da Dale Coyne, na 1ª volta. Meira foi obrigado a voltar aos pits para trocar um pneu furado, retornando na última posição. Fez uma prova de recuperação, e por conta de um erro no cálculo do combustível feito pela equipe para o final da prova, teve pane seca quando faltava meia volta para bandeirada. Foi o décimo quarto. Enquanto Moraes teve mesmo sorte ainda. No toque com Vitor seu carro rodou e na 8ª volta, acabou batendo no muro interno da curva 1, abandonando com a suspensão dianteira esquerda quebrada.
Tony Kanaan também não completou. Na 34ª volta, quando era o quinto e tentava ultrapassar Ryan Hunter Reay, ocorreu a quebra da suspensão traseira do seu carro. Bruno Junqueira, da Dale Coyne, terminou em 15º e Jaime Câmara, da Conquest, em 20º.
Infelizmente essa festa não voltará a se repetir em 2009: a governadora de Queensland, Ana Bligh, confirmou que Surfer’s Paradise estava fora do calendário da Indy. Os motivos alegados foram três. O primeiro: a IRL, entidade que organiza o campeonato, queria transferir a data da corrida para março, bem próxima do evento da Fórmula 1 em Melbourne.
Outro impedimento seria que nessa época do ano a cidade estaria lotada de turistas por ser justamente durante as férias de verão na Oceania. Mas o que realmente pesou foi os mais de US$ 3 milhões pretendidos pela IRL para a realização do evento. Assim, a A1GP substituirá a Fórmula Indy, sendo o contrato com duração de cinco anos.
GP de Surfer's Paradise
Extra-campeonato - 26/10/2009
Circuito de rua de 2,795 milhas
Gold Coast - Surfer's Paradise, Queensland (Austrália)
1) Ryan Briscoe (AUS/Penske), 1h45min50s3868
2) Scott Dixon (NZL/Ganassi), a 0s5019
3) Ryan Hunter-Reay (EUA/Rahal Letterman), a 9s1179
4) Alex Tagliani (CAN/Conquest), a 19s9844
5) Oriol Servia (ESP/KV), a 20s4376
6) Ernesto Viso (VEN/HVM), a 33s7249
7) Hélio Castro Neves (BRA/Penske), a 34s4931
8) Hideki Mutoh (JAP/Andretti Green), a 55s7467
9) Graham Rahal (EUA/Newman Haas Lanigan), a 1min20s0592
10) Dan Wheldon (ING/Panther), a 1min31s9002
11) Justin Wilson (ING/Newman Haas Lanigan), a 1min31s9353
12) Buddy Rice (EUA/Dreyer & Reinbold), a 1min33s9068
13) Marco Andretti (EUA/Andretti Green), a 1min38s3970
14) Vitor Meira (BRA/Foyt), a 1 volta
15) Bruno Junqueira (BRA/Dale Coyne), a 1 volta
16) Dario Franchitti (ESC/Ganassi), a 1 volta
17) A.J. Foyt IV (EUA/Vision), a 2 voltas
18) Danica Patrick (EUA/Andretti Green), a 2 voltas
19) Jaime Câmara (BRA/Conquest), a 2 voltas
20) Ed Carpenter (EUA/Vision), 57 voltas
21) Tony Kanaan (BRA/Andretti Green), 34 voltas
22) Will Power (AUS/KV), 16 voltas
23) Townsend Bell (EUA/Dreyer & Reinbold), 8 voltas
24) Mário Moraes (BRA/Dale Coyne), 7 voltas
Briscoe suporta pressão de Dixon e vence em Surfer's Paradise
Australiano ultrapassa Scott Dixon, e conta com batida de Will Power para triunfar em casa
Ryan Briscoe, da Penske, se tornou o primeiro australiano a vencer nas ruas Surfer’s Paradise ao resistir à pressão feita pelo neozelandês Scott Dixon, da Ganassi, nas voltas finais. Dixon terminou a 0s5019 atrás do australiano. O norte-americano Ryan Hunter-Reay, da Rahal Letterman, que venceu a corrida em Surfer’s Paradise de 2003, quando Champ Car ainda corrida nesse traçado, ficou em terceiro.
Alex Tagliani, da Conquest, foi o quarto, seguido por Oriol Servia, da KV. Ernesto Viso, da HVM, até então o quarto colocado, teve de dar passagem a Tagliani e Servia como punição por bloquear de forma ilegal a tentativa de ultrapassagem dos adversários. O venezuelano terminou em sexto.
Briscoe, que largou em terceiro, liderou dois terços das 60 voltas percorridas. Ele assumiu definitivamente a liderança na 43ª volta, após a última rodada de pit stops e mesmo sendo prejudicado pelos retardatários não cometeu nenhum erro, sendo essa a chave de sua conquista em casa.
Essa foi à segunda participação de Briscoe no evento. Em 2006, ele correu pela Rusport, em substituição ao acidentado Cristiano da Matta, e teve um final de semana para esquecer. Na primeira sessão de treinos livres, após raspar o muro, danificou a suspensão dianteira esquerda do seu carro o que levou a não disputar o primeiro treino classificatório.
Na corrida, foi ainda pior. Ele fazia uma boa prova de recuperação depois de largar em 11º, ganhando três posições em 17 voltas. Porém enroscou-se com a retardatária Katherine Legge, perdendo uma volta e encerrando suas chances de um bom resultado.
Briscoe não se conteve de alegria após a vitória. O piloto destacou a importância dos torcedores que lá estavam. "Para mim significa quase um milhão de pontos. Estou muito feliz por todos os fãs. Foi um grande evento, vamos fazer muita festa nesta noite. Foi realmente especial. É um ótimo lugar para haver uma corrida de Indy e não foram muitas vezes em minha carreira que eu tive a oportunidade de correr em meu país. Ter um monte de familiares e amigos me vendo correr aqui me incentivou a vencer", disse.
Felicidade de Briscoe contrastava com a tristeza de seu compatriota Will Power. Depois de fazer a pole position e dominar todos os treinamentos, o piloto da KV liderava com tranqüilamente o começo da prova, até estampar o muro na 16ª volta e abandonar. Com isso, Briscoe, que já havia ultrapassado Dixon no início da corrida, assumiu a ponta.
"Obviamente, estou muito decepcionado. Estávamos rápidos no começo da corrida. Reduzi para economizar combustível, mas fui pego de surpresa, dei um toque no muro interno, o que fez o carro ricochetear para o muro seguinte. Foi realmente um erro, o pior da minha vida. Este é um péssimo dia para mim e estou muito triste", disse.
O escocês Dario Franchitti, novo companheiro de Dixon, largou em quarto, entretanto não estava se sentido a vontade dentro do monoposto, depois de um ano correndo na Nascar, e logo perdeu rendimento. Na 29ª volta, ele perde o controle do carro em uma curva e roda. Assim termina em uma decepcionante 16ª posição em sua volta a Indy.
Os brasileiros não fizeram uma boa corrida. O melhor colocado foi Hélio Castro Neves, da Penske, que se enroscou com Danica Patrick, da Andretti Green, na 11ª volta, tendo furando um pneu e por isso parou três vezes nos pits, acabou em sétimo.
Vitor Meira, estreando na Foyt, se enroscou em Mário Moraes, da Dale Coyne, na 1ª volta. Meira foi obrigado a voltar aos pits para trocar um pneu furado, retornando na última posição. Fez uma prova de recuperação, e por conta de um erro no cálculo do combustível feito pela equipe para o final da prova, teve pane seca quando faltava meia volta para bandeirada. Foi o décimo quarto. Enquanto Moraes teve mesmo sorte ainda. No toque com Vitor seu carro rodou e na 8ª volta, acabou batendo no muro interno da curva 1, abandonando com a suspensão dianteira esquerda quebrada.
Tony Kanaan também não completou. Na 34ª volta, quando era o quinto e tentava ultrapassar Ryan Hunter Reay, ocorreu a quebra da suspensão traseira do seu carro. Bruno Junqueira, da Dale Coyne, terminou em 15º e Jaime Câmara, da Conquest, em 20º.
Infelizmente essa festa não voltará a se repetir em 2009: a governadora de Queensland, Ana Bligh, confirmou que Surfer’s Paradise estava fora do calendário da Indy. Os motivos alegados foram três. O primeiro: a IRL, entidade que organiza o campeonato, queria transferir a data da corrida para março, bem próxima do evento da Fórmula 1 em Melbourne.
Outro impedimento seria que nessa época do ano a cidade estaria lotada de turistas por ser justamente durante as férias de verão na Oceania. Mas o que realmente pesou foi os mais de US$ 3 milhões pretendidos pela IRL para a realização do evento. Assim, a A1GP substituirá a Fórmula Indy, sendo o contrato com duração de cinco anos.
GP de Surfer's Paradise
Extra-campeonato - 26/10/2009
Circuito de rua de 2,795 milhas
Gold Coast - Surfer's Paradise, Queensland (Austrália)
1) Ryan Briscoe (AUS/Penske), 1h45min50s3868
2) Scott Dixon (NZL/Ganassi), a 0s5019
3) Ryan Hunter-Reay (EUA/Rahal Letterman), a 9s1179
4) Alex Tagliani (CAN/Conquest), a 19s9844
5) Oriol Servia (ESP/KV), a 20s4376
6) Ernesto Viso (VEN/HVM), a 33s7249
7) Hélio Castro Neves (BRA/Penske), a 34s4931
8) Hideki Mutoh (JAP/Andretti Green), a 55s7467
9) Graham Rahal (EUA/Newman Haas Lanigan), a 1min20s0592
10) Dan Wheldon (ING/Panther), a 1min31s9002
11) Justin Wilson (ING/Newman Haas Lanigan), a 1min31s9353
12) Buddy Rice (EUA/Dreyer & Reinbold), a 1min33s9068
13) Marco Andretti (EUA/Andretti Green), a 1min38s3970
14) Vitor Meira (BRA/Foyt), a 1 volta
15) Bruno Junqueira (BRA/Dale Coyne), a 1 volta
16) Dario Franchitti (ESC/Ganassi), a 1 volta
17) A.J. Foyt IV (EUA/Vision), a 2 voltas
18) Danica Patrick (EUA/Andretti Green), a 2 voltas
19) Jaime Câmara (BRA/Conquest), a 2 voltas
20) Ed Carpenter (EUA/Vision), 57 voltas
21) Tony Kanaan (BRA/Andretti Green), 34 voltas
22) Will Power (AUS/KV), 16 voltas
23) Townsend Bell (EUA/Dreyer & Reinbold), 8 voltas
24) Mário Moraes (BRA/Dale Coyne), 7 voltas
Nenhum comentário:
Postar um comentário