Após uma ausência que durou duas semanas, a Fórmula Indy retorna para a sétima etapa da temporada 2009. A corrida acontece nesse domingo às 14h30min no Iowa Speedway, o segundo menor circuito oval da categoria com 0.875 milha. Ele fica localizado na cidade de Newton, distante 48 quilômetros de Des Moines, onde serão disputadas 250 voltas.
A pista foi desenhada e construída por Rusty Wallace, umas das estrelas da Nascar, inspirando-se no oval de Richmond, onde Wallace sempre se destacou, e possui capacidade para receber 40.000 pessoas em suas arquibancadas. O traçado do oval possui curvas com inclinações que variam de 12 a 14 graus, com a reta principal tendo 10 graus.
Diferente do que ocorre em Milwaukee, no Iowa as curvas são bem velozes, bom conta do maior grau de inclinação dessa pista em relação a tradicional milha, com isso os pilotos fazem as duas curvas do circuito pressionando totalmente o acelerador. O Iowa Speedway é o único circuito do calendário da Indy que possui seus muros totalmente revestidos pelo Safer Barrier, moderno sistema de segurança, que absorve uma grande parte da energia cinética liberada pelos carros quando se chocam contra o muro.
Em 24 de junho de 2007, ocorreu a estréia da Indy em Iowa, com a vitória ficando com o escocês Dario Franchitti, atualmente na Ganassi. O traçado desse oval é muito curto, dificultando as disputas por posição, já que existem poucos pontos de ultrapassagem, exigindo muito esforço físico dos pilotos. É preciso ter um carro bem acertado aerodinamicamente para poder ser rápido e ao mesmo tempo estável no tráfego, pois sempre terá um retardatário para passar porque o oval é bem curto.
Outro problema é a existência de somente uma trajetória ideal. Com isso, não é possível para os pilotos andar lado a lado e para piorar, em poucas voltas forma-se um trilho. Saindo dele os pneus se enchem de detritos, fazendo com que os carros percam velocidade, podendo ocasionar um acidente. Mais do que velocidade nas retas muito curtas, o que importa para ir bem nessa pista é a velocidade e a retomada nas curvas. O importante é largar nas primeiras posições e tentar ultrapassar nas relargadas.
Confira a programação para o GP de Iowa, sétima etapa da temporada de 2009 da Fórmula Indy (horários de Brasília):
Sábado (20/06)
12h15min - treino livre
15h00min - treino livre
18h15min - treino classificatório
Domingo (21/06)
14h30min - GP de Iowa (250 voltas)
Vencedor em 2008: Dan Wheldon (ING)
A pista foi desenhada e construída por Rusty Wallace, umas das estrelas da Nascar, inspirando-se no oval de Richmond, onde Wallace sempre se destacou, e possui capacidade para receber 40.000 pessoas em suas arquibancadas. O traçado do oval possui curvas com inclinações que variam de 12 a 14 graus, com a reta principal tendo 10 graus.
Diferente do que ocorre em Milwaukee, no Iowa as curvas são bem velozes, bom conta do maior grau de inclinação dessa pista em relação a tradicional milha, com isso os pilotos fazem as duas curvas do circuito pressionando totalmente o acelerador. O Iowa Speedway é o único circuito do calendário da Indy que possui seus muros totalmente revestidos pelo Safer Barrier, moderno sistema de segurança, que absorve uma grande parte da energia cinética liberada pelos carros quando se chocam contra o muro.
Em 24 de junho de 2007, ocorreu a estréia da Indy em Iowa, com a vitória ficando com o escocês Dario Franchitti, atualmente na Ganassi. O traçado desse oval é muito curto, dificultando as disputas por posição, já que existem poucos pontos de ultrapassagem, exigindo muito esforço físico dos pilotos. É preciso ter um carro bem acertado aerodinamicamente para poder ser rápido e ao mesmo tempo estável no tráfego, pois sempre terá um retardatário para passar porque o oval é bem curto.
Outro problema é a existência de somente uma trajetória ideal. Com isso, não é possível para os pilotos andar lado a lado e para piorar, em poucas voltas forma-se um trilho. Saindo dele os pneus se enchem de detritos, fazendo com que os carros percam velocidade, podendo ocasionar um acidente. Mais do que velocidade nas retas muito curtas, o que importa para ir bem nessa pista é a velocidade e a retomada nas curvas. O importante é largar nas primeiras posições e tentar ultrapassar nas relargadas.
Confira a programação para o GP de Iowa, sétima etapa da temporada de 2009 da Fórmula Indy (horários de Brasília):
Sábado (20/06)
12h15min - treino livre
15h00min - treino livre
18h15min - treino classificatório
Domingo (21/06)
14h30min - GP de Iowa (250 voltas)
Vencedor em 2008: Dan Wheldon (ING)
Pole em 2008: Scott Dixon (NZL)
Nenhum comentário:
Postar um comentário