quinta-feira, 29 de abril de 2010

Kansas Speedway

Fugindo as suas características nas primeiras provas de 2010, neste fim de semana, a Indy encontrará o seu primeiro amor: as corridas em ovais. Primeira duma série de quatro disputas nesse estilo de circuito o Kansas Speedway será palco da 5ª etapa da Fórmula Indy. Será a décima vez que a categoria desembarca nesse trioval de 1,500 milha, localizado no Estado do Kansas, próximo a West Village, o mais popular destino turístico na região. Teremos 200 voltas, totalizando 300 milhas de extensão. As arquibancadas possuem capacidade para receber até 81.687 pessoas.

Até o momento, oito pilotos diferentes venceram nas nove corridas realizadas desde 2001. Somente o inglês Dan Wheldon venceu por duas vezes. Desses competidores, apenas um ganhou o campeonato após a glória em Kansas City. Trata-se de Sam Hornish Jr. em 2006. Quatro vencedores foram vice-campeões e outros dois terminaram em terceiro lugar.

A pista, pertencente à International Speedway Corporation, foi inaugurada em 2001, possuindo curvas com inclinações entre 10,4 e 15 graus, sendo uma das poucas pistas da temporada onde os carros completam uma volta inteira em aceleração total. Diferente de ovais como Homestead, palco do encerramento do campeonato, a largada e a chegada ocorrem numa curva, e a reta oposta é a única existente no traçado. O desafio é encontrar o acerto ideal para que o carro tenha velocidade nas retas, estabilidade e equilíbrio para as diferentes situações aerodinâmicas durante uma volta. As curvas 1 e 4 são mais longas do que a 2 e 3.

Por ser o primeiro oval do calendário, o único antes das 500 milhas de Indianápolis, é a grande chance para as equipes medirem suas forças antes da grande corrida. Com menos dias de treinos programados nessa edição das 500 milhas cada momento dentro da pista no Kansas vai ser muito importante para a preparação visando o fim do mês de maio.

Para Kansas estão inscritos 27 carros, o maior número desde o início dessa temporada. Sarah Fisher, Jay Howard e John Andretti vão fazer sua primeira corrida neste ano. Para Andretti, a pista do Kansas lhe é familiar, pois disputou cinco provas nessa pista quando disputava a Nascar Sprint Cup Series, tendo como melhor resultado um 14 º lugar em 2002.



Justin Wilson e Ryan Hunter-Reay, são, sem dúvida alguma, as maiores surpresas do ano na Indy. Hunter-Reay está em terceiro na classificação, e Wilson é o quarto. Entretanto, o campeonato agora toma um novo rumo. Com a sequência de quatro corridas em ovais, a tendência é que eles não consigam acompanhar o ritmo das grandes equipes.

As potências Ganassi e Penske possuem ótimas chances de dominarem as ações desde os primeiros treinos. Os anos de experiência acumulados em testes e corridas no circuito lhes permitiram descobrir e aperfeiçoar aspectos sutis no comportamento do carro. Detalhes esses que os outros times mostram-se incapazes de dominar.

Em todo caso, a queridinha da América, Danica Patrick, espera ansiosa para entrar logo na pista. Ela aguarda com expectativa a chegada dos ovais para finalmente iniciar a sua temporada que até o momento é de um redundante fracasso. Nesta quarta-feira, foram realizados testes coletivos no Kansas Speedway. A meteorologia indica tempo nublado com grandes possibilidades de chuva, levando preocupação aos promotores do evento.

Confira a programação para o GP do Kansas, quinta etapa da temporada de 2010 da Fórmula Indy (horários de Brasília):

Sexta-feira (30/04)
12h00min - treino livre
15h00min - treino livre
18h00min - treino classificatório

Sábado (01/05)
15h00min - GP do Kansas (200 voltas)

Vencedor em 2009: Scott Dixon (NZL)
Pole em 2009: Scott Dixon (NZL)

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.