14ª etapa - GP de Kentucky
Scott Dixon ultrapassa Castro Neves na última curva e vence
Com a vitória, neozelandês abre 78 pontos de vantagem no campeonato
O piloto neozelandês Scott Dixon recuperou a diferença e ultrapassou na última curva o brasileiro Hélio Castro Neves para vencer a corrida noturna disputada oval do Kentucky, válida pela 14ª etapa da Fórmula Indy em 2008. Foi à segunda vitória seguida e a sexta na temporada de Dixon, que tenta chegar ao bicampeonato da Indy.
A bandeira amarela foi acionada em três ocasiões. Na 2ª volta, o australiano Will Power raspou no muro da curva 2. Na 81ª volta, corrida paralisada para limpar os detritos espalhados pelo asfalto. E na 133ª volta, novamente na curva 2, a venezuelana Milka Duno sofreu uma grande pancada. "Eu apenas estava virando o carro quando foi direto para o muro", disse Duno.
Castro Neves, que tentava obter a sua primeira vitória nesse ano, para impulsionar sua tentativa de ser chegar pela primeira vez ao título da Indy, pretendia ganhar utilizada uma estratégia de pits stops bastante arriscada, que o obrigou a andar em um ritmo muito lento nas voltas finais. Parecia que Hélio iria ter êxito quando tomou a ponta, a seis voltas do fim. Dixon, que dominara a maior parte da corrida de 200 voltas, foi obrigado a entrar nos pits para efetuar um rápido reabastecimento.
O neozelandês retornou com seis segundos atrás de Castro Neves, e consistentemente reduzia essa vantagem e, finalmente, subjugou seu adversário na curva 4 do oval de 1,5 milha, já quase sem combustível para completar o percurso. "Eu sabia que ele estava mais lento e acreditou que o alcançaria. Superá-lo na última curva foi fantástico", comemorava Dixon.
Foi à sétima vez que um decepcionado Castro Neves terminava em segundo lugar em 2008. "Foi uma grande estratégia. Tentei tudo, mas o segundo parece ser o meu lugar, o que eu posso dizer?" afirmou Castro Neves, tentando esconder a decepção. Dixon soma agora soma 480 pontos, 78 a mais que Castro Neves, quando ainda faltam três corridas a serem disputadas.
Marco Andretti, que liderou 38 voltas, foi o único a encarar Scott Dixon na pista, terminou em terceiro enquanto Vitor Meira, que largou em segundo, acabou em quarto. Meira acredita estar chegando o momento de vencer pela primeira vez na Indy, principalmente nos ovais, onde consegue acompanhar o desempenho das equipes Penske, Ganassi e Andretti Green. "Se continuarmos fazendo com um carro consistente, a vitória chegará", disse Vitor. Dan Wheldon novamente fez uma boa corrida em um oval, terminado em quinto. Um dos destaques foi o sexto lugar de Ed Carpenter, que ainda fez a melhor volta da prova. Ryan Briscoe ficou em sétimo e não tem mais chances de ser campeão.
Tony Kanaan terminou em oitavo, após seu carro não estar rápido no início, quando caiu para o 15º lugar depois de largar em sétimo, conseguiu se recuperar a partir da segunda parada nos pits, chegando figurar em terceiro na 100ª volta, mas sua última parada o fez perder posições quando era o quarto. "Obviamente, a oitava colocação não era o que esperávamos", lastimou. "No entanto, tivemos uma corrida muito complicada no início, mas meus mecânicos melhoraram o carro em cada parada nos boxes e ficamos mais competitivos. Mas foi uma noite muito difícil para nós", finalizou.
Embora não tenha completado muitas voltas nos treinos livres, numa pista onde nunca havia corrido, e largando em último, Bruno Junqueira estava satisfeito com sua atuação no Kentucky. O piloto da Dale Coyne conquistou 12 posições, obtendo seu melhor resultado em um oval no ano, ao ser o 14º colocado. Jaime Câmara, da Conquest, enfrentou problemas de estabilidade no carro durante toda a prova, ficando em 16º. Mário Moraes, da Dale Coyne, encerrou em 17º e último lugar. Enrique Bernoldi passou por dificuldades desde os treinos, quando o motor explodiu. Na corrida sofreu novamente, dessa vez por conta de pneu furado, que o obrigou a entrar nos pits para efetuar a troca. Ao retornar para disputa, o carro não recuperou o rendimento, sendo chamado pelos comissários de prova para voltar aos pits e abandonar, por representar risco aos outros pilotos.
GP do Kentucky
14ª etapa - 09/08/2009
Circuito oval com 1,500 milha
Kentucky Speedway - Esparta, Kentucky (Estados Unidos)
1) Scott Dixon (NZL/Ganassi), 200 voltas
2) Hélio Castro Neves (BRA/Penske), a 0s5532
3) Marco Andretti (EUA/Andretti Green), a 0s5707
4) Vitor Meira (BRA/Panther), a 0s9102
5) Dan Wheldon (ING/Ganassi), a 2s1472
6) Ed Carpenter (EUA/Vision), a 5s9531
7) Ryan Briscoe (AUS/Penske), a 6s2271
8) Tony Kanaan (BRA/Andretti Green), a 7s0932
9) Ryan Hunter-Reay (EUA/Rahal Letterman), a 10s9526
10) Buddy Rice (EUA/Dreyer & Reinbold), a 21s6858
11) Danica Patrick (EUA/Andretti Green), a 1 volta
12) Oriol Servia (ESP/KV), a 1 volta
13) Ernesto Viso (VEN/HVM), a 2 voltas
14) Bruno Junqueira (BRA/Dale Coyne), a 2 voltas
15) Sarah Fisher (EUA/Fisher), a 2 voltas
16) Jaime Câmara (BRA/Conquest), a 3 voltas
17) Mario Moraes (BRA/Dale Coyne), a 5 voltas
18) Hideki Mutoh (JAP/Andretti Green), a 43 voltas
19) Darren Manning (ING/Foyt), a 53 voltas
20) A.J. Foyt IV (EUA/Vision), a 64 voltas
21) Milka Duno (VEN/Dreyer & Reinbold), a 70 voltas
22) Enrique Bernoldi (BRA/Conquest), a 76 voltas
23) Marty Roth (CAN/Roth), a 102 voltas
24) Justin Wilson (ING/Newman Haas Lanigan), a 118 voltas
25) Graham Rahal (EUA/Newman Haas Lanigan), a 172 voltas
26) Will Power (AUS/KV), a 195 voltas
A classificação da Indy após catorze etapas
1) Scott Dixon (Ganassi) 558 pontos
2) Hélio Castro Neves (Penske) 480 pontos
3) Dan Wheldon (Ganassi) 420 pontos
4) Tony Kanaan (Andretti Green) 411 pontos
5) Ryan Briscoe (Penske) 350 pontos
6) Danica Patrick (Andretti Green) 315 pontos
7) Marco Andretti (Andretti Green) 311 pontos
8) Ryan Hunter-Reay (Rahal Letterman) 298 pontos
9) Hideki Mutoh (Andretti Green) 298 pontos
10) Oriol Servia (KV) 298 pontos
11) Ed Carpenter (Vision) 282 pontos
12) Vitor Meira (Panther) 275 pontos
13) Will Power (KV) 267 pontos
14) Darren Manning (Foyt) 267 pontos
15) Buddy Rice (Dreyer & Reinbold) 265 pontos
16) Justin Wilson (Newman Haas Lanigan) 249 pontos
17) Graham Rahal (Newman Haas Lanigan) 235 pontos
18) Ernesto Viso (HVM) 234 pontos
19) A.J. Foyt IV (Vision) 231 pontos
20) Enrique Bernoldi (Conquest) 208 pontos
21) Bruno Junqueira (Dale Coyne) 205 pontos
22) Mário Moraes (Dale Coyne) 197 pontos
23) Jaime Câmara (Conquest) 140 pontos
24) Marty Roth (Roth) 137 pontos
25) Milka Duno (Dreyer & Reinbold) 112 pontos
26) Townsend Bell (Dreyer & Reinbold) 105 pontos
27) Mario Dominguez (Pacific Coast) 98 pontos
28) Jay Howard (Roth) 72 pontos
29) John Andretti (Roth) 71 pontos
30) Franck Perera (Conquest) 56 pontos
31) Paul Tracy (Vision) 51 pontos
32) Tomas Scheckter (Luczo Dragon) 34 pontos
33) Sarah Fisher (Fisher) 25 pontos
34) Roger Yasukawa (Beck) 16 pontos
35) Davey Hamilton (Kingdom) 16 pontos
36) Buddy Lazier (Hemelgarn) 13 pontos
37) Alex Lloyd (Rahal Letterman) 10 pontos
38) Jeff Simmons (Foyt) 10 pontos
Scott Dixon ultrapassa Castro Neves na última curva e vence
Com a vitória, neozelandês abre 78 pontos de vantagem no campeonato
O piloto neozelandês Scott Dixon recuperou a diferença e ultrapassou na última curva o brasileiro Hélio Castro Neves para vencer a corrida noturna disputada oval do Kentucky, válida pela 14ª etapa da Fórmula Indy em 2008. Foi à segunda vitória seguida e a sexta na temporada de Dixon, que tenta chegar ao bicampeonato da Indy.
A bandeira amarela foi acionada em três ocasiões. Na 2ª volta, o australiano Will Power raspou no muro da curva 2. Na 81ª volta, corrida paralisada para limpar os detritos espalhados pelo asfalto. E na 133ª volta, novamente na curva 2, a venezuelana Milka Duno sofreu uma grande pancada. "Eu apenas estava virando o carro quando foi direto para o muro", disse Duno.
Castro Neves, que tentava obter a sua primeira vitória nesse ano, para impulsionar sua tentativa de ser chegar pela primeira vez ao título da Indy, pretendia ganhar utilizada uma estratégia de pits stops bastante arriscada, que o obrigou a andar em um ritmo muito lento nas voltas finais. Parecia que Hélio iria ter êxito quando tomou a ponta, a seis voltas do fim. Dixon, que dominara a maior parte da corrida de 200 voltas, foi obrigado a entrar nos pits para efetuar um rápido reabastecimento.
O neozelandês retornou com seis segundos atrás de Castro Neves, e consistentemente reduzia essa vantagem e, finalmente, subjugou seu adversário na curva 4 do oval de 1,5 milha, já quase sem combustível para completar o percurso. "Eu sabia que ele estava mais lento e acreditou que o alcançaria. Superá-lo na última curva foi fantástico", comemorava Dixon.
Foi à sétima vez que um decepcionado Castro Neves terminava em segundo lugar em 2008. "Foi uma grande estratégia. Tentei tudo, mas o segundo parece ser o meu lugar, o que eu posso dizer?" afirmou Castro Neves, tentando esconder a decepção. Dixon soma agora soma 480 pontos, 78 a mais que Castro Neves, quando ainda faltam três corridas a serem disputadas.
Marco Andretti, que liderou 38 voltas, foi o único a encarar Scott Dixon na pista, terminou em terceiro enquanto Vitor Meira, que largou em segundo, acabou em quarto. Meira acredita estar chegando o momento de vencer pela primeira vez na Indy, principalmente nos ovais, onde consegue acompanhar o desempenho das equipes Penske, Ganassi e Andretti Green. "Se continuarmos fazendo com um carro consistente, a vitória chegará", disse Vitor. Dan Wheldon novamente fez uma boa corrida em um oval, terminado em quinto. Um dos destaques foi o sexto lugar de Ed Carpenter, que ainda fez a melhor volta da prova. Ryan Briscoe ficou em sétimo e não tem mais chances de ser campeão.
Tony Kanaan terminou em oitavo, após seu carro não estar rápido no início, quando caiu para o 15º lugar depois de largar em sétimo, conseguiu se recuperar a partir da segunda parada nos pits, chegando figurar em terceiro na 100ª volta, mas sua última parada o fez perder posições quando era o quarto. "Obviamente, a oitava colocação não era o que esperávamos", lastimou. "No entanto, tivemos uma corrida muito complicada no início, mas meus mecânicos melhoraram o carro em cada parada nos boxes e ficamos mais competitivos. Mas foi uma noite muito difícil para nós", finalizou.
Embora não tenha completado muitas voltas nos treinos livres, numa pista onde nunca havia corrido, e largando em último, Bruno Junqueira estava satisfeito com sua atuação no Kentucky. O piloto da Dale Coyne conquistou 12 posições, obtendo seu melhor resultado em um oval no ano, ao ser o 14º colocado. Jaime Câmara, da Conquest, enfrentou problemas de estabilidade no carro durante toda a prova, ficando em 16º. Mário Moraes, da Dale Coyne, encerrou em 17º e último lugar. Enrique Bernoldi passou por dificuldades desde os treinos, quando o motor explodiu. Na corrida sofreu novamente, dessa vez por conta de pneu furado, que o obrigou a entrar nos pits para efetuar a troca. Ao retornar para disputa, o carro não recuperou o rendimento, sendo chamado pelos comissários de prova para voltar aos pits e abandonar, por representar risco aos outros pilotos.
GP do Kentucky
14ª etapa - 09/08/2009
Circuito oval com 1,500 milha
Kentucky Speedway - Esparta, Kentucky (Estados Unidos)
1) Scott Dixon (NZL/Ganassi), 200 voltas
2) Hélio Castro Neves (BRA/Penske), a 0s5532
3) Marco Andretti (EUA/Andretti Green), a 0s5707
4) Vitor Meira (BRA/Panther), a 0s9102
5) Dan Wheldon (ING/Ganassi), a 2s1472
6) Ed Carpenter (EUA/Vision), a 5s9531
7) Ryan Briscoe (AUS/Penske), a 6s2271
8) Tony Kanaan (BRA/Andretti Green), a 7s0932
9) Ryan Hunter-Reay (EUA/Rahal Letterman), a 10s9526
10) Buddy Rice (EUA/Dreyer & Reinbold), a 21s6858
11) Danica Patrick (EUA/Andretti Green), a 1 volta
12) Oriol Servia (ESP/KV), a 1 volta
13) Ernesto Viso (VEN/HVM), a 2 voltas
14) Bruno Junqueira (BRA/Dale Coyne), a 2 voltas
15) Sarah Fisher (EUA/Fisher), a 2 voltas
16) Jaime Câmara (BRA/Conquest), a 3 voltas
17) Mario Moraes (BRA/Dale Coyne), a 5 voltas
18) Hideki Mutoh (JAP/Andretti Green), a 43 voltas
19) Darren Manning (ING/Foyt), a 53 voltas
20) A.J. Foyt IV (EUA/Vision), a 64 voltas
21) Milka Duno (VEN/Dreyer & Reinbold), a 70 voltas
22) Enrique Bernoldi (BRA/Conquest), a 76 voltas
23) Marty Roth (CAN/Roth), a 102 voltas
24) Justin Wilson (ING/Newman Haas Lanigan), a 118 voltas
25) Graham Rahal (EUA/Newman Haas Lanigan), a 172 voltas
26) Will Power (AUS/KV), a 195 voltas
A classificação da Indy após catorze etapas
1) Scott Dixon (Ganassi) 558 pontos
2) Hélio Castro Neves (Penske) 480 pontos
3) Dan Wheldon (Ganassi) 420 pontos
4) Tony Kanaan (Andretti Green) 411 pontos
5) Ryan Briscoe (Penske) 350 pontos
6) Danica Patrick (Andretti Green) 315 pontos
7) Marco Andretti (Andretti Green) 311 pontos
8) Ryan Hunter-Reay (Rahal Letterman) 298 pontos
9) Hideki Mutoh (Andretti Green) 298 pontos
10) Oriol Servia (KV) 298 pontos
11) Ed Carpenter (Vision) 282 pontos
12) Vitor Meira (Panther) 275 pontos
13) Will Power (KV) 267 pontos
14) Darren Manning (Foyt) 267 pontos
15) Buddy Rice (Dreyer & Reinbold) 265 pontos
16) Justin Wilson (Newman Haas Lanigan) 249 pontos
17) Graham Rahal (Newman Haas Lanigan) 235 pontos
18) Ernesto Viso (HVM) 234 pontos
19) A.J. Foyt IV (Vision) 231 pontos
20) Enrique Bernoldi (Conquest) 208 pontos
21) Bruno Junqueira (Dale Coyne) 205 pontos
22) Mário Moraes (Dale Coyne) 197 pontos
23) Jaime Câmara (Conquest) 140 pontos
24) Marty Roth (Roth) 137 pontos
25) Milka Duno (Dreyer & Reinbold) 112 pontos
26) Townsend Bell (Dreyer & Reinbold) 105 pontos
27) Mario Dominguez (Pacific Coast) 98 pontos
28) Jay Howard (Roth) 72 pontos
29) John Andretti (Roth) 71 pontos
30) Franck Perera (Conquest) 56 pontos
31) Paul Tracy (Vision) 51 pontos
32) Tomas Scheckter (Luczo Dragon) 34 pontos
33) Sarah Fisher (Fisher) 25 pontos
34) Roger Yasukawa (Beck) 16 pontos
35) Davey Hamilton (Kingdom) 16 pontos
36) Buddy Lazier (Hemelgarn) 13 pontos
37) Alex Lloyd (Rahal Letterman) 10 pontos
38) Jeff Simmons (Foyt) 10 pontos
Nenhum comentário:
Postar um comentário