15ª etapa - GP de Sonoma
Hélio encerrar jejum de 30 corridas em Sonoma
Brasileiro quebra jejum de vitórias e é o único que pode impedir o título de Scott Dixon
Com uma confortável vantagem na parte final, Hélio Castro Neves se deu ao luxo de procurar o melhor lugar para escalar o muro para finalmente comemorar sua primeira vitória em 30 corridas, e receber a bandeirada quadriculada do GP de Sonoma, que o trouxe novamente para a disputa do título de 2008 da Fórmula Indy.
Essa intensa emoção contrastou com o nervosismo que imperava na Penske durante a semana, uma vez que o caminhão que transportava os equipamentos, incluindo os carros que seriam utilizados na corrida, se incendiou quando percorrida o Estado de Wyoming. Todos os equipamentos foram destruídos e obrigaram a equipe a remontar os carros utilizados nos testes realizados poucos dias antes em Sonoma.
O corrido deu ainda mais consistência à vitória de Castro Neves, para quem o feito foi uma recompensa pelo duro e inesperado trabalho executado por todos na equipe. "Foi uma ótima e especial semana para nós", disse Castro Neves. "Eles fizeram o serviço de dois dias em 12 horas. E, quando se vê uma equipe comprometida com isso, a vontade é de fazer o melhor possível por eles. Não há como agradecê-los suficientemente".
Hélio, que não vencia desde São Petersburgo, em abril do ano passado, teve uma atuação brilhante, ficando a 5,3 segundos do seu companheiro de equipe Ryan Briscoe, dando à Penske a sua segunda dobradinha no ano. Castro Neves assumiu a liderança definitiva na 59ª volta, quando o então líder Ernesto Viso fez seu último pit stop.
Com isso ele reduziu para 43 pontos sua diferença em relação ao primeiro colocado Scott Dixon, faltando duas corridas para o final da competição. Em todos os seus reabastecimentos, o piloto da Ganassi teve problemas, e o 12º lugar no fim retratou o que foi sua atuação.
Hélio abriu boa vantagem desde a largada e apesar de ter retornado no meio do pelotão depois da primeira parada nos pits, atrás de Dixon, a Penske executou uma perfeita estratégia que o garantiu a conquista. Agora, somente eles possuem chances de garantir o título, pois Tony Kanaan e Dan Wheldon saíram da disputa mesmo com os bons resultados conquistados.
Kanaan terminou em terceiro lugar depois de sair em quarto e liderar por algumas voltas quando os pilotos da Penske foram aos pits. Mesmo chegando ao pódio, o brasileiro não ficou satisfeito, por ter feito uma estratégia de duas paradas nos pits que o impossibilitou de brigar pela vitória, pois desde começo teve de economizar combustível. "Estou contente de levar a equipe entre os três primeiros novamente. Tenho de agradecer ao meu time. Mas fui obrigado a correr desde a primeira volta economizando combustível, e isso foi bem chato", diz.
Wheldon também fez uma grande prova. Mesmo largando da oitava fila, o inglês contou com a pista sem tráfego nas saídas dos pits para subir 12 posições e terminar em quarto, utilizando a tática definida pelo seu patrão Chip Ganassi em uma reunião antes da corrida. "Dou ao Chip muito do crédito. Scott está brigando pelo campeonato, então ele deu a ordem de tentar uma outra estratégia, fizemos isso e funcionou perfeitamente. Foi um belo trabalho dele e de todos. Os pit stops foram realmente muito bons", comemorou Wheldon.
Danica Patrick terminou em quinto, seu melhor resultado em um circuito permanente nesta temporada, assumindo o sexto lugar no campeonato. Na sexta posição chegou Ernesto Viso, que obteve um grande resultado, após avançar oito posições em relação à largada. Vitor Meira, Graham Rahal, Justin Wilson e Mário Moraes completaram a relação dos dez primeiros.
Mesmo figurando a maior parte da corrida nas dez primeiras posições, um erro de estratégia fez Bruno Junqueira ser somente o 17º colocado. Enrique Bernoldi foi medicado para agüentar as dores causadas por uma lesão na mão esquerda, contraída ao rodar nos treinos em virtude de uma falha na suspensão de seu carro. Apesar de entrar nos pits utilizando somente umas das mãos no volante, ele conseguiu ir até o fim e ficar no 21º lugar. Enquanto isso, seu companheiro de equipe, Jaime Câmara, foi somente o 24º.
GP de Sonoma
15ª etapa - 24/08/2009
Circuito misto com 2,520 milha
Infineon Raceway - Sonoma, Califórnia (Estados Unidos)
1) Hélio Castro Neves (BRA/Penske), 80 voltas
2) Ryan Briscoe (AUS/Penske), a 5s2926
3) Tony Kanaan (BRA/Andretti Green), a 16s6032
4) Dan Wheldon (ING/Ganassi), a 17s7720
5) Danica Patrick (EUA/Andretti Green), a 25s8458
6) Ernesto Viso (VEN/HVM), a 29s3472
7) Vitor Meira (BRA/Panther), a 29s9895
8) Graham Rahal (EUA/Newman Haas Lanigan), a 40s4577
9) Justin Wilson (ING/Newman Haas Lanigan), a 48s0377
10) Mário Moraes (BRA/Dale Coyne), a 50s0106
11) Buddy Rice (EUA/Dreyer & Reinbold), a 55s0361
12) Scott Dixon (NZL/Ganassi), a 55s7145
13) Hideki Mutoh (JAP/Andretti Green), a 56s3186
14) Marco Andretti (EUA/Andretti Green), a 57s5400
15) Oriol Servia (ESP/KV), a 58s3690
16) Mario Dominguez (MEX/Pacific Coast), a 1min00s738
17) Bruno Junqueira (BRA/Dale Coyne), a 1min00s945
18) Ryan Hunter-Reay (EUA/Rahal Letterman), a 1min00s946
19) Townsend Bell (EUA/Dreyer & Reinbold), a 1 volta
20) A.J. Foyt IV (EUA/Vision), a 1 volta
21) Enrique Bernoldi (BRA/Conquest), a 1 volta
22) Darren Manning (ING/Foyt), a 1 volta
23) Ed Carpenter (EUA/Vision), a 2 voltas
24) Jaime Câmara (BRA/Conquest), a 2 voltas
25) Will Power (AUS/KV), a 3 voltas
26) Marty Roth (CAN/Roth), a 4 voltas
27) Tomas Scheckter (AFS/Luczo Dragon), a 24 voltas
A classificação da Indy após quinze etapas
1) Scott Dixon (Ganassi) 576 pontos
2) Hélio Castro Neves (Penske) 533 pontos
3) Dan Wheldon (Ganassi) 452 pontos
4) Tony Kanaan (Andretti Green) 446 pontos
5) Ryan Briscoe (Penske) 390 pontos
6) Danica Patrick (Andretti Green) 345 pontos
7) Marco Andretti (Andretti Green) 327 pontos
8) Hideki Mutoh (Andretti Green) 315 pontos
9) Oriol Servia (KV) 313 pontos
10) Ryan Hunter-Reay (Rahal Letterman) 310 pontos
11) Vitor Meira (Panther) 301 pontos
12) Ed Carpenter (Vision) 294 pontos
13) Buddy Rice (Dreyer & Reinbold) 284 pontos
14) Darren Manning (Foyt) 279 pontos
15) Will Power (KV) 277 pontos
16) Justin Wilson (Newman Haas Lanigan) 271 pontos
17) Ernesto Viso (HVM) 262 pontos
18) Graham Rahal (Newman Haas Lanigan) 259 pontos
19) A.J. Foyt IV (Vision) 243 pontos
20) Enrique Bernoldi (Conquest) 220 pontos
21) Bruno Junqueira (Dale Coyne) 218 pontos
22) Mário Moraes (Dale Coyne) 217 pontos
23) Jaime Câmara (Conquest) 152 pontos
24) Marty Roth (Roth) 147 pontos
25) Townsend Bell (Dreyer & Reinbold) 117 pontos
26) Mario Dominguez (Pacific Coast) 112 pontos
27) Milka Duno (Dreyer & Reinbold) 112 pontos
28) Jay Howard (Roth) 72 pontos
29) John Andretti (Roth) 71 pontos
30) Franck Perera (Conquest) 56 pontos
31) Paul Tracy (Vision) 51 pontos
32) Tomas Scheckter (Luczo Dragon) 44 pontos
33) Sarah Fisher (Fisher) 25 pontos
34) Roger Yasukawa (Beck) 16 pontos
35) Davey Hamilton (Kingdom) 16 pontos
36) Buddy Lazier (Hemelgarn) 13 pontos
37) Alex Lloyd (Rahal Letterman) 10 pontos
Hélio encerrar jejum de 30 corridas em Sonoma
Brasileiro quebra jejum de vitórias e é o único que pode impedir o título de Scott Dixon
Com uma confortável vantagem na parte final, Hélio Castro Neves se deu ao luxo de procurar o melhor lugar para escalar o muro para finalmente comemorar sua primeira vitória em 30 corridas, e receber a bandeirada quadriculada do GP de Sonoma, que o trouxe novamente para a disputa do título de 2008 da Fórmula Indy.
Essa intensa emoção contrastou com o nervosismo que imperava na Penske durante a semana, uma vez que o caminhão que transportava os equipamentos, incluindo os carros que seriam utilizados na corrida, se incendiou quando percorrida o Estado de Wyoming. Todos os equipamentos foram destruídos e obrigaram a equipe a remontar os carros utilizados nos testes realizados poucos dias antes em Sonoma.
O corrido deu ainda mais consistência à vitória de Castro Neves, para quem o feito foi uma recompensa pelo duro e inesperado trabalho executado por todos na equipe. "Foi uma ótima e especial semana para nós", disse Castro Neves. "Eles fizeram o serviço de dois dias em 12 horas. E, quando se vê uma equipe comprometida com isso, a vontade é de fazer o melhor possível por eles. Não há como agradecê-los suficientemente".
Hélio, que não vencia desde São Petersburgo, em abril do ano passado, teve uma atuação brilhante, ficando a 5,3 segundos do seu companheiro de equipe Ryan Briscoe, dando à Penske a sua segunda dobradinha no ano. Castro Neves assumiu a liderança definitiva na 59ª volta, quando o então líder Ernesto Viso fez seu último pit stop.
Com isso ele reduziu para 43 pontos sua diferença em relação ao primeiro colocado Scott Dixon, faltando duas corridas para o final da competição. Em todos os seus reabastecimentos, o piloto da Ganassi teve problemas, e o 12º lugar no fim retratou o que foi sua atuação.
Hélio abriu boa vantagem desde a largada e apesar de ter retornado no meio do pelotão depois da primeira parada nos pits, atrás de Dixon, a Penske executou uma perfeita estratégia que o garantiu a conquista. Agora, somente eles possuem chances de garantir o título, pois Tony Kanaan e Dan Wheldon saíram da disputa mesmo com os bons resultados conquistados.
Kanaan terminou em terceiro lugar depois de sair em quarto e liderar por algumas voltas quando os pilotos da Penske foram aos pits. Mesmo chegando ao pódio, o brasileiro não ficou satisfeito, por ter feito uma estratégia de duas paradas nos pits que o impossibilitou de brigar pela vitória, pois desde começo teve de economizar combustível. "Estou contente de levar a equipe entre os três primeiros novamente. Tenho de agradecer ao meu time. Mas fui obrigado a correr desde a primeira volta economizando combustível, e isso foi bem chato", diz.
Wheldon também fez uma grande prova. Mesmo largando da oitava fila, o inglês contou com a pista sem tráfego nas saídas dos pits para subir 12 posições e terminar em quarto, utilizando a tática definida pelo seu patrão Chip Ganassi em uma reunião antes da corrida. "Dou ao Chip muito do crédito. Scott está brigando pelo campeonato, então ele deu a ordem de tentar uma outra estratégia, fizemos isso e funcionou perfeitamente. Foi um belo trabalho dele e de todos. Os pit stops foram realmente muito bons", comemorou Wheldon.
Danica Patrick terminou em quinto, seu melhor resultado em um circuito permanente nesta temporada, assumindo o sexto lugar no campeonato. Na sexta posição chegou Ernesto Viso, que obteve um grande resultado, após avançar oito posições em relação à largada. Vitor Meira, Graham Rahal, Justin Wilson e Mário Moraes completaram a relação dos dez primeiros.
Mesmo figurando a maior parte da corrida nas dez primeiras posições, um erro de estratégia fez Bruno Junqueira ser somente o 17º colocado. Enrique Bernoldi foi medicado para agüentar as dores causadas por uma lesão na mão esquerda, contraída ao rodar nos treinos em virtude de uma falha na suspensão de seu carro. Apesar de entrar nos pits utilizando somente umas das mãos no volante, ele conseguiu ir até o fim e ficar no 21º lugar. Enquanto isso, seu companheiro de equipe, Jaime Câmara, foi somente o 24º.
GP de Sonoma
15ª etapa - 24/08/2009
Circuito misto com 2,520 milha
Infineon Raceway - Sonoma, Califórnia (Estados Unidos)
1) Hélio Castro Neves (BRA/Penske), 80 voltas
2) Ryan Briscoe (AUS/Penske), a 5s2926
3) Tony Kanaan (BRA/Andretti Green), a 16s6032
4) Dan Wheldon (ING/Ganassi), a 17s7720
5) Danica Patrick (EUA/Andretti Green), a 25s8458
6) Ernesto Viso (VEN/HVM), a 29s3472
7) Vitor Meira (BRA/Panther), a 29s9895
8) Graham Rahal (EUA/Newman Haas Lanigan), a 40s4577
9) Justin Wilson (ING/Newman Haas Lanigan), a 48s0377
10) Mário Moraes (BRA/Dale Coyne), a 50s0106
11) Buddy Rice (EUA/Dreyer & Reinbold), a 55s0361
12) Scott Dixon (NZL/Ganassi), a 55s7145
13) Hideki Mutoh (JAP/Andretti Green), a 56s3186
14) Marco Andretti (EUA/Andretti Green), a 57s5400
15) Oriol Servia (ESP/KV), a 58s3690
16) Mario Dominguez (MEX/Pacific Coast), a 1min00s738
17) Bruno Junqueira (BRA/Dale Coyne), a 1min00s945
18) Ryan Hunter-Reay (EUA/Rahal Letterman), a 1min00s946
19) Townsend Bell (EUA/Dreyer & Reinbold), a 1 volta
20) A.J. Foyt IV (EUA/Vision), a 1 volta
21) Enrique Bernoldi (BRA/Conquest), a 1 volta
22) Darren Manning (ING/Foyt), a 1 volta
23) Ed Carpenter (EUA/Vision), a 2 voltas
24) Jaime Câmara (BRA/Conquest), a 2 voltas
25) Will Power (AUS/KV), a 3 voltas
26) Marty Roth (CAN/Roth), a 4 voltas
27) Tomas Scheckter (AFS/Luczo Dragon), a 24 voltas
A classificação da Indy após quinze etapas
1) Scott Dixon (Ganassi) 576 pontos
2) Hélio Castro Neves (Penske) 533 pontos
3) Dan Wheldon (Ganassi) 452 pontos
4) Tony Kanaan (Andretti Green) 446 pontos
5) Ryan Briscoe (Penske) 390 pontos
6) Danica Patrick (Andretti Green) 345 pontos
7) Marco Andretti (Andretti Green) 327 pontos
8) Hideki Mutoh (Andretti Green) 315 pontos
9) Oriol Servia (KV) 313 pontos
10) Ryan Hunter-Reay (Rahal Letterman) 310 pontos
11) Vitor Meira (Panther) 301 pontos
12) Ed Carpenter (Vision) 294 pontos
13) Buddy Rice (Dreyer & Reinbold) 284 pontos
14) Darren Manning (Foyt) 279 pontos
15) Will Power (KV) 277 pontos
16) Justin Wilson (Newman Haas Lanigan) 271 pontos
17) Ernesto Viso (HVM) 262 pontos
18) Graham Rahal (Newman Haas Lanigan) 259 pontos
19) A.J. Foyt IV (Vision) 243 pontos
20) Enrique Bernoldi (Conquest) 220 pontos
21) Bruno Junqueira (Dale Coyne) 218 pontos
22) Mário Moraes (Dale Coyne) 217 pontos
23) Jaime Câmara (Conquest) 152 pontos
24) Marty Roth (Roth) 147 pontos
25) Townsend Bell (Dreyer & Reinbold) 117 pontos
26) Mario Dominguez (Pacific Coast) 112 pontos
27) Milka Duno (Dreyer & Reinbold) 112 pontos
28) Jay Howard (Roth) 72 pontos
29) John Andretti (Roth) 71 pontos
30) Franck Perera (Conquest) 56 pontos
31) Paul Tracy (Vision) 51 pontos
32) Tomas Scheckter (Luczo Dragon) 44 pontos
33) Sarah Fisher (Fisher) 25 pontos
34) Roger Yasukawa (Beck) 16 pontos
35) Davey Hamilton (Kingdom) 16 pontos
36) Buddy Lazier (Hemelgarn) 13 pontos
37) Alex Lloyd (Rahal Letterman) 10 pontos
38) Jeff Simmons (Foyt) 10 pontos
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