terça-feira, 10 de março de 2009

Briscoe é o mais rápido em Homestead


Após cinco meses de inatividade, as equipes e pilotos da Fórmula Indy se reuniram e formaram o maior grid dos testes de inverno desde 2002, com nada menos que 21 carros na pista. O primeiro dos dois testes da pré-temporada, que ocorreu em duas sessões noturnas, foi concluído com os times satisfeitos.

Eles tiveram a oportunidade de observar como as evoluções desenvolvidas durante período sem testes, se traduziram em desempenho na pista, além de descobrir, o quanto antes, onde é preciso melhorar para o próximo teste coletivo acontece no Barber Motorsports Park, e assim chegarem prontos para corrida de abertura nas ruas de São Petersburgo no dia 5 de abril.

Durante exatas 10 horas de atividades no oval de 1,5 milhas do Homestead-Miami Speedway não foi permitiu somente aos times se prepararem para traçados com características semelhantes, que atualmente são a maioria no calendário da categoria, como também forneceu critérios objetivos para se analisar os concorrentes. A conclusão foi unânime: o ano de 2009 promete ser uma das mais emocionantes temporadas da Indy.

Os carros participantes ficaram separados por apenas 0s7196 após 4698 voltas, com o piloto da Penske, Ryan Briscoe, que terminou o campeonato em quinto no ano passado, registrando a volta mais rápida com 25s1984. O bicampeão Scott Dixon foi segundo, com apenas 0s0394 trás.

Depois de ver Dixon figurar em primeiro lugar, eis que o australiano Briscoe confirmou o seu potencial. Segundo melhor piloto no primeiro dia, ele melhorou o seu desempenho na última sessão ao fazer a volta mais rápida em uma velocidade média de 341.38 km/h. Ele ficou o melhor tempo nas duas sessões combinadas. Obviamente, Briscoe estava satisfeito.

"Estou muito feliz com a maneira como o nosso único teste de pré-temporada em oval aconteceu. Temos trabalhado em muitas coisas diferentes e estou satisfeito com o que fomos capazes de conseguir. O que aprendemos aqui vai nos ajudar em todos os ovais de 1, 5 milhas nesta temporada, com início Kansas. Acho que estamos em grande forma, e agora estamos a um passo do início da temporada."

Marco Andretti e Tony Kanaan, da Andretti Green, foram terceiro e quarto, respectivamente, mostrando que a equipe vencedora de três entre os últimos cinco campeonatos será novamente uma das favoritas ao título.

Andretti foi o único piloto da Indy a não ter férias neste inverno, já que disputou algumas provas da A1GP pela equipe de seu pai. "Estou muito feliz. Nós fomos capazes de testar diferentes configurações que irão beneficiar o nosso carro e toda a equipe Andretti Green. Esses dias foram muito produtivos", analisou.

Dario Franchitti, retornando para a Indy como companheiro de Dixon na Ganassi após um ano de ausência, foi quinto no geral, enquanto Mário Moraes, de 20 anos, estreando na KV, foi um dos destaques dos dois dias de treinos em Homestead ao ser o sexto colocado. "Não nos preocupamos com velocidade", afirmou o brasileiro: "Estávamos concentrados em encontrar um bom acerto para as corridas. Foi ótimo estar de volta em um carro de corrida depois de cinco meses e estar lado da KV. Eu me senti muito confortável com a equipe, e foi fantástico trabalhar com um grupo tão experiente. Desde a engenharia para a preparação do carro para os pit stops, eu não poderia ter pedido mais nada. Aprendi muito e estou satisfeito com aquilo que nós alcançamos".

Quatro novatos participaram do teste, com destaque para Mike Conway, piloto da Dreyer & Reinbold, que foi nono mais rápido no geral. "Tudo é um aprendizado. Aprendizado ao correr com tráfego, com mudanças aerodinâmicas, pressão dos pneus e mecânicas", disse o inglês. "Todos eles se sentem muito diferentes. Estou tendo uma noção sobre como o carro está reagindo a cada mudança. Fui aprendendo a correr em diferentes linhas e como reagir em tráfego, e cada dia foi um outro passo positivo. Eu não posso esperar para voltar para a pista novamente", explicou.

Os treinos foram marcados por uma série de problemas com pneus danificados devido a detritos na pista. De qualquer forma, a Firestone promete investigar as causas do ocorrido.

Tempos combinados dos dois dias de testes:
1) Ryan Briscoe (AUS/Penske), 25s1984 (214 voltas)
2) Scott Dixon (NZL/Ganassi), a 0s0394 (282)
3) Marco Andretti (EUA/Andretti Green), a 0s1052 (212)
4) Tony Kanaan (BRA/Andretti Green), a 0s1598 (199)
5) Dario Franchitti (ESC/Ganassi), a 0s1858 (240)
6) Mário Moraes (BRA/KV), a 0s1858 (265)
7) Will Power (AUS/Penske), a 0s1930 (248)
8) Dan Wheldon (ING/Panther), a 0s2101 (115)
9) Mike Conway (ING/Dreyer & Reinbold), a 0s2315 (276)
10) Graham Rahal (EUA/Newman Haas Lanigan), a 0s3093 (229)
11) Hideki Mutoh (JAP/Andretti Green), a 0s2594 (224)
12) Robert Doornbos (HOL/Newman Haas Lanigan), a 0s3093 (256)
13) Vitor Meira (BRA/Foyt), a 0s3226 (219)
14) Ernesto Viso (VEN/HVM), a 0s3372 (130)
15) Danica Patrick (EUA/Andretti Green), a 0s3399 (231)
16) Milka Duno (VEN/Newman Haas Lanigan), a 0s3825 (222)
17) Ed Carpenter (EUA/Vision), a 0s3897 (247)
18) Raphael Matos (BRA/Luczo Dragon), a 0s4181 (247)
19) Justin Wilson (ING/Dale Coyne), a 0s4902 (259)
20) Jaime Câmara (BRA/Conquest), a 0s5806 (161)
21) Stanton Barrett (EUA/3G), a 0s7196 (208)

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