Power irrepreensível em São Petersburgo
Adiada devido às fortes tempestades na tarde de domingo, o GP de São Petersburgo, 2ª etapa da Fórmula Indy 2010, foi transferida para essa segunda-feira. E dessa vez com muito sol os 24 carros saíram para a pista. Contudo, apesar das condições meteorológicas ideais e do excelente trabalho dos organizadores para secar os pontos molhados do percurso, Milka Duno insistiu em rodar sozinha durante as voltas de apresentação.
Na largada, Will Power soube aproveitar sua condição de pole para percorrer a primeira curva sem dificuldades à frente de Tony Kanaan e Scott Dixon. Lá atrás, Mike Conway e Dario Franchitti, que largaram em 10º e 13º, rodam e provocam a primeira bandeira amarela. A culpa é do piso ainda pouco aderente por conta das chuvas torrenciais que o lavaram completamente no dia anterior.
Com a bandeira verde, Marco Andretti passa para terceiro e antes de completar a volta já era o segundo e em seguida ataca o líder. Não demora muito para assumir a ponta. Hélio Castro Neves é outro com ritmo intenso e algum tempo toma a segunda posição de Power. O australiano perde velocidade depois de ter perdido o primeiro lugar indo parar em quarto. Mas, é justamente essa queda de desempenho que lhe permite conservar seus pneus macios, o que provaria ser a melhor estratégia a seguir. Assim, na 18ª volta, com seus compostos em melhor estado, ultrapassa Andretti. Logo depois, novamente na freada da reta dos boxes, ele deixa Hélio para trás, que já está distante de Dixon.
Na 22ª volta, temos outra amarela. Takuma Sato perde o controle e sai da corrida ao acertar a barreira de proteção ao se defender dos ataques de Vitor Meira, Raphael Matos e Dario Franchitti. Note-se que estes três pilotos resolveram adotar uma estratégia de paradas diferente dos ponteiros aproveitando as paralisações para tentar ganhar posições. Os líderes entram nos pits, enquanto aqueles permanecem na pista. Assim, Meira assume a liderança, seguido por Matos, Franchitti, Briscoe, Alex Tagliani, Hideki Mutoh, Mário Moraes e Graham Rahal. Dixon é o nono e Castro Neves vem em décimo. No reinício, Scott Dixon danifica a asa dianteira após tocar em Mário Moraes. Já Kanaan se estranha com Andretti, e como Dixon, também é obrigado a fazer um pit stop extra para reparar seu carro.
Os espectadores prendem a respiração na 45ª volta. Dan Wheldon perde o controle de seu carro em virtude de um problema na suspensão traseira direita e bate violentamente no carro de Moraes no fim da reta dos boxes. Ocorre a terceira bandeira amarela. Por sorte eles não se machucam. Com isso, muitos pilotos vão aos boxes. As posições se alteram novamente, com Power na ponta, seguido por Justin Wilson, Ernesto Viso, Simona de Silvestro e Danica Patrick. Na bandeira verde, os três primeiros conseguem abrir boa vantagem. Dixon ultrapassa Simona e Danica para ficar em quarto. Franchitti tem sua prova prejudicada dessa vez por conta um de pneu furado.
Mas mais uma vez a corrida teria uma amarela, quando Conway tentou ultrapassar Matos e bate. O grande beneficiado é Viso, que passar Wilson se tornaria líder, pois os pilotos que estavam na sua frente iriam parar durante a interrupção. Todavia, o venezuelano não vai ficar muito tempo nessa condição. Vítima de problemas na transmissão, o piloto da KV é obrigado a rumar aos pits para reparos, perdeu a oportunidade de vencer pela primeira vez na Indy. Na 73ª volta, Dixon erra e acerta muro. Quase ao mesmo tempo, Simona, um dos destaques na etapa, é tocada por Rahal ao tentar ultrapassá-lo e perde a asa dianteira. A amarela é acionada.
A parte final da corrida se resume em três batalhas. A primeira entre Power e Wilson pela dianteira. A segunda é com os dois companheiros de Penske, o australiano Briscoe contra o brasileiro Castro Neves pelo terceiro lugar. Enquanto isso, oito pilotos disputam ferozmente a quinta posição: Matos, Patrick, Franchitti, Kanaan, Hunter-Reay, Andretti, Rahal e Tagliani. As últimas voltas são tensas, já que Power talvez tenha de parar novamente. Apesar desse risco, tudo dá certo, pois o australiano resiste e vence nas ruas de São Petersburgo.
É sua segunda vitória em duas provas nessa temporada, concluindo em grande estilo um fim de semana quase perfeito, no qual domina os três treinos livres e a qualificação. Wilson é o segundo, à frente de Briscoe, que consegue conter os ataques do companheiro de Penske Castro Neves. Franchitti, num espetacular desempenho, faz cinco ultrapassagens nas seis últimas voltas, chegando à quinta colocação.
Atrás do escocês, está Tagliani, na segunda corrida por sua equipe Fazzt, em mais uma destacada atuação. Patrick, mesmo não andando rápido, é a sétima, graças à eficiente estratégia da Andretti. Matos, Rahal e Kanaan completam os dez primeiros. Mário Romancini é o 13º. Meira que chega a liderar é vítima da tática de pit stops ficando somente em 15º.
GP de São Petersburgo
2ª etapa - 29/03/2010
Circuito de rua com 1,806 milha
São Petersburgo - Flórida (Estados Unidos)
1) Will Power (AUS/Penske), 100 voltas em 2h07min05s796
2) Justin Wilson (ING/Dreyer & Reinbold), a 0s8244
3) Ryan Briscoe (AUS/Penske), a 4s7290
4) Hélio Castro Neves (BRA/Penske), a 5s1699
5) Dario Franchitti (ESC/Ganassi), a 22s2172
6) Alex Tagliani (CAN/Fazzt), a 29s3224
7) Danica Patrick (EUA/Andretti), a 30s3360
8) Raphael Matos (BRA/De Ferran Luczo Fragon), a 30s6695
9) Graham Rahal (EUA/Fisher), a 30s8426
10) Tony Kanaan (BRA/Andretti), a 31s3508
11) Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti), a 31s6286
12) Marco Andretti (EUA/Andretti), a 32s1703
13) Mário Romancini (BRA/Conquest), a 39s8086
14) Hideki Mutoh (JAP/Newman Haas Lanigan), a 39s9949
15) Vitor Meira (BRA/Foyt), a 56s0593
16) Simona de Silvestro (SUI/HVM), 99 voltas
17) Ernesto Viso (VEN/KV), 97 voltas
18) Scott Dixon (NZL/Ganassi), 73 voltas
19) Mike Conway (ING/Dreyer & Reinbold), 64 voltas
20) Dan Wheldon (ING/Panther), 46 voltas
21) Mário Moraes (BRA/KV), 46 voltas
22) Takuma Sato (JAP/KV), 24 voltas
23) Alex Lloyd (ING/Dreyer & Reinbold) 14 voltas
24) Milka Duno (VEN/Dale Coyne), 7 voltas
A classificação da Indy após duas etapas
1) Will Power (Penske), 103 pontos
2) Ryan Hunter-Reay (Andretti), 59 pontos
3) Dario Franchitti (Ganassi), 59 pontos
4) Justin Wilson (Dreyer & Reinbold), 59 pontos
5) Raphael Matos (De Ferran Luczo Fragon), 56 pontos
6) Hélio Castro Neves (Penske), 54 pontos
7) Ryan Briscoe (Penske), 51 pontos
8) Vitor Meira (Foyt), 50 pontos
9) Dan Wheldon (Panther), 42 pontos
10) Danica Patrick (Andretti), 41 pontos
11) Scott Dixon (Ganassi), 40 pontos
12) Tony Kanaan (Andretti), 40 pontos
13) Alex Tagliani (Fazzt), 40 pontos
14) Mike Conway (Dreyer & Reinbold), 36 pontos
15) Ernesto Viso (KV), 31 pontos
16) Mário Romancini (Conquest), 30 pontos
17) Marco Andretti (Andretti), 30 pontos
18) Simona de Silvestro (HVM), 28 pontos
19) Hideki Mutoh (Newman Haas Lanigan), 28 pontos
20) Takuma Sato (KV), 24 pontos
21) Mário Moraes (KV), 24 pontos
22) Alex Lloyd (Dale Coyne), 24 pontos
23) Milka Duno (Dale Coyne), 24 pontos
24) Graham Rahal (Fisher), 22 pontos
25) Bia Figueiredo (Dreyer & Reinbold), 17 pontos
Adiada devido às fortes tempestades na tarde de domingo, o GP de São Petersburgo, 2ª etapa da Fórmula Indy 2010, foi transferida para essa segunda-feira. E dessa vez com muito sol os 24 carros saíram para a pista. Contudo, apesar das condições meteorológicas ideais e do excelente trabalho dos organizadores para secar os pontos molhados do percurso, Milka Duno insistiu em rodar sozinha durante as voltas de apresentação.
Na largada, Will Power soube aproveitar sua condição de pole para percorrer a primeira curva sem dificuldades à frente de Tony Kanaan e Scott Dixon. Lá atrás, Mike Conway e Dario Franchitti, que largaram em 10º e 13º, rodam e provocam a primeira bandeira amarela. A culpa é do piso ainda pouco aderente por conta das chuvas torrenciais que o lavaram completamente no dia anterior.
Com a bandeira verde, Marco Andretti passa para terceiro e antes de completar a volta já era o segundo e em seguida ataca o líder. Não demora muito para assumir a ponta. Hélio Castro Neves é outro com ritmo intenso e algum tempo toma a segunda posição de Power. O australiano perde velocidade depois de ter perdido o primeiro lugar indo parar em quarto. Mas, é justamente essa queda de desempenho que lhe permite conservar seus pneus macios, o que provaria ser a melhor estratégia a seguir. Assim, na 18ª volta, com seus compostos em melhor estado, ultrapassa Andretti. Logo depois, novamente na freada da reta dos boxes, ele deixa Hélio para trás, que já está distante de Dixon.
Na 22ª volta, temos outra amarela. Takuma Sato perde o controle e sai da corrida ao acertar a barreira de proteção ao se defender dos ataques de Vitor Meira, Raphael Matos e Dario Franchitti. Note-se que estes três pilotos resolveram adotar uma estratégia de paradas diferente dos ponteiros aproveitando as paralisações para tentar ganhar posições. Os líderes entram nos pits, enquanto aqueles permanecem na pista. Assim, Meira assume a liderança, seguido por Matos, Franchitti, Briscoe, Alex Tagliani, Hideki Mutoh, Mário Moraes e Graham Rahal. Dixon é o nono e Castro Neves vem em décimo. No reinício, Scott Dixon danifica a asa dianteira após tocar em Mário Moraes. Já Kanaan se estranha com Andretti, e como Dixon, também é obrigado a fazer um pit stop extra para reparar seu carro.
Os espectadores prendem a respiração na 45ª volta. Dan Wheldon perde o controle de seu carro em virtude de um problema na suspensão traseira direita e bate violentamente no carro de Moraes no fim da reta dos boxes. Ocorre a terceira bandeira amarela. Por sorte eles não se machucam. Com isso, muitos pilotos vão aos boxes. As posições se alteram novamente, com Power na ponta, seguido por Justin Wilson, Ernesto Viso, Simona de Silvestro e Danica Patrick. Na bandeira verde, os três primeiros conseguem abrir boa vantagem. Dixon ultrapassa Simona e Danica para ficar em quarto. Franchitti tem sua prova prejudicada dessa vez por conta um de pneu furado.
Mas mais uma vez a corrida teria uma amarela, quando Conway tentou ultrapassar Matos e bate. O grande beneficiado é Viso, que passar Wilson se tornaria líder, pois os pilotos que estavam na sua frente iriam parar durante a interrupção. Todavia, o venezuelano não vai ficar muito tempo nessa condição. Vítima de problemas na transmissão, o piloto da KV é obrigado a rumar aos pits para reparos, perdeu a oportunidade de vencer pela primeira vez na Indy. Na 73ª volta, Dixon erra e acerta muro. Quase ao mesmo tempo, Simona, um dos destaques na etapa, é tocada por Rahal ao tentar ultrapassá-lo e perde a asa dianteira. A amarela é acionada.
A parte final da corrida se resume em três batalhas. A primeira entre Power e Wilson pela dianteira. A segunda é com os dois companheiros de Penske, o australiano Briscoe contra o brasileiro Castro Neves pelo terceiro lugar. Enquanto isso, oito pilotos disputam ferozmente a quinta posição: Matos, Patrick, Franchitti, Kanaan, Hunter-Reay, Andretti, Rahal e Tagliani. As últimas voltas são tensas, já que Power talvez tenha de parar novamente. Apesar desse risco, tudo dá certo, pois o australiano resiste e vence nas ruas de São Petersburgo.
É sua segunda vitória em duas provas nessa temporada, concluindo em grande estilo um fim de semana quase perfeito, no qual domina os três treinos livres e a qualificação. Wilson é o segundo, à frente de Briscoe, que consegue conter os ataques do companheiro de Penske Castro Neves. Franchitti, num espetacular desempenho, faz cinco ultrapassagens nas seis últimas voltas, chegando à quinta colocação.
Atrás do escocês, está Tagliani, na segunda corrida por sua equipe Fazzt, em mais uma destacada atuação. Patrick, mesmo não andando rápido, é a sétima, graças à eficiente estratégia da Andretti. Matos, Rahal e Kanaan completam os dez primeiros. Mário Romancini é o 13º. Meira que chega a liderar é vítima da tática de pit stops ficando somente em 15º.
GP de São Petersburgo
2ª etapa - 29/03/2010
Circuito de rua com 1,806 milha
São Petersburgo - Flórida (Estados Unidos)
1) Will Power (AUS/Penske), 100 voltas em 2h07min05s796
2) Justin Wilson (ING/Dreyer & Reinbold), a 0s8244
3) Ryan Briscoe (AUS/Penske), a 4s7290
4) Hélio Castro Neves (BRA/Penske), a 5s1699
5) Dario Franchitti (ESC/Ganassi), a 22s2172
6) Alex Tagliani (CAN/Fazzt), a 29s3224
7) Danica Patrick (EUA/Andretti), a 30s3360
8) Raphael Matos (BRA/De Ferran Luczo Fragon), a 30s6695
9) Graham Rahal (EUA/Fisher), a 30s8426
10) Tony Kanaan (BRA/Andretti), a 31s3508
11) Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti), a 31s6286
12) Marco Andretti (EUA/Andretti), a 32s1703
13) Mário Romancini (BRA/Conquest), a 39s8086
14) Hideki Mutoh (JAP/Newman Haas Lanigan), a 39s9949
15) Vitor Meira (BRA/Foyt), a 56s0593
16) Simona de Silvestro (SUI/HVM), 99 voltas
17) Ernesto Viso (VEN/KV), 97 voltas
18) Scott Dixon (NZL/Ganassi), 73 voltas
19) Mike Conway (ING/Dreyer & Reinbold), 64 voltas
20) Dan Wheldon (ING/Panther), 46 voltas
21) Mário Moraes (BRA/KV), 46 voltas
22) Takuma Sato (JAP/KV), 24 voltas
23) Alex Lloyd (ING/Dreyer & Reinbold) 14 voltas
24) Milka Duno (VEN/Dale Coyne), 7 voltas
A classificação da Indy após duas etapas
1) Will Power (Penske), 103 pontos
2) Ryan Hunter-Reay (Andretti), 59 pontos
3) Dario Franchitti (Ganassi), 59 pontos
4) Justin Wilson (Dreyer & Reinbold), 59 pontos
5) Raphael Matos (De Ferran Luczo Fragon), 56 pontos
6) Hélio Castro Neves (Penske), 54 pontos
7) Ryan Briscoe (Penske), 51 pontos
8) Vitor Meira (Foyt), 50 pontos
9) Dan Wheldon (Panther), 42 pontos
10) Danica Patrick (Andretti), 41 pontos
11) Scott Dixon (Ganassi), 40 pontos
12) Tony Kanaan (Andretti), 40 pontos
13) Alex Tagliani (Fazzt), 40 pontos
14) Mike Conway (Dreyer & Reinbold), 36 pontos
15) Ernesto Viso (KV), 31 pontos
16) Mário Romancini (Conquest), 30 pontos
17) Marco Andretti (Andretti), 30 pontos
18) Simona de Silvestro (HVM), 28 pontos
19) Hideki Mutoh (Newman Haas Lanigan), 28 pontos
20) Takuma Sato (KV), 24 pontos
21) Mário Moraes (KV), 24 pontos
22) Alex Lloyd (Dale Coyne), 24 pontos
23) Milka Duno (Dale Coyne), 24 pontos
24) Graham Rahal (Fisher), 22 pontos
25) Bia Figueiredo (Dreyer & Reinbold), 17 pontos
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