4ª etapa - GP de Kansas
Dan Wheldon é o primeiro a vencer duas vezes em Kansas
Líder é o brasileiro Hélio Castro Neves (Penske), que ficou em quarto colocado e agora soma 144 pontos
Dan Wheldon é o primeiro a vencer duas vezes em Kansas
Líder é o brasileiro Hélio Castro Neves (Penske), que ficou em quarto colocado e agora soma 144 pontos
O inglês Dan Wheldon foi beneficiado na quarta e última parada nos pits para se tornar no primeiro piloto a vencer duas vezes o GP do Kansas, corrida realizada em circuito oval, válida pela quarta etapa da Fórmula Indy. O evento foi completamente dominado pela equipe Ganassi. Os concorrentes somente aproximavam dos pilotos da equipe em momentos como paradas nos pits e nas bandeiras amarelas.
Seu companheiro de equipe na Ganassi, o neozelandês Scott Dixon, seguia absoluto na frente, sem ser incomodado pelos adversários. Dixon controlou as primeiras 145 voltas da prova. Foi então que Buddy Rice (Dreyer & Reinbold) perdeu o controle do seu carro e foi ao encontro do muro.
O neozelandês antecipou sua última entrada nos pits para a 154ª volta. E graças ao acidente de Rice, que criou uma bandeira amarela com cerca de 20 voltas, acabou perdendo a vitória certa. Caiu para a sétima posição e com vários retardatários em sua frente.
Dixon ainda se recuperou ao reconquistar quatro colocações, porém tinha perdido o contato com Wheldon e o brasileiro Tony Kanaan (Andretti Green) para tentar um ataque definitivo. Graças ao excelente acerto do seu carro, Wheldon apenas controlava as investidas de Kanaan para receber novamente a bandeira quadriculada na frente em Kansas com 2s1778 de vantagem sobre o brasileiro. Essa foi seu décimo quarto triunfo em um campeonato de Indy (Indy Car, Champ Car ou IRL).
O brasileiro Hélio Castro Neves (Penske) teve um trabalho para completar em quarto, depois de superar o norte-americano Marco Andretti (Andretti Green) pouco metros antes da linha de chegada. Hideki Mutoh (Andretti Green) foi o sexto colocado, seguido por Ryan Briscoe (Penske).
Bruno Junqueira (Dale Coyne), 15º e Mario Moraes (Dale Coyne), 17º, foram outros brasileiros a terminarem ao percurso. Enquanto isso o estreante Jaime Câmara (Conquest) teve sua corrida prejudicada, perdendo várias voltas e foi 21º. Enrique Bernoldi (Conquest) rodou na primeira volta, e Vitor Meira (Panther) bateu nos pits. Foi um acidente esquisito, pois ele acertou uma pilha de pneus da equipe Dreyer & Reinbold, torcendo a suspensão de seu carro, e conseqüentemente abandonando.
Em Kansas foi quatro bandeiras amarelas, a primeira provocada pela rodada de Bernoldi. Na 23ª volta, o australiano Will Power (KV) chocou-se contra o muro para não colidir no inglês Darren Manning (Foyt). O venezuelano Ernesto Viso (HVM) tocou no sul-africano Tomas Scheckter (Luczo Dragon), que andou em segundo no início da prova, e ambos rodaram.
Antes Scheckter havia tido problemas na sua primeira parada: o canadense Marty Roth (Roth) acertou um dos mecânicos da equipe do sul-africano, o que prejudicou sua saída e o fez cair para a 22ª colocação. Por causa da barbeiragem, Roth levou bandeira preta. A última interrupção, a mais longa delas, foi para limpar os destroços do carro de Buddy Rice.
Dan Wheldon depois da corrida confessou que venceu porque Scott Dixon liderou boa parte da prova. "Fui capaz de esperar atrás de Dixon, e economizei um pouco mais de combustível", disse o inglês. "Ele fez tudo que podia. Estávamos com a mesma quantidade de combustível, e eu podia vê-lo ficando mais leve. Quando você está atrás, pode economizar um pouco mais, e isso pode ter feito a diferença", agradeceu.
Dixon disse que cometeu um erro. "Definitivamente, perdi a corrida sozinho", reclamou. "Pelo menos um carro da Ganassi ganhou. Dan foi inteligente, e economizou combustível. É uma estratégia que devemos estudar", completou.
Com um desempenho abaixo das expectativas durante a classificação de sábado, Tony Kanaan conseguiu a reviravolta durante a prova. "Pelo início que tivemos aqui, com certeza foi um ótimo resultado", comemorou. "Fizemos uma corrida dura no início até chegar aos carros da Ganassi. Minha equipe esteve fantástica nos pit stops. No final, tentei ao máximo ultrapassar Dan, mas infelizmente não tinha mais nada a fazer", concluiu.
GP de Kansas
4ª etapa - 27/04/2008
Circuito oval com 1,500 milha
Kansas Speedway - Kansas City, Kansas (Estados Unidos)
1) Dan Wheldon (ING/Ganassi), 200 voltas
2) Tony Kanaan (BRA/Andretti Green), 200 voltas
3) Scott Dixon (NZL/Ganassi), 200 voltas
4) Hélio Castro Neves (BRA/Penske), 200 voltas
5) Marco Andretti (EUA/Andretti Green), 200 voltas
6) Hideki Mutoh (JAP/Andretti Green), 200 voltas
7) Ryan Briscoe (AUS/Penske), 200 voltas
8) A.J. Foyt IV (EUA/Vision), 200 voltas
9) Justin Wilson (ING/Newman Haas Lanigan), 199 voltas
10) Ed Carpenter (EUA/Vision), 198 voltas
11) Oriol Servia (ESP/KV), 198 voltas
12) Graham Rahal (EUA/Newman Haas Lanigan), 198 voltas
13) Jay Howard (ING/Roth), 197 voltas
14) Ernesto Vizo (VEN/HVM), 197 voltas
15) Bruno Junqueira (BRA/Dale Coyne), 196 voltas
16) Milka Duno (VEN/Dreyer & Reinbold), 195 voltas
17) Mario Moraes (BRA/Dale Coyne), 193 voltas
18) Ryan Hunter-Reay (EUA/Rahal Letterman), 169 voltas
19) Danica Patrick (EUA/Andretti Green), 156 voltas
20) Buddy Rice (EUA/Dreyer & Reinbold), 150 voltas
21) Jaime Câmara (BRA/Conquest), 103 voltas
22) Vitor Meira (BRA/Panther), 101 voltas
23) Tomas Scheckter (AFS/Luczo Dragon), 96 voltas
24) Darren Manning (ING/Foyt), 76 voltas
25) Enrique Bernoldi (BRA/Conquest), 54 voltas
26) Marty Roth (CAN/Roth), 41 voltas
27) Will Power (AUS/KV), 22 voltas
A classificação da Indy após quatro etapas
1) Hélio Castro Neves (BRA/Penske), 144 pontos
2) Scott Dixon (NZL/Ganassi), 138 pontos
3) Dan Wheldon (ING/Ganassi), 135 pontos
4) Tony Kanaan (BRA/Andretti Green), 129 pontos
5) Danica Patrick (EUA/Andretti Green), 110 pontos
6) Will Power (AUS/KV), 97 pontos
7) Marco Andretti (EUA/Andretti Green), 95 pontos
8) Oriol Servia (ESP/KV), 93 pontos
9) Ed Carpenter (EUA/Vision), 90 pontos
10) Graham Rahal (EUA/Newman Haas Lanigan), 88 pontos
11) Hideki Mutoh (JAP/Andretti Green), 87 pontos
12) Enrique Bernoldi (BRA/Conquest), 84 pontos
13) Ernesto Viso (VEN/HVM), 83 pontos
14) A.J. Foyt IV (EUA/Vision), 80 pontos
15) Ryan Hunter-Reay (EUA/Rahal Letterman), 77 pontos
16) Ryan Briscoe (AUS/Penske), 72 pontos
17) Justin Wilson (ING/Newman Haas Lanigan), 71 pontos
18) Darren Manning (ING/Foyt), 70 pontos
19) Buddy Rice (EUA/Dreyer & Reinbold), 64 pontos
20) Jay Howard (ING/Roth), 62 pontos
21) Vitor Meira (BRA/Panther), 58 pontos
22) Bruno Junqueira (BRA/Dale Coyne), 57 pontos
23) Franck Perera (FRA/Conquest), 56 pontos
24) Mario Moraes (BRA/Dale Coyne), 53 pontos
25) Marty Roth (CAN/Roth), 40 pontos
26) Mario Dominguez (MEX/Pacific Coast) 35 pontos
27) Townsend Bell (EUA/Dreyer & Reinbold), 32 pontos
28) Milka Duno (VEN/Dreyer & Reinbold), 26 pontos
29) Roger Yasukawa (EUA/Beck Motorsport), 16 pontos
30) Jaime Câmara (BRA/Conquest), 12 pontos
31) Tomas Scheckter (AFS/Luczo Dragon), 12 pontos
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