Enquanto a maioria dos especialistas apontava para uma vitória esmagadora de Emerson Fittipaldi, que dominou todos os treinos, o resultado final foi surpreendente. Após seis anos e 76 GPs de tentativas e insucessos, vencia o holandês Arie Luyendyk, a sua primeira de duas conquistas em Indianápolis. O grande mérito dessa conquista foi da brilhante estratégia traçada pela equipe Shierson, que ao contrário da Penske e da Galles, times de Emerson e Al Unser Jr. respectivamente, utilizou um composto de pneu apropriado para as altas temperaturas registradas no dia da corrida, em comparação aos dias nublados e frios dos treinos classificatórios. Por isso Emerson, o pole position e líder em 128 voltas, e Al Jr. foram obrigados a fazer um pit stop extra por conta do elevado desgaste dos pneus, entregando a corrida nas mãos da zebra holandesa, que ainda por cima bateu o recorde de vencedor com a maior média horária que pertencia ao norte-americano Bobby Rahal - que terminou essa edição em segundo -, estabelecido em 1986.
Vencedor: Arie Luyendyk (HOL)
Pole Position: Emerson Fittipaldi (BRA), 39s786
Voltas Lideradas: Emerson Fittipaldi (BRA) 128, Bobby Rahal (EUA) 37 e Arie Luyendyk (HOL) 35.
Tempo de Prova: 2h41min18s404
Vencedor: Arie Luyendyk (HOL)
Pole Position: Emerson Fittipaldi (BRA), 39s786
Voltas Lideradas: Emerson Fittipaldi (BRA) 128, Bobby Rahal (EUA) 37 e Arie Luyendyk (HOL) 35.
Tempo de Prova: 2h41min18s404
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