Os 33 qualificados para as 500 milhas de Indianápolis finalmente são conhecidos. E o mínimo que podemos dizer é que os últimos minutos do Bump Day foram extremamente emocionantes. John Andretti e Ryan Hunter-Reay esperaram dez minutos para fazer o seu melhor tempo na qualificação. Ambos se qualificaram durante a tradicional Bump Day.
"Fico feliz que a corrida não seja amanhã. Eu não teria condições de fazê-la. Estou fisicamente e mentalmente esgotado", disse Andretti, que irá participar de sua décima corrida em Indianápolis. "Ainda não consigo acreditar. Sei que vou despertar durante a noite e então perceber que estou qualificado para as 500 milhas de Indianápolis", disse o piloto da Dreyer & Reinbold Petty.
Andretti e Hunter-Reay teriam de fazer um tempo muito bom caso quisessem se classificar. Este último também precisou de uma boa dose de sorte para eliminar o novato Alex Tagliani no último minuto dos treinamentos. "Foi por uma questão de segundos. Tagliani achou que fora muito rápido no sábado e nós tivemos a sorte de seremos os últimos a qualificar-nos. Nunca estive tão feliz em ficar no último lugar", comemorava Ryan.
No sábado, 33 pilotos estavam provisoriamente garantidos, porém os tempos não eram tão bons ao ponto de não permitir que mantivessem insuperáveis durante a sessão qualificatória no dia seguinte. Felizmente, o domingo foi ensolarado e com pouco vento, o permitiu aos pilotos que buscavam uma vaga no grid de largada melhorarem seus tempos em relação ao dia anterior.
A segunda parte do Bump Day começou com Buddy Lazier, vencedor em 1996, Bruno Junqueira, pole em 2002, e o novato Stanton Barrett entre os não qualificados. Ao final das seis horas atividades na pista, somente Junqueira entre eles foi capaz de integrar a lista dos 33 mais rápidos ao conseguiu a média de 221,115 mph. Naquele momento, John Andretti estava fora com sua média de apenas 219,442 mph. No início da sessão cinco pilotos obtiveram médias superiores as 220 mph. Todos eles se classificaram. Tomas Scheckter (221,496 mph), o novato inglês Mike Conway (221,417 mph) Ernesto Viso (221,164 mph), Milka Duno (221,106 mph) e o francês Nelson Philippe (220,754 mph).
Andretti, cujo carro foi alinhado pelo ícone da Nascar, Richard Petty, em cooperação com a Dreyer & Reinbold tinham tentado beneficiar a dois na meta, mas após uma primeira fase em 218 mph, ele preferiu não se retira seu esforço para ajustar o carro dele. Faltando apenas 20 minutos do fim, ele fez 220,282 mph, tempo que ainda não era bom o suficiente.
Lazier e Barrett trabalhavam em seus carros durante a tarde toda para obterem mais velocidade, porém sem sucesso. Eles acabaram desistindo durante suas últimas tentativas, sem serem rápidos o suficiente. Após alguns ajustes, Andretti foi para a pista e fez 221 mph, ocupando assim a 28ª posição, ao mesmo tempo, eliminava Hunter-Reay com 220,413 mph. "Hoje é um bom dia, como um todo. Ainda não perdi a minha calma. Não poderia dizer ao Richard Petty que não iria me qualificar", diz Andretti, ao final do Bump Day.
Após a tentativa Andretti, quando faltava somente mais dois minutos antes do encerramento, foi à vez de Ryan Hunter-Reay se garantir com uma média de 220.597 mph. Alex Tagliani, que havia feito a 26º tempo no sábado, surpreendentemente estava fora da 93ª edição das 500 milhas de Indianápolis. A Conquest, equipe de Tagliani, decidiu não fazer outra tentativa no domingo, achando que os tempos não melhorariam. Terrível engano: Hunter-Reay acabou sendo 44 milésimos de segundo melhor que Tagliani.
Poucas horas após o final do Bump Day, Eric Bachelart, o dono da Conquest, anunciou que substituiria Bruno Junqueira, único piloto da equipe a se classificar, por Tagliani. "Estamos trabalhando com Alex há muito tempo. Nosso programa comercial e de marketing foi construído em torno dele. Desde o início da temporada ele é o nosso piloto titular, então era interesse comum da equipe e de nossos parceiros termos ele no carro nessas 500 milhas de Indianápolis", disse Bachelart, em um comunicado para imprensa.
A diferença entre o tempo do primeiro e último qualificado foi de apenas 3s0967, mais apertada da história dessa corrida. O recorde anterior datava de 2001, com 3s2422. A próxima atividade programada é o Carburation Day, treino de aquecimento que ocorre na sexta anterior a corrida. Esse será a última chance disponível que os pilotos terão para fazer os acertos até a largada, nesse domingo, às 14 horas de Brasília.
Grid de Largada - 500 milhas de Indianápolis
1) Hélio Castro Neves (BRA/Penske), 2min40s0967
2) Ryan Briscoe (AUS/Penske), a 0s523
3) Dario Franchitti (ESC/Ganassi), a 0s610
4) Graham Rahal (EUA/Newman Haas Lanigan), a 0s650
5) Scott Dixon (NZL/Ganassi), a 0s713
6) Tony Kanaan (BRA/Andretti Green), a 0s896
7) Mário Moraes (BRA/KV), a 1s028
8) Marco Andretti (EUA/Andretti Green), a 1s099
9) Will Power (AUS/Penske), a 1s255
10) Danica Patrick (EUA/Andretti Green), a 1s258
11) Alex Lloyd (ING/Ganassi Sam Schmidt), a 1s299
12) Raphael Matos (BRA/Luczo Dragon), a 1s318
13) Paul Tracy (CAN/KV), a 1s408
14) Vitor Meira (BRA/Foyt), a 1s424
15) Justin Wilson (ING/Dale Coyne), a 1s479
16) Hideki Mutoh (JAP/Andretti Green), a 1s497
17) Ed Carpenter (EUA/Vision), a 1s500
18) Dan Wheldon (ING/Panther), a 1s612
19) A.J. Foyt IV (EUA/Foyt), a 1s639
20) Scott Sharp (EUA/Panther), a 1s947
21) Sarah Fisher (EUA/Fisher), a 2s005
22) Davey Hamilton (EUA/Dreyer & Reinbold), a 2s097
23) Robert Doornbos (HOL/Newman Haas Lanigan), a 2s291
24) Townsend Bell (EUA/KV), a 2s655
25) Oriol Servia (ESP/Rahal Letterman), a 2s811
26) Tomas Scheckter (AFS/Dale Coyne), a 2s434
27) Mike Conway (ING/Dreyer & Reinbold), a 2s492
28) John Andretti (EUA/Dreyer & Reinbold Petty), a 2s567
29) Ernesto Viso (VEN/HVM), a 2s678
30) Alex Tagliani (CAN/Conquest), a 2s714
31) Milka Duno (VEN/Dreyer & Reinbold), a 2s721
32) Nelson Philippe (FRA/HVM), a 2s981
"Fico feliz que a corrida não seja amanhã. Eu não teria condições de fazê-la. Estou fisicamente e mentalmente esgotado", disse Andretti, que irá participar de sua décima corrida em Indianápolis. "Ainda não consigo acreditar. Sei que vou despertar durante a noite e então perceber que estou qualificado para as 500 milhas de Indianápolis", disse o piloto da Dreyer & Reinbold Petty.
Andretti e Hunter-Reay teriam de fazer um tempo muito bom caso quisessem se classificar. Este último também precisou de uma boa dose de sorte para eliminar o novato Alex Tagliani no último minuto dos treinamentos. "Foi por uma questão de segundos. Tagliani achou que fora muito rápido no sábado e nós tivemos a sorte de seremos os últimos a qualificar-nos. Nunca estive tão feliz em ficar no último lugar", comemorava Ryan.
No sábado, 33 pilotos estavam provisoriamente garantidos, porém os tempos não eram tão bons ao ponto de não permitir que mantivessem insuperáveis durante a sessão qualificatória no dia seguinte. Felizmente, o domingo foi ensolarado e com pouco vento, o permitiu aos pilotos que buscavam uma vaga no grid de largada melhorarem seus tempos em relação ao dia anterior.
A segunda parte do Bump Day começou com Buddy Lazier, vencedor em 1996, Bruno Junqueira, pole em 2002, e o novato Stanton Barrett entre os não qualificados. Ao final das seis horas atividades na pista, somente Junqueira entre eles foi capaz de integrar a lista dos 33 mais rápidos ao conseguiu a média de 221,115 mph. Naquele momento, John Andretti estava fora com sua média de apenas 219,442 mph. No início da sessão cinco pilotos obtiveram médias superiores as 220 mph. Todos eles se classificaram. Tomas Scheckter (221,496 mph), o novato inglês Mike Conway (221,417 mph) Ernesto Viso (221,164 mph), Milka Duno (221,106 mph) e o francês Nelson Philippe (220,754 mph).
Andretti, cujo carro foi alinhado pelo ícone da Nascar, Richard Petty, em cooperação com a Dreyer & Reinbold tinham tentado beneficiar a dois na meta, mas após uma primeira fase em 218 mph, ele preferiu não se retira seu esforço para ajustar o carro dele. Faltando apenas 20 minutos do fim, ele fez 220,282 mph, tempo que ainda não era bom o suficiente.
Lazier e Barrett trabalhavam em seus carros durante a tarde toda para obterem mais velocidade, porém sem sucesso. Eles acabaram desistindo durante suas últimas tentativas, sem serem rápidos o suficiente. Após alguns ajustes, Andretti foi para a pista e fez 221 mph, ocupando assim a 28ª posição, ao mesmo tempo, eliminava Hunter-Reay com 220,413 mph. "Hoje é um bom dia, como um todo. Ainda não perdi a minha calma. Não poderia dizer ao Richard Petty que não iria me qualificar", diz Andretti, ao final do Bump Day.
Após a tentativa Andretti, quando faltava somente mais dois minutos antes do encerramento, foi à vez de Ryan Hunter-Reay se garantir com uma média de 220.597 mph. Alex Tagliani, que havia feito a 26º tempo no sábado, surpreendentemente estava fora da 93ª edição das 500 milhas de Indianápolis. A Conquest, equipe de Tagliani, decidiu não fazer outra tentativa no domingo, achando que os tempos não melhorariam. Terrível engano: Hunter-Reay acabou sendo 44 milésimos de segundo melhor que Tagliani.
Poucas horas após o final do Bump Day, Eric Bachelart, o dono da Conquest, anunciou que substituiria Bruno Junqueira, único piloto da equipe a se classificar, por Tagliani. "Estamos trabalhando com Alex há muito tempo. Nosso programa comercial e de marketing foi construído em torno dele. Desde o início da temporada ele é o nosso piloto titular, então era interesse comum da equipe e de nossos parceiros termos ele no carro nessas 500 milhas de Indianápolis", disse Bachelart, em um comunicado para imprensa.
A diferença entre o tempo do primeiro e último qualificado foi de apenas 3s0967, mais apertada da história dessa corrida. O recorde anterior datava de 2001, com 3s2422. A próxima atividade programada é o Carburation Day, treino de aquecimento que ocorre na sexta anterior a corrida. Esse será a última chance disponível que os pilotos terão para fazer os acertos até a largada, nesse domingo, às 14 horas de Brasília.
Grid de Largada - 500 milhas de Indianápolis
1) Hélio Castro Neves (BRA/Penske), 2min40s0967
2) Ryan Briscoe (AUS/Penske), a 0s523
3) Dario Franchitti (ESC/Ganassi), a 0s610
4) Graham Rahal (EUA/Newman Haas Lanigan), a 0s650
5) Scott Dixon (NZL/Ganassi), a 0s713
6) Tony Kanaan (BRA/Andretti Green), a 0s896
7) Mário Moraes (BRA/KV), a 1s028
8) Marco Andretti (EUA/Andretti Green), a 1s099
9) Will Power (AUS/Penske), a 1s255
10) Danica Patrick (EUA/Andretti Green), a 1s258
11) Alex Lloyd (ING/Ganassi Sam Schmidt), a 1s299
12) Raphael Matos (BRA/Luczo Dragon), a 1s318
13) Paul Tracy (CAN/KV), a 1s408
14) Vitor Meira (BRA/Foyt), a 1s424
15) Justin Wilson (ING/Dale Coyne), a 1s479
16) Hideki Mutoh (JAP/Andretti Green), a 1s497
17) Ed Carpenter (EUA/Vision), a 1s500
18) Dan Wheldon (ING/Panther), a 1s612
19) A.J. Foyt IV (EUA/Foyt), a 1s639
20) Scott Sharp (EUA/Panther), a 1s947
21) Sarah Fisher (EUA/Fisher), a 2s005
22) Davey Hamilton (EUA/Dreyer & Reinbold), a 2s097
23) Robert Doornbos (HOL/Newman Haas Lanigan), a 2s291
24) Townsend Bell (EUA/KV), a 2s655
25) Oriol Servia (ESP/Rahal Letterman), a 2s811
26) Tomas Scheckter (AFS/Dale Coyne), a 2s434
27) Mike Conway (ING/Dreyer & Reinbold), a 2s492
28) John Andretti (EUA/Dreyer & Reinbold Petty), a 2s567
29) Ernesto Viso (VEN/HVM), a 2s678
30) Alex Tagliani (CAN/Conquest), a 2s714
31) Milka Duno (VEN/Dreyer & Reinbold), a 2s721
32) Nelson Philippe (FRA/HVM), a 2s981
33) Ryan Hunter-Reay (EUA/Vision), a 3s096
Nenhum comentário:
Postar um comentário