A equipe Penske mais uma vez dominou os testes, confirmando seu favoritismo para a 93ª edição das 500 milhas de Indianápolis. O pole position Hélio Castro Neves foi o mais veloz no Carburation Day, treino final antes da corrida com duração de uma hora, que levou para pista os 33 pilotos que vão largar nesse domingo.
Hélio sabe como poucos como é difícil vencer as 500 milhas. O brasileiro levou a prestigiosa corrida em 2001, depois repetiu a dose no ano seguinte e se tornou o quinto piloto da história a conquistar duas vitórias consecutivas no Indianapolis Motor Speedway. Desde aqueles tempos, seu apelido é "Homem Aranha", pois costuma comemorar seus triunfos escalando as cercas de proteção.
"O primeiro ano foi difícil. O segundo foi ainda pior, então eu recebi uma verdadeira bomba no terceiro ano", diz Hélio. "Tinha um carro incrível, quase supersônico. Terminei em segundo. Assim sendo, aprendi que não devemos desperdiçar as oportunidades. Temos de tentar a sorte, e é isso que eu vou para esse domingo." Uma vitória dessa vez teria um significado ainda mais especial para Castro Neves.
O Ministério Público Federal dos Estados Unidos concordou em retirar nesta sexta-feira todas as acusações de evasão fiscal contra ele e sua irmã. Pelo que foi decidido, Hélio não enfrentará novas acusações, e nem ameaças de uma pena de prisão, o que ameaçou sua carreira até pouco mais de um mês. Em sua terceira prova após o retorno as pistas, no domingo, ele largará na pole position. Seu companheiro na Penske, Ryan Briscoe, estará ao seu lado na primeira fila.
Briscoe, estrela emergente na Fórmula Indy, poderá ser um dos que podem complicar a tarefa do brasileiro rumo ao tricampeonato da Indy 500. Embora Hélio seja o grande favorito para vence, o australiano também possui grandes chances de colocar suas mãos no troféu Borg Warner. "Sentimos que temos um bom carro, com boa configuração e uma boa corrida estratégia", acredita Briscoe.
O brasileiro cravou seu melhor tempo em 40s1929 a uma velocidade média de 223,920 mph. Ele bateu o seu companheiro Will Power, que não conseguiu passar dos 40s2577. Eles foram os únicos a ter assinado uma volta com uma média horária acima de 223 mph.
A lista dos cinco mais rápidos foi completada pelo surpreendente Mário Moraes, detentor do terceiro tempo (40s3676), Dan Wheldon (40s4701) e Ryan Briscoe (40s4724). Dario Franchitti, que vai largar na primeira fila, foi o sexto na sessão. Scott Dixon, Graham Rahal, Townsend Bell e Davey Hamilton completaram os dez primeiros lugares.
Se tudo ocorreu bem para a Penske, com seus três carros entre os cinco primeiros, o mesmo não se pode dizer da equipe Andretti Green. Tony Kanaan, seu piloto melhor classificado, ficou na décima primeira posição. Marco Andretti figurou em décimo quinto, Hideki Mutoh em vigésimo enquanto Danica Patrick fez somente uma distante vigésima terceira colocação.
Mais do que as posições, o que causou preocupação foram os péssimos tempos obtidos. Se Kanaan está tranquilo, por ter sido somente cinco décimos de segundo mais lento do que Castro Neves, o mesmo não dá para falar em relação a Andretti, que ficou quase sete décimos atrás do líder. Enquanto para Mutoh e Patrick a diferença quase chega a um segundo, uma eternidade em se tratando de um oval.
Vitor Meira, da Foyt, ficou em 13º e Raphael Matos, da Luczo Dragon, fez o 14º tempo. Nelson Philippe, que completou 43 voltas durante derradeira hora de testes, ficou na última posição. O piloto francês não teve condições de fazer um tempo melhor do que 41s5453.
Carburation Day
1) Hélio Castro Neves (BRA/Penske), 40s1929
2) Will Power (AUS/Penske), 40s2577
3) Mário Moraes (BRA/KV), 40s3676
4) Dan Wheldon (EUA/Panther), 40s4701
5) Ryan Briscoe (AUS/Penske), 40s4724
6) Dario Franchitti (ESC/Ganassi), 40s4754
7) Scott Dixon (NZL/Ganassi), 40s5374
8) Graham Rahal (EUA/Newman Haas Lanigan), 40s5824
9) Townsend Bell (EUA/KV), 40s6441
10) Davey Hamilton (EUA/Dreyer & Reinbold Kingdom), 40s6557
11) Tony Kanaan (BRA/Andretti Green), 40s7049
12) Paul Tracy (CAN/KV), 40s7278
13) Vitor Meira (BRA/Foyt), 40s7966
14) Raphael Matos (BRA/Luczo Dragon), 40s8445
15) Marco Andretti (EUA/Andretti Green), 40s8710
16) A.J. Foyt (EUA/Vision), 40s8870
17) Scott Sharp (EUA/Panther), 40s9133
18) Tomas Scheckter (AFS/Dale Coyne), 40s9302
19) Alex Tagliani (CAN/Conquest), 40s9401
20) Hideki Mutoh (JAP/Andretti Green), 40s9786
21) Ed Carpenter (EUA/Vision), 40s9833
22) Mike Conway (ING/Dreyer & Reinbold), 40s9910
23) Danica Patrick (EUA/Andretti Green), 41s0344
24) Oriol Servia (ESP/Rahal Letterman), 41s0364
25) Alex Lloyd (ING/Ganassi Sam Schmidt), 41s0467
26) Justin Wilson (ING/Dale Coyne), 41s1111
27) Ryan Hunter-Reay (EUA/Vision), 41s1725
28) Robert Doornbos (HOL/Newman Haas Lanigan), 41s2534
29) Ernesto Viso (VEN/HVM), 41s3246
30) Milka Duno (VEN/HVM), 41s3604
31) Sarah Fisher (EUA/Fisher), 41s4145
32) John Andretti (EUA/Dreyer & Reinbold Petty), 41s4181
33) Nelson Philippe (FRA/HVM), 41s5453
Hélio sabe como poucos como é difícil vencer as 500 milhas. O brasileiro levou a prestigiosa corrida em 2001, depois repetiu a dose no ano seguinte e se tornou o quinto piloto da história a conquistar duas vitórias consecutivas no Indianapolis Motor Speedway. Desde aqueles tempos, seu apelido é "Homem Aranha", pois costuma comemorar seus triunfos escalando as cercas de proteção.
"O primeiro ano foi difícil. O segundo foi ainda pior, então eu recebi uma verdadeira bomba no terceiro ano", diz Hélio. "Tinha um carro incrível, quase supersônico. Terminei em segundo. Assim sendo, aprendi que não devemos desperdiçar as oportunidades. Temos de tentar a sorte, e é isso que eu vou para esse domingo." Uma vitória dessa vez teria um significado ainda mais especial para Castro Neves.
O Ministério Público Federal dos Estados Unidos concordou em retirar nesta sexta-feira todas as acusações de evasão fiscal contra ele e sua irmã. Pelo que foi decidido, Hélio não enfrentará novas acusações, e nem ameaças de uma pena de prisão, o que ameaçou sua carreira até pouco mais de um mês. Em sua terceira prova após o retorno as pistas, no domingo, ele largará na pole position. Seu companheiro na Penske, Ryan Briscoe, estará ao seu lado na primeira fila.
Briscoe, estrela emergente na Fórmula Indy, poderá ser um dos que podem complicar a tarefa do brasileiro rumo ao tricampeonato da Indy 500. Embora Hélio seja o grande favorito para vence, o australiano também possui grandes chances de colocar suas mãos no troféu Borg Warner. "Sentimos que temos um bom carro, com boa configuração e uma boa corrida estratégia", acredita Briscoe.
O brasileiro cravou seu melhor tempo em 40s1929 a uma velocidade média de 223,920 mph. Ele bateu o seu companheiro Will Power, que não conseguiu passar dos 40s2577. Eles foram os únicos a ter assinado uma volta com uma média horária acima de 223 mph.
A lista dos cinco mais rápidos foi completada pelo surpreendente Mário Moraes, detentor do terceiro tempo (40s3676), Dan Wheldon (40s4701) e Ryan Briscoe (40s4724). Dario Franchitti, que vai largar na primeira fila, foi o sexto na sessão. Scott Dixon, Graham Rahal, Townsend Bell e Davey Hamilton completaram os dez primeiros lugares.
Se tudo ocorreu bem para a Penske, com seus três carros entre os cinco primeiros, o mesmo não se pode dizer da equipe Andretti Green. Tony Kanaan, seu piloto melhor classificado, ficou na décima primeira posição. Marco Andretti figurou em décimo quinto, Hideki Mutoh em vigésimo enquanto Danica Patrick fez somente uma distante vigésima terceira colocação.
Mais do que as posições, o que causou preocupação foram os péssimos tempos obtidos. Se Kanaan está tranquilo, por ter sido somente cinco décimos de segundo mais lento do que Castro Neves, o mesmo não dá para falar em relação a Andretti, que ficou quase sete décimos atrás do líder. Enquanto para Mutoh e Patrick a diferença quase chega a um segundo, uma eternidade em se tratando de um oval.
Vitor Meira, da Foyt, ficou em 13º e Raphael Matos, da Luczo Dragon, fez o 14º tempo. Nelson Philippe, que completou 43 voltas durante derradeira hora de testes, ficou na última posição. O piloto francês não teve condições de fazer um tempo melhor do que 41s5453.
Carburation Day
1) Hélio Castro Neves (BRA/Penske), 40s1929
2) Will Power (AUS/Penske), 40s2577
3) Mário Moraes (BRA/KV), 40s3676
4) Dan Wheldon (EUA/Panther), 40s4701
5) Ryan Briscoe (AUS/Penske), 40s4724
6) Dario Franchitti (ESC/Ganassi), 40s4754
7) Scott Dixon (NZL/Ganassi), 40s5374
8) Graham Rahal (EUA/Newman Haas Lanigan), 40s5824
9) Townsend Bell (EUA/KV), 40s6441
10) Davey Hamilton (EUA/Dreyer & Reinbold Kingdom), 40s6557
11) Tony Kanaan (BRA/Andretti Green), 40s7049
12) Paul Tracy (CAN/KV), 40s7278
13) Vitor Meira (BRA/Foyt), 40s7966
14) Raphael Matos (BRA/Luczo Dragon), 40s8445
15) Marco Andretti (EUA/Andretti Green), 40s8710
16) A.J. Foyt (EUA/Vision), 40s8870
17) Scott Sharp (EUA/Panther), 40s9133
18) Tomas Scheckter (AFS/Dale Coyne), 40s9302
19) Alex Tagliani (CAN/Conquest), 40s9401
20) Hideki Mutoh (JAP/Andretti Green), 40s9786
21) Ed Carpenter (EUA/Vision), 40s9833
22) Mike Conway (ING/Dreyer & Reinbold), 40s9910
23) Danica Patrick (EUA/Andretti Green), 41s0344
24) Oriol Servia (ESP/Rahal Letterman), 41s0364
25) Alex Lloyd (ING/Ganassi Sam Schmidt), 41s0467
26) Justin Wilson (ING/Dale Coyne), 41s1111
27) Ryan Hunter-Reay (EUA/Vision), 41s1725
28) Robert Doornbos (HOL/Newman Haas Lanigan), 41s2534
29) Ernesto Viso (VEN/HVM), 41s3246
30) Milka Duno (VEN/HVM), 41s3604
31) Sarah Fisher (EUA/Fisher), 41s4145
32) John Andretti (EUA/Dreyer & Reinbold Petty), 41s4181
33) Nelson Philippe (FRA/HVM), 41s5453
Nenhum comentário:
Postar um comentário