O Kansas Speedway é um circuito trioval de 1,500 milha, localizado no Estado do Kansas, próximo a West Village, mais popular destino turístico na região, é o palco da 3ª etapa da Fórmula Indy. Serão 200 voltas, totalizando 300 milhas de extensão. As arquibancadas possuem capacidade para receber até 81.687 pessoas.
A pista, pertencente a International Speedway Corporation, foi inaugurada em 2001, possuindo curvas com inclinações entre 10,4 e 15 graus, sendo uma das poucas pistas da temporada onde os carros completam uma volta inteira em aceleração total.
Diferente de ovais como Homestead, palco do encerramento do campeonato, a largada e a chegada ocorrem numa curva, e a reta oposta é a única existente no traçado. O desafio é encontrar o acerto ideal para que o carro tenha velocidade nas retas, estabilidade e equilíbrio para as diferentes situações aerodinâmicas durante uma volta. As curvas 1 e 4 são mais longas do que a 2 e 3.
Fugindo as suas características nas primeiras provas de 2009, a Fórmula Indy volta para um traçado mais familiar neste final de semana no Kansas, onde o favoritismo, inevitavelmente, está com as três grandes: Penske, Ganassi e Andretti Green, cujo anos de experiência acumulados em testes e corridas lhes permitiram descobrir e aperfeiçoar aspectos sutis no comportamento do carro, que as outras equipes, menos abastadas financeiramente, têm sido incapazes de dominar.
Como é o primeiro oval na temporada, e o único antes das 500 milhas de Indianápolis, está é a primeira chance para as equipes medirem suas forças contra todos os concorrentes em uma corrida. Com menos dias de treinos programados para essa edição da Indy 500, cada momento na pista no Kansas vai ser muito importante para a preparação visando a grande corrida em maio.
Quem pode surpreender é o inglês Dan Wheldon. Vencedor das últimas duas corridas realizadas no circuito. Se ele vencer novamente chegará a três vitórias consecutivas (façanha que já realizou em Homestead). Uma conquista seria a redenção de Wheldon, mas não somente para ele (que foi demitido pela Ganassi no fim de 2008), como também para a equipe Panther. Os principais adversários no caminho do inglês serão Scott Dixon, Dario Franchitti, Tony Kanaan e a dupla da Penske formada por Hélio Castro Neves e Ryan Briscoe.
A prova também marca a volta da popular piloto Sarah Fisher à Indy, agora como dona de sua própria equipe, a Sarah Fisher Racing, e da musa venezuelana Milka Duno, em substituição ao inglês Darren Manning na equipe Dreyer & Reinbold. Elas correrão no Kansas visando à corrida de Indianápolis, no dia 24 de maio.
As ausências notadas nesse fim de semana são da equipe Conquest, que preferiu não correr dessa vez, e a do australiano Will Power, que foi chamado para o lugar de Castro Neves enquanto este resolvia seus problemas fiscais. Power, atualmente vice-líder do campeonato, irá retornar para as 500 milhas de Indianápolis em um terceiro carro da Penske.
Confira a programação para o GP do Kansas, terceira etapa da temporada de 2009 da Fórmula Indy (horários de Brasília):
Sábado (25/04)
12h00min - treino livre
16h00min - treino classificatório
Domingo (26/04)
18h00min - GP do Kansas (200 voltas)
Vencedor em 2008: Dan Wheldon (ING)
Pole em 2008: Scott Dixon (NZL)
A pista, pertencente a International Speedway Corporation, foi inaugurada em 2001, possuindo curvas com inclinações entre 10,4 e 15 graus, sendo uma das poucas pistas da temporada onde os carros completam uma volta inteira em aceleração total.
Diferente de ovais como Homestead, palco do encerramento do campeonato, a largada e a chegada ocorrem numa curva, e a reta oposta é a única existente no traçado. O desafio é encontrar o acerto ideal para que o carro tenha velocidade nas retas, estabilidade e equilíbrio para as diferentes situações aerodinâmicas durante uma volta. As curvas 1 e 4 são mais longas do que a 2 e 3.
Fugindo as suas características nas primeiras provas de 2009, a Fórmula Indy volta para um traçado mais familiar neste final de semana no Kansas, onde o favoritismo, inevitavelmente, está com as três grandes: Penske, Ganassi e Andretti Green, cujo anos de experiência acumulados em testes e corridas lhes permitiram descobrir e aperfeiçoar aspectos sutis no comportamento do carro, que as outras equipes, menos abastadas financeiramente, têm sido incapazes de dominar.
Como é o primeiro oval na temporada, e o único antes das 500 milhas de Indianápolis, está é a primeira chance para as equipes medirem suas forças contra todos os concorrentes em uma corrida. Com menos dias de treinos programados para essa edição da Indy 500, cada momento na pista no Kansas vai ser muito importante para a preparação visando a grande corrida em maio.
Quem pode surpreender é o inglês Dan Wheldon. Vencedor das últimas duas corridas realizadas no circuito. Se ele vencer novamente chegará a três vitórias consecutivas (façanha que já realizou em Homestead). Uma conquista seria a redenção de Wheldon, mas não somente para ele (que foi demitido pela Ganassi no fim de 2008), como também para a equipe Panther. Os principais adversários no caminho do inglês serão Scott Dixon, Dario Franchitti, Tony Kanaan e a dupla da Penske formada por Hélio Castro Neves e Ryan Briscoe.
A prova também marca a volta da popular piloto Sarah Fisher à Indy, agora como dona de sua própria equipe, a Sarah Fisher Racing, e da musa venezuelana Milka Duno, em substituição ao inglês Darren Manning na equipe Dreyer & Reinbold. Elas correrão no Kansas visando à corrida de Indianápolis, no dia 24 de maio.
As ausências notadas nesse fim de semana são da equipe Conquest, que preferiu não correr dessa vez, e a do australiano Will Power, que foi chamado para o lugar de Castro Neves enquanto este resolvia seus problemas fiscais. Power, atualmente vice-líder do campeonato, irá retornar para as 500 milhas de Indianápolis em um terceiro carro da Penske.
Confira a programação para o GP do Kansas, terceira etapa da temporada de 2009 da Fórmula Indy (horários de Brasília):
Sábado (25/04)
12h00min - treino livre
16h00min - treino classificatório
Domingo (26/04)
18h00min - GP do Kansas (200 voltas)
Vencedor em 2008: Dan Wheldon (ING)
Pole em 2008: Scott Dixon (NZL)
Nenhum comentário:
Postar um comentário