Por Bobby Rahal*
Após um intervalo de uma semana, a Fórmula Indy continua sua jornada no Canadá, dessa vez em Edmonton, palco da 11ª etapa da temporada 2009. Espera-se a repetição das disputas ocorridas em Toronto, já que o traçado, montado dentro de um aeroporto, é muito largo, possuindo vários pontos de ultrapassagem, sendo esse o principal motivo dos pilotos gostarem tanto de correr aqui.
Vencedor em Toronto, Dario Franchitti é o grande favorito. O escocês é quem está se destacando em circuitos com as mesmas características de Edmonton, apesar de nunca ter corrido lá, ao contrário de Scott Dixon, Ryan Briscoe e Hélio Castro Neves, seus principais rivais, que no ano passado disputaram a primeira prova organizada pela IRL na pista que teve a vitória de Dixon, deixando o pole Briscoe em segundo.
O Edmonton City Centre Airport é um circuito misto temporário com 1,960 milha de extensão, localizado próximo ao centro da cidade, capital do estado de Alberta. Serão 95 voltas, totalizando 187,435 milhas de percurso. São 14 curvas, apresentando trechos travados, exigindo concentração constante dos pilotos.
Nos primeiros treinos, uma das preocupações é com a melhoria constante das condições do asfalto, que ganha uma maior camada de borracha a cada passagem dos carros, normalmente usado pelos aviões que pousam e decolam no local, permitindo tempos mais baixos. Essa é a quarta edição da prova, que tem sido sinônimo de emoção dentro e fora da pista. As vitórias em 2005 e 2007, com o francês Sebastien Bourdais e em 2006, com Justin Wilson, que corre nesta temporada pela Dale Coyne.
Há semelhanças entre a reta que leva a chicane da entrada dos pits e a curva 1 do aeroporto de Cleveland. A maior parte da ação durante a corrida deverá acontecer ali, com os carros chegando a velocidades próximas dos 320 km/h antes da freada forte, a exemplo do que acontecia em Cleveland. As semelhanças terminam por aí, pois depois vem um trecho bastante sinuoso, com pequenas retas e curvas de 90 graus.
Esse não é o primeiro grande evento do automobilismo internacional realizado em Edmonton. Entre 1968 e 1983 existiu um circuito misto de 2,530 milhas e 14 curvas chamado Edmonton International Speedway, que chegou a receber corridas da Can-Am, na época a principal categoria de esporte protótipo do mundo. Essa pista foi demolida em meados dos anos 1980 para dar lugar a um conjunto residencial, com Edmonton sumindo do calendário automobilístico internacional, condição que a Indy se encarregou de mudar.
Confira a programação para o GP de Edmonton, décima primeira etapa da temporada de 2009 da Fórmula Indy (horários de Brasília):
Sexta-feira (24/07)
14h45min - treino livre
18h45min - treino livre
Sábado (25/07)
12h45min - treino livre
18h20min - treino classificatório
Domingo (26/07)
13h45min - warm up
19h00min - GP de Edmonton (95 voltas)
Vencedor em 2008: Scott Dixon (NZL)
Pole em 2008: Ryan Briscoe (AUS)
* com modificações.
Após um intervalo de uma semana, a Fórmula Indy continua sua jornada no Canadá, dessa vez em Edmonton, palco da 11ª etapa da temporada 2009. Espera-se a repetição das disputas ocorridas em Toronto, já que o traçado, montado dentro de um aeroporto, é muito largo, possuindo vários pontos de ultrapassagem, sendo esse o principal motivo dos pilotos gostarem tanto de correr aqui.
Vencedor em Toronto, Dario Franchitti é o grande favorito. O escocês é quem está se destacando em circuitos com as mesmas características de Edmonton, apesar de nunca ter corrido lá, ao contrário de Scott Dixon, Ryan Briscoe e Hélio Castro Neves, seus principais rivais, que no ano passado disputaram a primeira prova organizada pela IRL na pista que teve a vitória de Dixon, deixando o pole Briscoe em segundo.
O Edmonton City Centre Airport é um circuito misto temporário com 1,960 milha de extensão, localizado próximo ao centro da cidade, capital do estado de Alberta. Serão 95 voltas, totalizando 187,435 milhas de percurso. São 14 curvas, apresentando trechos travados, exigindo concentração constante dos pilotos.
Nos primeiros treinos, uma das preocupações é com a melhoria constante das condições do asfalto, que ganha uma maior camada de borracha a cada passagem dos carros, normalmente usado pelos aviões que pousam e decolam no local, permitindo tempos mais baixos. Essa é a quarta edição da prova, que tem sido sinônimo de emoção dentro e fora da pista. As vitórias em 2005 e 2007, com o francês Sebastien Bourdais e em 2006, com Justin Wilson, que corre nesta temporada pela Dale Coyne.
Há semelhanças entre a reta que leva a chicane da entrada dos pits e a curva 1 do aeroporto de Cleveland. A maior parte da ação durante a corrida deverá acontecer ali, com os carros chegando a velocidades próximas dos 320 km/h antes da freada forte, a exemplo do que acontecia em Cleveland. As semelhanças terminam por aí, pois depois vem um trecho bastante sinuoso, com pequenas retas e curvas de 90 graus.
Esse não é o primeiro grande evento do automobilismo internacional realizado em Edmonton. Entre 1968 e 1983 existiu um circuito misto de 2,530 milhas e 14 curvas chamado Edmonton International Speedway, que chegou a receber corridas da Can-Am, na época a principal categoria de esporte protótipo do mundo. Essa pista foi demolida em meados dos anos 1980 para dar lugar a um conjunto residencial, com Edmonton sumindo do calendário automobilístico internacional, condição que a Indy se encarregou de mudar.
Confira a programação para o GP de Edmonton, décima primeira etapa da temporada de 2009 da Fórmula Indy (horários de Brasília):
Sexta-feira (24/07)
14h45min - treino livre
18h45min - treino livre
Sábado (25/07)
12h45min - treino livre
18h20min - treino classificatório
Domingo (26/07)
13h45min - warm up
19h00min - GP de Edmonton (95 voltas)
Vencedor em 2008: Scott Dixon (NZL)
Pole em 2008: Ryan Briscoe (AUS)
* com modificações.
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