10ª etapa - GP de Toronto
Depois de 10 anos, Franchitti volta a vencer em Toronto
Largando na pole position, Dario Franchitti venceu após 10 anos pela segunda vez o GP de Toronto, 10ª etapa da Fórmula Indy. Falando assim, temos a falsa impressão que o escocês dominou a corrida sem maiores surpresas, o que definitivamente não aconteceu.
O circuito de rua montando no Exhibition Place, um parque de exposições próximo ao centro de Toronto, teve uma prova imprevisível, marcada por acidentes e reviravoltas. Indiferente aos problemas, o piloto da Ganassi venceu, beneficiado por um pit stop durante uma bandeira amarela. Ryan Briscoe e Will Power completaram o pódio, também ajudados por suas estratégias.
"É ótimo voltar ao Canadá e levar o carro para vitória", disse Franchitti, que chegou a sua terceira vitória na temporada. "Foi uma corrida difícil. Na metade da prova, pensei que realmente tínhamos condições de lutar por um bom resultado. Com uma boa estratégia, e um carro rápido com o diabo, nós conseguimos."
As confusões começaram antes de a bandeira verde ser tremulada. Graham Rahal, terceiro, tocou a traseira de Will Power, segundo, causando um furo ao australiano da Penske e a asa dianteira quebrada no carro da Newman Haas Lanigan.
Franchitti manteve a liderança diante de Alex Tagliani, com ambos fazendo uma disputa ferrenha até as primeiras bandeiras amarelas, causadas por um incidente entre Dan Wheldon e Richard Antinucci, e pela rodada de Ed Carpenter. O líder optou por fazer a sua primeira parada nos boxes na 25ª volta, perdendo tempo com o aperto de uma roda e por tocar Marco Andretti no pit-lane, enquanto Tagliani preferiu alongar seu pit stop até à 31ª volta.
Então foi o momento de Paul Tracy brilhar ao sair da 15ª posição para a liderança. Com um ótimo acerto em seu carro, o experiente canadense ultrapassou com arrojo Mike Conway, Dixon e Tagliani. Com isso, a etapa de Toronto passou a ter dois canadenses na frente. Então Tracy foi aos pits, colocou pneus macios, disposto a abrir grande vantagem sobre os adversários.
A partir desse momento, as estratégias começaram a ser determinantes, com Tomas Scheckter assumindo momentaneamente a liderança, mas sofrendo forte pressão de Castro Neves e Power, que aproveitariam uma outra bandeira amarela para fazerem novamente suas paradas nos pits.
Outra paralisação, na 59ª volta, dessa vez causada pelo acidente entre Rahal e Carpenter, proporcionou a oportunidade que Franchitti tanto queria. O escocês saiu dos boxes em segundo atrás de Castro Neves e na frente de Paul Tracy, que tinha parado antes da batida e acabou perdendo muito tempo. Contudo, o grande prejudicado seria Tagliani, que estava na frente e que teve de esperar o pelotão se alinhar para efetuar o seu reabastecimento.
Dario Franchitti atacou Castro Neves na relargada, passando o brasileiro na curva 1. Depois, quando Tracy tentou roubar o segundo lugar de Hélio, os dois colidiram na curva 3, fazendo o carro do canadense colidisse com o muro e partindo a suspensão do Penske.
O final da corrida não foi dos melhores para um dos ídolos do público. Tagliani, autor de uma grande corrida e um fim de semana quase perfeito, perdeu completamente o ponto de frenagem durante a tentativa de ultrapassar Scheckter, o jogando no muro. Louco de raiva, o sul-africano esperou a passagem do canadense para atirar suas luvas na direção ao carro da Conquest. Graças a essa longa parada, Franchitti conseguiu poupar combustível e vencer a prova, a sua terceira conquista na temporada.
Além de Hélio, os outros brasileiros também tiveram um dia para esquecer. O melhor classificado foi Raphael Matos, em décimo. Logo atrás, chegou Mário Moraes, que acabou perdendo um pedaço da asa dianteira, sendo obrigado a fazer mais uma parada, ao se envolver no toque entre Tagliani e Scheckter. Tony Kanaan bateu e não terminou a prova.
"Os mecânicos e engenheiros trabalharam muito duro para arrumar o carro no sábado. Então, na corrida, nós tínhamos a chance de ter um final sólido, mas, com a batida, nosso dia terminou mais cedo", lamentou Kanaan.
Franchitti reassume a ponta do campeonato, agora com 2 pontos à frente do seu companheiro Dixon. Briscoe segure na terceira posição com 13 pontos de desvantagem. Depois vem Hélio Castro Neves e Danica Patrick com 78 e 81 pontos atrás respectivamente.
GP de Toronto
10ª etapa - 12/07/2009
Circuito de rua com 1,755 milha
Exhibition Place - Toronto, Ontário (Canadá)
1) Dario Franchitti (ESC/Ganassi), 1h43min47s1408
2) Ryan Briscoe (AUS/Penske), 1s6745
3) Will Power (AUS/Penske), 2s1355
4) Scott Dixon (NZL/Ganassi), 2s4803
5) Justin Wilson (ING/Dale Coyne), 2s9230
6) Danica Patrick (EUA/Andretti Green), 6s4095
7) Ryan Hunter-Reay (EUA/Vision), 7s1837
8) Marco Andretti (EUA/Andretti Green), 8s2552
9) Alex Tagliani (CAN/Conquest), 13s4745
10) Raphael Matos (BRA/Luczo Dragon), 16s0983
11) Mário Moraes (BRA/KV), 19s0141
12) Hideki Mutoh (JAP/Andretti Green), 84 voltas
13) Ernesto Viso (VEN/HVM), 84 voltas
14) Dan Wheldon (ING/Panther), 84 voltas
15) Ed Carpenter (EUA/Vision), 82 voltas
16) Tomas Scheckter (AFS/Dreyer & Reinbold), 74 voltas
17) Tony Kanaan (BRA/Andretti Green), 70 voltas
18) Hélio Castro Neves (BRA/Penske), 65 voltas
19) Paul Tracy (CAN/KV), 65 voltas
20) Graham Rahal (EUA/Newman Haas Lanigan), 57 voltas
21) Richard Antinucci (EUA/3G), 41 voltas
22) Mike Conway (ING/Dreyer & Reinbold), 32 voltas
23) Robert Doornbos (HOL/Newman Haas Lanigan), 26 voltas
A classificação da Indy após dez etapas
1) Dario Franchitti (Ganassi) 347 pontos
2) Scott Dixon (Ganassi) 345 pontos
3) Ryan Briscoe (Penske) 334 pontos
4) Hélio Castro Neves (Penske) 269 pontos
5) Danica Patrick (Andretti Green) 266 pontos
6) Dan Wheldon (Panther) 240 pontos
7) Marco Andretti (Andretti Green) 239 pontos
8) Tony Kanaan (Andretti Green) 227 pontos
9) Justin Wilson (Dale Coyne) 217 pontos
10) Graham Rahal (Newman Haas Lanigan) 209 pontos
11) Hideki Mutoh (Andretti Green) 204 pontos
12) Raphael Matos (Luczo Dragon) 182 pontos
13) Ryan Hunter-Reay (Foyt) 181 pontos
14) Robert Doornbos (Newman Haas Lanigan) 175 pontos
15) Ed Carpenter (Vision) 172 pontos
16) Mário Moraes (KV) 157 pontos
17) Mike Conway (Dreyer & Reinbold) 148 pontos
18) Ernesto Viso (HVM) 146 pontos
19) Will Power (Penske) 134 pontos
20) Tomas Scheckter (Dreyer & Reinbold) 113 pontos
21) Alex Tagliani (Conquest) 97 pontos
22) Vitor Meira (Foyt) 62 pontos
23) Paul Tracy (KV) 59 pontos
24) Milka Duno (Dreyer & Reinbold) 51 pontos
25) Stanton Barrett (3G) 50 pontos
26) Sarah Fisher (Fisher) 43 pontos
27) Jacques Lazier (3G) 41 pontos
28) Darren Manning (Dreyer & Reinbold) 38 pontos
29) Townsend Bell (KV) 32 pontos
30) A.J. Foyt IV (Foyt) 26 pontos
31) Richard Antinucci (3G) 24 pontos
32) Alex Lloyd (Ganassi Sam Schmidt) 17 pontos
33) Scott Sharp (Panther) 16 pontos
34) John Andretti (Petty Dreyer & Reinbold) 12 pontos
35) Nelson Philippe (HVM) 10 pontos
36) Oriol Servia (Rahal Letterman) 10 pontos
37) Davey Hamilton (Dreyer & Reinbold) 10 pontos
Depois de 10 anos, Franchitti volta a vencer em Toronto
Largando na pole position, Dario Franchitti venceu após 10 anos pela segunda vez o GP de Toronto, 10ª etapa da Fórmula Indy. Falando assim, temos a falsa impressão que o escocês dominou a corrida sem maiores surpresas, o que definitivamente não aconteceu.
O circuito de rua montando no Exhibition Place, um parque de exposições próximo ao centro de Toronto, teve uma prova imprevisível, marcada por acidentes e reviravoltas. Indiferente aos problemas, o piloto da Ganassi venceu, beneficiado por um pit stop durante uma bandeira amarela. Ryan Briscoe e Will Power completaram o pódio, também ajudados por suas estratégias.
"É ótimo voltar ao Canadá e levar o carro para vitória", disse Franchitti, que chegou a sua terceira vitória na temporada. "Foi uma corrida difícil. Na metade da prova, pensei que realmente tínhamos condições de lutar por um bom resultado. Com uma boa estratégia, e um carro rápido com o diabo, nós conseguimos."
As confusões começaram antes de a bandeira verde ser tremulada. Graham Rahal, terceiro, tocou a traseira de Will Power, segundo, causando um furo ao australiano da Penske e a asa dianteira quebrada no carro da Newman Haas Lanigan.
Franchitti manteve a liderança diante de Alex Tagliani, com ambos fazendo uma disputa ferrenha até as primeiras bandeiras amarelas, causadas por um incidente entre Dan Wheldon e Richard Antinucci, e pela rodada de Ed Carpenter. O líder optou por fazer a sua primeira parada nos boxes na 25ª volta, perdendo tempo com o aperto de uma roda e por tocar Marco Andretti no pit-lane, enquanto Tagliani preferiu alongar seu pit stop até à 31ª volta.
Então foi o momento de Paul Tracy brilhar ao sair da 15ª posição para a liderança. Com um ótimo acerto em seu carro, o experiente canadense ultrapassou com arrojo Mike Conway, Dixon e Tagliani. Com isso, a etapa de Toronto passou a ter dois canadenses na frente. Então Tracy foi aos pits, colocou pneus macios, disposto a abrir grande vantagem sobre os adversários.
A partir desse momento, as estratégias começaram a ser determinantes, com Tomas Scheckter assumindo momentaneamente a liderança, mas sofrendo forte pressão de Castro Neves e Power, que aproveitariam uma outra bandeira amarela para fazerem novamente suas paradas nos pits.
Outra paralisação, na 59ª volta, dessa vez causada pelo acidente entre Rahal e Carpenter, proporcionou a oportunidade que Franchitti tanto queria. O escocês saiu dos boxes em segundo atrás de Castro Neves e na frente de Paul Tracy, que tinha parado antes da batida e acabou perdendo muito tempo. Contudo, o grande prejudicado seria Tagliani, que estava na frente e que teve de esperar o pelotão se alinhar para efetuar o seu reabastecimento.
Dario Franchitti atacou Castro Neves na relargada, passando o brasileiro na curva 1. Depois, quando Tracy tentou roubar o segundo lugar de Hélio, os dois colidiram na curva 3, fazendo o carro do canadense colidisse com o muro e partindo a suspensão do Penske.
O final da corrida não foi dos melhores para um dos ídolos do público. Tagliani, autor de uma grande corrida e um fim de semana quase perfeito, perdeu completamente o ponto de frenagem durante a tentativa de ultrapassar Scheckter, o jogando no muro. Louco de raiva, o sul-africano esperou a passagem do canadense para atirar suas luvas na direção ao carro da Conquest. Graças a essa longa parada, Franchitti conseguiu poupar combustível e vencer a prova, a sua terceira conquista na temporada.
Além de Hélio, os outros brasileiros também tiveram um dia para esquecer. O melhor classificado foi Raphael Matos, em décimo. Logo atrás, chegou Mário Moraes, que acabou perdendo um pedaço da asa dianteira, sendo obrigado a fazer mais uma parada, ao se envolver no toque entre Tagliani e Scheckter. Tony Kanaan bateu e não terminou a prova.
"Os mecânicos e engenheiros trabalharam muito duro para arrumar o carro no sábado. Então, na corrida, nós tínhamos a chance de ter um final sólido, mas, com a batida, nosso dia terminou mais cedo", lamentou Kanaan.
Franchitti reassume a ponta do campeonato, agora com 2 pontos à frente do seu companheiro Dixon. Briscoe segure na terceira posição com 13 pontos de desvantagem. Depois vem Hélio Castro Neves e Danica Patrick com 78 e 81 pontos atrás respectivamente.
GP de Toronto
10ª etapa - 12/07/2009
Circuito de rua com 1,755 milha
Exhibition Place - Toronto, Ontário (Canadá)
1) Dario Franchitti (ESC/Ganassi), 1h43min47s1408
2) Ryan Briscoe (AUS/Penske), 1s6745
3) Will Power (AUS/Penske), 2s1355
4) Scott Dixon (NZL/Ganassi), 2s4803
5) Justin Wilson (ING/Dale Coyne), 2s9230
6) Danica Patrick (EUA/Andretti Green), 6s4095
7) Ryan Hunter-Reay (EUA/Vision), 7s1837
8) Marco Andretti (EUA/Andretti Green), 8s2552
9) Alex Tagliani (CAN/Conquest), 13s4745
10) Raphael Matos (BRA/Luczo Dragon), 16s0983
11) Mário Moraes (BRA/KV), 19s0141
12) Hideki Mutoh (JAP/Andretti Green), 84 voltas
13) Ernesto Viso (VEN/HVM), 84 voltas
14) Dan Wheldon (ING/Panther), 84 voltas
15) Ed Carpenter (EUA/Vision), 82 voltas
16) Tomas Scheckter (AFS/Dreyer & Reinbold), 74 voltas
17) Tony Kanaan (BRA/Andretti Green), 70 voltas
18) Hélio Castro Neves (BRA/Penske), 65 voltas
19) Paul Tracy (CAN/KV), 65 voltas
20) Graham Rahal (EUA/Newman Haas Lanigan), 57 voltas
21) Richard Antinucci (EUA/3G), 41 voltas
22) Mike Conway (ING/Dreyer & Reinbold), 32 voltas
23) Robert Doornbos (HOL/Newman Haas Lanigan), 26 voltas
A classificação da Indy após dez etapas
1) Dario Franchitti (Ganassi) 347 pontos
2) Scott Dixon (Ganassi) 345 pontos
3) Ryan Briscoe (Penske) 334 pontos
4) Hélio Castro Neves (Penske) 269 pontos
5) Danica Patrick (Andretti Green) 266 pontos
6) Dan Wheldon (Panther) 240 pontos
7) Marco Andretti (Andretti Green) 239 pontos
8) Tony Kanaan (Andretti Green) 227 pontos
9) Justin Wilson (Dale Coyne) 217 pontos
10) Graham Rahal (Newman Haas Lanigan) 209 pontos
11) Hideki Mutoh (Andretti Green) 204 pontos
12) Raphael Matos (Luczo Dragon) 182 pontos
13) Ryan Hunter-Reay (Foyt) 181 pontos
14) Robert Doornbos (Newman Haas Lanigan) 175 pontos
15) Ed Carpenter (Vision) 172 pontos
16) Mário Moraes (KV) 157 pontos
17) Mike Conway (Dreyer & Reinbold) 148 pontos
18) Ernesto Viso (HVM) 146 pontos
19) Will Power (Penske) 134 pontos
20) Tomas Scheckter (Dreyer & Reinbold) 113 pontos
21) Alex Tagliani (Conquest) 97 pontos
22) Vitor Meira (Foyt) 62 pontos
23) Paul Tracy (KV) 59 pontos
24) Milka Duno (Dreyer & Reinbold) 51 pontos
25) Stanton Barrett (3G) 50 pontos
26) Sarah Fisher (Fisher) 43 pontos
27) Jacques Lazier (3G) 41 pontos
28) Darren Manning (Dreyer & Reinbold) 38 pontos
29) Townsend Bell (KV) 32 pontos
30) A.J. Foyt IV (Foyt) 26 pontos
31) Richard Antinucci (3G) 24 pontos
32) Alex Lloyd (Ganassi Sam Schmidt) 17 pontos
33) Scott Sharp (Panther) 16 pontos
34) John Andretti (Petty Dreyer & Reinbold) 12 pontos
35) Nelson Philippe (HVM) 10 pontos
36) Oriol Servia (Rahal Letterman) 10 pontos
37) Davey Hamilton (Dreyer & Reinbold) 10 pontos
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