9ª etapa - GP de Watkins Glen
Justin Wilson dá vitória inédita à Dale Coyne
Após 25 anos de esforço e sacrifício, a equipe Dale Coyne finalmente chega a sua primeira vitória na Fórmula Indy, em Watkins Glen, 9ª etapa da temporada, graças ao talento do inglês Justin Wilson. Autor do segundo melhor tempo durante a qualificação, Wilson assumiu a liderança na 4ª volta ao passar Ryan Briscoe nos esses. Antes, ele já havia tentando uma manobra parecida, duas voltas antes, mas o australiano conseguiu defender sua posição. Talvez de modo que os comissários pudessem tê-lo punido com um drive-though.
Assim, Wilson foi capaz de executar uma estratégia perfeita ao utilizar seus dois conjuntos de pneus macios por um total de 49 voltas, recorde na história da corrida. No final ele superou Briscoe por 4s9906. Para Dale Coyne, esse é o resultado de 558 corridas como piloto e proprietário, premiando seu altruísmo, seu envolvimento e sua paixão pelo automobilismo. "Levou muito tempo. Temos feito grandes esforços para tentar vencer. Sabíamos que Justin era forte em circuitos mistos. Quase mostramos isso em São Petersburgo, e mostramos aqui em Watkins Glen".
Enquanto isso, Justin Wilson estava muito emocionado por alcançar sua sexta vitória na Indy, a primeira desde Detroit, em 2008: "Dominar do modo como fizemos é fantástico. Esta é a mais importante vitória da minha carreira, e está difícil explicar meus sentimentos nesse instante. É ótimo dar para Dale Coyne sua primeira vitória. A nossa equipe fez uma excelente parada e este é o resultado de um esforço coletivo".
Briscoe, autor da pole position, teve de contentar-se com a segunda posição, adiando assim, mais uma vez, a sua primeira vitória nessa pista, apesar de terminar a corrida nova-iorquina na frente do seu rival na luta pelo campeonato, Scott Dixon. A corrida não foi fácil para o australiano que foi prejudicado por uma bandeira amarela na 19ª volta.
Então ele foi obrigado a fazer apenas um splash and go em sua primeira parada, pois os pits estavam fechados, tendo que parar novamente para completar o combustível e trocar os pneus, caindo para o décimo primeiro lugar. Mostrando um grande espírito de luta, o piloto da Penske conseguiu ficar novamente entre os líderes.
O neozelandês teve mais sorte do que o seu companheiro de equipe, Dario Franchitti, que perdeu uma volta depois de uma inoportuna rodada. Com o terceiro lugar na corrida, ele lidera o campeonato à frente do seu companheiro. O escocês deixou a pista, surpreendido por uma manobra arriscada de Mário Moraes, que bateu em Ed Carpenter na chicane. Terminou em 15º.
Marco Andretti foi quinto, recuperando uma volta perdida no começo da corrida, quando Ernesto Viso tocou na traseira de seu carro e os dois precisaram entrar nos pits para fazer reparos. Andretti conseguiu terminar à frente do melhor novato da etapa, o inglês Mike Conway, que obteve seu melhor resultado na categoria. Essa atuação é vital para seu futuro na Indy após um início de ano muito complicado, principalmente nos ovais.
Enquanto isso o vencedor de 2008, Ryan Hunter-Reay teve sua corrida prejudicada por causa do acidente com A.J. Foyt IV na primeira volta. Quanto ao veterano Paul Tracy, ele saiu sozinho da pista na 29ª volta, ao tentar acompanhar o ritmo de Briscoe e Dixon, batendo de traseira num guard-rail.
Hélio Castro Neves foi o melhor brasileiro em Watkins Glen, fazendo uma prova recuperação que o levou ao quarto lugar depois de largar apenas na 13ª posição. Tony Kanaan foi o oitavo e não ficou satisfeito com o resultado. Quando era o quinto, seu primeiro pit stop, realizado em bandeira amarela, comprometeu sua estratégia. Raphael Matos terminou em décimo segundo, em atuação discreta.
Mário Moraes fazia uma boa corrida. Ultrapassou Scott Dixon na 3ª volta, assumindo o terceiro posto. Depois foi outro a ter sua corrida atrapalhada pela primeira bandeira amarela. Na relargada, ansioso em recuperar as posições perdidas, forçou passagem por dentro sobre Ed Carpenter na Bus Stop, batendo no piloto da Vision e teve de ir aos pits para trocar os pneus. Seu erro lhe custou um drive-through, que o tirou da disputa pela liderança. No final, ficou em 14º.
Dixon assumiu a liderança, com 313 pontos. Franchitti e Briscoe estão empatados em segundo, com 294. Castro Neves é o quanto com 257 pontos, contra os 238 de Danica Patrick, quinta colocada. O sexto é o inglês Dan Wheldon com 224.
GP de Watkins Glen
9ª etapa - 05/07/2009
Circuito misto com 3,400 milhas
Watkins Glen International - Watkins Glen, Nova Iorque (Estados Unidos)
1) Justin Wilson (ING/Dale Coyne), 1h48min24s1947
2) Ryan Briscoe (AUS/Penske), 4s9906
3) Scott Dixon (NZL/Ganassi), 5s1632
4) Hélio Castro Neves (BRA/Penske), 7s0755
5) Marco Andretti (EUA/Andretti Green), 8s5595
6) Mike Conway (ING/Dreyer & Reinbold), 9s3646
7) Ernesto Viso (VEN/HVM), 11s3804
8) Tony Kanaan (BRA/Andretti Green), 13s0020
9) Robert Doornbos (HOL/Newman Haas Lanigan), 13s2633
10) Dan Wheldon (EUA/Panther), 18s0412
11) Danica Patrick (EUA/Andretti Green), 18s5656
12) Raphael Matos (BRA/Luczo Dragon), 18s9342
13) Graham Rahal (EUA/Newman Haas Lanigan), 23s0413
14) Mário Moraes (BRA/KV), 23s3821
15) Dario Franchitti (ESC/Ganassi), 59 voltas
16) Ed Carpenter (EUA/Vision), 59 voltas
17) Milka Duno (VEN/HVM), 58 voltas
18) Hideki Mutoh (JAP/Andretti Green), 51 voltas
19) Richard Antinucci (EUA/3G), 47 voltas
20) Paul Tracy (CAN/KV), 29 voltas
21) Ryan Hunter-Reay (EUA/Vision), 0 voltas
A classificação da Indy após nove etapas
1) Scott Dixon (Ganassi) 313 pontos
2) Dario Franchitti (Ganassi) 294 pontos
3) Ryan Briscoe (Penske) 294 pontos
4) Hélio Castro Neves (Penske) 257 pontos
5) Danica Patrick (Andretti Green) 238 pontos
6) Dan Wheldon (Panther) 224 pontos
7) Marco Andretti (Andretti Green) 215 pontos
8) Tony Kanaan (Andretti Green) 214 pontos
9) Graham Rahal (Newman Haas Lanigan) 197 pontos
10) Justin Wilson (Dale Coyne) 187 pontos
11) Hideki Mutoh (Andretti Green) 186 pontos
12) Robert Doornbos (Newman Haas Lanigan) 163 pontos
13) Raphael Matos (Luczo Dragon) 162 pontos
14) Ed Carpenter (Vision) 157 pontos
15) Ryan Hunter-Reay (Foyt) 155 pontos
16) Mário Moraes (KV) 138 pontos
17) Mike Conway (Dreyer & Reinbold) 136 pontos
18) Ernesto Viso (HVM) 129 pontos
19) Will Power (Penske) 99 pontos
20) Tomas Scheckter (Dreyer & Reinbold) 99 pontos
21) Alex Tagliani (Conquest) 75 pontos
22) Vitor Meira (Foyt) 62 pontos
23) Milka Duno (Dreyer & Reinbold) 51 pontos
24) Stanton Barrett (3G) 50 pontos
25) Paul Tracy (KV) 47 pontos
26) Sarah Fisher (Fisher) 43 pontos
27) Jacques Lazier (3G) 41 pontos
28) Darren Manning (Dreyer & Reinbold) 38 pontos
29) Townsend Bell (KV) 32 pontos
30) A.J. Foyt IV (Foyt) 26 pontos
31) Alex Lloyd (Ganassi Sam Schmidt) 17 pontos
32) Scott Sharp (Panther) 16 pontos
33) John Andretti (Petty Dreyer & Reinbold) 12 pontos
34) RichardAntinucci (3G) 12 pontos
35) Nelson Philippe (HVM) 10 pontos
36) Oriol Servia (Rahal Letterman) 10 pontos
37) Davey Hamilton (Dreyer & Reinbold) 10 pontos
Justin Wilson dá vitória inédita à Dale Coyne
Após 25 anos de esforço e sacrifício, a equipe Dale Coyne finalmente chega a sua primeira vitória na Fórmula Indy, em Watkins Glen, 9ª etapa da temporada, graças ao talento do inglês Justin Wilson. Autor do segundo melhor tempo durante a qualificação, Wilson assumiu a liderança na 4ª volta ao passar Ryan Briscoe nos esses. Antes, ele já havia tentando uma manobra parecida, duas voltas antes, mas o australiano conseguiu defender sua posição. Talvez de modo que os comissários pudessem tê-lo punido com um drive-though.
Assim, Wilson foi capaz de executar uma estratégia perfeita ao utilizar seus dois conjuntos de pneus macios por um total de 49 voltas, recorde na história da corrida. No final ele superou Briscoe por 4s9906. Para Dale Coyne, esse é o resultado de 558 corridas como piloto e proprietário, premiando seu altruísmo, seu envolvimento e sua paixão pelo automobilismo. "Levou muito tempo. Temos feito grandes esforços para tentar vencer. Sabíamos que Justin era forte em circuitos mistos. Quase mostramos isso em São Petersburgo, e mostramos aqui em Watkins Glen".
Enquanto isso, Justin Wilson estava muito emocionado por alcançar sua sexta vitória na Indy, a primeira desde Detroit, em 2008: "Dominar do modo como fizemos é fantástico. Esta é a mais importante vitória da minha carreira, e está difícil explicar meus sentimentos nesse instante. É ótimo dar para Dale Coyne sua primeira vitória. A nossa equipe fez uma excelente parada e este é o resultado de um esforço coletivo".
Briscoe, autor da pole position, teve de contentar-se com a segunda posição, adiando assim, mais uma vez, a sua primeira vitória nessa pista, apesar de terminar a corrida nova-iorquina na frente do seu rival na luta pelo campeonato, Scott Dixon. A corrida não foi fácil para o australiano que foi prejudicado por uma bandeira amarela na 19ª volta.
Então ele foi obrigado a fazer apenas um splash and go em sua primeira parada, pois os pits estavam fechados, tendo que parar novamente para completar o combustível e trocar os pneus, caindo para o décimo primeiro lugar. Mostrando um grande espírito de luta, o piloto da Penske conseguiu ficar novamente entre os líderes.
O neozelandês teve mais sorte do que o seu companheiro de equipe, Dario Franchitti, que perdeu uma volta depois de uma inoportuna rodada. Com o terceiro lugar na corrida, ele lidera o campeonato à frente do seu companheiro. O escocês deixou a pista, surpreendido por uma manobra arriscada de Mário Moraes, que bateu em Ed Carpenter na chicane. Terminou em 15º.
Marco Andretti foi quinto, recuperando uma volta perdida no começo da corrida, quando Ernesto Viso tocou na traseira de seu carro e os dois precisaram entrar nos pits para fazer reparos. Andretti conseguiu terminar à frente do melhor novato da etapa, o inglês Mike Conway, que obteve seu melhor resultado na categoria. Essa atuação é vital para seu futuro na Indy após um início de ano muito complicado, principalmente nos ovais.
Enquanto isso o vencedor de 2008, Ryan Hunter-Reay teve sua corrida prejudicada por causa do acidente com A.J. Foyt IV na primeira volta. Quanto ao veterano Paul Tracy, ele saiu sozinho da pista na 29ª volta, ao tentar acompanhar o ritmo de Briscoe e Dixon, batendo de traseira num guard-rail.
Hélio Castro Neves foi o melhor brasileiro em Watkins Glen, fazendo uma prova recuperação que o levou ao quarto lugar depois de largar apenas na 13ª posição. Tony Kanaan foi o oitavo e não ficou satisfeito com o resultado. Quando era o quinto, seu primeiro pit stop, realizado em bandeira amarela, comprometeu sua estratégia. Raphael Matos terminou em décimo segundo, em atuação discreta.
Mário Moraes fazia uma boa corrida. Ultrapassou Scott Dixon na 3ª volta, assumindo o terceiro posto. Depois foi outro a ter sua corrida atrapalhada pela primeira bandeira amarela. Na relargada, ansioso em recuperar as posições perdidas, forçou passagem por dentro sobre Ed Carpenter na Bus Stop, batendo no piloto da Vision e teve de ir aos pits para trocar os pneus. Seu erro lhe custou um drive-through, que o tirou da disputa pela liderança. No final, ficou em 14º.
Dixon assumiu a liderança, com 313 pontos. Franchitti e Briscoe estão empatados em segundo, com 294. Castro Neves é o quanto com 257 pontos, contra os 238 de Danica Patrick, quinta colocada. O sexto é o inglês Dan Wheldon com 224.
GP de Watkins Glen
9ª etapa - 05/07/2009
Circuito misto com 3,400 milhas
Watkins Glen International - Watkins Glen, Nova Iorque (Estados Unidos)
1) Justin Wilson (ING/Dale Coyne), 1h48min24s1947
2) Ryan Briscoe (AUS/Penske), 4s9906
3) Scott Dixon (NZL/Ganassi), 5s1632
4) Hélio Castro Neves (BRA/Penske), 7s0755
5) Marco Andretti (EUA/Andretti Green), 8s5595
6) Mike Conway (ING/Dreyer & Reinbold), 9s3646
7) Ernesto Viso (VEN/HVM), 11s3804
8) Tony Kanaan (BRA/Andretti Green), 13s0020
9) Robert Doornbos (HOL/Newman Haas Lanigan), 13s2633
10) Dan Wheldon (EUA/Panther), 18s0412
11) Danica Patrick (EUA/Andretti Green), 18s5656
12) Raphael Matos (BRA/Luczo Dragon), 18s9342
13) Graham Rahal (EUA/Newman Haas Lanigan), 23s0413
14) Mário Moraes (BRA/KV), 23s3821
15) Dario Franchitti (ESC/Ganassi), 59 voltas
16) Ed Carpenter (EUA/Vision), 59 voltas
17) Milka Duno (VEN/HVM), 58 voltas
18) Hideki Mutoh (JAP/Andretti Green), 51 voltas
19) Richard Antinucci (EUA/3G), 47 voltas
20) Paul Tracy (CAN/KV), 29 voltas
21) Ryan Hunter-Reay (EUA/Vision), 0 voltas
A classificação da Indy após nove etapas
1) Scott Dixon (Ganassi) 313 pontos
2) Dario Franchitti (Ganassi) 294 pontos
3) Ryan Briscoe (Penske) 294 pontos
4) Hélio Castro Neves (Penske) 257 pontos
5) Danica Patrick (Andretti Green) 238 pontos
6) Dan Wheldon (Panther) 224 pontos
7) Marco Andretti (Andretti Green) 215 pontos
8) Tony Kanaan (Andretti Green) 214 pontos
9) Graham Rahal (Newman Haas Lanigan) 197 pontos
10) Justin Wilson (Dale Coyne) 187 pontos
11) Hideki Mutoh (Andretti Green) 186 pontos
12) Robert Doornbos (Newman Haas Lanigan) 163 pontos
13) Raphael Matos (Luczo Dragon) 162 pontos
14) Ed Carpenter (Vision) 157 pontos
15) Ryan Hunter-Reay (Foyt) 155 pontos
16) Mário Moraes (KV) 138 pontos
17) Mike Conway (Dreyer & Reinbold) 136 pontos
18) Ernesto Viso (HVM) 129 pontos
19) Will Power (Penske) 99 pontos
20) Tomas Scheckter (Dreyer & Reinbold) 99 pontos
21) Alex Tagliani (Conquest) 75 pontos
22) Vitor Meira (Foyt) 62 pontos
23) Milka Duno (Dreyer & Reinbold) 51 pontos
24) Stanton Barrett (3G) 50 pontos
25) Paul Tracy (KV) 47 pontos
26) Sarah Fisher (Fisher) 43 pontos
27) Jacques Lazier (3G) 41 pontos
28) Darren Manning (Dreyer & Reinbold) 38 pontos
29) Townsend Bell (KV) 32 pontos
30) A.J. Foyt IV (Foyt) 26 pontos
31) Alex Lloyd (Ganassi Sam Schmidt) 17 pontos
32) Scott Sharp (Panther) 16 pontos
33) John Andretti (Petty Dreyer & Reinbold) 12 pontos
34) RichardAntinucci (3G) 12 pontos
35) Nelson Philippe (HVM) 10 pontos
36) Oriol Servia (Rahal Letterman) 10 pontos
37) Davey Hamilton (Dreyer & Reinbold) 10 pontos
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