Scott Dixon herdou a vitória no oval de Miami após o acidente de Tony Kanaan.
1ª etapa - GP de Miami
Com sorte, Scott Dixon vence primeira prova da Fórmula Indy
Brasileiro Tony Kanaan se envolve em acidente nas voltas finais e vitória cai nas mãos do piloto neozelandês
Scott Dixon (Ganassi) assumiu a liderança logo depois que Tony Kanaan se acidentou nas últimas voltas na noite de sábado no oval de Homestead em Miami, Estados Unidos e conquistou a vitória na primeira corrida da nova era da Indy, a nova categoria estadunidense de automobilismo.
Dixon, o piloto da Nova Zelândia que perdeu o campeonato da IRL para Dario Franchitti quando ficou sem combustível na última volta da temporada de 2007, começou o ano com um grande resultado no GP de Miami.
Kanaan partiu da segunda rodada de bandeira verde na frente e parecia que caminhava para a vitória até que Ernesto Viso, um novato que pilotava para uma das equipes que pertenciam a Champ Car e que recentemente uniram-se com a IRL, sofreu um acidente na 193ª volta de um total de 200.
Com Viso desgovernado pelo traçado, Kanaan tentou desviar, mas o esforço foi inútil. O brasileiro golpeou o carro de Viso com a parte direita do seu Dallara Honda, avariando a suspensão dianteira.
Mesmo com a gravidade da avaria Kanaan permaneceu quatro voltas na pista atrás do safety car, quando foi acionada a bandeira verde na 197ª volta, não sendo mais possível manter um ritmo de corrida, e assim terminou somente na oitava posição e observava Dixon triunfar pela segunda vez no oval de Miami.
Enquanto Kanaan recebia o apoio de sua equipe, Dixon, que somava sua 11ª vitória na Indy, celebrava. "Ele (Kanaan) fez um pit stop muito bom antes de tudo aquilo e por isso estava com uma boa vantagem. Mas ainda faltavam algumas voltas, oito ou nove, e eu tinha condições de encostar. Foi uma pena que ele tenha deixado a corrida daquela forma", afirmou o neozelandês.
Marco Andretti (Andretti Green), que foi líder durante 58 voltas, terminou em segundo, a 0s5828 do vencedor. Andretti manteve a liderança em Miami durante boa parte do tempo, até que perdeu tempo atrás de um retardatário, quando foi ultrapassado pelo companheiro de equipe Tony Kanaan na 161ª volta. O segundo lugar foi um grande resultado para Andretti, que em 2006 terminou em 15º em sua estréia em Homestead e no ano passado foi o primeiro a abandonar a prova, com problemas mecânicos.
Dan Wheldon (Ganassi), que ganhou as últimas três provas em Homestead, uma com a Andretti Green e duas para a Ganassi, fez uma espetacular recuperação ao finalizar em terceiro, depois de largar na 23ª posição por conta de uma batida nas voltas de classificação. "Fomos fenomenais durante várias voltas seguidas, mas em poucas não fomos tão rápidos como gostaríamos. Parecemos ter perdido um pouco na última largada", diz o inglês.
O brasileiro melhor colocado foi Hélio Castro Neves (Penske), que terminou em quarto, sendo o último piloto na mesma volta do líder. Hélio chegou a ser o segundo colocado, assumida logo depois a parada para o primeiro pit stop, ao tocar rodas com Kanaan. "O carro andou muito bem, mas não tínhamos velocidade. Felizmente, conseguimos ficar fora de problemas e terminar em quarto lugar. O campeonato é nosso principal objetivo, e conseguimos marcar alguns pontos valiosos".
Ed Carpenter (Vision) concluiu uma volta atrás do vencedor em quinto, seguido por Danica Patrick (Andretti Green) a sexta e Ryan Hunter-Reay (Rahal Letterman) o sétimo. Vitor Meira (Panther) terminou em décimo. Já entre os outros brasileiros, apenas Mario Moraes (Dale Coyne) chegou ao final, em 16º. Enrique Bernoldi (Conquest) e Bruno Junqueira (Dale Coyne) ficaram respectivamente em 18º e 23º.
Entre os pilotos que migraram da Champ Car, o melhor classificado foi Oriol Servia (KV), o 12º colocado. "Foi uma longa corrida, um longo dia, com coisas boas e coisas ruins. A melhor de todas, eu conseguir terminar a prova e acumular o máximo possível de dados e informações sobre o comportamento deste carro num oval. O lado ruim foi nossa velocidade. Estávamos lentos. A corrida, pra mim, pareceu mais longa do que uma de 500 milhas. O fundamental é que aprendemos muito. Muita gente passou voando por mim, eu sei agora como é ver cinco carros à sua frente e não ter nenhuma pressão aerodinâmica, esse tipo de coisa que amedronta, contou o espanhol.
A corrida de 200 voltas teve cinco segmentos de pit stops e três bandeiras amarelas. A primeira ocorreu na 18ª volta, por detritos na pista. A segunda foi acionada na 126ª volta, quando Milka Duno (Dreyer & Reinbold) rodou e acabou atingindo Ryan Briscoe (Penske). A última foi a sete voltas do final, no acidente de Viso e Kanaan.
Bruno Junqueira lamenta abandono em Homestead
Pole nas 500 milhas de Indianápolis, vencedor do GP de Motegi, no Japão, o brasileiro Bruno Junqueira mostrou, em suas sete temporadas nos Estados Unidos, estar mais do que acostumado ao desafio dos circuitos ovais. Nem toda a experiência foi suficiente, no entanto, para tornar menos difícil o aprendizado e a adaptação à Fórmula Indy.Com apenas dois treinos extra-oficiais e menos de um mês para a preparação do equipamento, ele sabia que não teria vida fácil na primeira prova do campeonato, o GP de Miami. Enfrentando problemas de dirigibilidade no Dallara Honda de número 18, da Dale Coyne, ele foi forçado a abandonar a corrida na 37ª das 200 voltas, e pensa agora em um melhor desempenho nas ruas de São Petersburgo, segunda parada da categoria. Bruno largou em 20º com um carro que, em média, perdia de três a quatro milhas por volta para os líderes, acostumados ao equipamento desde 2003. Nas primeiras voltas, ainda conseguiu ganhar posições e andar em 18º, mas alertava os boxes para o problema de saída excessiva de traseira. As mudanças feitas no primeiro pit stop não surtiram efeito, o piloto voltou aos boxes e, diante do temor de que a instabilidade do carro provocasse um acidente, acabou deixando a prova."Só tenho que agradecer à equipe por ter feito tudo para que conseguíssemos alinhar o que já foi uma vitória. O carro vinha com a traseira muito solta e isso, em um oval, é o primeiro passo para acabar no muro", disse Bruno."Procurei usar minha experiência para entender que seria perigoso continuar, para mim e para os demais pilotos. Sabíamos que teríamos muito trabalho pela frente, mas esse primeiro fim de semana nos mostrou os pontos em que podemos progredir e valeu como um aprendizado". "Minha expectativa para São Petersburgo é muito boa, por se tratar de uma pista de rua, em que o talento do piloto acaba prevalecendo e, acima de tudo, por ser um circuito que já conheço. Temos tudo para andar bem melhor lá", explicou, ao descer do carro.
Vitor Meira insatisfeito com desempenho de seu carro
Vitor Meira insatisfeito com desempenho de seu carro
O piloto Vitor Meira terminou a primeira etapa da Fórmula Indy na mesma colocação em largou, na décima posição. Mesmo após várias tentativas de ajuste durante a corrida de 200 voltas no oval de Miami, o carro de Vitor Meira não apresentou o rendimento esperado por Meira e pela equipe Panther."Sabia que não tínhamos um carro vencedor, mas esperava um carro mais consistente para a corrida. Mesmo mudando nosso acerto durante os pit stops não consegui encontrar um bom equilíbrio entre velocidade e estabilidade quando encontrava tráfego pela frente", disse o brasileiro."Agora vamos focar em São Petersburgo, onde devemos ter uma performance melhor do que tivemos aqui em Miami."
Bernoldi diz ter aprendido muito em sua primeira corrida na Indy
"Foi um final de semana de muito aprendizado", afirmou Enrique Bernoldi, da Conquest, após disputar sua primeira corrida em um oval. O brasileiro encerrou o GP de Miami, na 18ª posição, somando 12 pontos no campeonato. Bernoldi subiu duas posições no grid, largando em 17º, já que os dois pilotos da Vision, os norte-americanos, Ed Carpenter e A.J. Foyt IV (2º e 3º, respectivamente), foram desclassificados por irregularidades nos carros e partiram das últimas colocações. O curitibano teve um bom início de prova, mas enfrentou problemas com o carro e seu desempenho acabou sendo comprometido. Após completar 149, das 200 voltas, o piloto abandonou. "Não foi uma corrida fácil. O carro começou a sair muito de traseira, foi piorando, e após a última parada decidimos abandonar por motivo de segurança. Mas estou contente por ter disputado minha primeira prova num oval, é bem diferente de tudo o que eu já havia feito", disse Bernoldi. E completou: "Agora, esperamos ter um carro competitivo para São Petersburgo na semana que vem, onde vou lutar para conseguir um melhor resultado", finalizou.
Kanaan lamenta azar no final da prova em Homestead
Um acidente com um retardatário impediu uma vitória de Tony Kanaan no GP de Miami. O brasileiro liderava a prova quando, a sete voltas do fim, foi surpreendido pela rodada do venezuelano Ernesto Viso, que estava logo à frente. Sem conseguir desviar, Kanaan foi acertado pelo piloto da HVM na suspensão dianteira direita, mas permaneceu na pista e manteve a liderança atrás do pace car, esperando o encerramento da prova em bandeira amarela.No entanto, a relargada aconteceu à 196ª volta e Kanaan recebeu bandeira preta, sendo obrigado a recolher aos boxes. Mesmo assim, o baiano conseguiu garantir a oitava posição. "Você só ganha à corrida se terminar. Isto foi um azar, mas quantas vezes venci pelo azar dos outros? Com dez voltas para o final, estava pensando que tudo parecia estar muito fácil", lamentou."Quando alguém roda e você está a 230 milhas por hora, você pensa: 'para onde vou?'. Reduzi, ele estava na parte de baixo e eu subi. Só que, de repente, ele começou a subir e não pude fazer nada", explicou o piloto.Chateado com o incidente, o piloto da Andretti Green foi animado por seus mecânicos, que o relembraram de um detalhe curioso: em 2004, ano em que foi campeão, Kanaan terminou o GP de Miami na mesma oitava posição. "Entrei bem triste nos boxes e agradecia pelo rádio os meus mecânicos e engenheiros que fizeram um trabalho fantástico, e um deles me lembrou que finalizei na mesma colocação quando conquistei o título de 2004. Então, não deixa de ser um bom sinal", comentou.
GP de Miami
1ª etapa - 29/03/2008
Circuito oval de 1,502 milha
Homestead Miami Speedway - Homestead, Flórida (Estados Unidos)
1) Scott Dixon (NZL/Ganassi/Dallara Honda) 1h44min03s5914
2)Marco Andretti (EUA/Andretti Green/Dallara Honda) 0.5828
3) Dan Wheldon (ING/Ganassi/Dallara Honda) 1.4278
4) Helio Castroneves (BRA/Penske/Dallara Honda) 8.0340
5) Ed Carpenter (EUA/Vision/Dallara Honda) 199 voltas
6) Danica Patrick (EUA/Andretti Green/Dallara Honda) 199 voltas
7) Ryan Hunter-Reay (EUA/Rahal Letterman/Dallara Honda) 199 voltas
8) Tony Kanaan (BRA/Andretti Green/Dallara Honda) 198 voltas
9) A.J. Foyt IV (EUA/Vision/Dallara Honda) 198 voltas
10) Vitor Meira (EUA/Panther/Dallara Honda) 197 voltas
11) Buddy Rice (EUA/Dreyer & Reinbold/Dallara Honda) 196 voltas
12) Oriol Servia (ESP/KV/Dallara Honda) 195 voltas
13) Darren Manning (ING/Foyt/Dallara Honda) 194 voltas
14) Franck Perera (FRA/Conquest/Dallara Honda) 194 voltas
15) Justin Wilson (ING/Newman Haas Lanigan/Dallara Honda) 193 voltas
16) Mario Moraes (BRA/Dale Coyne/Dallara Honda) 187 voltas
17) Ernesto Viso (VEM/HVM/Dallara Honda) 183 voltas
18) Enrique Bernoldi (BRA/Conquest/Dallara Honda) 149 voltas
19) Ryan Briscoe (AUS/Penske/Dallara Honda) 126 voltas
20) Milka Duno (VEN/Dreyer & Reinbold/Dallara Honda) 122 voltas
21) Marty Roth (CAN/Roth/Dallara Honda) 53 voltas
22) Jay Howard (ING/Roth/Dallara Honda) 50 voltas
23) Bruno Junqueira (BRA/Dale Coyne/Dallara Honda) 40 voltas
24) Hideki Mutoh (JAP/Andretti Green/Dallara Honda) 32 voltas
25) Will Power (AUS/KV/Dallara Honda) 24 voltas
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