Alfred Unser nasceu no dia 29 de maio de 1939 na cidade de Albuquerque, Novo México, Estados Unidos. Al Unser conquistou 39 vitórias, obteve 28 poles e faturou seis milhões de dólares em prêmios desde 1979 na Fórmula Indy antes de se aposentar em 1994. Ele é o irmão mais novo de Bobby Unser e pai de Al Unser Jr. Ele tem a honra de ser, junto com A.J. Foyt e Rick Mears, um dos únicos pilotos a vencerem as 500 milhas de Indianápolis por quatro vezes.
É um dos três pilotos que conseguiram vitórias em circuitos ovais, mistos e nos dirt tracks em uma mesma temporada, repetindo o feito por três vezes consecutivas (1968, 1969 e 1970). Além disso, é o quarto de cinco pilotos a ter vencido no oval de Indianápolis em anos consecutivos, e é o único a ter um irmão (Bobby) e um filho (Al Jr.) como vencedores da corrida. O irmão Jerry e os sobrinhos Johnny e Robby também competiram nas 500 milhas.
A carreira de Al Unser começou em 1957, aos 18 anos, inicialmente correndo com roadsters modificados, com sprint cars e midgets. Em 1965 na sua estréia em Indianápolis, quando terminou em nono. A sua primeira vitória nas 500 milhas aconteceu em 1970, dois anos depois do seu irmão Bobby. Liderando praticamente toda a corrida com exceção de 10 voltas, mantendo uma velocidade média de 250.653 km/h. A precisão e agilidade nos pit stops foram um fator determinante para a vitória. Naquela temporada ele estabeleceu o novo recorde de vitórias em um mesmo no ano, dez vezes no total, vencendo tanto nos ovais, nos mistos e nas dirt tracks para se tornar campeão.
No ano de 1971 venceu as 500 milhas novamente, largando na quinta posição e alcançando uma velocidade média de 253.849 km/h. Em 1972 Al Unser não obteve êxito em sua tentativa de conquistar pela terceira vez consecutiva as 500 milhas. Largando no 19º lugar, manteve um ritmo espetacular até a bandeira final, completando na terceira posição, a uma volta do vencedor Mark Donohue (após a desclassificação de Jerry Grant, Al foi declarado o segundo colocado). Seu carro esteve perfeito durante a corrida, o que não ocorreu nos treinos, quando problemas mecânicos atrapalharam a Al Unser garantir uma melhor posição de largada. Mesmo assim, seu desempenho foi impressionante.
Já nas 500 milhas de Indianápolis de 1978 Unser começou largando da quinta posição com um Chaparral Lola, e foi mantendo um ritmo de prova constante, sem força o equipamento em demasia. Chegou à liderança na 75ª volta, quando Danny Ongais teve problemas no motor do seu Parnelli. Foi sua terceira vitória no maior evento de automobilismo do mundo, mantendo uma velocidade média de 259.688 km/h durante o percurso.
A quarta vitória veio em 1987, sendo essa a mais surpreendente de todas: isso depois de ter assumido de última hora a vaga na equipe Penske que pertencia ao experiente Danny Ongais. Esse teve de desistir, pois sofreu um forte acidente na primeira semana de treinos para as 500 milhas, ficando incapacitado. Roger Penske então convocou Unser. Como o novo modelo da Penske, o PC 16 e seu novo motor Chevrolet não convenceram nos treinos e na classificação. Roger decidiu competir com outro conjunto, um March Cosworth de 1986, a mesma combinação de chassi e motor tinha vencendo as últimas quatro edições da corrida. O velho March, que pertencia à equipe e estava sendo exposto em um hotel de Reading, Pensilvânia, foi removido e levando para Indiana para ser utilizado por Al Unser.
Nas primeiras voltas Unser estava na vigésima posição. Ele só assumiu a liderança da prova a 18 voltas do final, quando o motor do carro do colombiano Roberto Guerrero apagou na saída dos boxes. Sua velocidade média foi de 260.995 km/h. A inesperada conquista veio somente cinco dias antes de completar 48 anos. Além disso, se tornou juntamente com A.J. Foyt o maior vencedor da corrida com quatro vitórias, e o mais velho a vencer, superando seu irmão Bobby.
Além do tetracampeonato em Indianápolis, é tricampeão da Fórmula Indy (1970, 1983 e 1985), sendo que no último título venceu seu filho Al Jr. por apenas um ponto. Unser ainda foi campeão da IROC em 1978 e disputou as 500 milhas de Daytona em 1968.
Continuou correndo as 500 milhas até 1993, aos 53 anos, anunciando a sua aposentadoria em 17 de maio de 1994, um dia após fracassar na tentativa de se classificar para sua 28ª Indy 500. Atualmente acompanha a carreira do neto Al Unser III na Indy Lights.
Histórico do Piloto
1993 - Equipe King.
1992 - Equipes Menard e Penske, 16º colocado.
1991 - Equipe Foyt.
1990 - Equipe Patrick.
1989 - Equipe Penske, 16º colocado.
1988 - Equipes Granatelli e Penske, 19º colocado.
1987 - Equipes Porsche, Granatelli e Penske, 13º colocado, 1 vitória.
1986 - Equipe Penske.
1985 - Equipe Penske, campeão, 1 vitória, 1 pole.
1984 - Equipe Penske, 9º colocado.
1983 - Equipe Penske, campeão, 1 vitória.
1982 - Equipe Longhorn, 7º colocado.
1981 - Equipe Longhorn, 10º colocado.
1980 - Equipe Longhorn, 8º colocado, 2 poles.
1979 - Equipe Hall, 6º colocado, 1 vitória, 1 pole.
1978 - Equipe Hall, vice-campeão, 3 vitórias, 1 pole. Campeão da Iroc.
1977 - Equipe Parnelli, vice-campeão, 1 vitória, 1 pole. Campeão da Iroc.
1976 - Equipe Parnelli, 4º colocado, 3 vitórias, 1 pole.
1975 - Equipes Parnelli e O'Connell, 17º colocado.
1974 - Equipe Parnelli, 4º colocado, 1 vitória, 1 pole.
1973 - Equipe Parnelli, 13º colocado, 1 vitória.
1972 - Equipe Parnelli, 4º colocado.
1971 - Equipe Parnelli, 4º colocado, 5 vitórias, 1 pole.
1970 - Equipe Parnelli, campeão, 10 vitórias, 8 poles.
1969 - Equipe Parnelli, vice-campeão, 5 vitórias, 4 poles.
1968 - Equipe Mecom, 3º colocado, 5 vitórias, 5 poles.
1967 - Equipe Mecom. 5º colocado, 1 pole.
1966 - Equipes J.Frank Harrison, Joe Hunt, Mecom e STP. 5º colocado.
1965 - Equipes Foyt, Carsten & Connolly e J.Frank Harrison. 19º colocado, 1 vitória.
1964 - Estréia na Fórmula Indy, equipe Agajanian. Vence a Pikes Peak Hillcllmb.
1960 - Vice-campeão da Pikes Peak Hillcllmb.
1957 - Começa a correr com carros modificados em Albuquerque.
Estatísticas na Fórmula Indy
GPs disputados: 323
Vitórias: 39
Pódios: 97
Poles: 28
É um dos três pilotos que conseguiram vitórias em circuitos ovais, mistos e nos dirt tracks em uma mesma temporada, repetindo o feito por três vezes consecutivas (1968, 1969 e 1970). Além disso, é o quarto de cinco pilotos a ter vencido no oval de Indianápolis em anos consecutivos, e é o único a ter um irmão (Bobby) e um filho (Al Jr.) como vencedores da corrida. O irmão Jerry e os sobrinhos Johnny e Robby também competiram nas 500 milhas.
A carreira de Al Unser começou em 1957, aos 18 anos, inicialmente correndo com roadsters modificados, com sprint cars e midgets. Em 1965 na sua estréia em Indianápolis, quando terminou em nono. A sua primeira vitória nas 500 milhas aconteceu em 1970, dois anos depois do seu irmão Bobby. Liderando praticamente toda a corrida com exceção de 10 voltas, mantendo uma velocidade média de 250.653 km/h. A precisão e agilidade nos pit stops foram um fator determinante para a vitória. Naquela temporada ele estabeleceu o novo recorde de vitórias em um mesmo no ano, dez vezes no total, vencendo tanto nos ovais, nos mistos e nas dirt tracks para se tornar campeão.
No ano de 1971 venceu as 500 milhas novamente, largando na quinta posição e alcançando uma velocidade média de 253.849 km/h. Em 1972 Al Unser não obteve êxito em sua tentativa de conquistar pela terceira vez consecutiva as 500 milhas. Largando no 19º lugar, manteve um ritmo espetacular até a bandeira final, completando na terceira posição, a uma volta do vencedor Mark Donohue (após a desclassificação de Jerry Grant, Al foi declarado o segundo colocado). Seu carro esteve perfeito durante a corrida, o que não ocorreu nos treinos, quando problemas mecânicos atrapalharam a Al Unser garantir uma melhor posição de largada. Mesmo assim, seu desempenho foi impressionante.
Já nas 500 milhas de Indianápolis de 1978 Unser começou largando da quinta posição com um Chaparral Lola, e foi mantendo um ritmo de prova constante, sem força o equipamento em demasia. Chegou à liderança na 75ª volta, quando Danny Ongais teve problemas no motor do seu Parnelli. Foi sua terceira vitória no maior evento de automobilismo do mundo, mantendo uma velocidade média de 259.688 km/h durante o percurso.
A quarta vitória veio em 1987, sendo essa a mais surpreendente de todas: isso depois de ter assumido de última hora a vaga na equipe Penske que pertencia ao experiente Danny Ongais. Esse teve de desistir, pois sofreu um forte acidente na primeira semana de treinos para as 500 milhas, ficando incapacitado. Roger Penske então convocou Unser. Como o novo modelo da Penske, o PC 16 e seu novo motor Chevrolet não convenceram nos treinos e na classificação. Roger decidiu competir com outro conjunto, um March Cosworth de 1986, a mesma combinação de chassi e motor tinha vencendo as últimas quatro edições da corrida. O velho March, que pertencia à equipe e estava sendo exposto em um hotel de Reading, Pensilvânia, foi removido e levando para Indiana para ser utilizado por Al Unser.
Nas primeiras voltas Unser estava na vigésima posição. Ele só assumiu a liderança da prova a 18 voltas do final, quando o motor do carro do colombiano Roberto Guerrero apagou na saída dos boxes. Sua velocidade média foi de 260.995 km/h. A inesperada conquista veio somente cinco dias antes de completar 48 anos. Além disso, se tornou juntamente com A.J. Foyt o maior vencedor da corrida com quatro vitórias, e o mais velho a vencer, superando seu irmão Bobby.
Além do tetracampeonato em Indianápolis, é tricampeão da Fórmula Indy (1970, 1983 e 1985), sendo que no último título venceu seu filho Al Jr. por apenas um ponto. Unser ainda foi campeão da IROC em 1978 e disputou as 500 milhas de Daytona em 1968.
Continuou correndo as 500 milhas até 1993, aos 53 anos, anunciando a sua aposentadoria em 17 de maio de 1994, um dia após fracassar na tentativa de se classificar para sua 28ª Indy 500. Atualmente acompanha a carreira do neto Al Unser III na Indy Lights.
Histórico do Piloto
1993 - Equipe King.
1992 - Equipes Menard e Penske, 16º colocado.
1991 - Equipe Foyt.
1990 - Equipe Patrick.
1989 - Equipe Penske, 16º colocado.
1988 - Equipes Granatelli e Penske, 19º colocado.
1987 - Equipes Porsche, Granatelli e Penske, 13º colocado, 1 vitória.
1986 - Equipe Penske.
1985 - Equipe Penske, campeão, 1 vitória, 1 pole.
1984 - Equipe Penske, 9º colocado.
1983 - Equipe Penske, campeão, 1 vitória.
1982 - Equipe Longhorn, 7º colocado.
1981 - Equipe Longhorn, 10º colocado.
1980 - Equipe Longhorn, 8º colocado, 2 poles.
1979 - Equipe Hall, 6º colocado, 1 vitória, 1 pole.
1978 - Equipe Hall, vice-campeão, 3 vitórias, 1 pole. Campeão da Iroc.
1977 - Equipe Parnelli, vice-campeão, 1 vitória, 1 pole. Campeão da Iroc.
1976 - Equipe Parnelli, 4º colocado, 3 vitórias, 1 pole.
1975 - Equipes Parnelli e O'Connell, 17º colocado.
1974 - Equipe Parnelli, 4º colocado, 1 vitória, 1 pole.
1973 - Equipe Parnelli, 13º colocado, 1 vitória.
1972 - Equipe Parnelli, 4º colocado.
1971 - Equipe Parnelli, 4º colocado, 5 vitórias, 1 pole.
1970 - Equipe Parnelli, campeão, 10 vitórias, 8 poles.
1969 - Equipe Parnelli, vice-campeão, 5 vitórias, 4 poles.
1968 - Equipe Mecom, 3º colocado, 5 vitórias, 5 poles.
1967 - Equipe Mecom. 5º colocado, 1 pole.
1966 - Equipes J.Frank Harrison, Joe Hunt, Mecom e STP. 5º colocado.
1965 - Equipes Foyt, Carsten & Connolly e J.Frank Harrison. 19º colocado, 1 vitória.
1964 - Estréia na Fórmula Indy, equipe Agajanian. Vence a Pikes Peak Hillcllmb.
1960 - Vice-campeão da Pikes Peak Hillcllmb.
1957 - Começa a correr com carros modificados em Albuquerque.
Estatísticas na Fórmula Indy
GPs disputados: 323
Vitórias: 39
Pódios: 97
Poles: 28
Nenhum comentário:
Postar um comentário