2ª etapa - GP de Long Beach
Franchitti vence o GP de Long Beach
Uma atuação sem erros, mantendo um ritmo forte desde o começo, permitiu ao escocês Dario Franchitti, da Ganassi, vencer sua primeira corrida no seu retorno a Fórmula Indy na segunda etapa do ano, realizada nas ruas de Long Beach. Ele nunca vencera antes uma corrida de rua em provas organizadas pela IRL. Esta é a décima nona vitória na carreira do piloto na Indy.
Franchitti largou em segundo no grid, mas perdeu duas posições logo na primeira curva, mas se recuperou. Na 4ª volta, deixou o inglês Justin Wilson, da Dale Coyne, para trás fazendo a mesma coisa com o brasileiro Raphael Matos 10 voltas mais tarde.
A sorte ajudou Franchitti por ter feito seu primeiro pit stop duas voltas antes da primeira bandeira amarela acionada quando Mike Conway bateu no muro da curva 1. Enquanto os adversários paravam para reabastecer, ele assumiu a liderança na 32ª volta.
A situação voltou a se repetir momentos mais tarde. Franchitti reabasteceu na 53ª volta, uma antes de uma nova bandeira amarela. Após a relargada, ele abriu 5 segundos sobre o pole position Will Power, rumando sem dificuldades para bandeirada quadriculada.
Quem não tinha motivos para comemorar era o bicampeão Scott Dixon. Enquanto seu companheiro de Ganassi vencia, ele estava envolvido em confusões. Na 16ª volta, o neozelandês se envolveu em um acidente com o venezuelano Ernesto Viso, com piloto da HVM levando a pior. Depois foi a vez de rodar ao ser tocado por Ryan Briscoe, da Penske, ficando parado na pista. Ele ainda conseguiu voltar, ficando num distante 15º lugar. Briscoe cumpriu um stop and go de 30 segundos pela manobra desastrada.
Power, que na prova californiana guiou o terceiro carro da Penske, já que o piloto titular Hélio Castro Neves foi absolvido da acusação de evasão fiscal quinta-feira e voltou a sentar no segundo carro da equipe nos treinos de sábado, manteve a ponta quando a corrida se iniciou e no fim chegou em segundo.
Essa foi a melhor colocação do australiano Power desde a vitória na mesma Long Beach no ano passado. "Não tínhamos rádio ou telemetria. Estou muito feliz. Em segundo lugar é muito bom. Fico feliz por todos. Eles fizeram um monte de esforços para isso", destacou Power. "Quero agradecer Roger Penske e Tim Cindric por trazerem um carro para mim. Deram-me uma grande oportunidade, e não posso agradecer-lhes o suficiente", agradeceu.
Tony Kanaan, Danica Patrick e Marco Andretti, pilotos da Andretti Green, fizeram uma grande prova, ao contrário dos treinos, quando só conseguiram posições intermediárias. Kanaan terminou em terceiro e Patrick chegou na quarta posição. Esta última fez uma impressionante corrida, saiu da penúltima posição do grid para quase subir ao pódio. Andretti foi o sexto.
Kanaan conseguiu dois feitos nessa corrida: foi sua décima primeira corrida consecutiva entre os dez primeiros colocados, a seqüência mais longa da história da Indy. Agora, ele também possui 68 corridas entre os cinco primeiros, figurando em primeiro lugar nesta lista.
"Eu não tinha um carro bom e, mesmo assim, terminei no pódio. Se toda a corrida que não tiver um carro vencedor eu finalizar dessa maneira será muito bom", disse Kanaan. "As duas provas mostraram que o campeonato será difícil e muito competitivo, então, um resultado como esse em Long Beach, temos de comemorar. Minha equipe foi excelente nos pits e, com certeza, estamos todos muito felizes. Acho que funcionamos melhor sob pressão", concluiu.
Castro Neves ficou com a sétima posição. Ele estava longe das pistas desde dezembro por conta do julgamento na Corte Federal de Miami. Quem acompanhou seu retorno ficou espantado com a motivação e concentração demonstrada pelo brasileiro durante a corrida. Mesmo sentido uma dor de cabeça causada por acidente sofrido nos treinos classificatórios.
O bicampeão de Indianápolis se emocionou com o carinho dos fãs. "Foi um dia especial para mim. Antes da corrida, enquanto eu dava uma volta pelo circuito em um carro aberto, o público me deu muito apoio. Foi muito comovente e eu pensei: 'Tenho de correr, preciso estar focado'. Quero agradecer os meus admiradores e todo o mundo pelo apoio. Este é um momento que nunca irei esquecer", confessou.
Raphael Matos, da Luczo Dragon, que largou em terceiro, ficou em oitavo. Vítor Meira, estreando este ano na Foyt, foi o 14º, mas terminou, já que bateu numa barreira de pneus na última volta. Mário Moraes, da KV, abandonou na 71ª volta ao chocar-se na barreira de pneus.
GP de Long Beach
2ª etapa - 19/04/2009
Circuito de rua com 1,968 milha
Long Beach - Califórnia (Estados Unidos)
1) Dario Franchitti (ESC/Ganassi), 1h58min47s465
2) Will Power (AUS/Penske), a 3s3182
3) Tony Kanaan (BRA/Andretti Green), a 4s0537
4) Danica Patrick (EUA/Andretti Green), a 5s0742
5) Dan Wheldon (EUA/Panther), a 6s5655
6) Marco Andretti (EUA/Andretti Green), a 7s5900
7) Hélio Castro Neves (BRA/Penske), a 8s6332
8) Raphael Matos (BRA/Luczo Dragon), a 9s4835
9) Robert Doornbos (HOL/Newman Haas Lanigan), a 9s9583
10) Alex Tagliani (CAN/Conquest), a 13s6185
11) Ryan Hunter-Reay (EUA/Vision), a 15s2097
12) Graham Rahal (EUA/Newman Haas Lanigan), a 15s8507
13) Ryan Briscoe (AUS/Penske), a 1min051013
14) Vitor Meira (BRA/Foyt), 84 voltas
15) Scott Dixon (NZL/Ganassi), 84 voltas
16) Darren Manning (ING/Dreyer & Reinbold), 84 voltas
17) Stanton Barrett (EUA/3G), 84 voltas
18) Ed Carpenter (EUA/Vision), 82 voltas
19) Mário Moraes (BRA/KV), 71 voltas
20) Hideki Mutoh (JAP/Andretti Green), 60 voltas
21) Mike Conway (ING/Dreyer & Reinbold), 51 voltas
22) Justin Wilson (ING/Dale Coyne), 24 voltas
23) E.J. Viso (VEN/HVM), 16 voltas
A classificação da Indy após duas etapas
1) Dario Franchitti (Ganassi) 84 pontos
2) Will Power (Penske) 69 pontos
3) Ryan Briscoe (Penske) 67 pontos
4) Tony Kanaan (Andretti Green) 65 pontos
5) Ryan Hunter-Reay (Vision) 59 pontos
6) Justin Wilson (Dale Coyne) 49 pontos
7) Dan Wheldon (Panther) 46 pontos
8) Marco Andretti (Andretti Green) 45 pontos
9) Graham Rahal (Newman Haas Lanigan) 45 pontos
10) Danica Patrick (Andretti Green) 44 pontos
11) Robert Doornbos (Newman Haas Lanigan) 41 pontos
12) Alex Tagliani (Conquest) 40 pontos
13) Darren Manning (Dreyer & Reinbold) 38 pontos
14) Vitor Meira (Foyt) 38 pontos
15) Raphael Matos (Luczo Dragon) 36 pontos
16) Stanton Barrett (3G) 31 pontos
17) Scott Dixon (Ganassi) 29 pontos
18) Hideki Mutoh (Andretti Green) 27 pontos
19) Hélio Castro Neves (Penske) 26 pontos
20) Ernesto Viso (HVM) 25 pontos
21) Ed Carpenter (Vision) 24 pontos
22) Mário Moraes (KV) 24 pontos
23) Mike Conway (Dreyer & Reinbold) 24 pontos
Franchitti vence o GP de Long Beach
Uma atuação sem erros, mantendo um ritmo forte desde o começo, permitiu ao escocês Dario Franchitti, da Ganassi, vencer sua primeira corrida no seu retorno a Fórmula Indy na segunda etapa do ano, realizada nas ruas de Long Beach. Ele nunca vencera antes uma corrida de rua em provas organizadas pela IRL. Esta é a décima nona vitória na carreira do piloto na Indy.
Franchitti largou em segundo no grid, mas perdeu duas posições logo na primeira curva, mas se recuperou. Na 4ª volta, deixou o inglês Justin Wilson, da Dale Coyne, para trás fazendo a mesma coisa com o brasileiro Raphael Matos 10 voltas mais tarde.
A sorte ajudou Franchitti por ter feito seu primeiro pit stop duas voltas antes da primeira bandeira amarela acionada quando Mike Conway bateu no muro da curva 1. Enquanto os adversários paravam para reabastecer, ele assumiu a liderança na 32ª volta.
A situação voltou a se repetir momentos mais tarde. Franchitti reabasteceu na 53ª volta, uma antes de uma nova bandeira amarela. Após a relargada, ele abriu 5 segundos sobre o pole position Will Power, rumando sem dificuldades para bandeirada quadriculada.
Quem não tinha motivos para comemorar era o bicampeão Scott Dixon. Enquanto seu companheiro de Ganassi vencia, ele estava envolvido em confusões. Na 16ª volta, o neozelandês se envolveu em um acidente com o venezuelano Ernesto Viso, com piloto da HVM levando a pior. Depois foi a vez de rodar ao ser tocado por Ryan Briscoe, da Penske, ficando parado na pista. Ele ainda conseguiu voltar, ficando num distante 15º lugar. Briscoe cumpriu um stop and go de 30 segundos pela manobra desastrada.
Power, que na prova californiana guiou o terceiro carro da Penske, já que o piloto titular Hélio Castro Neves foi absolvido da acusação de evasão fiscal quinta-feira e voltou a sentar no segundo carro da equipe nos treinos de sábado, manteve a ponta quando a corrida se iniciou e no fim chegou em segundo.
Essa foi a melhor colocação do australiano Power desde a vitória na mesma Long Beach no ano passado. "Não tínhamos rádio ou telemetria. Estou muito feliz. Em segundo lugar é muito bom. Fico feliz por todos. Eles fizeram um monte de esforços para isso", destacou Power. "Quero agradecer Roger Penske e Tim Cindric por trazerem um carro para mim. Deram-me uma grande oportunidade, e não posso agradecer-lhes o suficiente", agradeceu.
Tony Kanaan, Danica Patrick e Marco Andretti, pilotos da Andretti Green, fizeram uma grande prova, ao contrário dos treinos, quando só conseguiram posições intermediárias. Kanaan terminou em terceiro e Patrick chegou na quarta posição. Esta última fez uma impressionante corrida, saiu da penúltima posição do grid para quase subir ao pódio. Andretti foi o sexto.
Kanaan conseguiu dois feitos nessa corrida: foi sua décima primeira corrida consecutiva entre os dez primeiros colocados, a seqüência mais longa da história da Indy. Agora, ele também possui 68 corridas entre os cinco primeiros, figurando em primeiro lugar nesta lista.
"Eu não tinha um carro bom e, mesmo assim, terminei no pódio. Se toda a corrida que não tiver um carro vencedor eu finalizar dessa maneira será muito bom", disse Kanaan. "As duas provas mostraram que o campeonato será difícil e muito competitivo, então, um resultado como esse em Long Beach, temos de comemorar. Minha equipe foi excelente nos pits e, com certeza, estamos todos muito felizes. Acho que funcionamos melhor sob pressão", concluiu.
Castro Neves ficou com a sétima posição. Ele estava longe das pistas desde dezembro por conta do julgamento na Corte Federal de Miami. Quem acompanhou seu retorno ficou espantado com a motivação e concentração demonstrada pelo brasileiro durante a corrida. Mesmo sentido uma dor de cabeça causada por acidente sofrido nos treinos classificatórios.
O bicampeão de Indianápolis se emocionou com o carinho dos fãs. "Foi um dia especial para mim. Antes da corrida, enquanto eu dava uma volta pelo circuito em um carro aberto, o público me deu muito apoio. Foi muito comovente e eu pensei: 'Tenho de correr, preciso estar focado'. Quero agradecer os meus admiradores e todo o mundo pelo apoio. Este é um momento que nunca irei esquecer", confessou.
Raphael Matos, da Luczo Dragon, que largou em terceiro, ficou em oitavo. Vítor Meira, estreando este ano na Foyt, foi o 14º, mas terminou, já que bateu numa barreira de pneus na última volta. Mário Moraes, da KV, abandonou na 71ª volta ao chocar-se na barreira de pneus.
GP de Long Beach
2ª etapa - 19/04/2009
Circuito de rua com 1,968 milha
Long Beach - Califórnia (Estados Unidos)
1) Dario Franchitti (ESC/Ganassi), 1h58min47s465
2) Will Power (AUS/Penske), a 3s3182
3) Tony Kanaan (BRA/Andretti Green), a 4s0537
4) Danica Patrick (EUA/Andretti Green), a 5s0742
5) Dan Wheldon (EUA/Panther), a 6s5655
6) Marco Andretti (EUA/Andretti Green), a 7s5900
7) Hélio Castro Neves (BRA/Penske), a 8s6332
8) Raphael Matos (BRA/Luczo Dragon), a 9s4835
9) Robert Doornbos (HOL/Newman Haas Lanigan), a 9s9583
10) Alex Tagliani (CAN/Conquest), a 13s6185
11) Ryan Hunter-Reay (EUA/Vision), a 15s2097
12) Graham Rahal (EUA/Newman Haas Lanigan), a 15s8507
13) Ryan Briscoe (AUS/Penske), a 1min051013
14) Vitor Meira (BRA/Foyt), 84 voltas
15) Scott Dixon (NZL/Ganassi), 84 voltas
16) Darren Manning (ING/Dreyer & Reinbold), 84 voltas
17) Stanton Barrett (EUA/3G), 84 voltas
18) Ed Carpenter (EUA/Vision), 82 voltas
19) Mário Moraes (BRA/KV), 71 voltas
20) Hideki Mutoh (JAP/Andretti Green), 60 voltas
21) Mike Conway (ING/Dreyer & Reinbold), 51 voltas
22) Justin Wilson (ING/Dale Coyne), 24 voltas
23) E.J. Viso (VEN/HVM), 16 voltas
A classificação da Indy após duas etapas
1) Dario Franchitti (Ganassi) 84 pontos
2) Will Power (Penske) 69 pontos
3) Ryan Briscoe (Penske) 67 pontos
4) Tony Kanaan (Andretti Green) 65 pontos
5) Ryan Hunter-Reay (Vision) 59 pontos
6) Justin Wilson (Dale Coyne) 49 pontos
7) Dan Wheldon (Panther) 46 pontos
8) Marco Andretti (Andretti Green) 45 pontos
9) Graham Rahal (Newman Haas Lanigan) 45 pontos
10) Danica Patrick (Andretti Green) 44 pontos
11) Robert Doornbos (Newman Haas Lanigan) 41 pontos
12) Alex Tagliani (Conquest) 40 pontos
13) Darren Manning (Dreyer & Reinbold) 38 pontos
14) Vitor Meira (Foyt) 38 pontos
15) Raphael Matos (Luczo Dragon) 36 pontos
16) Stanton Barrett (3G) 31 pontos
17) Scott Dixon (Ganassi) 29 pontos
18) Hideki Mutoh (Andretti Green) 27 pontos
19) Hélio Castro Neves (Penske) 26 pontos
20) Ernesto Viso (HVM) 25 pontos
21) Ed Carpenter (Vision) 24 pontos
22) Mário Moraes (KV) 24 pontos
23) Mike Conway (Dreyer & Reinbold) 24 pontos
2 comentários:
Valeu a pena acompanhar a corrida pela internet. Só acho essa série de provas em fins de semanas seguidos meio chato. Não dá nem pra respirar! Abração.
Fica realmente cansativo. Esperar que a prova seja bem disputada ao contrário da maioria das corridas em oval ocorridas ultimamente.
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