O GP de Chicago, a 15ª etapa da Fórmula Indy, abre a série final de circuitos ovais da temporada. Serão 200 voltas, com a largada ocorrendo às 22h45min (horário de Brasília). As próximas duas provas ocorrem em Motegi (Japão), no dia 19 de setembro e em Homestead (Estados Unidos), dia 10 de outubro.
O Chicagoland Speedway, circuito trioval com 1,500 milhas, está localizado na cidade de Joliet, no estado de Illinois, no centro-oeste dos Estados Unidos. Possuí inclinações de 18 graus nas curvas de maior raio, 11 graus na reta principal e 5 graus na reta oposta. O circuito tem capacidade para receber 75 mil espectadores.
O desenho do traçado favorece corridas com os carros agrupados em um grande pelotão, mas dificulta as ultrapassagens, o que premia quem larga nas primeiras posições. Aqui, onde o carro costuma contar mais do que o piloto, qualquer milha por hora a mais pode valer muitas posições no grid de largada.
Teremos uma das corridas mais difíceis da temporada, estando os carros muito próximos em velocidade, deixando a prova com um grande pelotão, o que sempre se torna perigoso. O objetivo inicial dos pilotos em Chicago é escapar ileso dos possíveis acidentes, conseguirem acertar a estratégia de paradas para receberem a bandeirada numa boa posição ou brigar pela vitória.
Essa será a segunda vez que os pilotos usarão o "push to pass" em um circuito oval, pois o dispositivo, que oferece até 20 cavalos extras de potência, foi usado pela primeira vez no começo desse mês na prova do Kentucky. Em Chicago, estarão disponíveis 20 cargas de 12 segundos cada, sempre com um intervalo mínimo de 10 segundos entre elas.
Um piloto e uma equipe costumam ter muito sucesso em Chicago: Dan Wheldon e a Panther. O inglês venceu duas vezes, a primeira em 2005 com a Andretti Green, repetindo a tose no ano seguinte, agora dirigindo para a Ganassi. Por sua vez, a Panther experimentou a alegria da vitória com o piloto mais talentoso que passou por aqueles lados, o norte-americano Sam Hornish Jr. Pela primeira vez, Wheldon e Panther vão disputar esta corrida juntos. Vai ser uma ótima oportunidade para o campeão de 2005 finalmente subir ao ponto mais alto do pódio após um ano bastante complicado.
Duas equipes correm em casa neste fim de semana: Dale Coyne e Newman Haas Lanigan. Se a primeira faz sua melhor temporada em todos os tempos, graças à vitória de Justin Wilson em Watkins Glen, a equipe de Graham Rahal e Oriol Servia ainda não ganhou uma corrida em 2009. Em 26 anos nas pistas, ela nunca ficou uma temporada inteira sem vencer.
Por ser em ovais, a classificação das três corridas volta a ser decidida pela soma dos tempos de quatro voltas. Por sorteio, é estabelecida a ordem dos pilotos que vão à pista. Cada um tem quatro voltas de pista livre, e o piloto que obtiver a menor soma dos tempos conquista a pole position, e assim por diante.
Confira a programação para o GP de Chicago, décima quinta etapa da temporada de 2009 da Fórmula Indy (horários de Brasília):
Sexta (28/08)
11h00min - treino livre
15h30min - treino classificatório
18h30min - warm up
Sábado (29/08)
23h00min - GP de Chicago (200 voltas)
Vencedor em 2008: Hélio Castro Neves (BRA)
Pole em 2008: Ryan Briscoe (AUS)
O Chicagoland Speedway, circuito trioval com 1,500 milhas, está localizado na cidade de Joliet, no estado de Illinois, no centro-oeste dos Estados Unidos. Possuí inclinações de 18 graus nas curvas de maior raio, 11 graus na reta principal e 5 graus na reta oposta. O circuito tem capacidade para receber 75 mil espectadores.
O desenho do traçado favorece corridas com os carros agrupados em um grande pelotão, mas dificulta as ultrapassagens, o que premia quem larga nas primeiras posições. Aqui, onde o carro costuma contar mais do que o piloto, qualquer milha por hora a mais pode valer muitas posições no grid de largada.
Teremos uma das corridas mais difíceis da temporada, estando os carros muito próximos em velocidade, deixando a prova com um grande pelotão, o que sempre se torna perigoso. O objetivo inicial dos pilotos em Chicago é escapar ileso dos possíveis acidentes, conseguirem acertar a estratégia de paradas para receberem a bandeirada numa boa posição ou brigar pela vitória.
Essa será a segunda vez que os pilotos usarão o "push to pass" em um circuito oval, pois o dispositivo, que oferece até 20 cavalos extras de potência, foi usado pela primeira vez no começo desse mês na prova do Kentucky. Em Chicago, estarão disponíveis 20 cargas de 12 segundos cada, sempre com um intervalo mínimo de 10 segundos entre elas.
Um piloto e uma equipe costumam ter muito sucesso em Chicago: Dan Wheldon e a Panther. O inglês venceu duas vezes, a primeira em 2005 com a Andretti Green, repetindo a tose no ano seguinte, agora dirigindo para a Ganassi. Por sua vez, a Panther experimentou a alegria da vitória com o piloto mais talentoso que passou por aqueles lados, o norte-americano Sam Hornish Jr. Pela primeira vez, Wheldon e Panther vão disputar esta corrida juntos. Vai ser uma ótima oportunidade para o campeão de 2005 finalmente subir ao ponto mais alto do pódio após um ano bastante complicado.
Duas equipes correm em casa neste fim de semana: Dale Coyne e Newman Haas Lanigan. Se a primeira faz sua melhor temporada em todos os tempos, graças à vitória de Justin Wilson em Watkins Glen, a equipe de Graham Rahal e Oriol Servia ainda não ganhou uma corrida em 2009. Em 26 anos nas pistas, ela nunca ficou uma temporada inteira sem vencer.
Por ser em ovais, a classificação das três corridas volta a ser decidida pela soma dos tempos de quatro voltas. Por sorteio, é estabelecida a ordem dos pilotos que vão à pista. Cada um tem quatro voltas de pista livre, e o piloto que obtiver a menor soma dos tempos conquista a pole position, e assim por diante.
Confira a programação para o GP de Chicago, décima quinta etapa da temporada de 2009 da Fórmula Indy (horários de Brasília):
Sexta (28/08)
11h00min - treino livre
15h30min - treino classificatório
18h30min - warm up
Sábado (29/08)
23h00min - GP de Chicago (200 voltas)
Vencedor em 2008: Hélio Castro Neves (BRA)
Pole em 2008: Ryan Briscoe (AUS)
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