Uma semana após a emocionante corrida em Kentucky, os pilotos retornam a um circuito misto, na bela e técnica pista de Mid-Ohio, sede da 13ª etapa da Fórmula Indy. Mid-Ohio e Sonoma encerrarão o ciclo de circuitos mistos deste ano. Em 2008, Hélio Castro Neves aproveitou estas duas corridas para se aproximar no líder Scott Dixon, levando a disputa do título até a etapa final em Chicago.
O Mid-Ohio Sports Car Course é um tradicional circuito misto de média para baixa velocidade, e com extensão de 2,250 milhas (3.634 metros) e 13 curvas, estando localizado nas proximidades da cidade de Lexington, no estado de Ohio. Ele entrou no calendário da Fórmula Indy (ainda controlada pela Cart) a partir de 1980. Émerson Fittipaldi é o piloto que mais venceu nessa pista, com três vitórias.
Com um traçado bem atraente, alternando subidas e descidas, o autódromo é muito exigente, não permitindo muitas ultrapassagens, e historicamente tem poucas bandeiras amarelas durante as suas provas, que costumavam privilegiar os pilotos da escola européia. Esta será a primeira vez que pilotos enfrentam mudanças aerodinâmicas e o "Boost Button" neste tipo de pista. Certamente a longa reta será palco de inúmeras disputas antes da forte freada seguida por um esse.
Mid-Ohio foi construído por Les Griebling em 1962 e vendido para James R. Trueman em 1981, que posteriormente criou uma empresa chamada Truesports Inc. Essa Truesports já teve equipe correndo na Indy, com o piloto Bobby Rahal que venceu por ela os campeonatos de 1986 e 1987.
Após a saída de Bobby Rahal, a equipe entrou em decadência, até que ao final de 1991 ela foi vendida para o próprio Bobby Rahal em associação com Carl Hogan, que a rebatizou de Team Rahal Hogan e com ela foi campeão da Indy em 1992. Posteriormente Carl Hogan saiu da sociedade e o nome do time ficou Team Rahal.
A sede do Team Rahal (atualmente Rahal Letterman) continua na cidade de Lexington e por isso a pista de Mid-Ohio, localizada nas proximidades, não deixa de ser o quintal de casa para a equipe. Com sérios problemas financeiros, a equipe só disputou as 500 milhas de Indianápolis em 2009, prometendo o reingresso para a toda a temporada ano que vem.
O circuito saiu do calendário da Indy após 2003. Naquele ano, cerca de 2.700 fãs participaram de um abaixo-assinado para manter a corrida no calendário, durante a disputa daquela prova. Eles começaram a distribuir as listas de assinaturas após surgir o boato de que a Cart poderia não voltar em 2004, o que realmente ocorreu. Segundo estimativas, naquele final de semana cerca de 70 mil pessoas estiveram no autódromo. A partir de 2007, Mid-Ohio retornou à Indy, agora sendo administrada por Tony George, e tendo Scott Dixon como vencedor e Hélio Castro Neves o pole position.
Pela décima primeira vez em 12 corridas, a liderança do campeonato mudou de mãos. Ryan Briscoe, com 416 pontos. Scott Dixon e Dario Franchitti, companheiros na Ganassi, aparecem em segundo e terceiro, logo à frente do brasileiro Hélio Castro Neves, que faz dupla com Ryan na Penske. No ano passado, Mid-Ohio foi palco da primeira vitória de Briscoe em um misto. Ele é o homem a ser batido em Lexington. Hélio, que está 75 pontos atrás do australiano, precisará vencer para manter as chances de título.
Confira a programação para o GP de Mid-Ohio, décima terceira etapa da temporada de 2009 da Fórmula Indy (horários de Brasília):
Sexta-feira (07/08)
16h15min - treino livre
16h45min - treino livre
Sábado (08/08)
10h30min - treino livre
13h30min - treino classificatório
Domingo (09/08)
09h45min - warm up
14h45min - GP de Mid-Ohio (85 voltas)
Vencedor em 2008: Ryan Briscoe (AUS)
Pole em 2008: Hélio Castro Neves (BRA)
O Mid-Ohio Sports Car Course é um tradicional circuito misto de média para baixa velocidade, e com extensão de 2,250 milhas (3.634 metros) e 13 curvas, estando localizado nas proximidades da cidade de Lexington, no estado de Ohio. Ele entrou no calendário da Fórmula Indy (ainda controlada pela Cart) a partir de 1980. Émerson Fittipaldi é o piloto que mais venceu nessa pista, com três vitórias.
Com um traçado bem atraente, alternando subidas e descidas, o autódromo é muito exigente, não permitindo muitas ultrapassagens, e historicamente tem poucas bandeiras amarelas durante as suas provas, que costumavam privilegiar os pilotos da escola européia. Esta será a primeira vez que pilotos enfrentam mudanças aerodinâmicas e o "Boost Button" neste tipo de pista. Certamente a longa reta será palco de inúmeras disputas antes da forte freada seguida por um esse.
Mid-Ohio foi construído por Les Griebling em 1962 e vendido para James R. Trueman em 1981, que posteriormente criou uma empresa chamada Truesports Inc. Essa Truesports já teve equipe correndo na Indy, com o piloto Bobby Rahal que venceu por ela os campeonatos de 1986 e 1987.
Após a saída de Bobby Rahal, a equipe entrou em decadência, até que ao final de 1991 ela foi vendida para o próprio Bobby Rahal em associação com Carl Hogan, que a rebatizou de Team Rahal Hogan e com ela foi campeão da Indy em 1992. Posteriormente Carl Hogan saiu da sociedade e o nome do time ficou Team Rahal.
A sede do Team Rahal (atualmente Rahal Letterman) continua na cidade de Lexington e por isso a pista de Mid-Ohio, localizada nas proximidades, não deixa de ser o quintal de casa para a equipe. Com sérios problemas financeiros, a equipe só disputou as 500 milhas de Indianápolis em 2009, prometendo o reingresso para a toda a temporada ano que vem.
O circuito saiu do calendário da Indy após 2003. Naquele ano, cerca de 2.700 fãs participaram de um abaixo-assinado para manter a corrida no calendário, durante a disputa daquela prova. Eles começaram a distribuir as listas de assinaturas após surgir o boato de que a Cart poderia não voltar em 2004, o que realmente ocorreu. Segundo estimativas, naquele final de semana cerca de 70 mil pessoas estiveram no autódromo. A partir de 2007, Mid-Ohio retornou à Indy, agora sendo administrada por Tony George, e tendo Scott Dixon como vencedor e Hélio Castro Neves o pole position.
Pela décima primeira vez em 12 corridas, a liderança do campeonato mudou de mãos. Ryan Briscoe, com 416 pontos. Scott Dixon e Dario Franchitti, companheiros na Ganassi, aparecem em segundo e terceiro, logo à frente do brasileiro Hélio Castro Neves, que faz dupla com Ryan na Penske. No ano passado, Mid-Ohio foi palco da primeira vitória de Briscoe em um misto. Ele é o homem a ser batido em Lexington. Hélio, que está 75 pontos atrás do australiano, precisará vencer para manter as chances de título.
Confira a programação para o GP de Mid-Ohio, décima terceira etapa da temporada de 2009 da Fórmula Indy (horários de Brasília):
Sexta-feira (07/08)
16h15min - treino livre
16h45min - treino livre
Sábado (08/08)
10h30min - treino livre
13h30min - treino classificatório
Domingo (09/08)
09h45min - warm up
14h45min - GP de Mid-Ohio (85 voltas)
Vencedor em 2008: Ryan Briscoe (AUS)
Pole em 2008: Hélio Castro Neves (BRA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário