12ª etapa - GP do Kentucky
Briscoe vence emocionante disputa no Kentucky
A introdução do sistema "push to pass" mais a modificação de vários itens aerodinâmicos devolveram a emoção aos ovais da Fórmula Indy. Voltou às ultrapassagens e disputas lado a lado na 12ª etapa, disputada na noite de sábado no Kentucky Speedway, localizado próximo à cidade de Esparta. Como antigamente, o vencedor só foi conhecido na linha de chegada.
Infiltrações na pista impediram todos os treinos, incluindo a qualificação. Então, Scott Dixon, líder do campeonato, ganhou pole, pois o regulamento estabelece que o grid seja definido pela pontuação dos carros na classificação geral em ordem decrescente.
Durante a primeira metade da corrida, Scott Dixon e Ryan Briscoe se revezaram na liderança por cinco vezes. Mas um terceiro piloto se intrometeu na luta pela vitória. Ed Carpenter, que largou em décimo quarto, passou todo o primeiro trecho da prova melhorando o acerto do seu carro. O piloto da equipe Vision fez um trabalho soberbo nas 137 voltas restantes. Mas esse desempenho não intimidou Briscoe. Por 39 voltas, os dois se revezaram na liderança, trocando de posição por quatro vezes, antes da parada final no pit lane, a 25 voltas do fim, para o último reabastecimento e troca de pneus.
Ao sair dos pits, Carpenter assumiu a liderança na 180ª volta. Faltando 15 voltas para o final, a disputa entre Carpenter, Kanaan e Briscoe foi intensa. O australiano ultrapassa Tony e vai de encontro ao líder. Na 192ª volta, Briscoe assume a liderança. A partir daí, Carpenter e Briscoe ficam lado a lado, mantendo o suspense até o final. Briscoe escolheu a linha externa e deu certo, vencendo a prova na bandeirada, por míseros 0s0162.
"Agora eu sei como o Sam Hornish Jr. se sentiu ao vencer todas aquelas corridas por fora. Estou muito feliz por trazer outra vitória para a Penske. Quero continuar a fazer isso", comentou Briscoe. "Ed Carpenter ficava um pouco à minha frente entre as curvas 3 e 4, mas por fora, eu poderia superá-lo na reta oposta. Eu tinha planejado usar meu botão "push to pass" naquele ponto para pegar velocidade. Funcionou perfeitamente", comemorou.
Mesmo não tendo conseguido vencer, Carpenter não tinha do que se queixar. "Depois que parei para o último pit stop, eu estava pronto para a chuva ou qualquer coisa. Acabei por tentar dar o máximo que podia e ficar na frente. Quero agradecer a minha mãe, ao Tony e os patrocinadores por me darem esta oportunidade. Tem sido ano difícil, eu esperava que fosse nesta corrida o momento de fazer nossa equipe dar a volta por cima para o resto da temporada, e foi o que fizemos".
Atrás dos dois grandes heróis desta corrida, Tony Kanaan encerrou uma série de resultados negativos que durava desde Indianápolis ao conquistar a terceira colocação. Foi a melhor colocação do piloto Andretti Green desde a etapa de Long Beach, a terceira do ano, quando também ficou em terceiro. Hélio Castro Neves, da Penske, que estava em sexto depois da última parada nos pits, conseguiu chegar até o terceiro lugar, mas errou no final, terminando em quarto.
Na quinta posição, chegou Graham Rahal, da Newman Haas Lanigan, que também teve um bom desempenho nessa corrida. Enquanto os pilotos da Ganassi decepcionaram. Dario Franchitti, que largou em segundo, por pouco não abandonou ao pegar a sujeira do lado externo do oval e quase ir direto ao muro. Felizmente para o escocês, ele estava muito lento e recuperou o controle do carro. Enquanto Scott Dixon chegou a liderar a prova, mas perdeu rendimento no final e acabou em sétimo.
As dez primeiras posições foram completadas por Danica Patrick, Will Power, que fez uma parada a menos que o pelotão da frente e liderou entre a 122ª e a 156ª volta e por Marco Andretti, o que permitiu para Andretti Green colocar três pilotos entre os dez melhores.
Mário Moraes, que estava em quinto lugar e era o destaque da prova até a primeira parada, envolveu-se em um acidente nos pits com Mike Conway e Ryan Hunter-Reay, acabando com suas chances de obter um grande resultado, concluiu no 18º lugar. Raphael Matos, da Luczo Dragon, ficou em 16º.
Após a etapa em Kentucky, Briscoe superou Dixon na classificação do campeonato por oito pontos (416 contra 408). Em terceiro vem Dario Franchitti, com 405, e em quarto, o brasileiro Hélio Castro Neves, com 341. Tony Kanaan subiu uma posição e agora ocupa a oitava colocação no campeonato, empatado com o inglês Dan Wheldon, com 274.
GP do Kentucky
12ª etapa - 01/08/2009
Circuito oval com 1,500 milha
Kentucky Speedway - Esparta, Kentucky (Estados Unidos)
1) Ryan Briscoe (AUS/Penske), 1h28min24s3246
2) Ed Carpenter (EUA/Vision), 0s0162
3) Tony Kanaan (BRA/Andretti Green), 0s1614
4) Hélio Castro Neves (BRA/Penske), 0s2728
5) Graham Rahal (EUA/Newman Haas Lanigan), 0s6346
6) Dario Franchitti (ESC/Ganassi), 1s7670
7) Scott Dixon (NZL/Ganassi), 3s2512
8) Danica Patrick (EUA/Andretti Green), 4s7231
9) Will Power (AUS/Penske), 6s1424
10) Marco Andretti (EUA/Andretti Green), 6s9963
11) Dan Wheldon (ING/Panther), 12s7597
12) Sarah Fisher (EUA/Sarah Fisher), 15s9732
13) Hideki Mutoh (JAP/Andretti-Green), 27s9705
14) Ryan Hunter-Reay (EUA/Foyt), 197 voltas
15) Ernesto Viso (VEN/HVM), 197 voltas
16) Raphael Matos (BRA/Luczo Dragon), 196 voltas
17) Mike Conway (ING/Dreyer & Reinbold), 192 voltas
18) Mário Moraes (BRA/KV), 188 voltas
19) Robert Doornbos (HOL/Newman Haas Lanigan), 185 voltas
20) Milka Duno (VEN/Dreyer & Reinbold), 165 voltas
21) Justin Wilson (ING/Dale Coyne), 120 voltas
22) Tomas Scheckter (AFS/Dreyer & Reinbold), 59 voltas
23) Jaques Lazier (EUA/3G), 43 voltas
A classificação da Indy após doze etapas
1) Ryan Briscoe (Penske) 416 pontos
2) Scott Dixon (Ganassi) 409 pontos
3) Dario Franchitti (Ganassi) 405 pontos
4) Hélio Castro Neves (Penske) 341 pontos
5) Danica Patrick (Andretti Green) 309 pontos
6) Marco Andretti (Andretti Green) 279 pontos
7) Dan Wheldon (Panther) 274 pontos
8) Tony Kanaan (Andretti Green) 274 pontos
9) Graham Rahal (Newman Haas Lanigan) 265 pontos
10) Justin Wilson (Dale Coyne) 253 pontos
11) Hideki Mutoh (Andretti Green) 237 pontos
12) Ed Carpenter (Vision) 226 pontos
13) Ryan Hunter-Reay (Foyt) 210 pontos
14) Will Power (Penske) 209 pontos
15) Robert Doornbos (Newman Haas Lanigan) 209 pontos
16) Raphael Matos (Luczo Dragon) 208 pontos
17) Mário Moraes (KV) 181 pontos
18) Ernesto Viso (HVM) 179 pontos
19) Mike Conway (Dreyer & Reinbold) 173 pontos
20) Tomas Scheckter (Dreyer & Reinbold) 137 pontos
21) Alex Tagliani (Conquest) 114 pontos
22) Paul Tracy (KV) 87 pontos
23) Milka Duno (Dreyer & Reinbold) 63 pontos
24) Vitor Meira (Foyt) 62 pontos
25) Sarah Fisher (Fisher) 61 pontos
26) Jacques Lazier (3G) 53 pontos
27) Stanton Barrett (3G) 50 pontos
28) Darren Manning (Dreyer & Reinbold) 38 pontos
29) Richard Antinucci (3G) 36 pontos
30) Townsend Bell (KV) 32 pontos
31) A.J. Foyt IV (Foyt) 26 pontos
32) Alex Lloyd (Ganassi Sam Schmidt) 17 pontos
33) Scott Sharp (Panther) 16 pontos
34) John Andretti (Petty Dreyer & Reinbold) 12 pontos
35) Nelson Philippe (HVM) 10 pontos
36) Oriol Servia (Rahal Letterman) 10 pontos
37) Davey Hamilton (Dreyer & Reinbold) 10 pontos
Briscoe vence emocionante disputa no Kentucky
A introdução do sistema "push to pass" mais a modificação de vários itens aerodinâmicos devolveram a emoção aos ovais da Fórmula Indy. Voltou às ultrapassagens e disputas lado a lado na 12ª etapa, disputada na noite de sábado no Kentucky Speedway, localizado próximo à cidade de Esparta. Como antigamente, o vencedor só foi conhecido na linha de chegada.
Infiltrações na pista impediram todos os treinos, incluindo a qualificação. Então, Scott Dixon, líder do campeonato, ganhou pole, pois o regulamento estabelece que o grid seja definido pela pontuação dos carros na classificação geral em ordem decrescente.
Durante a primeira metade da corrida, Scott Dixon e Ryan Briscoe se revezaram na liderança por cinco vezes. Mas um terceiro piloto se intrometeu na luta pela vitória. Ed Carpenter, que largou em décimo quarto, passou todo o primeiro trecho da prova melhorando o acerto do seu carro. O piloto da equipe Vision fez um trabalho soberbo nas 137 voltas restantes. Mas esse desempenho não intimidou Briscoe. Por 39 voltas, os dois se revezaram na liderança, trocando de posição por quatro vezes, antes da parada final no pit lane, a 25 voltas do fim, para o último reabastecimento e troca de pneus.
Ao sair dos pits, Carpenter assumiu a liderança na 180ª volta. Faltando 15 voltas para o final, a disputa entre Carpenter, Kanaan e Briscoe foi intensa. O australiano ultrapassa Tony e vai de encontro ao líder. Na 192ª volta, Briscoe assume a liderança. A partir daí, Carpenter e Briscoe ficam lado a lado, mantendo o suspense até o final. Briscoe escolheu a linha externa e deu certo, vencendo a prova na bandeirada, por míseros 0s0162.
"Agora eu sei como o Sam Hornish Jr. se sentiu ao vencer todas aquelas corridas por fora. Estou muito feliz por trazer outra vitória para a Penske. Quero continuar a fazer isso", comentou Briscoe. "Ed Carpenter ficava um pouco à minha frente entre as curvas 3 e 4, mas por fora, eu poderia superá-lo na reta oposta. Eu tinha planejado usar meu botão "push to pass" naquele ponto para pegar velocidade. Funcionou perfeitamente", comemorou.
Mesmo não tendo conseguido vencer, Carpenter não tinha do que se queixar. "Depois que parei para o último pit stop, eu estava pronto para a chuva ou qualquer coisa. Acabei por tentar dar o máximo que podia e ficar na frente. Quero agradecer a minha mãe, ao Tony e os patrocinadores por me darem esta oportunidade. Tem sido ano difícil, eu esperava que fosse nesta corrida o momento de fazer nossa equipe dar a volta por cima para o resto da temporada, e foi o que fizemos".
Atrás dos dois grandes heróis desta corrida, Tony Kanaan encerrou uma série de resultados negativos que durava desde Indianápolis ao conquistar a terceira colocação. Foi a melhor colocação do piloto Andretti Green desde a etapa de Long Beach, a terceira do ano, quando também ficou em terceiro. Hélio Castro Neves, da Penske, que estava em sexto depois da última parada nos pits, conseguiu chegar até o terceiro lugar, mas errou no final, terminando em quarto.
Na quinta posição, chegou Graham Rahal, da Newman Haas Lanigan, que também teve um bom desempenho nessa corrida. Enquanto os pilotos da Ganassi decepcionaram. Dario Franchitti, que largou em segundo, por pouco não abandonou ao pegar a sujeira do lado externo do oval e quase ir direto ao muro. Felizmente para o escocês, ele estava muito lento e recuperou o controle do carro. Enquanto Scott Dixon chegou a liderar a prova, mas perdeu rendimento no final e acabou em sétimo.
As dez primeiras posições foram completadas por Danica Patrick, Will Power, que fez uma parada a menos que o pelotão da frente e liderou entre a 122ª e a 156ª volta e por Marco Andretti, o que permitiu para Andretti Green colocar três pilotos entre os dez melhores.
Mário Moraes, que estava em quinto lugar e era o destaque da prova até a primeira parada, envolveu-se em um acidente nos pits com Mike Conway e Ryan Hunter-Reay, acabando com suas chances de obter um grande resultado, concluiu no 18º lugar. Raphael Matos, da Luczo Dragon, ficou em 16º.
Após a etapa em Kentucky, Briscoe superou Dixon na classificação do campeonato por oito pontos (416 contra 408). Em terceiro vem Dario Franchitti, com 405, e em quarto, o brasileiro Hélio Castro Neves, com 341. Tony Kanaan subiu uma posição e agora ocupa a oitava colocação no campeonato, empatado com o inglês Dan Wheldon, com 274.
GP do Kentucky
12ª etapa - 01/08/2009
Circuito oval com 1,500 milha
Kentucky Speedway - Esparta, Kentucky (Estados Unidos)
1) Ryan Briscoe (AUS/Penske), 1h28min24s3246
2) Ed Carpenter (EUA/Vision), 0s0162
3) Tony Kanaan (BRA/Andretti Green), 0s1614
4) Hélio Castro Neves (BRA/Penske), 0s2728
5) Graham Rahal (EUA/Newman Haas Lanigan), 0s6346
6) Dario Franchitti (ESC/Ganassi), 1s7670
7) Scott Dixon (NZL/Ganassi), 3s2512
8) Danica Patrick (EUA/Andretti Green), 4s7231
9) Will Power (AUS/Penske), 6s1424
10) Marco Andretti (EUA/Andretti Green), 6s9963
11) Dan Wheldon (ING/Panther), 12s7597
12) Sarah Fisher (EUA/Sarah Fisher), 15s9732
13) Hideki Mutoh (JAP/Andretti-Green), 27s9705
14) Ryan Hunter-Reay (EUA/Foyt), 197 voltas
15) Ernesto Viso (VEN/HVM), 197 voltas
16) Raphael Matos (BRA/Luczo Dragon), 196 voltas
17) Mike Conway (ING/Dreyer & Reinbold), 192 voltas
18) Mário Moraes (BRA/KV), 188 voltas
19) Robert Doornbos (HOL/Newman Haas Lanigan), 185 voltas
20) Milka Duno (VEN/Dreyer & Reinbold), 165 voltas
21) Justin Wilson (ING/Dale Coyne), 120 voltas
22) Tomas Scheckter (AFS/Dreyer & Reinbold), 59 voltas
23) Jaques Lazier (EUA/3G), 43 voltas
A classificação da Indy após doze etapas
1) Ryan Briscoe (Penske) 416 pontos
2) Scott Dixon (Ganassi) 409 pontos
3) Dario Franchitti (Ganassi) 405 pontos
4) Hélio Castro Neves (Penske) 341 pontos
5) Danica Patrick (Andretti Green) 309 pontos
6) Marco Andretti (Andretti Green) 279 pontos
7) Dan Wheldon (Panther) 274 pontos
8) Tony Kanaan (Andretti Green) 274 pontos
9) Graham Rahal (Newman Haas Lanigan) 265 pontos
10) Justin Wilson (Dale Coyne) 253 pontos
11) Hideki Mutoh (Andretti Green) 237 pontos
12) Ed Carpenter (Vision) 226 pontos
13) Ryan Hunter-Reay (Foyt) 210 pontos
14) Will Power (Penske) 209 pontos
15) Robert Doornbos (Newman Haas Lanigan) 209 pontos
16) Raphael Matos (Luczo Dragon) 208 pontos
17) Mário Moraes (KV) 181 pontos
18) Ernesto Viso (HVM) 179 pontos
19) Mike Conway (Dreyer & Reinbold) 173 pontos
20) Tomas Scheckter (Dreyer & Reinbold) 137 pontos
21) Alex Tagliani (Conquest) 114 pontos
22) Paul Tracy (KV) 87 pontos
23) Milka Duno (Dreyer & Reinbold) 63 pontos
24) Vitor Meira (Foyt) 62 pontos
25) Sarah Fisher (Fisher) 61 pontos
26) Jacques Lazier (3G) 53 pontos
27) Stanton Barrett (3G) 50 pontos
28) Darren Manning (Dreyer & Reinbold) 38 pontos
29) Richard Antinucci (3G) 36 pontos
30) Townsend Bell (KV) 32 pontos
31) A.J. Foyt IV (Foyt) 26 pontos
32) Alex Lloyd (Ganassi Sam Schmidt) 17 pontos
33) Scott Sharp (Panther) 16 pontos
34) John Andretti (Petty Dreyer & Reinbold) 12 pontos
35) Nelson Philippe (HVM) 10 pontos
36) Oriol Servia (Rahal Letterman) 10 pontos
37) Davey Hamilton (Dreyer & Reinbold) 10 pontos
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