14ª etapa - GP de Sonoma
Domínio de Franchitti em Sonoma
O escocês Dario Franchitti, da Ganassi, venceu o GP de Sonoma, 14ª etapa do calendário da Fórmula Indy, no circuito de Infineon Raceway, na Califórnia, a quarta do ano, após sofrer grande pressão de Ryan Briscoe e de Mike Conway nas últimas voltas. Mesmo com as investidas dos adversários, Franchitti segurou a liderança do início ao final da corrida, conseguindo uma vitória importante que o recoloca na luta pelo título.
Na largada, Dario Franchitti aproveitou sua pole position para se manter na liderança. Logo atrás dos líderes, ocorreu uma grande confusão envolvendo Tony Kanaan, Danica Patrick, Scott Dixon, Franck Montagny, Ernesto Viso e Mike Conway. Kanaan freou bruscamente na curva 2 ao perceber a investida de Hideki Mutoh. Com isso Dixon acerta a traseira do carro do brasileiro, e o caos está formado. O neozelandês fica parado na pista, retornando em décimo sexto. Kanaan trocou a asa dianteira, enquanto Viso abandona.
Um pouco antes, na mesma freada, Graham Rahal e Marco Andretti se tocaram na briga pelo quarto lugar. O piloto da Newman Haas Lanigan levou a pior, ficando muitas voltas nos pits, para reparar os danos e retornar à disputa. A relargada ocorre na 4ª volta, com Franchitti com na frente de Briscoe. Duas voltas depois, Justin Wilson, que largara na 22ª posição, antecipa sua parada e coloca os pneus macios.
Não ocorrem mudanças nas primeiras posições até a primeira rodada de pits, que começa na 25ª volta, com Marco Andretti. Wheldon entra na volta seguinte. Uma volta depois, é a vez de Castro Neves. Mário Moraes, Briscoe e Franchitti param três voltas mais tarde. Agora a ordem era Franchitti liderando, seguido por Briscoe, Castro Neves, Mutoh e Moraes. Fica claro que Franchitti e Briscoe não estão na mesma estratégia. Enquanto o australiano optou por pneus macios, Franchitti preferiu os duros.
O desempenho de Briscoe melhora com esse jogo de pneus. Antes de parar, sua diferença para Dixon diminuiu de 1s2000 para somente meio segundo. Naquele momento ele era uma séria ameaçava o primeiro lugar do neozelandês. Hélio Castro Neves, em terceiro, passou a ter um desempenho incrível, em média 1s5000 mais veloz. Logo estava encostado nos líderes, porém não conseguiu passá-los.
O quadro permaneceu inalterado até a segunda rodada de pit stops. Castro Neves parou antes dos adversários pela vitória. No entanto, ao retornar à pista, um violento toque dado por Kanaan o tirou da disputa. Passando a ter sérios problemas, o carro de Hélio ficou lento, ficando para trás, perdendo muitas posições. Na 66ª volta, passou reto em uma curva, quando a suspensão do seu carro quebrou, quase capotando, forçando o piloto a abandonar. No mesmo instante, Hunter-Reay para no meio da pista, com o motor quebrado.
Novamente foi acionada a bandeira amarela, que reagrupou o pelotão e que permitiu a Briscoe tentar mais uma ultrapassagem a Franchitti, mas sem sucesso. As mudanças de posição ocorreram na terceira posição, com o surpreendente Conway ultrapassando Mário Moraes e Hideki Mutoh nas últimas voltas, para subir pela primeira vez no pódio. Oriol Servia foi o sexto, seguido de Justin Wilson, enquanto Kanaan sobreviveu ao toque com Castro Neves e terminou em oitavo, uma posição na frente de Raphael Matos. Robert Doornbos fechou o grupo dos dez melhores.
No treino classificatório, um grave acidente tirou o australiano Will Power e o francês Nelson Philippe da corrida. Tudo aconteceu quando Philippe rodou na saída da curva 3. Ernesto Viso tocou de leve sua roda traseira esquerda no bico do carro do francês. Power, que vinha logo atrás e não conseguiu desviar, atingiu com força a lateral do veículo parado. O pé direito de Nelson teve uma fratura exposta, passando por uma cirurgia no Hospital Memorial Santa Rosa. Power quebrou duas vértebras lombares e teve uma forte concussão. Os dois não correm mais nessa temporada.
Com o segundo lugar na prova, Ryan Briscoe assumiu a liderança da classificação, chegando a 497 pontos, quatro a mais que Dario Franchitti. Scott Dixon, que não passou do 13º lugar, caiu para terceiro, com 477. Esta é a décima terceira vez em 14 corridas que a ponta do campeonato muda de mãos nesta temporada.
GP de Sonoma
14ª etapa - 23/08/2009
Circuito misto com 2,520 milhas
Infineon Raceway - Sonoma, Califórnia (Estados Unidos)
1) Dario Franchitti (ESC/Ganassi), 1h49min23s0073
2) Ryan Briscoe (AUS/Penske), 0s2488
3) Mike Conway (ING/Dreyer & Reinbold), 0s8293
4) Mário Moraes (BRA/KV), 3s6171
5) Hideki Mutoh (JAP/Andretti Green), 5s4536
6) Oriol Servia (ESP/Newman Haas Lanigan), 6s3801
7) Justin Wilson (ING/Dale Coyne), 6s6997
8) Tony Kanaan (BRA/Andretti Green), 7s1808
9) Raphael Matos (BRA/Luczo Dragon), 8s5936
10) Robert Doornbos (HOL/HVM), 10s8175
11) Marco Andretti (EUA/Andretti Green), 10s9385
12) Ed Carpenter (EUA/Vision), 11s3688
13) Dan Wheldon (ING/Panther), 12s4000
14) Scott Dixon (NZL/Ganassi), 13s8968
15) Richard Antinucci (EUA/3G), 19s0650
16) Danica Patrick (EUA/Andretti Green), 74 voltas
17) Milka Duno (VEN/HVM), 71 voltas
18) Hélio Castro Neves (BRA/Penske), 66 voltas
19) Ryan Hunter-Reay (EUA/Foyt), 65 voltas
20) Franck Montagny (FRA/Andretti Green), 57 voltas
21) Graham Rahal (EUA/Newman Haas Lanigan), 30 voltas
22) Ernesto Viso (VEN/HVM), 1 volta
A classificação da Indy após catorze etapas
A classificação da Indy após catorze etapas
1) Ryan Briscoe (Penske) 497 pontos
2) Dario Franchitti (Ganassi) 493 pontos
3) Scott Dixon (Ganassi) 477 pontos
4) Hélio Castro Neves (Penske) 371 pontos
5) Danica Patrick (Andretti Green) 335 pontos
6) Marco Andretti (Andretti Green) 323 pontos
7) Tony Kanaan (Andretti Green) 318 pontos
8) Dan Wheldon (Panther) 306 pontos
9) Graham Rahal (Newman Haas Lanigan) 301 pontos
10) Hideki Mutoh (Andretti Green) 297 pontos
11) Justin Wilson (Dale Coyne) 296 pontos
12) Ed Carpenter (Vision) 258 pontos
13) Ryan Hunter-Reay (Foyt) 254 pontos
14) Raphael Matos (Luczo Dragon) 252 pontos
15) Robert Doornbos (HVM) 245 pontos
16) Will Power (Penske) 221 pontos
17) Mike Conway (Dreyer & Reinbold) 220 pontos
18) Mário Moraes (KV) 213 pontos
19) Ernesto Viso (HVM) 206 pontos
20) Tomas Scheckter (Dreyer & Reinbold) 137 pontos
21) Alex Tagliani (Conquest) 114 pontos
22) Paul Tracy (KV) 113 pontos
23) Milka Duno (Dreyer & Reinbold) 88 pontos
24) Richard Antinucci (3G) 63 pontos
25) Vitor Meira (Foyt) 62 pontos
26) Sarah Fisher (Fisher) 61 pontos
27) Oriol Servia (Newman Haas Lanigan) 57 pontos
28) Jacques Lazier (3G) 53 pontos
29) Stanton Barrett (3G) 50 pontos
30) Darren Manning (Dreyer & Reinbold) 38 pontos
31) Townsend Bell (KV) 32 pontos
32) A.J. Foyt IV (Foyt) 26 pontos
33) Nelson Philippe (HVM) 22 pontos
34) Alex Lloyd (Ganassi Sam Schmidt) 17 pontos
35) Scott Sharp (Panther) 16 pontos
36) John Andretti (Petty Dreyer & Reinbold) 12 pontos
37) Franck Montagny (Andretti Green) 12 pontos
38) Davey Hamilton (Dreyer & Reinbold) 10 pontos
Domínio de Franchitti em Sonoma
O escocês Dario Franchitti, da Ganassi, venceu o GP de Sonoma, 14ª etapa do calendário da Fórmula Indy, no circuito de Infineon Raceway, na Califórnia, a quarta do ano, após sofrer grande pressão de Ryan Briscoe e de Mike Conway nas últimas voltas. Mesmo com as investidas dos adversários, Franchitti segurou a liderança do início ao final da corrida, conseguindo uma vitória importante que o recoloca na luta pelo título.
Na largada, Dario Franchitti aproveitou sua pole position para se manter na liderança. Logo atrás dos líderes, ocorreu uma grande confusão envolvendo Tony Kanaan, Danica Patrick, Scott Dixon, Franck Montagny, Ernesto Viso e Mike Conway. Kanaan freou bruscamente na curva 2 ao perceber a investida de Hideki Mutoh. Com isso Dixon acerta a traseira do carro do brasileiro, e o caos está formado. O neozelandês fica parado na pista, retornando em décimo sexto. Kanaan trocou a asa dianteira, enquanto Viso abandona.
Um pouco antes, na mesma freada, Graham Rahal e Marco Andretti se tocaram na briga pelo quarto lugar. O piloto da Newman Haas Lanigan levou a pior, ficando muitas voltas nos pits, para reparar os danos e retornar à disputa. A relargada ocorre na 4ª volta, com Franchitti com na frente de Briscoe. Duas voltas depois, Justin Wilson, que largara na 22ª posição, antecipa sua parada e coloca os pneus macios.
Não ocorrem mudanças nas primeiras posições até a primeira rodada de pits, que começa na 25ª volta, com Marco Andretti. Wheldon entra na volta seguinte. Uma volta depois, é a vez de Castro Neves. Mário Moraes, Briscoe e Franchitti param três voltas mais tarde. Agora a ordem era Franchitti liderando, seguido por Briscoe, Castro Neves, Mutoh e Moraes. Fica claro que Franchitti e Briscoe não estão na mesma estratégia. Enquanto o australiano optou por pneus macios, Franchitti preferiu os duros.
O desempenho de Briscoe melhora com esse jogo de pneus. Antes de parar, sua diferença para Dixon diminuiu de 1s2000 para somente meio segundo. Naquele momento ele era uma séria ameaçava o primeiro lugar do neozelandês. Hélio Castro Neves, em terceiro, passou a ter um desempenho incrível, em média 1s5000 mais veloz. Logo estava encostado nos líderes, porém não conseguiu passá-los.
O quadro permaneceu inalterado até a segunda rodada de pit stops. Castro Neves parou antes dos adversários pela vitória. No entanto, ao retornar à pista, um violento toque dado por Kanaan o tirou da disputa. Passando a ter sérios problemas, o carro de Hélio ficou lento, ficando para trás, perdendo muitas posições. Na 66ª volta, passou reto em uma curva, quando a suspensão do seu carro quebrou, quase capotando, forçando o piloto a abandonar. No mesmo instante, Hunter-Reay para no meio da pista, com o motor quebrado.
Novamente foi acionada a bandeira amarela, que reagrupou o pelotão e que permitiu a Briscoe tentar mais uma ultrapassagem a Franchitti, mas sem sucesso. As mudanças de posição ocorreram na terceira posição, com o surpreendente Conway ultrapassando Mário Moraes e Hideki Mutoh nas últimas voltas, para subir pela primeira vez no pódio. Oriol Servia foi o sexto, seguido de Justin Wilson, enquanto Kanaan sobreviveu ao toque com Castro Neves e terminou em oitavo, uma posição na frente de Raphael Matos. Robert Doornbos fechou o grupo dos dez melhores.
No treino classificatório, um grave acidente tirou o australiano Will Power e o francês Nelson Philippe da corrida. Tudo aconteceu quando Philippe rodou na saída da curva 3. Ernesto Viso tocou de leve sua roda traseira esquerda no bico do carro do francês. Power, que vinha logo atrás e não conseguiu desviar, atingiu com força a lateral do veículo parado. O pé direito de Nelson teve uma fratura exposta, passando por uma cirurgia no Hospital Memorial Santa Rosa. Power quebrou duas vértebras lombares e teve uma forte concussão. Os dois não correm mais nessa temporada.
Com o segundo lugar na prova, Ryan Briscoe assumiu a liderança da classificação, chegando a 497 pontos, quatro a mais que Dario Franchitti. Scott Dixon, que não passou do 13º lugar, caiu para terceiro, com 477. Esta é a décima terceira vez em 14 corridas que a ponta do campeonato muda de mãos nesta temporada.
GP de Sonoma
14ª etapa - 23/08/2009
Circuito misto com 2,520 milhas
Infineon Raceway - Sonoma, Califórnia (Estados Unidos)
1) Dario Franchitti (ESC/Ganassi), 1h49min23s0073
2) Ryan Briscoe (AUS/Penske), 0s2488
3) Mike Conway (ING/Dreyer & Reinbold), 0s8293
4) Mário Moraes (BRA/KV), 3s6171
5) Hideki Mutoh (JAP/Andretti Green), 5s4536
6) Oriol Servia (ESP/Newman Haas Lanigan), 6s3801
7) Justin Wilson (ING/Dale Coyne), 6s6997
8) Tony Kanaan (BRA/Andretti Green), 7s1808
9) Raphael Matos (BRA/Luczo Dragon), 8s5936
10) Robert Doornbos (HOL/HVM), 10s8175
11) Marco Andretti (EUA/Andretti Green), 10s9385
12) Ed Carpenter (EUA/Vision), 11s3688
13) Dan Wheldon (ING/Panther), 12s4000
14) Scott Dixon (NZL/Ganassi), 13s8968
15) Richard Antinucci (EUA/3G), 19s0650
16) Danica Patrick (EUA/Andretti Green), 74 voltas
17) Milka Duno (VEN/HVM), 71 voltas
18) Hélio Castro Neves (BRA/Penske), 66 voltas
19) Ryan Hunter-Reay (EUA/Foyt), 65 voltas
20) Franck Montagny (FRA/Andretti Green), 57 voltas
21) Graham Rahal (EUA/Newman Haas Lanigan), 30 voltas
22) Ernesto Viso (VEN/HVM), 1 volta
A classificação da Indy após catorze etapas
A classificação da Indy após catorze etapas
1) Ryan Briscoe (Penske) 497 pontos
2) Dario Franchitti (Ganassi) 493 pontos
3) Scott Dixon (Ganassi) 477 pontos
4) Hélio Castro Neves (Penske) 371 pontos
5) Danica Patrick (Andretti Green) 335 pontos
6) Marco Andretti (Andretti Green) 323 pontos
7) Tony Kanaan (Andretti Green) 318 pontos
8) Dan Wheldon (Panther) 306 pontos
9) Graham Rahal (Newman Haas Lanigan) 301 pontos
10) Hideki Mutoh (Andretti Green) 297 pontos
11) Justin Wilson (Dale Coyne) 296 pontos
12) Ed Carpenter (Vision) 258 pontos
13) Ryan Hunter-Reay (Foyt) 254 pontos
14) Raphael Matos (Luczo Dragon) 252 pontos
15) Robert Doornbos (HVM) 245 pontos
16) Will Power (Penske) 221 pontos
17) Mike Conway (Dreyer & Reinbold) 220 pontos
18) Mário Moraes (KV) 213 pontos
19) Ernesto Viso (HVM) 206 pontos
20) Tomas Scheckter (Dreyer & Reinbold) 137 pontos
21) Alex Tagliani (Conquest) 114 pontos
22) Paul Tracy (KV) 113 pontos
23) Milka Duno (Dreyer & Reinbold) 88 pontos
24) Richard Antinucci (3G) 63 pontos
25) Vitor Meira (Foyt) 62 pontos
26) Sarah Fisher (Fisher) 61 pontos
27) Oriol Servia (Newman Haas Lanigan) 57 pontos
28) Jacques Lazier (3G) 53 pontos
29) Stanton Barrett (3G) 50 pontos
30) Darren Manning (Dreyer & Reinbold) 38 pontos
31) Townsend Bell (KV) 32 pontos
32) A.J. Foyt IV (Foyt) 26 pontos
33) Nelson Philippe (HVM) 22 pontos
34) Alex Lloyd (Ganassi Sam Schmidt) 17 pontos
35) Scott Sharp (Panther) 16 pontos
36) John Andretti (Petty Dreyer & Reinbold) 12 pontos
37) Franck Montagny (Andretti Green) 12 pontos
38) Davey Hamilton (Dreyer & Reinbold) 10 pontos
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