Antigamente chamado de Sears Point Raceway, o Infineon Raceway é um autódromo localizado próximo a Sonoma, ao norte da cidade de São Francisco, no estado americano da Califórnia. Pela segunda vez no ano, a ensolarada "Golden State" é palco de uma prova da Fórmula Indy na temporada. O traiçoeiro circuito recebe a 14ª etapa da categoria em 2009. Serão 75 voltas, com a largada ocorrendo às 18h50min (horário de Brasília).
Com capacidade de 120 mil pessoas, Sonoma recebe provas da Nascar Sprint Cup e desde 2005 também da Indy. Quem faturou a prova no ano de estréia foi o brasileiro Tony Kanaan. Na bela região são produzidos os tradicionais e famosos vinhos californianos, nomeada de "Napa Valley". Nas quatro corridas realizadas, tivemos quatro vencedores diferentes, enquanto que também nunca se repetiu um pole position. Além disso, quem vence em Sonoma não se torna campeão da temporada nesse mesmo ano.
Os pilotos terão pela frente um traçado bem seletivo, com curvas de alta, algumas subidas fortes, somente uma reta mais longa nos 3,700 km de extensão. Além de freadas e mudanças de marcha que exigem um equipamento muito bem acertado. A pista é curta, veloz e com poucos pontos de ultrapassagem. Por isso, em 2008, a pista sofreu uma alteração entre as curvas 7 e 8, na tentativa de possibilitar mais disputas por posição.
Outro ponto importante diz respeito ao esforço físico, pois é considerada pelos pilotos a prova mais desgastante do calendário, sendo muito importante dosar as energias para chegar bem ao fim da prova.
Na semana passada, 13 carros participaram de testes coletivos no circuito e o inglês Mike Conway, da Dreyer & Reinbold, foi o mais rápido, com o tempo de 1min17s4800. Scott Dixon, neozelandês líder do campeonato, da Ganassi, foi o quinto. Somente dois brasileiros treinaram: o piloto da Penske, Hélio Castro Neves, ficou em sexto, enquanto Raphael Matos, da Luczo Dragon, foi o nono.
Na lista de 22 inscritos inclui pela primeira vez o nome do francês Franck Montagny, piloto com passagem pela Fórmula 1, Fórmula Indy na versão Champ Car, e que atualmente corre pela Andretti Green na American Le Mans Series. Nessa prova ele será o quinto piloto da equipe. Seu compatriota Nelson Philippe assume o carro da Conquest, fazendo sua primeira prova desde Indianápolis.
O Brasil volta a contar com quatro pilotos numa etapa. Depois de ficar afastado da corrida de Mid-Ohio, devido à morte de seu pai, Mário Moraes estará de volta à equipe KV, se juntando a Raphael Matos, Hélio Castro Neves e Tony Kanaan. Oriol Servia faz sua segunda prova na Newman Haas Lanigan, substituindo Robert Doornbos, que se transferiu para a HVM.
Sobre os pneus, a Firestone disponibilizou seis jogos de pneus com composto duro, e outros três com composto mole para cada carro. Será a primeira vez que os pneus macios serão usados em Sonoma, tendo mais aderência e possibilitando voltas mais velozes. As equipes estão obrigadas e utilizar os dois tipos de compostos por pelo menos duas voltas em bandeira verde. Como só foi programado um treino livre antes da classificação no sábado, uma estratégia voltada para a economia de pneus pode fazer a diferença.
Confira a programação para o GP de Sonoma, décima quarta etapa da temporada de 2009 da Fórmula Indy (horários de Brasília):
Sábado (22/08)
14h15min - treino livre
18h30min - treino classificatório
Domingo (23/08)
14h45min - warm up
18h50min - GP de Sonoma (75 voltas)
Vencedor em 2008: Hélio Castro Neves (BRA)
Pole em 2008: Hélio Castro Neves (BRA)
Com capacidade de 120 mil pessoas, Sonoma recebe provas da Nascar Sprint Cup e desde 2005 também da Indy. Quem faturou a prova no ano de estréia foi o brasileiro Tony Kanaan. Na bela região são produzidos os tradicionais e famosos vinhos californianos, nomeada de "Napa Valley". Nas quatro corridas realizadas, tivemos quatro vencedores diferentes, enquanto que também nunca se repetiu um pole position. Além disso, quem vence em Sonoma não se torna campeão da temporada nesse mesmo ano.
Os pilotos terão pela frente um traçado bem seletivo, com curvas de alta, algumas subidas fortes, somente uma reta mais longa nos 3,700 km de extensão. Além de freadas e mudanças de marcha que exigem um equipamento muito bem acertado. A pista é curta, veloz e com poucos pontos de ultrapassagem. Por isso, em 2008, a pista sofreu uma alteração entre as curvas 7 e 8, na tentativa de possibilitar mais disputas por posição.
Outro ponto importante diz respeito ao esforço físico, pois é considerada pelos pilotos a prova mais desgastante do calendário, sendo muito importante dosar as energias para chegar bem ao fim da prova.
Na semana passada, 13 carros participaram de testes coletivos no circuito e o inglês Mike Conway, da Dreyer & Reinbold, foi o mais rápido, com o tempo de 1min17s4800. Scott Dixon, neozelandês líder do campeonato, da Ganassi, foi o quinto. Somente dois brasileiros treinaram: o piloto da Penske, Hélio Castro Neves, ficou em sexto, enquanto Raphael Matos, da Luczo Dragon, foi o nono.
Na lista de 22 inscritos inclui pela primeira vez o nome do francês Franck Montagny, piloto com passagem pela Fórmula 1, Fórmula Indy na versão Champ Car, e que atualmente corre pela Andretti Green na American Le Mans Series. Nessa prova ele será o quinto piloto da equipe. Seu compatriota Nelson Philippe assume o carro da Conquest, fazendo sua primeira prova desde Indianápolis.
O Brasil volta a contar com quatro pilotos numa etapa. Depois de ficar afastado da corrida de Mid-Ohio, devido à morte de seu pai, Mário Moraes estará de volta à equipe KV, se juntando a Raphael Matos, Hélio Castro Neves e Tony Kanaan. Oriol Servia faz sua segunda prova na Newman Haas Lanigan, substituindo Robert Doornbos, que se transferiu para a HVM.
Sobre os pneus, a Firestone disponibilizou seis jogos de pneus com composto duro, e outros três com composto mole para cada carro. Será a primeira vez que os pneus macios serão usados em Sonoma, tendo mais aderência e possibilitando voltas mais velozes. As equipes estão obrigadas e utilizar os dois tipos de compostos por pelo menos duas voltas em bandeira verde. Como só foi programado um treino livre antes da classificação no sábado, uma estratégia voltada para a economia de pneus pode fazer a diferença.
Confira a programação para o GP de Sonoma, décima quarta etapa da temporada de 2009 da Fórmula Indy (horários de Brasília):
Sábado (22/08)
14h15min - treino livre
18h30min - treino classificatório
Domingo (23/08)
14h45min - warm up
18h50min - GP de Sonoma (75 voltas)
Vencedor em 2008: Hélio Castro Neves (BRA)
Pole em 2008: Hélio Castro Neves (BRA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário