13ª etapa - GP de Mid-Ohio
Vitória de Dixon em Mid-Ohio
O neozelandês Scott Dixon, graças à pilotagem perfeita, aliada a uma grande estratégia de corrida, dominou com facilidade o GP de Mid-Ohio, 13ª etapa da Fórmula Indy. Mesmo não liderando no começo, esperou o melhor momento para avançar, durante a primeira janela de pit stops. A partir de então, o bicampeão disparou para sua 21ª vitória em corridas de Indy, a quarta no ano e a segunda nesse circuito.
Na freada da curva 4, o pole position Ryan Briscoe manteve a vantagem sobre Justin Wilson, enquanto Scott Dixon o pressionava na briga pela segunda posição. Em grande atuação no início, Wilson não demora a passar o piloto da Penske na 10ª volta, quando o inglês faz um ataque fulminante, deixando Briscoe impotente. Hélio Castro Neves, que era o quarto, foi superado por Dario Franchitti e Graham Rahal.
Na 7ª volta, Conway, Kanaan e Antinucci retornar aos pits, mudando a estratégia de reabastecimento, numa tentativa de ganhar posições por conta de possíveis bandeiras amarelas. A equipe de Kanaan decidiu antecipar sua parada por conta que o brasileiro saiu da pista na segunda volta ao disputar o sétimo lugar com Ryan Hunter-Reay na curva 2, caindo para a 21ª posição.
Liderando a corrida, Wilson abriu uma diferença de sete segundos, até que na 28ª volta, quando perdeu a vantagem graças a uma péssima parada, enquanto Dixon ganhou era o segundo, por superar Briscoe. Algumas voltas mais tarde, Wilson e Dixon estavam brigando pela ponta. Hunter-Reay era o terceiro, sempre seguido de perto por Franchitti, que tinha se livrado de Rahal, o quinto.
Na 35ª volta, Dixon aproveitou que Wilson foi atrapalhado pela retardatária Milka Duno, e reduzido uma diferença de 2s300 para somente três décimos. Duas voltas depois Dixon assumiu a liderança na freada da curva 2, utilizando o "push to pass". Em nenhum momento a direção da prova ordenou que Duno facilitasse a passagem para Wilson.
Agora líder da corrida, era esperado que o bicampeão abrisse uma boa distância em relação a Wilson. A vantagem já estava em dois segundos em três voltas quando Castro Neves rodou, provocando a primeira bandeira amarela, na 40ª volta. Castro Neves, Dan Wheldon, Ed Carpenter e Marco Andretti aproveitam a oportunidade para parar.
A relargada ocorre na 43ª volta, com Dixon em primeiro, seguido por Wilson, Briscoe, Rahal e Franchitti. Com a ultrapassagem sobre Franchitti, Rahal fica em quarto lugar. Uma volta depois, outra paralização, dessa vez graças ao leve toque do inglês Mike Conway na roda traseira direita de Danica Patrick que rodou, ficando presa na caixa de brita da curva 4. Conway, por outro lado, continuou na corrida.
A nova relargada acontece na 48ª volta, com Scott Dixon ainda na ponta. Mike Conway foi obrigado a cumprir um "drive through", pois os comissários consideraram a sua manobra infeliz sobre Patrick como evitável. Quinze voltas depois, Wilson foi aos pits, para sua segunda parada. Seu carro apagou por conta do pouco combustível no tanque durante o reabastecimento, perdendo preciosos 30 segundos. Quando voltou a pistas, já não tinha mais chances de subir no pódio.
Na volta seguinte, o líder da prova faz sua última parada do dia. Briscoe e Franchitti vêm no encalço. Marco Andretti, que tinha uma estratégia diferente, surpreendentemente aparece em segundo, mas teria de fazer um terceiro pit stop em pouco tempo.
Com a parada de Andretti, nada impediria a marcha vitoriosa do bicampeão. Franchitti e Rahal disputaram o terceiro lugar até a 71ª volta, quando o jovem norte-americano saiu da pista, perdendo a chance de um pódio em Mid-Ohio. Briscoe foi o segundo, com 20 segundos atrás de Dixon.
O neozelandês atribuiu sua vitória à equipe. "O carro da Ganassi estava fantástico desde a chegada no paddock. Tivemos uma boa largada. Acho que poderia ter superado o Justin naquele momento, mas não quis forçar muito. Ficamos atrás do Ryan para economizar combustível, o que nos permitiu ficar uma ou duas voltas a mais na pista", ressaltou.
Franchitti completou o pódio em terceiro, seguido por Hunter-Reay, Hideki Mutoh, Andretti, Paul Tracy e Rahal. Raphael Matos foi o único entre os brasileiros que não se envolveu em confusões, terminado em nono. Tony Kanaan apareceu logo a seguir, em décimo. Hélio Castro Neves chegou somente em décimo segundo. Mário Moraes não foi a Mid-Ohio por consequência da morte de seu pai, Mário Ermírio de Moraes, por câncer. Tracy o substituiu.
Na classificação do campeonato, a situação mudou novamente com Scott Dixon agora somando três pontos de vantagem (460 a 457) sobre Ryan Briscoe. Na terceira posição está Franchitti, agora com 440 pontos. Hélio Castro Neves é o quarto, com 359 pontos.
GP de Mid-Ohio
13ª etapa - 09/08/2009
Circuito misto com 2,258 milhas
Mid-Ohio Sports Car Course - Lexington, Ohio (Estados Unidos)
1) Scott Dixon (NZL/Ganassi), 1h46min05s7985
2) Ryan Briscoe (AUS/Penske), a 29s7803
3) Dario Franchitti (ESC/Ganassi), a 30s0551
4) Ryan Hunter-Reay (EUA/Foyt), a 33s7307
5) Hideki Mutoh (JAP/Andretti Green), a 34s1839
6) Marco Andretti (EUA/Andretti Green), a 46s7669
7) Paul Tracy (CAN/KV), a 49s7020
8) Graham Rahal (EUA/Newman Haas Lanigan), a 50s4517
9) Raphael Matos (BRA/Luczo Dragon), a 51s2286
10) Tony Kanaan (BRA/Andretti Green), a 52s0810
11) Oriol Servia (ESP/ Newman Haas Lanigan), a 52s6215
12) Hélio Castro Neves (BRA/Penske), a 53s2362
13) Justin Wilson (ING/Dale Coyne), a 53s5768
14) Robert Doornbos (HOL/HVM), 1min08s
15) Ernesto Viso (VEN/HVM), 84 voltas
16) Dan Wheldon (ING/Panther), 84 voltas
17) Ed Carpenter (EUA/Vision), 84 voltas
18) Richard Antinucci (EUA/3G), 83 voltas
19) Danica Patrick (EUA/Andretti Green), 83 voltas
20) Mike Conway (ING/Dreyer & Reinbold), 69 voltas
21) Milka Duno (VEN/HVM), 56 voltas
A classificação da Indy após treze etapas
1) Scott Dixon (Ganassi) 460 pontos
2) Ryan Briscoe (Penske) 457 pontos
3) Dario Franchitti (Ganassi) 440 pontos
4) Hélio Castro Neves (Penske) 359 pontos
5) Danica Patrick (Andretti Green) 321 pontos
6) Marco Andretti (Andretti Green) 307 pontos
7) Tony Kanaan (Andretti Green) 294 pontos
8) Graham Rahal (Newman Haas Lanigan) 289 pontos
9) Dan Wheldon (Panther) 288 pontos
10) Justin Wilson (Dale Coyne) 270 pontos
11) Hideki Mutoh (Andretti Green) 267 pontos
12) Ryan Hunter-Reay (Foyt) 242 pontos
13) Ed Carpenter (Vision) 239 pontos
14) Raphael Matos (Luczo Dragon) 230 pontos
15) Robert Doornbos (HVM) 225 pontos
16) Will Power (Penske) 209 pontos
17) Ernesto Viso (HVM) 194 pontos
18) Mike Conway (Dreyer & Reinbold) 185 pontos
19) Mário Moraes (KV) 181 pontos
20) Tomas Scheckter (Dreyer & Reinbold) 137 pontos
21) Alex Tagliani (Conquest) 114 pontos
22) Paul Tracy (KV) 113 pontos
23) Milka Duno (Dreyer & Reinbold) 75 pontos
24) Vitor Meira (Foyt) 62 pontos
25) Sarah Fisher (Fisher) 61 pontos
26) Jacques Lazier (3G) 53 pontos
27) Stanton Barrett (3G) 50 pontos
28) Richard Antinucci (3G) 48 pontos
29) Darren Manning (Dreyer & Reinbold) 38 pontos
30) Townsend Bell (KV) 32 pontos
31) Oriol Servia (Newman Haas Lanigan) 29 pontos
32) A.J. Foyt IV (Foyt) 26 pontos
33) Alex Lloyd (Ganassi Sam Schmidt) 17 pontos
34) Scott Sharp (Panther) 16 pontos
35) John Andretti (Petty Dreyer & Reinbold) 12 pontos
36) Nelson Philippe (HVM) 10 pontos
37) Davey Hamilton (Dreyer & Reinbold) 10 pontos
Vitória de Dixon em Mid-Ohio
O neozelandês Scott Dixon, graças à pilotagem perfeita, aliada a uma grande estratégia de corrida, dominou com facilidade o GP de Mid-Ohio, 13ª etapa da Fórmula Indy. Mesmo não liderando no começo, esperou o melhor momento para avançar, durante a primeira janela de pit stops. A partir de então, o bicampeão disparou para sua 21ª vitória em corridas de Indy, a quarta no ano e a segunda nesse circuito.
Na freada da curva 4, o pole position Ryan Briscoe manteve a vantagem sobre Justin Wilson, enquanto Scott Dixon o pressionava na briga pela segunda posição. Em grande atuação no início, Wilson não demora a passar o piloto da Penske na 10ª volta, quando o inglês faz um ataque fulminante, deixando Briscoe impotente. Hélio Castro Neves, que era o quarto, foi superado por Dario Franchitti e Graham Rahal.
Na 7ª volta, Conway, Kanaan e Antinucci retornar aos pits, mudando a estratégia de reabastecimento, numa tentativa de ganhar posições por conta de possíveis bandeiras amarelas. A equipe de Kanaan decidiu antecipar sua parada por conta que o brasileiro saiu da pista na segunda volta ao disputar o sétimo lugar com Ryan Hunter-Reay na curva 2, caindo para a 21ª posição.
Liderando a corrida, Wilson abriu uma diferença de sete segundos, até que na 28ª volta, quando perdeu a vantagem graças a uma péssima parada, enquanto Dixon ganhou era o segundo, por superar Briscoe. Algumas voltas mais tarde, Wilson e Dixon estavam brigando pela ponta. Hunter-Reay era o terceiro, sempre seguido de perto por Franchitti, que tinha se livrado de Rahal, o quinto.
Na 35ª volta, Dixon aproveitou que Wilson foi atrapalhado pela retardatária Milka Duno, e reduzido uma diferença de 2s300 para somente três décimos. Duas voltas depois Dixon assumiu a liderança na freada da curva 2, utilizando o "push to pass". Em nenhum momento a direção da prova ordenou que Duno facilitasse a passagem para Wilson.
Agora líder da corrida, era esperado que o bicampeão abrisse uma boa distância em relação a Wilson. A vantagem já estava em dois segundos em três voltas quando Castro Neves rodou, provocando a primeira bandeira amarela, na 40ª volta. Castro Neves, Dan Wheldon, Ed Carpenter e Marco Andretti aproveitam a oportunidade para parar.
A relargada ocorre na 43ª volta, com Dixon em primeiro, seguido por Wilson, Briscoe, Rahal e Franchitti. Com a ultrapassagem sobre Franchitti, Rahal fica em quarto lugar. Uma volta depois, outra paralização, dessa vez graças ao leve toque do inglês Mike Conway na roda traseira direita de Danica Patrick que rodou, ficando presa na caixa de brita da curva 4. Conway, por outro lado, continuou na corrida.
A nova relargada acontece na 48ª volta, com Scott Dixon ainda na ponta. Mike Conway foi obrigado a cumprir um "drive through", pois os comissários consideraram a sua manobra infeliz sobre Patrick como evitável. Quinze voltas depois, Wilson foi aos pits, para sua segunda parada. Seu carro apagou por conta do pouco combustível no tanque durante o reabastecimento, perdendo preciosos 30 segundos. Quando voltou a pistas, já não tinha mais chances de subir no pódio.
Na volta seguinte, o líder da prova faz sua última parada do dia. Briscoe e Franchitti vêm no encalço. Marco Andretti, que tinha uma estratégia diferente, surpreendentemente aparece em segundo, mas teria de fazer um terceiro pit stop em pouco tempo.
Com a parada de Andretti, nada impediria a marcha vitoriosa do bicampeão. Franchitti e Rahal disputaram o terceiro lugar até a 71ª volta, quando o jovem norte-americano saiu da pista, perdendo a chance de um pódio em Mid-Ohio. Briscoe foi o segundo, com 20 segundos atrás de Dixon.
O neozelandês atribuiu sua vitória à equipe. "O carro da Ganassi estava fantástico desde a chegada no paddock. Tivemos uma boa largada. Acho que poderia ter superado o Justin naquele momento, mas não quis forçar muito. Ficamos atrás do Ryan para economizar combustível, o que nos permitiu ficar uma ou duas voltas a mais na pista", ressaltou.
Franchitti completou o pódio em terceiro, seguido por Hunter-Reay, Hideki Mutoh, Andretti, Paul Tracy e Rahal. Raphael Matos foi o único entre os brasileiros que não se envolveu em confusões, terminado em nono. Tony Kanaan apareceu logo a seguir, em décimo. Hélio Castro Neves chegou somente em décimo segundo. Mário Moraes não foi a Mid-Ohio por consequência da morte de seu pai, Mário Ermírio de Moraes, por câncer. Tracy o substituiu.
Na classificação do campeonato, a situação mudou novamente com Scott Dixon agora somando três pontos de vantagem (460 a 457) sobre Ryan Briscoe. Na terceira posição está Franchitti, agora com 440 pontos. Hélio Castro Neves é o quarto, com 359 pontos.
GP de Mid-Ohio
13ª etapa - 09/08/2009
Circuito misto com 2,258 milhas
Mid-Ohio Sports Car Course - Lexington, Ohio (Estados Unidos)
1) Scott Dixon (NZL/Ganassi), 1h46min05s7985
2) Ryan Briscoe (AUS/Penske), a 29s7803
3) Dario Franchitti (ESC/Ganassi), a 30s0551
4) Ryan Hunter-Reay (EUA/Foyt), a 33s7307
5) Hideki Mutoh (JAP/Andretti Green), a 34s1839
6) Marco Andretti (EUA/Andretti Green), a 46s7669
7) Paul Tracy (CAN/KV), a 49s7020
8) Graham Rahal (EUA/Newman Haas Lanigan), a 50s4517
9) Raphael Matos (BRA/Luczo Dragon), a 51s2286
10) Tony Kanaan (BRA/Andretti Green), a 52s0810
11) Oriol Servia (ESP/ Newman Haas Lanigan), a 52s6215
12) Hélio Castro Neves (BRA/Penske), a 53s2362
13) Justin Wilson (ING/Dale Coyne), a 53s5768
14) Robert Doornbos (HOL/HVM), 1min08s
15) Ernesto Viso (VEN/HVM), 84 voltas
16) Dan Wheldon (ING/Panther), 84 voltas
17) Ed Carpenter (EUA/Vision), 84 voltas
18) Richard Antinucci (EUA/3G), 83 voltas
19) Danica Patrick (EUA/Andretti Green), 83 voltas
20) Mike Conway (ING/Dreyer & Reinbold), 69 voltas
21) Milka Duno (VEN/HVM), 56 voltas
A classificação da Indy após treze etapas
1) Scott Dixon (Ganassi) 460 pontos
2) Ryan Briscoe (Penske) 457 pontos
3) Dario Franchitti (Ganassi) 440 pontos
4) Hélio Castro Neves (Penske) 359 pontos
5) Danica Patrick (Andretti Green) 321 pontos
6) Marco Andretti (Andretti Green) 307 pontos
7) Tony Kanaan (Andretti Green) 294 pontos
8) Graham Rahal (Newman Haas Lanigan) 289 pontos
9) Dan Wheldon (Panther) 288 pontos
10) Justin Wilson (Dale Coyne) 270 pontos
11) Hideki Mutoh (Andretti Green) 267 pontos
12) Ryan Hunter-Reay (Foyt) 242 pontos
13) Ed Carpenter (Vision) 239 pontos
14) Raphael Matos (Luczo Dragon) 230 pontos
15) Robert Doornbos (HVM) 225 pontos
16) Will Power (Penske) 209 pontos
17) Ernesto Viso (HVM) 194 pontos
18) Mike Conway (Dreyer & Reinbold) 185 pontos
19) Mário Moraes (KV) 181 pontos
20) Tomas Scheckter (Dreyer & Reinbold) 137 pontos
21) Alex Tagliani (Conquest) 114 pontos
22) Paul Tracy (KV) 113 pontos
23) Milka Duno (Dreyer & Reinbold) 75 pontos
24) Vitor Meira (Foyt) 62 pontos
25) Sarah Fisher (Fisher) 61 pontos
26) Jacques Lazier (3G) 53 pontos
27) Stanton Barrett (3G) 50 pontos
28) Richard Antinucci (3G) 48 pontos
29) Darren Manning (Dreyer & Reinbold) 38 pontos
30) Townsend Bell (KV) 32 pontos
31) Oriol Servia (Newman Haas Lanigan) 29 pontos
32) A.J. Foyt IV (Foyt) 26 pontos
33) Alex Lloyd (Ganassi Sam Schmidt) 17 pontos
34) Scott Sharp (Panther) 16 pontos
35) John Andretti (Petty Dreyer & Reinbold) 12 pontos
36) Nelson Philippe (HVM) 10 pontos
37) Davey Hamilton (Dreyer & Reinbold) 10 pontos
Nenhum comentário:
Postar um comentário