Por Bobby Rahal
O Edmonton City Centre Airport é um circuito misto temporário de 1,960 milha, localizado próximo ao centro da cidade de Edmonton, no estado de Alberta, no Canadá, o palco da 13ª etapa da Fórmula Indy. Serão 95 voltas, totalizando 187,435 milhas de extensão. Essa é a sexta e última corrida seguida da maratona de provas no verão norte-americano, que teve início em Iowa. Pela primeira vez, a pista vai receber uma prova da categoria, já que antes fez parte do calendário da extinta Champ Car.
Desde quinta-feira, a maioria dos pilotos inicia sua adaptação as 14 curvas da pista que utiliza inteiramente traçado no aeroporto da cidade, e apresenta trechos travados e exige concentração constante dos pilotos. Nos primeiros treinos, uma das preocupações é com a melhoria constante das condições do asfalto, que ganha uma maior camada de borracha a cada passagem dos carros, normalmente usado pelos aviões que pousam e decolam no local, permitindo tempos mais baixos. Será a primeira vez, neste ano, que as equipes oriundas da Champ Car terão maior conhecimento sobre os times da Indy sobre um circuito.
Essa é a quarta edição da prova, que rapidamente caiu no gosto do público e tem sido sinônimo de arquibancadas cheias e emoção dentro e fora da pista. As vitórias em 2005 e 2007, com o francês Sebastien Bourdais, atualmente piloto de Fórmula 1, e em 2006, com Justin Wilson, que corre nesta temporada pela Newman Haas Lanigan.
Há semelhanças na reta que leva a chicane da entrada dos pits e na reta de largada, que termina numa curva 1 fechada, parecida com a curva 1 do aeroporto de Cleveland. A maior parte da ação na corrida deverá acontecer ali, com os carros chegando a velocidades de 320 km/h antes da freada forte, a exemplo do que acontecia nas corridas em Cleveland. As semelhanças terminam por aí, pois a seguir o que se vê é um trecho bastante sinuoso que leva a um trecho de pequenas retas e curvas de 90 graus.
Entre os 27 pilotos inscritos para a prova, oito pilotos já tiveram a oportunidade de correr em Edmonton anteriormente. Justin Wilson, Will Power (pole no ano passado), Bruno Junqueira, Graham Rahal, Mario Dominguez, Oriol Servia, Paul Tracy (que estréia neste fim de semana pela Vision) e Ryan Hunter-Reay. É um circuito que os pilotos gostam muito, e nesse ano, deveremos ter uma ótima prova, como a dos últimos anos, com diversas ultrapassagens e trocas de liderança.
Mas curiosamente, essa corrida não foi o primeiro grande evento do automobilismo internacional em Edmonton. De 1968 até 1983 existiu um circuito misto de 2,530 milhas e 14 curvas chamado Edmonton International Speedway, que chegou a receber corridas da Can-Am, na época que aquela era a principal categoria de esporte protótipo do mundo. Essa pista foi demolida em meados dos anos 1980 para dar lugar a um conjunto residencial e desde então Edmonton sumiu do mapa do automobilismo internacional, condição essa que a corrida dentro do calendário da Indy se encarregou de mudar.
Esse aeroporto possui uma longa e gloriosa história. Em 1929, quando o legendário piloto Wilfred "Wop" May e o seu companheiro Vic Horner decolaram dali para levar vacinas contra a difteria para combater uma epidemia no norte selvagem do estado canadense de Alberta. Durante a Segunda Guerra Mundial esse aeroporto foi um dos mais movimentados do mundo, com milhares de vôos de transporte e de treinamento todos os meses no esforço aliado para combater as forças do eixo na Europa. Quando o estado de Alberta experimentou grande desenvolvimento nos anos 1960 e 1970, o lugar tornou-se o ponto de chegada e de partida para numerosos trabalhadores dos campos de extração de petróleo da região. Embora na década passada o movimento tenha caído bastante e haja poucos vôos comerciais pousando ali, o Edmonton City Centre Airport ainda é muito importante para a aviação executiva, por se localizar próximo ao centro da cidade.
Nos circuitos mistos, a sessão de classificação diferente dos ovais. Os pilotos são divididos em dois grupos, sendo que os seis mais rápidos passam à fase seguinte. Com doze carros na pista, e se salvam novamente, os seis melhores, que retornam para a última parte da classificação. A definição do grid acontece nesta sexta-feira.
Confira a programação para o GP de Edmonton, décima terceira etapa da temporada de 2008 da Fórmula Indy (horários de Brasília):
Quinta-feira (24/07)
16h15 - treino livre
19h45 - treino livre
Sexta-feira (25/07)
13h30 - treino livre
19h15 - treino classificatório
Sábado (26/07)
12h55 - Warmup
18h00 - GP de Edmonton (95 voltas)
Vencedor em 2007: Sebastien Bourdais (FRA)
Pole em 2007: Will Power (AUS)
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