10ª etapa - GP de Watkins Glen
Ryan Hunter-Reay desencanta e vence em Watkins Glen
Hunter-Reay aproveitou vacilo de Scott Dixon, impedindo o quarto triunfo do neozelandês
A tentativa por parte do piloto neozelandês Scott Dixon de vencer pela quarta vez consecutiva no circuito de Watkins Glen terminou com um erro incomum que deu para Ryan Hunter-Reay a oportunidade necessária para obter sua primeira vitória na Fórmula Indy (não computando as duas conquistas ocorridas no antigo campeonato da Champ Car).
Dixon, que se preparava para atacar o líder Darren Manning após um longo período em bandeira amarela, subitamente rodou e foi atingido na traseira pelo australiano Ryan Briscoe, da Penske, naquele momento o terceiro colocado que liderou grande parte da corrida tendo sempre Dixon em seu encalço. Por fim, os dois pilotos perderam tempo, terminando a prova em décimo primeiro e décimo segundo respectivamente.
Isso deu o segundo lugar a Ryan Hunter-Reay, que com facilidade ultrapassou Manning com muita competência na relargada, e deu à sua equipe, a Rahal Letterman, sua quarta vitória na Indy, sob o comando de Tony George. Esta é a primeira conquista da equipe desde Michigan em 2004.
Foi a terceira vitória de Hunter-Reay em uma categoria de Indy. Em 2003, ele venceu sua primeira corrida no circuito nas ruas de Surfer's Paradise, na Austrália, quando defendia a equipe Johansson. A segunda ocorreu no tradicional oval de Milwaukee, agora pela Herdez, onde além de ser o pole position obteve o recorde de único piloto a vencer uma corrida de oval liderando todas as voltas.
Então, após um forte acidente na mesma Milwaukee em 2005, quando era piloto da limitada Rocketsports, ficou com seqüelas que o impediram de ter uma boa performance naquele campeonato, sendo mandando embora depois do GP de Las Vegas. Ele ficou um bom tempo sem ter um rumo em sua carreira até que a Rahal Letterman o convocou para assumir a vaga de Jeff Simmons nas últimas seis provas da temporada 2007.
"É um sonho que se torna realidade. Um norte-americano vencendo, é um time norte-americano. Bobby Rahal me deu o emprego e agora estamos no círculo da vitória. Não consigo dizer o quão feliz estou. É incrível. Fiz uma boa relargada em cima de Darren e segui pressionando. Quando chegamos ao alto da colina, Darren usou a linha de fora e consegui um espaço para passar", comemorou.
Foi um estranho final para uma corrida, cujas 40 primeiras voltas na pista de 3,400 milhas, com 11 curvas, transcorria sem grandes incidentes, e que terminou sob bandeira amarela durante a maior parte das 20 últimas voltas devido a uma incrível série de batidas e rodadas.
Dixon, em sua tentativa de ser tornar o primeiro piloto da Indy com quatro vitórias consecutivas no mesmo circuito, parecia estar em condições de alcançar Manning quando fosse acionada a bandeira verde nas 12 voltas que ainda faltavam para o encerramento da prova. "Fui um completo idiota", disse um claramente envergonhado Dixon após terminar na décima primeira posição. "Nós perdemos muitos pontos valiosos", completou.
Um dos destaques de Watkins Glen foi o terceiro lugar do brasileiro Tony Kanaan, da Andretti Green, que correu com um pulso esquerdo trincado, resultado de um acidente ocorrido no warm up ocasionado pela quebra de uma suspensão.
Quem também tinha motivos para comemorações era a dupla brasileira da Dale Coyne, Bruno Junqueira e Mário Moraes. Junqueira teve o seu melhor resultado no ano, depois de uma corrida combativa e de arriscar na estratégia de pits, com uma parada a menos que os líderes, sendo recompensado com o sexto lugar.
Pena que na última relargada, quando era o quarto, Junqueira tenha sido superado por Buddy Rice, da Dreyer & Reinbold, e por Marco Andretti, da Andretti Green, que ficaram no quarto e quinto lugares.
Logo atrás, em sétimo, veio Mário Moraes, que realizou diversas ultrapassagens no início da disputa, chegando a ocupar a quinta posição, só que foi prejudicado por um pit stop ruim, o que lhe tirou a oportunidade de ter um resultado ainda melhor.
Os outros brasileiros não foram bem. Hélio Castro Neves, da Penske, que largou na última posição, com seis voltas já parava na entrada dos boxes com problemas de câmbio, e terminou em 16º, com duas voltas de desvantagem. Vitor Meira, da Panther, Enrique Bernoldi e Jaime Câmara, da Conquest, abandonaram depois de se envolverem em acidentes ou saídas de pista.
GP de Watkins Glen
10ª etapa - 06/07/2008
Circuito misto com 3,400 milhas
Watkins Glen International - Watkins Glen, Nova Iorque (Estados Unidos)
1) Ryan Hunter-Reay (EUA/Rahal Letterman), 1h54min01s1795, 60 voltas
2) Darren Manning (ING/Foyt), a 2s4009
3) Tony Kanaan (BRA/Andretti Green), a 4s1054
4) Buddy Rice (EUA/Dreyer & Reinbold), a 4s8111
5) Marco Andretti (EUA/Andretti Green), a 5s3132
6) Bruno Junqueira (BRA/Dale Coyne), a 5s8084
7) Mario Moraes (BRA/Dale Coyne), a 8s6248
8) Graham Rahal (EUA/Newman Haas Lanigan), a 9s4563
9) Hideki Mutoh (JAP/Andretti Green), a 10s1785
10) Ernesto Viso (VEN/HVM), a 10s8602
11) Scott Dixon (NZL/Ganassi), a 11s0455
12) Ryan Briscoe (AUS/Penske), a 11s5953
13) Mario Dominguez (MEX/Pacific Coast), a 12s7773
14) Danica Patrick (EUA/Andretti Green), a 26s6599
15) Will Power (ING/KV), a 38s1033
16) Hélio Castro Neves (BRA/Penske), a 1 volta
17) Ed Carpenter (EUA/Vision), a 1 volta
18) Jaime Câmara (BRA/Conquest), a 9 voltas
19) A.J. Foyt IV (EUA/Vision), a 13 voltas
20) Milka Duno (VEN/Dreyer & Reinbold), a 15 voltas
21) Enrique Bernoldi (BRA/Conquest), a 16 voltas
22) Vitor Meira (BRA/Panther), a 22 voltas
23) Oriol Servia (ESP/KV), a 22 voltas
24) Dan Wheldon (EUA/Ganassi), a 41 voltas
25) Justin Wilson (ING/Newman Haas Lanigan), a 44 voltas
26) Jay Howard (ING/Roth), a 45 voltas
A classificação da Indy após dez etapas
1) Scott Dixon (Ganassi) 370 pontos
2) Hélio Castro Neves (Penske) 322 pontos
3) Dan Wheldon (Ganassi) 311 pontos
4) Tony Kanaan (Andretti Green) 304 pontos
5) Marco Andretti (Andretti Green) 241 pontos
6) Hideki Mutoh (Andretti Green) 238 pontos
7) Danica Patrick (Andretti Green) 236 pontos
8) Ryan Briscoe (Penske) 231 pontos
9) Ryan Hunter-Reay (Rahal Letterman) 220 pontos
10) Oriol Servia (KV) 206 pontos
11) Ed Carpenter (Vision) 198 pontos
12) Will Power (KV) 194 pontos
13) Ernesto Viso (HVM) 190 pontos
14) Darren Manning (Foyt) 189 pontos
15) Buddy Rice (Dreyer & Reinbold) 188 pontos
16) Graham Rahal (Newman Haas Lanigan) 183 pontos
17) A.J. Foyt IV (Vision) 177 pontos
18) Vitor Meira (Panther) 175 pontos
19) Justin Wilson (Newman Haas Lanigan) 171 pontos
20) Enrique Bernoldi (Conquest) 160 pontos
21) Bruno Junqueira (Dale Coyne) 141 pontos
22) Mário Moraes (Dale Coyne) 140 pontos
23) Townsend Bell (Dreyer & Reinbold) 95 pontos
24) Jaime Câmara (Conquest) 86 pontos
25) Marty Roth (Roth) 84 pontos
26) Milka Duno (Dreyer & Reinbold) 75 pontos
27) Mario Dominguez (Pacific Coast) 74 pontos
28) Jay Howard (Roth) 72 pontos
29) John Andretti (Roth) 71 pontos
30) Franck Perera (Conquest) 56 pontos
31) Tomas Scheckter (Luczo Dragon) 34 pontos
32) Roger Yasukawa (Beck) 16 pontos
33) Davey Hamilton (Kingdom) 16 pontos
34) Buddy Lazier (Hemelgarn) 13 pontos
35) Alex Lloyd (Rahal Letterman) 10 pontos
36) Jeff Simmons (Foyt) 10 pontos
Ryan Hunter-Reay desencanta e vence em Watkins Glen
Hunter-Reay aproveitou vacilo de Scott Dixon, impedindo o quarto triunfo do neozelandês
A tentativa por parte do piloto neozelandês Scott Dixon de vencer pela quarta vez consecutiva no circuito de Watkins Glen terminou com um erro incomum que deu para Ryan Hunter-Reay a oportunidade necessária para obter sua primeira vitória na Fórmula Indy (não computando as duas conquistas ocorridas no antigo campeonato da Champ Car).
Dixon, que se preparava para atacar o líder Darren Manning após um longo período em bandeira amarela, subitamente rodou e foi atingido na traseira pelo australiano Ryan Briscoe, da Penske, naquele momento o terceiro colocado que liderou grande parte da corrida tendo sempre Dixon em seu encalço. Por fim, os dois pilotos perderam tempo, terminando a prova em décimo primeiro e décimo segundo respectivamente.
Isso deu o segundo lugar a Ryan Hunter-Reay, que com facilidade ultrapassou Manning com muita competência na relargada, e deu à sua equipe, a Rahal Letterman, sua quarta vitória na Indy, sob o comando de Tony George. Esta é a primeira conquista da equipe desde Michigan em 2004.
Foi a terceira vitória de Hunter-Reay em uma categoria de Indy. Em 2003, ele venceu sua primeira corrida no circuito nas ruas de Surfer's Paradise, na Austrália, quando defendia a equipe Johansson. A segunda ocorreu no tradicional oval de Milwaukee, agora pela Herdez, onde além de ser o pole position obteve o recorde de único piloto a vencer uma corrida de oval liderando todas as voltas.
Então, após um forte acidente na mesma Milwaukee em 2005, quando era piloto da limitada Rocketsports, ficou com seqüelas que o impediram de ter uma boa performance naquele campeonato, sendo mandando embora depois do GP de Las Vegas. Ele ficou um bom tempo sem ter um rumo em sua carreira até que a Rahal Letterman o convocou para assumir a vaga de Jeff Simmons nas últimas seis provas da temporada 2007.
"É um sonho que se torna realidade. Um norte-americano vencendo, é um time norte-americano. Bobby Rahal me deu o emprego e agora estamos no círculo da vitória. Não consigo dizer o quão feliz estou. É incrível. Fiz uma boa relargada em cima de Darren e segui pressionando. Quando chegamos ao alto da colina, Darren usou a linha de fora e consegui um espaço para passar", comemorou.
Foi um estranho final para uma corrida, cujas 40 primeiras voltas na pista de 3,400 milhas, com 11 curvas, transcorria sem grandes incidentes, e que terminou sob bandeira amarela durante a maior parte das 20 últimas voltas devido a uma incrível série de batidas e rodadas.
Dixon, em sua tentativa de ser tornar o primeiro piloto da Indy com quatro vitórias consecutivas no mesmo circuito, parecia estar em condições de alcançar Manning quando fosse acionada a bandeira verde nas 12 voltas que ainda faltavam para o encerramento da prova. "Fui um completo idiota", disse um claramente envergonhado Dixon após terminar na décima primeira posição. "Nós perdemos muitos pontos valiosos", completou.
Um dos destaques de Watkins Glen foi o terceiro lugar do brasileiro Tony Kanaan, da Andretti Green, que correu com um pulso esquerdo trincado, resultado de um acidente ocorrido no warm up ocasionado pela quebra de uma suspensão.
Quem também tinha motivos para comemorações era a dupla brasileira da Dale Coyne, Bruno Junqueira e Mário Moraes. Junqueira teve o seu melhor resultado no ano, depois de uma corrida combativa e de arriscar na estratégia de pits, com uma parada a menos que os líderes, sendo recompensado com o sexto lugar.
Pena que na última relargada, quando era o quarto, Junqueira tenha sido superado por Buddy Rice, da Dreyer & Reinbold, e por Marco Andretti, da Andretti Green, que ficaram no quarto e quinto lugares.
Logo atrás, em sétimo, veio Mário Moraes, que realizou diversas ultrapassagens no início da disputa, chegando a ocupar a quinta posição, só que foi prejudicado por um pit stop ruim, o que lhe tirou a oportunidade de ter um resultado ainda melhor.
Os outros brasileiros não foram bem. Hélio Castro Neves, da Penske, que largou na última posição, com seis voltas já parava na entrada dos boxes com problemas de câmbio, e terminou em 16º, com duas voltas de desvantagem. Vitor Meira, da Panther, Enrique Bernoldi e Jaime Câmara, da Conquest, abandonaram depois de se envolverem em acidentes ou saídas de pista.
GP de Watkins Glen
10ª etapa - 06/07/2008
Circuito misto com 3,400 milhas
Watkins Glen International - Watkins Glen, Nova Iorque (Estados Unidos)
1) Ryan Hunter-Reay (EUA/Rahal Letterman), 1h54min01s1795, 60 voltas
2) Darren Manning (ING/Foyt), a 2s4009
3) Tony Kanaan (BRA/Andretti Green), a 4s1054
4) Buddy Rice (EUA/Dreyer & Reinbold), a 4s8111
5) Marco Andretti (EUA/Andretti Green), a 5s3132
6) Bruno Junqueira (BRA/Dale Coyne), a 5s8084
7) Mario Moraes (BRA/Dale Coyne), a 8s6248
8) Graham Rahal (EUA/Newman Haas Lanigan), a 9s4563
9) Hideki Mutoh (JAP/Andretti Green), a 10s1785
10) Ernesto Viso (VEN/HVM), a 10s8602
11) Scott Dixon (NZL/Ganassi), a 11s0455
12) Ryan Briscoe (AUS/Penske), a 11s5953
13) Mario Dominguez (MEX/Pacific Coast), a 12s7773
14) Danica Patrick (EUA/Andretti Green), a 26s6599
15) Will Power (ING/KV), a 38s1033
16) Hélio Castro Neves (BRA/Penske), a 1 volta
17) Ed Carpenter (EUA/Vision), a 1 volta
18) Jaime Câmara (BRA/Conquest), a 9 voltas
19) A.J. Foyt IV (EUA/Vision), a 13 voltas
20) Milka Duno (VEN/Dreyer & Reinbold), a 15 voltas
21) Enrique Bernoldi (BRA/Conquest), a 16 voltas
22) Vitor Meira (BRA/Panther), a 22 voltas
23) Oriol Servia (ESP/KV), a 22 voltas
24) Dan Wheldon (EUA/Ganassi), a 41 voltas
25) Justin Wilson (ING/Newman Haas Lanigan), a 44 voltas
26) Jay Howard (ING/Roth), a 45 voltas
A classificação da Indy após dez etapas
1) Scott Dixon (Ganassi) 370 pontos
2) Hélio Castro Neves (Penske) 322 pontos
3) Dan Wheldon (Ganassi) 311 pontos
4) Tony Kanaan (Andretti Green) 304 pontos
5) Marco Andretti (Andretti Green) 241 pontos
6) Hideki Mutoh (Andretti Green) 238 pontos
7) Danica Patrick (Andretti Green) 236 pontos
8) Ryan Briscoe (Penske) 231 pontos
9) Ryan Hunter-Reay (Rahal Letterman) 220 pontos
10) Oriol Servia (KV) 206 pontos
11) Ed Carpenter (Vision) 198 pontos
12) Will Power (KV) 194 pontos
13) Ernesto Viso (HVM) 190 pontos
14) Darren Manning (Foyt) 189 pontos
15) Buddy Rice (Dreyer & Reinbold) 188 pontos
16) Graham Rahal (Newman Haas Lanigan) 183 pontos
17) A.J. Foyt IV (Vision) 177 pontos
18) Vitor Meira (Panther) 175 pontos
19) Justin Wilson (Newman Haas Lanigan) 171 pontos
20) Enrique Bernoldi (Conquest) 160 pontos
21) Bruno Junqueira (Dale Coyne) 141 pontos
22) Mário Moraes (Dale Coyne) 140 pontos
23) Townsend Bell (Dreyer & Reinbold) 95 pontos
24) Jaime Câmara (Conquest) 86 pontos
25) Marty Roth (Roth) 84 pontos
26) Milka Duno (Dreyer & Reinbold) 75 pontos
27) Mario Dominguez (Pacific Coast) 74 pontos
28) Jay Howard (Roth) 72 pontos
29) John Andretti (Roth) 71 pontos
30) Franck Perera (Conquest) 56 pontos
31) Tomas Scheckter (Luczo Dragon) 34 pontos
32) Roger Yasukawa (Beck) 16 pontos
33) Davey Hamilton (Kingdom) 16 pontos
34) Buddy Lazier (Hemelgarn) 13 pontos
35) Alex Lloyd (Rahal Letterman) 10 pontos
36) Jeff Simmons (Foyt) 10 pontos
37) Sarah Fisher (Fisher) 10 pontos
Nenhum comentário:
Postar um comentário