O Nashville Superspeedway é um circuito trioval de 1,330 milha, localizado na cidade de Lebanon, no estado do Tennessee, próximo a Nashville, o palco da 11ª etapa da Fórmula Indy. Serão 200 voltas, totalizando 266 milhas de extensão.
Essa é a quarta corrida seguida da maratona de provas no verão norte-americano, que teve início em Iowa e terá seu encerramento em Edmonton, no Canadá, no dia 26 de julho.
O traçado possui curvas com inclinações de 14 graus, com uma volta sendo percorrida em torno de 23 segundos durante a corrida. A classificação para o grid de largada será definido com a média das quatro voltas cronometradas de cada piloto.
Nashville possui características bem distintas em relação aos outros ovais da Indy, pois além do pavimento de concreto, é extremamente abrasiva, levando a um desgaste prematuro dos pneus, sem contar as ondulações e as diversas variações nas curvas.
A Firestone, única fornecedora de pneus da categoria, informou que levou 1.120 unidades para o Tennessee, com cada carro tendo 8 jogos (32 pneus) a disposição. Os estreantes terão direito a dois jogos extras, pois farão na quinta-feira um treino exclusivo para poderem conhecer o circuito um pouco mais antes da classificação.
Os engenheiros da fábrica criaram um composto específico para ser usado no piso de concreto de Nashville. Os pneus do lado esquerdo possuem o mesmo formato dos utilizado no Iowa, com o diâmetro maior, já que os carros se apóiam para fazerem as curvas exigindo mais desse lado. Já os pneus direitos são semelhantes aos usados em Homestead, Texas e Kansas, mas, com a calibragem mais alta.
A corrida desse sábado é outra a ser realizada a noite. Como sempre acontece nas provas noturnas, às sessões de treinos são concentradas em um único dia, no caso, na sexta-feira. Teremos dois treinos livres, com uma hora de duração cada um, para as equipes tentaram encontrar o melhor acerto tanto para a corrida quanto para a classificação.
O nome mais cotado para receber a guitarra que é oferecida como troféu (Nashville é considerada a capital da música country) é o do neozelandês Scott Dixon, da Ganassi, vencedor duas últimas edições da prova. Outro favorito é o brasileiro Tony Kanaan, da Andretti Green, que em 2004, ano em que venceu a prova, ano em que foi campeão.
Confira a programação para o GP de Nashville, décima primeira etapa da temporada de 2008 da Fórmula Indy (horários de Brasília):
Quinta-feira (10/07)
18h00 - treino dos novatos
Sexta-feira (11/07)
12h15 - treino livre
15h45 - treino livre
19h30 - treino classificatório
Sábado (12/07)
21h00 - GP de Nashville (200 voltas)
Vencedor em 2007: Scott Dixon (NZL)
Pole em 2007: Scott Dixon (NZL)
Nenhum comentário:
Postar um comentário