Por Bobby Rahal
Um dos mais tradicionais autódromos dos Estados Unidos, praticamente perdido no meio do nada, é a sede da 12ª etapa da Fórmula Indy, a quinta de uma série de seis eventos consecutivos que se encerará em Edmonton, Canadá, nessa primeira temporada depois da reunificação do campeonato.
O Mid-Ohio Sports Car Course é um tradicional circuito misto de média a baixa velocidade, e extensão de 2,250 milhas (3.634 metros) e 13 curvas, localizado nas proximidades da cidade de Lexington, no estado de Ohio, que entrou no calendário da Fórmula Indy (ainda controlada pela Cart) a partir de 1980.
Com um traçado bem atraente, alternando subidas e descidas, o circuito de Mid-Ohio é muito exigente, não permitindo muitas ultrapassagens, e historicamente tinha poucas bandeiras amarelas durante as suas provas, que costumavam privilegiar os pilotos da escola européia.
"Mid-Ohio é uma pista que eu gosto muito, por ser um circuito permanente. E era sem dúvida uma das nossas mais longas corridas, devido à sua exigência física", atestou Bruno Junqueira. Émerson Fittipaldi é o piloto que mais venceu nessa pista, com três vitórias.
Mid-Ohio nunca pertenceu ao ex-piloto Bobby Rahal, mas foi construído por Les Griebling em 1962 e vendido para James R. Trueman em 1981, que posteriormente criou uma empresa chamada Truesports Inc. A confusão toda é que essa Truesports já teve equipe correndo na Indy, com o próprio piloto Bobby Rahal que venceu por ela os campeonatos de 1986 e 1987.
Após a saída de Bobby Rahal, a equipe entrou em decadência, até que ao final de 1991 ela foi vendida para o próprio Bobby Rahal em associação com Carl Hogan, que a rebatizou de Team Rahal Hogan e com ela foi campeão da Indy em 1992. Posteriormente Carl Hogan saiu da sociedade e o nome do time ficou Team Rahal.
A sede do Team Rahal (atualmente Rahal Letterman) continua na cidade de Lexington e por isso a pista de Mid-Ohio, localizada nas proximidades, não deixa de ser o quintal de casa para a equipe.
O circuito de Mid-Ohio saiu do calendário da Indy após 2003. Naquele ano, cerca de 2.700 fãs participaram de um abaixo-assinado para manter o GP de Mid-Ohio no calendário, durante a disputa da prova. Eles começaram a distribuir as listas de assinaturas após surgir o boato de que a Cart poderia não voltar ao circuito em 2004, o que realmente ocorreu. Segundo estimativas, naquele final de semana cerca de 70 mil pessoas estiveram no autódromo.
A partir de 2007 a prova de Mid-Ohio retornou à Indy, agora sendo administrada por Tony George, e tendo Scott Dixon como vencedor e Hélio Castro Neves o pole position. Essa é a oportunidade dos pilotos e equipes oriundas da antiga Champ Car conseguir um bom resultado, pois a pista de Lexington é um terreno bem conhecidos deles.
A programação prevê para sexta-feira duas sessões de treinos livres de uma hora cada. Pela frente, os pilotos encontrarão um circuito que exige muito do câmbio e dos freios, já que são constantes as freadas fortes, reacelerações e mudanças de marcha, premiando a experiência e a capacidade de encontrar rapidamente o melhor acerto para o chassi e a suspensão. A definição do grid ocorre sábado, em três partes, como na Fórmula 1, antes ainda será realizada a última sessão de treinos livres
Confira a programação para o GP de Mid-Ohio, décima segunda etapa da temporada de 2008 da Fórmula Indy (horários de Brasília):
Sexta-feira (18/07)
11h40 - treino livre
16h10 - treino livre
Sábado (19/07)
09h45 - treino livre
12h45 - treino classificatório
Domingo (20/07)
09h30 - Warmup
14h30 - GP de Mid-Ohio (85 voltas)
Vencedor em 2007: Scott Dixon (NZL)
Pole em 2007: Hélio Castro Neves (BRA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário