7ª etapa - GP do Texas
Dixon vence a primeira no Texas
Neozelandês é favorecido por acidente entre Marco Andretti e Ryan Hunter-Reay; Castro Neves é segundo
Scott Dixon ultrapassou Marco Andretti assumindo o primeiro lugar a seis voltas do fim e, uma volta depois, ocorreu uma bandeira amarela após o acidente entre Andretti e Ryan Hunter-Reay o que fez a prova ser encerrada sem disputas por posições até a bandeira quadriculada.
O neozelandês da Ganassi chegou a sua terceira vitória e o sexto pódio em sete corridas este ano, aumentando sua vantagem no campeonato para 35 pontos em relação ao brasileiro Hélio Castro Neves da Penske.
Na última relargada, quando faltavam somente nove voltas para o fim, Marco Andretti é quem liderava. O jovem norte-americano da Andretti Green, até que conseguiu se desvencilhar do compatriota Ryan Hunter-Reay, mas Dixon assumiu o segundo lugar ao passar o piloto da Rahal Letterman, e três voltas depois, foi à vez de Marco.
Uma volta mais tarde, quando Andretti e Hunter-Reay lutavam pela segunda posição, seus carros se tocaram, batendo com força no muro. Hunter-Reay não sofreu ferimentos, mas Marco estava sentido dores no seu pé direito, tendo de ser ajudado para sair do seu carro. Mais tarde, exames de Raios-X não detectaram lesões.
Em segundo chegou Hélio Castro Neves, seguido pelo seu companheiro de equipe Ryan Briscoe, que tornou uma volta, ainda no começo da prova, por uma irregularidade durante os pits, enquanto o segundo piloto da Ganassi, Dan Wheldon, foi o quarto mesmo com uma lesão no tornozelo direito, resultado do acidente sofrido nos treinos de sexta-feira quando acabou capotando.
Entre os outros brasileiros, o melhor colocado foi Tony Kanaan, da Andretti Green, que completou os cinco primeiros colocados. Vitor Meira, da Panther, foi o sétimo, Bruno Junqueira e Mario Moraes, ambos da Dale Coyne, foram 15º e 18º, respectivamente. Enrique Bernoldi, da Conquest, mesmo com o acidente, foi o 23º e o seu companheiro Jaime Câmara terminou em 24º lugar.
A vitória provou o grande momento de Dixon e da Ganassi na temporada 2008 da Indy. Ele liderou 633 das 1327 voltas das sete corridas realizadas até aqui e, com a vitória obtida por Wheldon nos Kansas, a equipe Ganassi possui quatro vitórias nesse ano.
Dixon foi novamente impecável em Fort Worth, mantendo-se sempre nas primeiras posições durante a maior parte da corrida, liderando 58 voltas, e conseguindo sua primeira vitória no oval do Texas Motor Speedway.
Foi uma prova com muitas disputadas, principalmente nas primeiras 120 voltas. A primeira de várias bandeiras amarelas correu na 11ª volta, por conta da rodada do mexicano Mario Dominguez, que possibilitou Castro Neves assumir a liderança pela primeira vez.
Hélio ficou envolvido numa ferrenha disputa para se manter na frente até ser finalmente ultrapassado por Marco Andretti na 98ª volta. A situação piorou para o brasileiro quando ele foi fazer o pit stop e acabou ultrapassado o limite de velocidade do pit lane, sendo obrigado a cumprir um drive through e caiu para a 15ª posição e quase perdendo uma volta em relação aos ponteiros. Dixon ultrapassa Andretti na 115ª volta assumindo a ponta.
Aproveitando uma bandeira amarela acionada na 165ª volta, por conta de detritos na reta oposta, Dixon efetua sua parada para reabastecimento e troca de pneus, quando faltavam 55 voltas para o encerramento. Quem se aproveitou da situação foi Vitor Meira, que havia feito sua parada antes da interrupção e se tornou o novo líder, seguido por Dixon, Andretti, Hunter-Reay, Wheldon, Kanaan e Castro Neves.
A disputa recomeçou na 176ª volta, com Hunter-Reay ultrapassando Andretti e Dixon. Depois Dixon retorna o segundo lugar sendo logo depois superado por Andretti, caindo para terceiro e Hunter-Reay era o quarto. Meira entra para seu último pit stop, caindo para o oitavo lugar e poucas voltas depois, a prova é novamente interrompida, graças a batida de Enrique Bernoldi no muro da curva 2.
Nova relargada ocorre a oito voltas do final. Marco Andretti liderava, enquanto isso, Dixon supera Hunter-Reay e logo o neozelandês também está na frente de Andretti. Então quando Hunter-Reay tenta ultrapassar Marco, mas acaba tocando no concorrente, causando um acidente, a menos de seis voltas para o fim. Sobre bandeira amarela, Scott Dixon vence. Ele lamentou que sua vitória no Texas tivesse ocorrido após o acidente envolvendo seus concorrentes diretos. "É ótimo para mim e para a equipe", disse. "Lamento ver isto terminar sob amarela. Teria sido uma vitória boa e limpa. É uma pena que isto tenha acontecido, mas foi bom para nós", completou.
Outro que tinha esse mesmo sentimento era seu patrão Chip Ganassi, que afirmava que o público da Indy merecia algo melhor que o anticlímax das últimas voltas. "Vi parte do público se retirando antes da bandeira final. Isso é decepcionante. Eles vieram ver um espetáculo e têm direito de ver uma boa disputa pela vitória. Precisamos pensar em um jeito de dar o que os torcedores merecem", disse.
GP do Texas
7ª etapa - 07/06/2008
Circuito oval com 1,5 milha
Texas Motor Speedway - Fort Worth, Texas (Estados Unidos)
1) Scott Dixon (NZL/Ganassi), 228 voltas
2) Hélio Castro Neves (BRA/Penske), a 0s0479
3) Ryan Briscoe (AUS/Penske), a 0s6173
4) Dan Wheldon (ING/Ganassi), a 3s3000
5) Tony Kanaan (BRA/Andretti Green), a 4s3124
6) Hideki Mutoh (JAP/Andretti Green), 0s0571
7) Vitor Meira (BRA/Panther), a 1 volta
8) Buddy Rice (EUA/Dreyer & Reinbold), a 1 volta
9) Ed Carpenter (EUA/Vision), a 1 volta
10) Danica Patrick (EUA/Andretti Green), a 1 volta
11) Graham Rahal (EUA/Newman Haas Lanigan), a 1 volta
12) A.J. Foyt IV (EUA/Vision), a 2 voltas
13) Will Power (EUA/KV), a 2 voltas
14) Ernesto Viso (VEN/HVM), a 2 voltas
15) Bruno Junqueira (BRA/Dale Coyne), a 2 voltas
16) John Andretti (EUA/Roth), a 2 voltas
17) Milka Duno (VEN/Dreyer & Reinbold), a 2 voltas
18) Mário Moraes (BRA/Dale Coyne), a 5 voltas
19) Marco Andretti (EUA/Andretti Green), a 6 voltas
20) Ryan Hunter-Reay (EUA/Rahal Letterman), a 6 voltas
21) Mario Dominguez (MEX/Pacific Coast), a 6 voltas
22) Marty Roth (CAN/Roth), a 7 voltas
23) Enrique Bernoldi (BRA/Conquest), a 18 voltas
24) Jaime Câmara (BRA/Conquest), a 18 voltas
25) Tomas Scheckter (AFS/Luczo Dragon), a 172 voltas
26) Oriol Servia (ESP/KV), a 181 voltas
27) Justin Wilson (ING/Newman Haas Lanigan), a 189 voltas
28) Darren Manning (ING/Foyt), a 209 voltas
A classificação da Indy após sete etapas
1) Scott Dixon (Ganassi) 284 pontos
2) Hélio Castro Neves (Penske) 249 pontos
3) Dan Wheldon (Ganassi) 217 pontos
4) Tony Kanaan (Andretti Green) 204 pontos
5) Ryan Briscoe (Penske) 169 pontos
6) Danica Patrick (Andretti Green) 164 pontos
7) Hideki Mutoh (Andretti Green) 159 pontos
8) Marco Andretti (Andretti Green) 154 pontos
9) Ed Carpenter (Vision) 154 pontos
10) Oriol Servia (KV) 150 pontos
11) Will Power (KV) 147 pontos
12) Vitor Meira (Panther) 136 pontos
13) Ernesto Viso (HVM) 133 pontos
14) Ryan Hunter-Reay (Rahal Letterman) 132 pontos
15) Buddy Rice (Dreyer & Reinbold) 132 pontos
16) Graham Rahal (Newman Haas Lanigan) 127 pontos
17) Enrique Bernoldi (Conquest) 125 pontos
18) A.J. Foyt IV (Vision) 123 pontos
19) Darren Manning (Foyt) 119 pontos
20) Justin Wilson (Newman Haas Lanigan) 117 pontos
21) Bruno Junqueira (Dale Coyne) 96 pontos
22) Mario Moraes (Dale Coyne) 89 pontos
23) Townsend Bell (Dreyer & Reinbold) 71 pontos
24) Marty Roth (Roth) 67 pontos
25) Jay Howard (Roth) 62 pontos
26) Mario Dominguez (Pacific Coast) 57 pontos
27) Franck Perera (Conquest) 56 pontos
28) Milka Duno (Dreyer & Reinbold) 51 pontos
29) Jaime Câmara (Conquest) 46 pontos
30) John Andretti (Roth) 40 pontos
31) Tomas Scheckter (Luczo Dragon) 34 pontos
32) Roger Yasukawa (Beck) 16 pontos
33) Davey Hamilton (Kingdom) 16 pontos
34) Buddy Lazier (Hemelgarn) 13 pontos
35) Alex Lloyd (Rahal Letterman) 10 pontos
36) Jeff Simmons (Foyt) 10 pontos
Dixon vence a primeira no Texas
Neozelandês é favorecido por acidente entre Marco Andretti e Ryan Hunter-Reay; Castro Neves é segundo
Scott Dixon ultrapassou Marco Andretti assumindo o primeiro lugar a seis voltas do fim e, uma volta depois, ocorreu uma bandeira amarela após o acidente entre Andretti e Ryan Hunter-Reay o que fez a prova ser encerrada sem disputas por posições até a bandeira quadriculada.
O neozelandês da Ganassi chegou a sua terceira vitória e o sexto pódio em sete corridas este ano, aumentando sua vantagem no campeonato para 35 pontos em relação ao brasileiro Hélio Castro Neves da Penske.
Na última relargada, quando faltavam somente nove voltas para o fim, Marco Andretti é quem liderava. O jovem norte-americano da Andretti Green, até que conseguiu se desvencilhar do compatriota Ryan Hunter-Reay, mas Dixon assumiu o segundo lugar ao passar o piloto da Rahal Letterman, e três voltas depois, foi à vez de Marco.
Uma volta mais tarde, quando Andretti e Hunter-Reay lutavam pela segunda posição, seus carros se tocaram, batendo com força no muro. Hunter-Reay não sofreu ferimentos, mas Marco estava sentido dores no seu pé direito, tendo de ser ajudado para sair do seu carro. Mais tarde, exames de Raios-X não detectaram lesões.
Em segundo chegou Hélio Castro Neves, seguido pelo seu companheiro de equipe Ryan Briscoe, que tornou uma volta, ainda no começo da prova, por uma irregularidade durante os pits, enquanto o segundo piloto da Ganassi, Dan Wheldon, foi o quarto mesmo com uma lesão no tornozelo direito, resultado do acidente sofrido nos treinos de sexta-feira quando acabou capotando.
Entre os outros brasileiros, o melhor colocado foi Tony Kanaan, da Andretti Green, que completou os cinco primeiros colocados. Vitor Meira, da Panther, foi o sétimo, Bruno Junqueira e Mario Moraes, ambos da Dale Coyne, foram 15º e 18º, respectivamente. Enrique Bernoldi, da Conquest, mesmo com o acidente, foi o 23º e o seu companheiro Jaime Câmara terminou em 24º lugar.
A vitória provou o grande momento de Dixon e da Ganassi na temporada 2008 da Indy. Ele liderou 633 das 1327 voltas das sete corridas realizadas até aqui e, com a vitória obtida por Wheldon nos Kansas, a equipe Ganassi possui quatro vitórias nesse ano.
Dixon foi novamente impecável em Fort Worth, mantendo-se sempre nas primeiras posições durante a maior parte da corrida, liderando 58 voltas, e conseguindo sua primeira vitória no oval do Texas Motor Speedway.
Foi uma prova com muitas disputadas, principalmente nas primeiras 120 voltas. A primeira de várias bandeiras amarelas correu na 11ª volta, por conta da rodada do mexicano Mario Dominguez, que possibilitou Castro Neves assumir a liderança pela primeira vez.
Hélio ficou envolvido numa ferrenha disputa para se manter na frente até ser finalmente ultrapassado por Marco Andretti na 98ª volta. A situação piorou para o brasileiro quando ele foi fazer o pit stop e acabou ultrapassado o limite de velocidade do pit lane, sendo obrigado a cumprir um drive through e caiu para a 15ª posição e quase perdendo uma volta em relação aos ponteiros. Dixon ultrapassa Andretti na 115ª volta assumindo a ponta.
Aproveitando uma bandeira amarela acionada na 165ª volta, por conta de detritos na reta oposta, Dixon efetua sua parada para reabastecimento e troca de pneus, quando faltavam 55 voltas para o encerramento. Quem se aproveitou da situação foi Vitor Meira, que havia feito sua parada antes da interrupção e se tornou o novo líder, seguido por Dixon, Andretti, Hunter-Reay, Wheldon, Kanaan e Castro Neves.
A disputa recomeçou na 176ª volta, com Hunter-Reay ultrapassando Andretti e Dixon. Depois Dixon retorna o segundo lugar sendo logo depois superado por Andretti, caindo para terceiro e Hunter-Reay era o quarto. Meira entra para seu último pit stop, caindo para o oitavo lugar e poucas voltas depois, a prova é novamente interrompida, graças a batida de Enrique Bernoldi no muro da curva 2.
Nova relargada ocorre a oito voltas do final. Marco Andretti liderava, enquanto isso, Dixon supera Hunter-Reay e logo o neozelandês também está na frente de Andretti. Então quando Hunter-Reay tenta ultrapassar Marco, mas acaba tocando no concorrente, causando um acidente, a menos de seis voltas para o fim. Sobre bandeira amarela, Scott Dixon vence. Ele lamentou que sua vitória no Texas tivesse ocorrido após o acidente envolvendo seus concorrentes diretos. "É ótimo para mim e para a equipe", disse. "Lamento ver isto terminar sob amarela. Teria sido uma vitória boa e limpa. É uma pena que isto tenha acontecido, mas foi bom para nós", completou.
Outro que tinha esse mesmo sentimento era seu patrão Chip Ganassi, que afirmava que o público da Indy merecia algo melhor que o anticlímax das últimas voltas. "Vi parte do público se retirando antes da bandeira final. Isso é decepcionante. Eles vieram ver um espetáculo e têm direito de ver uma boa disputa pela vitória. Precisamos pensar em um jeito de dar o que os torcedores merecem", disse.
GP do Texas
7ª etapa - 07/06/2008
Circuito oval com 1,5 milha
Texas Motor Speedway - Fort Worth, Texas (Estados Unidos)
1) Scott Dixon (NZL/Ganassi), 228 voltas
2) Hélio Castro Neves (BRA/Penske), a 0s0479
3) Ryan Briscoe (AUS/Penske), a 0s6173
4) Dan Wheldon (ING/Ganassi), a 3s3000
5) Tony Kanaan (BRA/Andretti Green), a 4s3124
6) Hideki Mutoh (JAP/Andretti Green), 0s0571
7) Vitor Meira (BRA/Panther), a 1 volta
8) Buddy Rice (EUA/Dreyer & Reinbold), a 1 volta
9) Ed Carpenter (EUA/Vision), a 1 volta
10) Danica Patrick (EUA/Andretti Green), a 1 volta
11) Graham Rahal (EUA/Newman Haas Lanigan), a 1 volta
12) A.J. Foyt IV (EUA/Vision), a 2 voltas
13) Will Power (EUA/KV), a 2 voltas
14) Ernesto Viso (VEN/HVM), a 2 voltas
15) Bruno Junqueira (BRA/Dale Coyne), a 2 voltas
16) John Andretti (EUA/Roth), a 2 voltas
17) Milka Duno (VEN/Dreyer & Reinbold), a 2 voltas
18) Mário Moraes (BRA/Dale Coyne), a 5 voltas
19) Marco Andretti (EUA/Andretti Green), a 6 voltas
20) Ryan Hunter-Reay (EUA/Rahal Letterman), a 6 voltas
21) Mario Dominguez (MEX/Pacific Coast), a 6 voltas
22) Marty Roth (CAN/Roth), a 7 voltas
23) Enrique Bernoldi (BRA/Conquest), a 18 voltas
24) Jaime Câmara (BRA/Conquest), a 18 voltas
25) Tomas Scheckter (AFS/Luczo Dragon), a 172 voltas
26) Oriol Servia (ESP/KV), a 181 voltas
27) Justin Wilson (ING/Newman Haas Lanigan), a 189 voltas
28) Darren Manning (ING/Foyt), a 209 voltas
A classificação da Indy após sete etapas
1) Scott Dixon (Ganassi) 284 pontos
2) Hélio Castro Neves (Penske) 249 pontos
3) Dan Wheldon (Ganassi) 217 pontos
4) Tony Kanaan (Andretti Green) 204 pontos
5) Ryan Briscoe (Penske) 169 pontos
6) Danica Patrick (Andretti Green) 164 pontos
7) Hideki Mutoh (Andretti Green) 159 pontos
8) Marco Andretti (Andretti Green) 154 pontos
9) Ed Carpenter (Vision) 154 pontos
10) Oriol Servia (KV) 150 pontos
11) Will Power (KV) 147 pontos
12) Vitor Meira (Panther) 136 pontos
13) Ernesto Viso (HVM) 133 pontos
14) Ryan Hunter-Reay (Rahal Letterman) 132 pontos
15) Buddy Rice (Dreyer & Reinbold) 132 pontos
16) Graham Rahal (Newman Haas Lanigan) 127 pontos
17) Enrique Bernoldi (Conquest) 125 pontos
18) A.J. Foyt IV (Vision) 123 pontos
19) Darren Manning (Foyt) 119 pontos
20) Justin Wilson (Newman Haas Lanigan) 117 pontos
21) Bruno Junqueira (Dale Coyne) 96 pontos
22) Mario Moraes (Dale Coyne) 89 pontos
23) Townsend Bell (Dreyer & Reinbold) 71 pontos
24) Marty Roth (Roth) 67 pontos
25) Jay Howard (Roth) 62 pontos
26) Mario Dominguez (Pacific Coast) 57 pontos
27) Franck Perera (Conquest) 56 pontos
28) Milka Duno (Dreyer & Reinbold) 51 pontos
29) Jaime Câmara (Conquest) 46 pontos
30) John Andretti (Roth) 40 pontos
31) Tomas Scheckter (Luczo Dragon) 34 pontos
32) Roger Yasukawa (Beck) 16 pontos
33) Davey Hamilton (Kingdom) 16 pontos
34) Buddy Lazier (Hemelgarn) 13 pontos
35) Alex Lloyd (Rahal Letterman) 10 pontos
36) Jeff Simmons (Foyt) 10 pontos
37) Sarah Fisher (Fisher) 10 pontos
Nenhum comentário:
Postar um comentário