quinta-feira, 5 de junho de 2008

Texas Motor Speedway



A construção do Texas Motor Speedway deve início em 1995. Esse oval, com capacidade para 150 mil pessoas, possui curvas com inclinação de 24 graus e 1,5 milha de comprimento (2,4 km). A reta principal tem 686 metros de extensão, enquanto a reta oposta 405 metros. A combinação de altas velocidades e curvas de alto grau de inclinação gerando incríveis quantidades de força G sobre os pilotos, sendo um desafio extra para os pilotos, que disputam a sétima etapa do calendário da Fórmula Indy.

A inauguração ocorreu em 05 de abril de 1997, com a vitória de Mark Martin por uma etapa válida pela Nascar Nationwide Series. No dia seguinte, Jeff Burton venceu a corrida inaugural da Sprint Cup, categoria principal da Nascar, em Fort Worth, na frente de um grande público presente naquela tarde. A Fórmula Indy estreou no circuito no dia 07 de junho de 1997, tendo como vencedor holandês Arie Luyendyk, após o então novato Tony Stewart largar na pole.

Entre 1998 a 2004 o Texas Motor Speedway recebia duas etapas da Fórmula Indy em cada temporada. A primeira, em junho era uma corrida noturna, disputada nos sábados e que até hoje é realizada, enquanto que em outubro era disputada a corrida diurna, no domingo à tarde, que foi substituída pela etapa de Chicago como o evento de encerramento da Indy.

Em 1998, a curva 4 foi modificada para facilitar a passagem dos pilotos naquele ponto, por tratava-se de um ponto muito perigoso, propenso a ocorrer graves acidentes, expondo os pilotos a riscos desnecessários. Essa não foi à única modificação visando à segurança ocorrida nesse complexo automobilístico em sua curta existência e que é considerada uma dos circuitos mais perigosos do mundo para os monopostos.

Os primeiros problemas com a segurança ocorreram em 29 de abril de 2001, depois da fracassada tentativa da Champ Car em realizar em evento no oval, quando a corrida deve de ser cancelada, pois os pilotos tiveram vertigens depois de 10 voltas, causadas pelas altas velocidades e o alto grau de inclinação das curvas, gerando forças de incríveis 5 G. No mês de junho, houve dois graves acidentes com os pilotos Davey Hamilton e Robby McGehee, causados pelo asfalto cheio de ondulações, principalmente na saída da curva 2, obrigando os proprietários a repavimentar todo o asfalto, o que tornou a pista ainda mais rápida.

Mas o momento mais crítico ainda estava para acontecer. Na última corrida da temporada 2003, onde seria decidido o título, que acabou com o neozelandês Scott Dixon, houve um terrível acidente na 189ª volta, quando os carros do sul-africano Tomas Scheckter e do sueco Kenny Brack tocaram rodas na reta oposta e Brack voou contra as grades de proteção, ficando seu carro completamente destruído, chegando a derrubar o muro de proteção. O sueco sofreu múltiplas fraturas no tornozelo, na perna e nas costas.

Novamente os dirigentes modificaram o Texas Motor Speedway, investindo cerca de US$ 400 mil, na reforma das grades de proteção, e criaram uma nova fila de grades, instalada na parte mais interna, para impedir que os torcedores fossem atingidos por destroços em caso de um novo grande acidente.

Mesmo com essa quantidade em investimentos, os acidentes insistem em ocorrer, como o engavetamento corrido ano passado, motivados, principalmente, pela facilidade em se ultrapassar no Texas, o que aumenta o risco de toques entre os carros, nessa prova que na maioria das vezes foi decidida na linha de chegada por diferença mínima em favor do vencedor.

Os favoritos para vencer em Fort Worth, são de novo os pilotos da Ganassi Scott Dixon e Dan Wheldon. Os principais adversários são os pilotos da Penske, Hélio Castro Neves e Ryan Briscoe, além de Tony Kanaan, da Andretti Green. As equipes oriundas para antiga Champ Car terão outro fim de semana de dificuldades e de pouca competitividade, amargando as últimas posições do grid e da corrida.

Confira a programação para o GP do Texas, sétima etapa da temporada de 2008 da Fórmula Indy (horários de Brasília):

Quinta-feira (05/06)
22h40 - treino livre

Sexta-feira (06/06)
17h00 - treino livre
20h45 - treino classificatório

Sábado (07/06)
22h30 - GP do Texas (228 voltas)

Vencedor em 2007: Sam Hornish Jr. (EUA)
Pole em 2007: Scott Sharp (EUA)

Nenhum comentário: