sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

A pré-temporada está chegando


Daqui a pouco mais de um mês, terão início os primeiros treinos oficiais da pré-temporada da Fórmula Indy 2009. As equipes farão as primeiras voltas no oval Homestead em Miami, Flórida e no circuito Barber Motorsports Park em Birmingham, Alabama.

Em 23 de fevereiro será a vez dos pilotos da Indy Lights, que estarão em Homestead das 09h00 às 17h00, hora local, para o teste reservado aos novatos, enquanto no dia seguinte entre 09h00 e 15h45, terá a presença de todos os pilotos que vão disputar a Indy Lights. Enquanto os pilotos da Indy treinam nos dias 24 e 25 de fevereiro sob iluminação artificial de potentes refletores das 16h00 até as 22h00.

Nos dias 21 a 23 de março, no Barber Motorsports Park em Birmingham, Alabama, acontecerá à segunda sessão de testes coletivos, onde os pilotos se prepararão para os circuitos mistos e os de rua. Na pista de 2,380 milhas eles andarão das 09h00 às 17h00 no primeiro dia e entre 09h00 e 16h00 do dia seguinte. O último dia está reservado para equipes de Indy Lights das 09h00 às 17h00. Pela segunda vez a Indy vai visitar o Barber Motorsports Park, após uma sessão que contou com sete pilotos em outubro de 2007.

"Todos estão prontos para voltar para a pista visando à preparação para a temporada 2009. Pela terceira temporada consecutiva os ensaios para a Indy serão realizados sob as luzes do Homestead-Miami Speedway. É sempre um momento muito aguardado, a oportunidade de medir os progressos realizados durante o inverno" afirma Brian Barnhart, presidente da Indy Racing League.

Barnhart quer reduzir os gastos na Indy. Contudo, não será através da adoção de medidas drásticas. Por isso manterá a opção de testes privados durante a temporada.

A Indy anunciou seu novo regulamento para testes. As equipes poderão realizar seis dias de treinamentos particulares em 2009. A IRL também limitou o número de milhas e a quantidade de pneus disponíveis para cada time, utilizando como referencial a quantidade de pilotos que cada um terá pela temporada.

A novidade mais importante é a concessão de dias adicionais de testes caso ofereçam oportunidades para que pilotos da Indy Lights possam testar. Contribuindo para o maior intercâmbio entre a categoria principal e a de acesso, dando a chance de novos talentos demonstrem suas habilidades aos chefes de equipe da Indy.

Em números, a Fórmula Indy agora permite: a utilização de 18 jogos de pneus, sendo 26 jogos para equipes que tenha um segundo carro; 800 milhas, ou seis dias de testes, como limite, podendo chegar as 1.200 milhas quando a equipe possuir um segundo carro; e cada equipe, se tiver um carro extra, fará jus a mais 200 milhas e quatro jogos de pneus. As equipes que possuírem pilotos novatos terão 400 milhas, quatro jogos de pneus e três dias de testes adicionais. E em relação aos pilotos da Indy Lights para cada 200 milhas com um novato, chegando ao máximo até 600 milhas, a equipe ganha direito a mais 100 milhas de bônus. Não será permitido testar em pista a menos de sete dias de uma prova.

"Nossa política tem por objetivo para 2009 um equilíbrio entre controle de custos e um bom nível de disputa. Com nosso calendário diversificado, composto por ovais curtos e superspeedways, circuitos mistos e de rua, é importante dar as nossas equipes e pilotos a possibilidade de sempre melhorar e maximizar o seu desempenho. Nós também acreditamos que é um grande incentivo para equipes oferecer uma oportunidade para a próxima geração de pilotos da Indy", disse Barnhart.

"Se você olhar para os 13 anos de história da IRL, o nosso lema é a absoluta concorrência na pista. Este plano oferecerá aos novatos, nossos futuros pilotos, a chance de aperfeiçoar suas habilidades e chegar mais preparados para a competição."

Um comentário:

Anônimo disse...

Pessoal, em mais um vídeo curioso postado pelo Motorizado (www.motorizado.wordpress.com), Giancarlo Fisichella faz comercial para uma bebida de baixo teor alcoólico e é aclamado como CAMPEÃO DA FÓRMULA 1 no site oficial da empresa. Confira!