quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Indy 2009: 15ª etapa - Chicago

15ª etapa - GP de Chicago
Briscoe vence corrida espetacular em Chicago

O australiano Ryan Briscoe, da Penske, venceu o GP de Chicago, 15ª etapa do calendário da Fórmula Indy, no Chicagoland Speedway, em Illinois, por apenas 0s0077 sobre Scott Dixon, naquela que foi a quarta chegada mais disputada da história da categoria, na madrugada do último sábado. Com este resultado, Briscoe deu um passo enorme para a conquista do seu primeiro título.

A corrida teve muitas trocas na liderança, predominado o equilíbrio nas disputas, formando-se vários pelotões com disputas intensas. Depois de muita ação, as últimas voltas foram emocionantes com Dixon na ponta, à frente de Briscoe e Rahal, sempre muito próximos. Na disputa final, o "push-to-pass", decidiu a disputa em favor de Briscoe.

No começo, os pilotos da Penske mantiveram a vantagem, com Ryan Briscoe e Hélio Castro Neves usando o traçado externo. Os dois companheiros de equipe monopolizavam a liderança da corrida e resistiram aos ataques iniciais de Tony Kanaan e Dario Franchitti. Dez voltas depois, Briscoe ainda liderava a corrida, agora seguido por Scott Dixon, que fazia uma corrida de recuperação após largar em sexto. A diferença entre eles era de 0s0940. Outro que também se destacava era Ed Carpenter, que saiu da 12ª posição para o pelotão da frente.

Na 22ª volta, Jaques Lazier parou nos pits. A equipe 3G descobriu que o piloto estava sofrendo com uma excessiva elevação na temperatura do óleo. Enquanto isso, os dez primeiros estavam agrupados, com somente 2s0000 os separando. Os pilotos ofereciam um magnífico espetáculo, constantemente contornando as curvas e retas com dois ou três carros um ao lado do outro.

Ryan Hunter-Reay começou a primeira rodada de pit stops na 41ª volta, colocando quatro pneus novos e reabastecendo. O norte-americano antecipou em seis voltas a janela de reabastecimento. Uma volta mais tarde era a vez de Ernesto Viso. Sarah Fisher, Tony Kanaan, Marco Andretti e Raphael Matos param na 45ª volta. Logo depois chega a vez de Briscoe. O australiano entra duas voltas antes de Dixon, que utiliza uma tática mais conservadora de combustível, pelo fato de ficar muito tempo usando o vácuo do piloto da Penske. O neozelandês parou junto com Franchitti, seu companheiro de equipe. Os líderes são claramente satisfeitos com seus carros. Os mecânicos não fizeram ajustes.

Quando todos fazem seu primeiro pit stop, Dixon estava no primeiro lugar com 0s9778 de vantagem sobre Briscoe. Castro Neves vinha em terceiro e Franchitti era o quarto. Na 55ª volta, Briscoe decidiu tentar um ataque por fora da curva 3, mas sem sucesso. Ambos os pilotos rodam durante cinco voltas lado a lado, cruzando a linha de chegada, separados por uma diferença de somente 0s0004.

Marco Andretti, 16 voltas mais tarde, tentou surpreender os rivais ao entrar pela segunda vez naquela noite, numa estratégia completamente diferente em relação aos líderes, já que seu carro não rendia bem no tráfego. Por orientação do piloto, os mecânicos mudaram o ajuste da asa dianteira nesse pit stop.

Em meio aos retardatários, os líderes travavam uma briga feroz. Castro Neves, em grande forma, é o que se sai melhor nesse labirinto, tomando a dianteira na 75ª volta. Em segundo estava seu companheiro Briscoe, com uma desvantagem de 0s1475.

Então, antes de termos um novo período de paradas, Dixon entendeu que Castro Neves era uma ameaça para sua vitória. O brasileiro ainda tinha remotas chances matemáticas de disputar o título, caso vencessem e seus três adversários obtivessem resultados ruins. O neozelandês decide tomar o segundo lugar de Briscoe e pressionar Hélio.

Em dez voltas, a distância entre eles diminui de sete décimos para um décimo de segundo. Dixon estava pronto para atacar Castro Neves quando na 92ª volta, Hideki Mutoh bateu no muro na entrada da curva 3. Vítima de um problema mecânico em sua suspensão traseira direita, o japonês não conseguiu segurar o seu carro na pista, indo de encontro a parede, arrastando-se em pedaços. Mutoh felizmente escapou sem ferimentos. Esse fato provocou a primeira bandeira amarela da noite.

Algumas voltas mais tarde, os líderes param e Dixon retomou a liderança. Outra vez o reabastecimento de Briscoe é problemático, com o australiano parando fora do ponto correto. Dessa maneira a mangueira de reabastecimento ficou num ângulo que prejudicou o encaixe no bocal do tanque de combustível e Briscoe retornou no meio do pelotão. Por sua vez, Dan Wheldon ficou parado no seu pit. A Panther tentou reiniciar o motor, mas uma falha mecânica acabou com a prova do inglês.

Sete voltas após a relargada, Andretti tocou de leve no muro, causando outra amarela. Todos os pilotos fazem o reabastecimento exceto Kanaan e Tomas Scheckter, que como Marco faz uma tática diferente dos adversários. No fim, a aposta dos três mostrasse mal-sucedida. Quem cresce de produção é Mário Moares, que quando parou deve alterada a angulação da asa dianteira do seu carro, subiu para as primeiras posições.

Nessa altura, o brasileiro, junto com a dupla norte-americana Rahal e Andretti, proporcionaram a melhor disputa em Chicago. Os três jovens ficaram alinhados por cinco espetaculares giros, assumindo grandes riscos por uma ultrapassagem. O embate se encerra quando a suspensão dianteira direita de Castro Neves quebra, fazendo com que o brasileiro encontrasse o muro.

A última relargada veio na 191ª volta com Dixon na ponta. Nessas últimas nove voltas, Briscoe fica com a linha de fora, com os dois pilotos fazendo um duelo absolutamente fantástico. No final, Briscoe vence, com Scott Dixon em segundo e Moraes, em seu melhor resultado na Indy, terminou em terceiro. Franchitti, Rahal, Carpenter, Servia e Scheckter completam os oito primeiros.

Com a conquista, Briscoe manteve a liderança da classificação, chegando aos 550 pontos, vinte e cinco a mais que Franchitti. Dixon manteve-se em terceiro, com 517. Castro Neves, agora definitivamente fora da disputa, segue em quarto, com 383 pontos. A próxima e penúltima etapa em Motegi, no Japão, já pode ter a definição do campeão de 2009. Entretanto, espera-se que o campeonato só vai ser definido na última prova, em Homestead, Miami, no dia 10 de outubro.

GP de Chicago
15ª etapa - 29/08/2009
Circuito oval com 1,500 milha
Chicagoland Speedway - Joliet, Illinois (Estados Unidos)
1) Ryan Briscoe (AUS/Penske), 1h42min34s3051
2) Scott Dixon (NZL/Ganassi), 0s0077
3) Mário Moraes (BRA/KV), 0s0699
4) Dario Franchitti (ESC/Ganassi), 0s9970
5) Graham Rahal (EUA/Newman Haas Lanigan), 0s1295
6) Ed Carpenter (EUA/Vision), 0s1668
7) Oriol Servia (ESP/Newman Haas Lanigan), 0s2612
8) Tomas Scheckter (AFS/Dreyer & Reinbold), 0s2683
9) Raphael Matos (BRA/Luczo Dragon), 0s3356
10) Justin Wilson (ING/Dale Coyne), 0s4344
11) Marco Andretti (EUA/Andretti Green), 0s5224
12) Danica Patrick (EUA/Andretti Green), 0s5840
13) Tony Kanaan (BRA/Andretti Green), 0s8269
14) Sarah Fisher (EUA/Fisher), 199 voltas
15) Ryan Hunter-Reay (EUA/Foyt), 199 voltas
16) Mike Conway (ING/Dreyer & Reinbold), 199 voltas
17) Ernesto Viso (VEN/HVM), 198 voltas
18) Robert Doornbos (HOL/HVM), 197 voltas
19) Jacques Lazier (EUA/3G), 195 voltas
20) Hélio Castro Neves (BRA/Penske), 184 voltas
21) Milka Duno (VEN/HVM, 155 voltas
22) Dan Wheldon (EUA/Panther), 105 voltas
23) Hideki Mutoh (JAP/Andretti Green), 110 voltas

A classificação da Indy após quinze etapas
1) Ryan Briscoe (Penske) 550 pontos
2) Dario Franchitti (Ganassi) 525 pontos
3) Scott Dixon (Ganassi) 517 pontos
4) Hélio Castro Neves (Penske) 383 pontos
5) Danica Patrick (Andretti Green) 353 pontos
6) Marco Andretti (Andretti Green) 342 pontos
7) Tony Kanaan (Andretti Green) 335 pontos
8) Graham Rahal (Newman Haas Lanigan) 331 pontos
9) Dan Wheldon (Panther) 318 pontos
10) Justin Wilson (Dale Coyne) 316 pontos
11) Hideki Mutoh (Andretti Green) 309 pontos
12) Ed Carpenter (Vision) 286 pontos
13) Raphael Matos (Luczo Dragon) 274 pontos
14) Ryan Hunter-Reay (Foyt) 269 pontos
15) Robert Doornbos (HVM) pontos
16) Mário Moraes (KV) 248 pontos
17) Mike Conway (Dreyer & Reinbold) 234 pontos
18) Ernesto Viso (HVM) 219 pontos
19) Will Power (Penske) 215 pontos
20) Tomas Scheckter (Dreyer & Reinbold) 161 pontos
21) Alex Tagliani (Conquest) 114 pontos
22) Paul Tracy (KV) 113 pontos
23) Milka Duno (Dreyer & Reinbold) 100 pontos
24) Oriol Servia (Newman Haas Lanigan) 83 pontos
25) Sarah Fisher (Fisher) 77 pontos
26) Jacques Lazier (3G) 65 pontos
27) Richard Antinucci (3G) 63 pontos
28) Vitor Meira (Foyt) 62 pontos
29) Stanton Barrett (3G) 50 pontos
30) Darren Manning (Dreyer & Reinbold) 38 pontos
31) Townsend Bell (KV) 32 pontos
32) A.J. Foyt IV (Foyt) 26 pontos
33) Alex Lloyd (Ganassi Sam Schmidt) 17 pontos
34) Scott Sharp (Panther) 16 pontos
35) Nelson Philippe (HVM) 16 pontos
36) John Andretti (Petty Dreyer & Reinbold) 12 pontos
37) Franck Montagny (Andretti Green) 12 pontos
38) Davey Hamilton (Dreyer & Reinbold) 10 pontos

Nenhum comentário: