segunda-feira, 7 de julho de 2008

Iowa Speedway



Nesse final de semana a Fórmula Indy começa uma grande maratona, com seis corridas em seis finais de semana consecutivos. Até o dia 26 de julho, pilotos e equipes disputam as corridas aos sábados e domingos alternadamente.

O primeiro desafio é no Iowa Speedway é um circuito oval de 0,875 milha, com uma parte mista também asfaltada (1,3 milha), pertencente a U.S. Motorsport Corporation, localizada na cidade de Newton, Iowa, cerca de 48 km de Des Moines.

A pista foi desenhada e construída por Rusty Wallace, umas das estrelas da Nascar, inspirando-se no oval de Richmond, onde Wallace sempre se destacou, e possui capacidade para receber 25.000 pessoas em suas arquibancadas.

O traçado do oval possui curvas com inclinações que variam de 12 a 14 graus, com a reta principal tendo 10 graus. Iowa é o único circuito do calendário da Indy que possui seus muros totalmente revestidos pelo Safer Barrier, moderno sistema de segurança, que absorve uma grande parte da energia cinética liberada pelos carros quando se chocam contra o muro.

Em 24 de junho do ano passado, ocorreu a estréia da Fórmula Indy em Iowa, com a vitória ficando com o escocês Dario Franchitti, atual campeão da categoria e que hoje está disputando a Nascar. Um público em torno de 35 mil pessoas acompanhou a corrida, que entrou para história como uma das mais confusas e monótonas da história da Indy.

A prova teve tantos acidentes que dos 19 carros que largaram somente oito completaram o percurso, enquanto sete encontraram o muro do circuito. Foram 67 voltas em bandeira amarela das 250 disputadas. O traçado desse oval é muito curto, dificultando as disputas por posição, já que não existem pontos de ultrapassagem, exigindo muito esforço físico dos pilotos.

Outro problema é a existência de somente uma trajetória ideal. Com isso, não é possível para os pilotos andar lado a lado e para piorar, em poucas voltas forma-se um trilho, fora do qual os pneus se enchem de detritos, fazendo os carros perderem velocidade ou pode ocasionar um acidente. Mais do que velocidade nas retas muito curtas, o que importa para ir bem nessa pista são velocidade e retomada nas curvas. O importante é largar nas primeiras posições e tentar ultrapassar nas relargadas.

Para melhorar a competição, no início de outubro de 2007 a Indy Car, juntamente com a Firestone, realizou testes com o pacote aerodinâmico e os pneus usados normalmente em ovais curtos para analisar as mudanças que seriam necessárias para melhorar o espetáculo para a corrida desse ano. A nova configuração que será utilizada nesse ano promete tornar as disputas mais intensas.

"Gostei muito de guiar por lá (Iowa) no ano passado, pela Indy Lights. Acredito que será uma corrida difícil. Vai ser interessante ver tantos carros em uma pista tão curta. Deverá ser um bom show, com muitas ultrapassagens", explicou um animado Jaime Câmara Neto.

Confira a programação para o GP de Iowa, oitava etapa da temporada de 2008 da Fórmula Indy (horários de Brasília):

Sexta-feira (20/06)
15h00 - treino livre
18h30 - treino livre

Sábado (21/03)
12h30 - treino livre
15h30 - treino livre
19h30 - treino classificatório

Domingo (22/06)
14h30 - GP de Iowa (250 voltas)

Vencedor em 2007: Dario Franchitti (ESC)
Pole em 2007: Scott Dixon (NZL)

Nenhum comentário: