segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Porsche está considerando retorno a Fórmula Indy

O site alemão Motorsport-total.com publicou uma reportagem em que afirma estar a marca alemã Porsche interessada em retornar a Indy, após a confirmação da utilização de motores turbo pela categoria a partir de 2011, quando o regulamento técnico sofrerá drásticas mudanças. Para que isso se torne fato consumado, é necessária a definição do pacote de especificações do novo motor, o que será debatido no segundo encontro promovido pela IRL, marcado para em Indianápolis nesse mês de setembro.

Especula-se que existem entre três ou quatro fabricantes que estudaram ingressar na Indy, e uma delas é a Porsche. O propulsor deve ser um turbo com 1,5 litro e 1,5 bar, o que para os alemães seria o motor ideal na opinião do diretor de desenvolvimento da montadora de Stuttgart, Wolfgang Dürheimer, que acredita que no futuro, a tendência no automobilismo será "menor cilindrada, com um motor turbo".

Vencer as 500 milhas de Indianápolis é um objetivo antigo da Porsche, que já participou da categoria em dois períodos, sem muito sucesso. Entre o meio e o fim dos anos 1970, eles criaram um projeto para disputar as 500 milhas, que só ficou pronto em 1979, quando o havaiano Danny Ongais utilizando o Interscopr Porsche turbo V6 tentaria a classificação para a famosa corrida.

Mas a briga política entre a Cart e a Usac, que na época causou a primeira separação da Indy, adiou o sonho. Faltando menos de dois meses para a corrida, a Usac - entidade que naqueles tempos fazia o regulamento das 500 milhas - resolveu alterar o regulamento dos motores, o que prejudicou o desenvolvimento da Porsche, que não teria como fez um propulsor competitivo em tão curto tempo, desistindo antes dos treinos oficiais começarem.

Em 1988, outra tentativa, outro fracasso. Dessa vez com equipe própria e contando com o piloto italiano Teo Fabi, com larga experiência na Fórmula 1, além de uma bem-sucedida passagem anterior na Indy, e os chassis da March juntamente com o patrocínio da marca de lubrificantes Quaker State. Mesmo conseguindo uma vitória em 1989, no GP de Mid-Ohio, abandonaram a categoria outra vez no fim de 1990, após um ano de resultados poucos expressivos, mesmo contanto com o reforço do patrocínio da cervejaria australiana Foster's, que possibilitou o surgimento de um segundo carro pilotado pelo norte-americano John Andretti.

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