segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Autosport elege o piloto da década da Indy

Diferentemente de outras categorias, a Fórmula Indy, tanto em sua versão Cart quanto IRL, não tinha um único piloto dominante nos anos 2000. Não houve nomes como os de Alessandro Zanardi e Al Unser Jr., que demoliram a concorrência nas temporadas em que eles foram campeões. Isso apesar da supremacia de Sebastien Bourdais na Cart/Champ Car. Caso tivesse disputado a IRL certamente o francês estaria ao lado de uma meia dúzia de excelentes pilotos, disputado vitórias e títulos, mas não seria imbatível.

Assim, para definir a sua lista dos dez principais pilotos da última década, a Autosport inglesa teve de fazer um grande esforço para reunir esses nomes, devido à igualdade técnica entre estes. Vamos aos escolhidos:

1. Scott Dixon
2. Gil de Ferran
3. Sebastien Bourdais
4. Sam Hornish Jr.
5. Dario Franchitti
6. Hélio Castro Neves
7. Tony Kanaan
8. Paul Tracy
9. Dan Wheldon
10. Justin Wilson

Então, o que acham? Se fez justiça?

4 comentários:

Fernando Kesnault disse...

Tenho uma ressalva com a colocação de Justin Wilson o restante está de bom tamanho até na ordem colocada. Agora, qto. à sua posiçao de que o Montoya "arrasou" a concorrencia qdo. foi campeao "pulou e muito o corregozinho". Qdo. foi campeão ele empatou em pts. com o Franchiti e só venceu por ter mais vitórias. Mas tudo bem, o Gil fez melhor que ele pois foi bicampeão.

Xavier disse...

A lista é razoável, talvez um empate técnico entre Scott Dixon e o Gil de Ferran fosse mais justo, até porque ambos venceram 2 campeonatos e uma Indy500. Questionável apenas o nome de Justin Wilson... mas por outro lado, não vejo algum outro nome que possa integrar a lista.

Champ Car Brasil - Fórmula Indy disse...

Realmente Fernando. Onde escrevi Juan Pablo Montoya era para estar o nome de Al Unser Jr. Vou corrigir o equívoco.

Anônimo disse...

na INDY é dificil fazer uma pesquisa dessas, pois quando os caras são bons eles acabam indo para a FORMULA 1, e atualmente para a NASCAR, mas pelo conjunto da obra fico com o Dario Franchitti, pois pelo menos ele correu a década praticamente inteira sendo bi-campeão e sempre correndo entre os melhores.