segunda-feira, 7 de junho de 2010

Finalmente uma vitória de Ryan Briscoe

Redentora. É a palavra que melhor descreve a primeira vitória de Ryan Briscoe na 7ª etapa da Fórmula Indy 2010. Depois de muitas chances perdidas (principalmente em São Paulo e Indianápolis) o australiano levou o GP do Texas, disputado no Texas Motor Speedway, em Fort Worth, com autoridade para superar a estadunidense Danica Patrick após a última rodada de pit stops. Curiosamente o seu desempenho em corridas no Texas está sempre condicionado pela sua posição de largada. Em 2008, o australiano terminou em terceiro depois de sair em terceiro. Em 2009, ele chegou à segunda posição após largar em segundo. E como pole position, nesta temporada, ele assegurou a vitória.

E foi com um calor sufocante que os 26 pilotos partiram para a corrida noturna. A primeira largada foi abortada, pois Briscoe saiu do alinhamento. Na segunda tentativa ocorreu a mesma coisa só que dessa vez a bandeira verde foi acionada. Briscoe manteve-se na frente, seguido por Dario Franchitti e Will Power. Na 8ª volta, Franchitti ultrapassou Briscoe, mas imediatamente, o australiano retomaria a ponta. A única mudança entre os ponteiros foi ocorreu quando Scott Dixon ultrapassou Power. Hélio Castro Neves era o quinto, seguido de perto por Alex Lloyd.

Briscoe liderou a corrida até a 47ª volta, quando a primeira bandeira amarela foi levantada por causa de detritos. Naquele momento Patrick já havia subido de oitava para a quarta posição. Com um carro muito bem acertado, a piloto da Andretti executou grandes manobras, passado os adversários tanto pelo lado de dentro como por fora, tornando-se uma das candidatas para vencer a corrida. Com a relargada, Franchitti, que assumiu a liderança durante a parada nos pits, abriu vantagem, enquanto Danica, agora em terceiro, pressionava Power, com Dixon atacando a piloto. Enquanto isso, Briscoe, que perdeu quatro posições durante a parada, tentava reagir. Pior sorte teve Lloyd, pois errou o seu ponto nos pits e caiu para vigésimo primeiro.

Na 57ª volta, o japonês Takuma Sato causou a segunda amarela. O piloto da KV Racing teve a suspensão traseira direita quebrada em seu carro, que bateu no muro na saída da curva 2, arrastando-se pela reta. Os últimos colocados aproveitaram para completar o etanol, numa tentativa de ganhar posições no trecho final. A corrida foi tranquila a partir daí apesar dos problemas de tráfego. Danica perdeu algumas posições até ficar no quinto lugar. De repente, uma imagem terrível salta aos olhos.



A suíça Simona Silvestro perdeu o controle do seu carro. E depois de acertar o muro, o carro pegou fogo violentamente. Ainda grogue pelo choque, ela não conseguiu sair sozinha do carro em chamas. Após tensos segundos, os fiscais foram capazes de finalmente fazer o resgate. Cujo, atormentados com problemas técnicos, eles não puderam lutar contra o fogo imediatamente. Finalmente Silvestro foi retirada do cockpit e sofreu apenas uma queimadura na mão direita.

Aproveitando a interrupção, Ryan Hunter-Reay, então 11º colocado, voltou aos pits, mas perdeu seu ponto de reabastecimento e teve de passar pela segunda vez nos boxes. Resultado, oito posições perdidas. Will Power também deve passar pelos pits para retirar braço de suspensão do carro de Simona que ficou preso no assoalho de seu Penske.

Na 112ª volta, a bandeira verde era acionada, com Franchitti abrindo uma excelente vantagem sobre Briscoe, Patrick e Tony Kanaan. Oito voltas depois, Danica deu uma fechada brusca em Kanaan, que teve de diminuir a velocidade para evitar um acidente e com isso perdeu muitas posições. Lloyd fazia sua corrida de recuperação e já brigava pelo sétimo lugar com Dan Wheldon. Então, na 130ª volta, outro acidente causou uma nova amarela.

Hélio Castro Neves e Mário Moraes se encontraram na saída da curva quatro. Moraes fechou Castro Neves e empurrou o tricampeão das 500 milhas de Indianápolis para o muro. Hélio saiu imediatamente do seu carro para discutir com Moraes. Posteriormente, Mário afirmou que seu olheiro não o avisou sobre a presença de Hélio. O belga Bertrand Baguette se envolveu na confusão ao tocar na traseira do carro do piloto da Penske.

A bandeira amarela foi uma oportunidade aproveitada pelos líderes da corrida. Na saída dos pits, Franchitti ainda estava na frente do companheiro Scott Dixon e de Patrick. Alex Tagliani assumiu a ponta. Power era o segundo. Os dois não reabasteceram. A relargada ocorreu na 138ª volta, com Tagliani mantendo-se em primeiro. Power vinha em seguida, acompanhado por Dixon, que tomaria um leve toque de Briscoe pouco tempo depois.

O canadense decidiu ir reabastecer na 167ª volta. A Fazzt liberou Tagliani para pista antes de terminarem a operação de reabastecimento, derrubando um dos mecânicos e perdendo muito tempo. Para piorar ele ainda teve de cumprir uma punição, por sair dos pits com o equipamento de abastecimento ainda acoplado ao seu carro. Faltando 30 voltas para o fim, Briscoe realizaria seu último pit stop. Conseguiu voltar em primeiro, mas Danica que tinha parado duas voltas antes e estava com os pneus aquecidos, ultrapassou o australiano, que, na volta seguinte, deu o troco e retomou a liderança.

Marco Andretti termina em terceiro, seguido por Scott Dixon. Dario Franchitti é o quinto, com Tony Kanaan, Ryan Hunter-Reay, Alex Lloyd, Dan Wheldon e Vítor Meira completando os dez primeiros. Raphael Matos foi discreto e chegou apenas em 16º, uma posição adiante de Mário Romancini. No campeonato, Dario Franchitti é o líder, com 246 pontos, três a mais que Will Power. Dixon é o terceiro. O melhor brasileiro é Hélio Castro Neves, em quarto, 35 pontos atrás do neozelandês.

GP do Texas
7ª etapa - 05/06/2010
Circuito oval com 1,500 milha
Texas Motor Speedway - Fort Worth, Texas (Estados Unidos)

1) Ryan Briscoe (AUS/Penske), 228 voltas em 2h04min47s1555
2) Danica Patrick (EUA/Andretti), a 1s462
3) Marco Andretti (EUA/Andretti), a 2s316
4) Scott Dixon (NZL/Ganassi), a 3s077
5) Dario Franchitti (ESC/Ganassi), a 7s588
6) Tony Kanaan (BRA/Andretti), a 8s066
7) Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti), a 13s939
8) Alex Lloyd (ING/Dale Coyne), a 14s308
9) Dan Wheldon (ING/Panther), a 15s085
10) Vítor Meira (BRA/Foyt), a 15s825
11) Ernesto Viso (VEN/KV), a 18s868
12) Hideki Mutoh (JAP/Newman Haas Lanigan), a 23s044
13) Tomas Scheckter (AFS/Dreyer & Reinbold), 227 voltas
14) Will Power (AUS/Penske), 227 voltas
15) Sarah Fisher (EUA/Fisher), 227 voltas
16) Raphael Matos (BRA/De Ferran Luczo Dragon), 226 voltas
17) Mário Romancini (BRA/Conquest), 226 voltas
18) Alex Tagliani (CAN/Fazzt), 225 voltas
19) Justin Wilson (ING/Dreyer & Reinbold), 225 voltas
20) Hélio Castro Neves (BRA/Penske), 129 voltas
21) Mário Moraes (BRA/KV), 129 voltas
22) Bertrand Baguette (BEL/Conquest), 129 voltas
23) Milka Duno (VEN/Dale Coyne), 116 voltas
24) Simona de Silvestro (SUI/HVM), 97 voltas
25) Takuma Sato (JAP/KV), 56 voltas
26) Jay Howard (ING/Fisher), 37 voltas

A classificação da Indy após sete etapas
1) Dario Franchitti (Ganassi), 246 pontos
2) Will Power (Penske), 243 pontos
3) Scott Dixon (Ganassi), 235 pontos
4) Hélio Castro Neves (Penske), 211 pontos
5) Ryan Briscoe (Penske), 208 pontos
6) Ryan Hunter-Reay (Andretti), 201 pontos
7) Justin Wilson (Dreyer & Reinbold), 179 pontos
8) Tony Kanaan (Andretti), 179 pontos
9) Marco Andretti (Andretti), 169 pontos
10) Dan Wheldon (Panther), 164 pontos
11) Danica Patrick (Andretti), 158 pontos
12) Alex Tagliani (Fazzt), 138 pontos
13) Vítor Meira (Foyt), 134 pontos
14) Raphael Matos (De Ferran Luczo Dragon), 126 pontos
15) Mário Moraes (KV), 121 pontos
16) Alex Lloyd (Dale Coyne), 119 pontos
17) Mike Conway (Dreyer & Reinbold), 110 pontos
18) Hideki Mutoh (Newman Haas Lanigan), 106 pontos
19) Ernesto Viso (KV), 103 pontos
20) Mário Romancini (Conquest), 99 pontos
21) Simona de Silvestro (HVM), 97 pontos
22) Takuma Sato (KV), 83 pontos
23) Graham Rahal (Rahal Letterman), 73 pontos
24) Milka Duno (Dale Coyne), 68 pontos
25) Bertrand Baguette (Conquest), 64 pontos
26) Sarah Fisher (Fisher), 41 pontos
27) Tomas Scheckter (Dreyer & Reinbold), 36 pontos
28) John Andretti (Petty Andretti), 35 pontos
29) Bia Figueiredo (Dreyer & Reinbold), 33 pontos
30) Jay Howard (Fisher), 20 pontos
31) Ed Carpenter (Vision), 20 pontos
32) Townsend Bell (Sam Schmidt), 18 pontos
33) Sebastian Saavedra (Herta), 15 pontos
34) Davey Hamilton (De Ferran Luczo Dragon), 14 pontos
35) Bruno Junqueira (Fazzt), 13 pontos

Nenhum comentário: