quarta-feira, 23 de junho de 2010

Kanaan comanda dobradinha brasileira no Iowa

Numa espetacular recuperação, depois de largar na 15ª posição, o brasileiro Tony Kanaan, da Andretti Autosport, venceu o GP do Iowa, 8ª etapa da Fórmula Indy, nas últimas 11 voltas, num duelo com Hélio Castro Neves, da Penske, seu maior adversário desde os tempos do Kart. A largada teve de ser antecipada em 15 minutos devido ao risco de chuva durante o período da corrida. Esta é a quinta dobradinha de Kanaan com Castro Neves na Indy. Todas aconteceram em circuitos ovais. Com o resultado no Iowa, o campeão de 2004 tem agora três vitórias contra duas do tricampeão das 500 milhas de Indianápolis. Foi sua primeira vitória no ano, a 15ª na categoria.

"Tenho que agradecer minha equipe que me deu um excelente carro. Foi uma corrida bem divertida. Estava morrendo de saudade de comemorar novamente aqui no pódio. No Brasil, hoje é dia de festa pela seleção, e acho que contribuí para aumentar a alegria. Sou brasileiro e não desisto nunca", falou Kanaan.

Diante de uma boa presença de público, mesmo com a estabilidade do tempo, Will Power, da Penske, partiu da pole position, tendo Scott Dixon, da Ganassi, ao seu lado. Então, ainda na primeira volta, a bandeira amarela era acionada. Justin Wilson, da Dreyer & Reinbold, perdeu a traseira de seu carro na entrada da curva 4. Na sequência, o inglês acertou Mário Moraes que também atingiu a parede externa.

Após 12 voltas em ritmo lento, a corrida recomeçou com Power em primeiro, seguido por Dixon, Marco Andretti, Dario Franchitti, Hélio Castro Neves, Alex Tagliani. Takuma Sato e Ryan Briscoe. Numa grande largada, Sato, da KV, emparelhou seu carro com o de Franchitti, mas não conseguiu ultrapassar.

Enquanto isso, Andretti conseguiu superar Dixon e foi ameaçar a liderança de Power. O norte-americano começou a atacar o piloto da Penske a partir da 18ª volta. Impondo um ritmo forte, além de utilizar os retardatários, ele assumiu a ponta treze voltas depois. Neste momento, a diferença entre os dez primeiros girava em torno de apertados quatro segundos.

Na 45ª volta, Franchitti toma o comando pela primeira vez na corrida, trazendo o companheiro Dixon. Neste momento, a dupla da Ganassi, que se distanciava cada vez mais de Andretti. Já Power, que despencava na classificação, atingiu a traseira de Bertrand Baguette. Felizmente não houve nenhum problema mais sério para esses pilotos. Castro Neves ganhava posições, assim como Kanaan. Tony primeiro foi para 12º, depois era oitavo após a amarela e agora disputava a quinta colocação.

Ocorreu outra interrupção, dessa vez devido a detritos na pista, na 54ª volta. Exceto por Graham Rahal todos os pilotos fizeram a primeira parada. Franchitti saiu na frente acompanhado por Kanaan, Castro Neves e Dixon. Na relargada, Franchitti toma a ponta de Rahal, graças aos seus pneus novos. Dixon aproveitou a oportunidade para tomar o segundo lugar de Rahal. No pelotão intermediário, a luta era intensa entre Castro Neves e Sato pelo quinto lugar. Dixon passou seu companheiro de equipe na 73ª volta e assumiu a primeira posição. Agora os dez primeiros eram Dixon, Franchitti, Kanaan, Hunter-Reay, Sato, Rahal, Castro Neves, Viso, Andretti e Power.

Rahal foi aos pits na 92ª volta para fazer sua primeira parada. Nisso o norte-americano perdeu duas voltas. Para seu azar ocorreu a segunda paralisação alguns minutos depois, por conta do acidente de Sarah Fisher na curva 3, encerrando com suas chances de disputar a vitória. A segunda janela de paradas começa e Castro Neves, graças ao eficiente trabalho dos mecânicos da Penske, aproveita para tomar a quinta posição de Sato.



Na 113ª volta, a bandeira verde é acionada, com 15 carros na mesma volta que o líder Franchitti. Na parte inferior da classificação, Simona de Silvestro recebe uma penalidade por ter atropelado o pé de um dos seus mecânicos. Enquanto isso, Dixon deu o troco e novamente pulou para a ponta. A corrida ficou emocionante com a disputa entre os pilotos da Ganassi com os da Andretti. Então, na 120ª volta, Kanaan passa Dixon e finalmente chegou à liderança. Ele é imitado por Hunter-Reay, que coloca seu carro na terceira posição. Neste momento, a Andretti ditava o ritmo. Na 136ª volta, Franchitti superou o brasileiro, reassumindo a primeira posição. Dixon fez o mesmo com Hunter-Reay e tomou o terceiro lugar. Um pouco mais atrás, Castro Neves apenas acompanhava os ponteiros. Kanaan não desistiu e foi buscar por Franchitti, lhe dando o troco na 161ª volta.

Sato definitivamente estava à vontade em Iowa. Entrou em disputa pelo quarto lugar com Hunter-Reay e saiu vitorioso. Nas arquibancadas, Jimmy Vasser e Kevin Kalkhoven apreciavam a atuação do seu piloto, mas com discrição. Ela se mostrou justificada, pois a última bandeira amarela da corrida foi justamente causada pelo japonês, que bateu na curva 4, quando era terceiro.

Todos os carros foram aos pits para a parada definitiva. Franchitti surgiu em primeiro. Castro Neves era o segundo, seguido por Kanaan e Viso. Kanaan foi atrapalhado pelo colega Ryan Hunter-Reay, o que deixou Castro Neves na frente dele A relargada veio na 192ª volta e imediatamente Hunter-Reay estava cumpriu sua pena após o incidente nos pits. Mas quando tudo parecia sorrir Franchitti, o destino decidiu ser caprichoso. O escocês abandona por um problema na transmissão.

Agora Castro Neves liderava sem ser muito pressionado e acreditava que poderia vencer em grande estilo. Kanaan pensava diferente. Dirigindo um carro perfeitamente equilibrado ele incomodaria o carro da Penske na parte final. E aconteceu o que tinha de acontecer. Faltando dez voltas, e graças ao "push to pass", Kanaan atacou Castro Neves pelo lado de dentro e partiu para a vitória. O brasileiro era tão superior aos seus perseguidores que ele ampliou sua vantagem para 1,5 segundos em três voltas.

Kanaan cruzou linha de chegada após 250 voltas na primeira posição e quebrou dois tabus, pois ele nunca não havia terminado nenhuma prova no Iowa e desde o GP de Richmond, em 2008, não comemorava uma vitória. "Abrimos a porteira agora, então, vamos com muita vontade para uma nova sequência de circuitos mistos", falou o brasileiro, que dividiu com Castro Neves e Ernesto Viso, da KV, um pódio inteiramente sul-americano. Os dez primeiros lugares foram completados por Briscoe - que conseguiu uma boa ultrapassagem em Power nas últimas voltas -, Power, Dixon, Meira, Hunter-Reay, Rahal e Patrick. Raphael Matos chegou foi o décimo quarto com duas posições à frente de Mário Romancini.

GP do Iowa
8ª etapa - 20/06/2010
Circuito oval com 1,300 milha
Iowa Speedway - Newton, Iowa (Estados Unidos)
1) Tony Kanaan (BRA/Andretti), 250 voltas, em 1h42min12s4036
2) Hélio Castro Neves (BRA/Penske), a 4s2030
3) Ernesto Viso (VEN/KV), a 5s2538
4) Ryan Briscoe (AUS/Penske), a 9s0536
5) Will Power (AUS/Penske), a 9s5902
6) Scott Dixon (NZL/Ganassi), a 15s2683
7) Vítor Meira (BRA/Foyt), a 16s8703
8) Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti), 249 voltas
9) Graham Rahal (EUA/Dreyer & Reinbold), 249 voltas
10) Danica Patrick (EUA/Andretti), 249 voltas
11) Dan Wheldon (ING/Panther), 249 voltas
12) Alex Tagliani (CAN/Fazzt), 248 voltas
13) Alex Lloyd (ING/Dale Coyne) 248 voltas
14) Raphael Matos (BRA/De Ferran Luczo Dragon), 247 voltas
15) Marco Andretti (EUA/Andretti), 244 voltas
16) Mário Romancini (BRA/Conquest), 244 voltas
17) Bertrand Baguette (BEL/Conquest), 237 voltas
18) Dario Franchitti (ESC/Ganassi), 212 voltas
19) Takuma Sato (JAP/KV), 177 voltas
20) Hideki Mutoh (JAP/Newman Haas), 131 voltas
21) Simona de Silvestro (SUI/HVM), 128 voltas
22) Sarah Fisher (EUA/Fisher), 92 voltas
23) Milka Duno (VEN/Dale Coyne), 31 voltas
24) Justin Wilson (ING/Dreyer & Reinbold), 0 volta
25) Mário Moraes (BRA/KV), 0 volta

A classificação da Indy após oito etapas
1) Will Power (Penske), 274 pontos
2) Scott Dixon (Ganassi), 263 pontos
3) Dario Franchitti (Ganassi), 260 pontos
4) Hélio Castro Neves (Penske), 251 pontos
5) Ryan Briscoe (Penske), 240 pontos
6) Tony Kanaan (Andretti), 229 pontos
7) Ryan Hunter-Reay (Andretti), 225 pontos
8) Justin Wilson (Dreyer & Reinbold), 191 pontos
9) Marco Andretti (Andretti), 184 pontos
10) Dan Wheldon (Panther), 183 pontos
11) Danica Patrick (Andretti), 178 pontos
12) Vítor Meira (Foyt), 160 pontos
13) Alex Tagliani (Fazzt), 156 pontos
14) Raphael Matos (De Ferran Luczo Dragon), 142 pontos
15) Ernesto Viso (KV), 138 pontos
16) Alex Lloyd (Dale Coyne), 136 pontos
17) Mário Moraes (KV), 131 pontos
18) Hideki Mutoh (Newman Haas Lanigan), 118 pontos
19) Mário Romancini (Conquest), 113 pontos
20) Mike Conway (Dreyer & Reinbold), 110 pontos
21) Simona de Silvestro (HVM), 109 pontos
22) Takuma Sato (KV), 95 pontos
23) Graham Rahal (Dreyer & Reinbold), 95 pontos
24) Milka Duno (Dale Coyne), 80 pontos
25) Bertrand Baguette (Conquest), 77 pontos
26) Sarah Fisher (Fisher), 53 pontos
27) Tomas Scheckter (Dreyer & Reinbold), 36 pontos
28) John Andretti (Petty Andretti), 35 pontos
29) Bia Figueiredo (Dreyer & Reinbold), 33 pontos
30) Jay Howard (Fisher), 20 pontos
31) Ed Carpenter (Vision), 20 pontos
32) Townsend Bell (Sam Schmidt), 18 pontos
33) Sebastian Saavedra (Herta), 15 pontos
34) Davey Hamilton (De Ferran Luczo Dragon), 14 pontos
35) Bruno Junqueira (Fazzt), 13 pontos

Nenhum comentário: