sexta-feira, 2 de julho de 2010

Watkins Glen International

Por Bobby Rahal*

A corrida em Watkins Glen, nona etapa da Fórmula Indy, abre a sequência final das corridas em mistos do calendário: Watkins Glen, Toronto, Edmonton, Mid-Ohio e Sonoma. Depois, as últimas quatro provas ocorrerão em ovais (Chicago, Kentucky, Motegi e Miami). Serão 60 voltas nos 5,470 km, totalizando 204 milhas de extensão, que une curvas rápidas, freadas fortes, exigindo muito do câmbio e dos freios. Situada na região norte do estado norte-americano de Nova York, o circuito foi construído em 1956. Porém, desde 1948, por iniciativa de Cameron Argentsinger, aconteciam corridas no local, aproveitando as ruas e as estradas da região.

O perigoso circuito, com marcantes mudanças de elevação e curvas rápidas e abauladas, tornou-se palco para históricos e extraordinários acontecimentos do automobilismo. A partir de 1961, tornou-se a sede do GP dos Estados Unidos de Fórmula 1, ficando mundialmente conhecido. Entre as décadas de 1960 a 1980, recebeu estrelas da Fórmula 1 como Jim Clark, Jackie Stewart, Niki Lauda, Graham Hill, Ronnie Peterson, Gilles Villeneuve, Nélson Piquet e foi o palco da primeira vitória de Emerson Fittipaldi. A prova de 1980 foi a última da Fórmula 1 em Watkins Glen, pois naquela época o circuito passava por sérias dificuldades financeiras que quase levaram ao seu fechamento. Após uma prova da Fórmula Indy em 1981, a pista não receberia qualquer evento importante nos anos seguintes.

A salvação viria em 1983, quando o circuito foi adquirido pela Corning Enterprises (subsidiária da Corning Glass Works, fabricante de vidros pirex) em associação com a International Speedway Corp. (ISC). Isso permitiu que o circuito entrasse para o calendário da divisão principal da Nascar em 1986 e se reerguesse como um dos mais importantes do país. Isso teve mais do que um significado simbólico, pois a primeira corrida disputada em 1957 e foi justamente uma prova de Nascar, vencida por Buck Baker. Em 1997, a ISC compraria a parte da Corning e se tornaria a única proprietária de Watkins Glen, como continua até hoje.

Finalmente, em 2005, a Fórmula Indy fez o seu retorno triunfal ao velho circuito, após uma ausência de 24 anos, no dia 25 de setembro. Resgatou-se também a tradicional data de início do outono, quando acontecia o GP de Fórmula 1. A Indy resgatou um trecho do traçado conhecido como "The Boot" (A Bota), que começa logo após a maior reta do circuito e foi inaugurado no GP dos Estados Unidos de 1972, não utilizado pela Nascar. O trajeto por onde a Indy corre difere significativamente do circuito da Nascar pela inclusão da parte da "Bota" e pela exclusão da "Inner Loop", uma chicane no final da maior reta do circuito.

Embora seja um misto, as curvas possuem inclinações variando de 6 a 10 graus. Por outro lado, em se tratando de uma pista antiga, a largura é em média de apenas 11,5 metros, o tornando um circuito estreito. Watkins Glen pode, eventualmente, ser como Sonoma, onde se um carro lento consegue seguir trajetórias defensivas, ele segura os pilotos mais rápidos, tornando as ultrapassagens escassas e difíceis. Isso são apenas detalhes. Watkins Glen continua sendo um circuito muito rápido e assustador, de deixar os cabelos em pé. Imperdível para quem gosta de automobilismo.

Tony Kanaan ainda não venceu nesse circuito, onde tem como melhor resultado o segundo lugar conquistado em 2005. Ele usa a vitória de Iowa como motivação para Glen. "Eu cheguei ao Iowa ouvindo que nunca havia vencido lá, mas mantive a cabeça tranquila e consegui mudar isso. Já acertei a bola algumas vezes na trave em Watkins Glen, mas sigo com a mesma força para tentar repetir a história de Iowa", comentou.

E a pista tem uma curiosidade interessante: Nas cinco edições realizadas, nunca o vencedor de Watkins Glen venceu o campeonato da Indy na mesma temporada. Nas duas últimas edições o australiano Ryan Briscoe obteve duas poles e uma vitória. O neozelandês Scott Dixon é outro favorito graças às três conquistas consecutivas entre 2005 e 2007. Justin Wilson é outro nome bem cotado. No ano passado, o inglês fez história ao conquistar a primeira vitória da equipe Dale Coyne. Nesta temporada em um carro mais eficiente, Wilson pode beneficiar da sua experiência e, especialmente, sua confiança para obter a primeira vitória de 2010.

Finalmente, teremos a estreia de outro britânico: Adam Carroll. O irlandês, ex-piloto de testes da BAR-Honda na Fórmula 1 fará sua estréia na competição na Andretti Autosport. Os especialistas o consideram um verdadeiro talento, ele tem todas as possibilidades de obter o melhor resultado em novatos nessa etapa. É com toda certeza um piloto a ser observado.

Confira a programação para o GP de Watkins Glen, nona etapa da temporada 2010 da Fórmula Indy (horários de Brasília):

Sexta-Feira (02/07)
16h30min - treino livre

Sábado (03/07)
10h05min - treino livre
14h15min - treino classificatório

Domingo (04/07)
11h05min - warm up
16h55min - GP de Watkins Glen (60 voltas)

Vencedor em 2009: Justin Wilson (ING)
Pole em 2009: Ryan Briscoe (AUS)

* com modificações.

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