quarta-feira, 7 de julho de 2010

Power vence em Watkins Glen com dobradinha da Penske

A Penske mostrou mais uma vez a competência que lhe é peculiar nos circuitos mistos. Numa atuação impecável, o australiano Will Power venceu o GP de Watkins Glen, 9ª etapa da temporada 2010 da Fórmula Indy, disputado no Watkins Glen International, em Nova Iorque. Esta é a primeira vitória de Power desde o GP de São Petersburgo em março desse ano. A equipe de Mooresville fez a dobradinha com Ryan Briscoe em segundo, enquanto Dario Franchitti chegou à terceira posição e colocou a Ganassi no pódio.

O melhor brasileiro foi Raphael Matos, da De Ferran Dragon: ele fez uma excelente corrida, terminado em quarto. Mário Moraes, da KV, também foi muito bem. Largou em nono e chegou em quinto. Hélio Castro Neves, com o furo num pneu traseiro, teve que contar com bandeiras amarelas para terminar entre os primeiros. Foi somente o nono. Vítor Meira não pode fazer muito: ficou apenas na décima nona colocação. Pior que ele, só Tony Kanaan, mais uma vez derrubado pela péssima tática da Andretti. Ele precisou parar na última volta para colocar combustível e concluiu em 21º lugar. Dan Wheldon foi o sexto, com Ryan Hunter Reay em sétimo e Scott Dixon em oitavo.

Na largada, Power já imprimia um ritmo forte após sua pole position e os adversários não o incomodaram na primeira curva. Nesse momento a Penske liderava com seus pilotos nas três primeiras posições. Briscoe seguia Power de perto enquanto Hélio Castro Neves acompanhava a batalha. Atrás dos três, tínhamos Scott Dixon tentando um ataque sobre Franchitti, mas foi Justin Wilson que ultrapassou o neozelandês. No final da primeira volta, a classificação era a seguinte: Power, Briscoe, Castro Neves, Franchitti, Wilson e Dixon. Pouco tempo depois, Wilson tentou roubar o quarto lugar de Franchitti, sem sucesso. Duas voltas mais tarde, o inglês perderia sua posição para Dixon. Nisso o primeiro pelotão, formando por Power e Briscoe, destaca-se do resto, com 1,5 segundos de vantagem.

Alex Tagliani foi o primeiro a entrar nos pits. O canadense não estava com um bom carro e por isso decidiu alterar sua estratégia e aproveitou para fazer um grande ajuste na asa dianteira. Ele ainda colocou os pneus macios. Na 6ª volta, Castro Neves e Franchitti brigavam pela terceira posição, enquanto Ernesto Viso fazia uma prova de recuperação. O venezuelano, quando ainda não havia sofrido um forte acidente antes da classificação, tinha optado pelos pneus duros no começo e por conta disso resolveu mudar o planejado. Como não participou do treino ele tinha pneus macios em quantidade suficiente para terminar a corrida.

Na 7ª volta, Danica Patrick executou uma bela ultrapassagem sobre Bertrand Baguette e Tagliani, na disputa pelo 21º lugar. Quase no mesmo momento, Franchitti fazia o mesmo em Castro Neves, que também foi superado por Dixon. Contudo, quando o neozelandês ganhava a posição, perdeu completamente a manobra. O resultado desse confronto custou à quebra da asa dianteira de Dixon e um furo no pneu traseiro esquerdo de Castro Neves. Como resultado, ambos perderam muito tempo nos pits, caindo para as últimas colocações. O erro surpreendeu tratando-se de alguém com tanta experiência quanto Dixon.

No bloco intermediário a luta era constante e na 15ª volta, os antigos integrantes da Fórmula 1 proporcionavam ao público um espetáculo magnífico. Takuma Sato, perfeitamente adaptado a essa pista, fez ótima manobra para tomar a quarta posição de Justin Wilson na Bus Stop e logo abriu grande vantagem. Quem crescia na prova era Raphael Matos aproveitando a queda de rendimento do inglês e assumiu o quinto lugar.

Outro piloto também resolveu mostrar suas habilidades e dar espetáculo. O estreante Adam Carroll lutava por um lugar entre os dez primeiros e para isso deveria enfrentar o veterano Paul Tracy. Um grande desafio já em sua primeira corrida de Indy. E o piloto da Andretti percebeu isso rapidamente ao tentar atacar o canadense por fora na freada da curva 9. Contudo Tracy fechou sua trajetória e Carroll teve de recolher a manobra.

Até então a corrida fluía normalmente quando na 17ª volta Dan Wheldon levou um toque de Alex Lloyd na sua roda traseira direita na curva 8 e rodou. Ele pôde sair imediatamente da pista, acionando pela primeira vez a primeira bandeira amarela. Foi uma boa oportunidade para maior parte dos pilotos fizesse o primeiro reabastecimento na volta seguinte. Poucos não pararam como no caso de Alex Tagliani, que pulou para terceiro. Dixon era o novo líder. Viso ficou em segundo. Castro Neves vinha em quarto. Esses três haviam antecipado a parada.

Na relargada, não ocorreu mudança nas cinco primeiras posições que eram ocupadas por Dixon, Viso, Tagliani, Castro Neves e Power. Para os quatro primeiros, a meta era fazer voltas de qualificação até a próxima parada para minimizar a perda de tempo nos pits. Lá atrás Baguette tava o troco em Danica para ganhar a 20ª posição. . Ironicamente, no mesmo tempo, seu companheiro de equipe Mário Romancini rodou na saída da curva 7, mas controlou o carro e retornou para corrida, por pouco o brasileiro não se chocou com Patrick.

Entre as voltas 25 a 28, os quatro primeiros fizeram a segunda parada. Assim Power recuperava a ponta, com Briscoe em segundo na frente de Matos, Franchitti, Moraes, Kanaan, Marco Andretti e Wilson. Enquanto isso Tracy era somente o vigésimo e sofria uma substancial queda de desempenho. Tanto era assim que ele foi obrigado a alterar sua estratégia de pit stops e adiantou sua parada em dez voltas em relação ao que estava programado, torcendo para que ocorressem muitas interrupções.



Neste momento a liderança dos dois pilotos da Penske parecia intocável. Os australianos estavam um passo na frente do resto, com Matos sendo o melhor dos outros. Pela primeira vez nesta temporada, o piloto da De Ferran Dragon parecia que iria transformar em um bom resultado mais uma boa atuação em um misto.

Power e Briscoe pararam na 38ª volta. Os mecânicos de Briscoe trabalharam mais rápido e ele voltou na frente. Pouco depois, os pilotos que teriam que parar naquela janela foi fazer seus pits. No instante em que Franchitti fazia seu reabastecimento, a segunda amarela era acionada. A causa foi que Simona de Silvestro perdeu o controle na curva sete e bateu no muro, danificando muito seu carro. A suíça, com pneus novos, não os aqueceu o suficiente e por isso perdeu a traseira do bólido naquele trecho. Obviamente esta bandeira amarela foi uma excelente para Franchitti, que para terminar a corrida não precisaria parar novamente.

Enquanto o carro de segurança controlava o ritmo, Dixon, Castroneves e Viso, também pararam, com o brasileiro ganhando a posição do neozelandês nos pits. A disputa recomeçou na 43ª volta. Power atacou Briscoe e toma a ponta na chicane da Bus Stop. Franchitti, vinha em terceiro, Raphael Matos era quarto, sendo duramente pressionado por Wheldon. Duas voltas mais tarde, Franchitti, que até então era um mero observador, aborda Briscoe na Bus Stop para ganhar a segunda posição. Neste momento, parecia que o piloto da Ganassi iria dificultar a vida de Power. O escocês de fato era em média dois décimos mais rápido que o australiano. Mas se tudo parecia trabalhar a seu favor, seus pneus desgastados acabaram por prejudicá-lo. Na última volta, Franchitti errou e perdeu a segunda posição para Briscoe.

Líder do campeonato, Power alcançou a terceira vitória na temporada e agora soma 327 pontos na tabela de classificação, contra 295 de Franchitti. Dixon é o terceiro, com 287, enquanto Briscoe superou Castro Neves, aparecendo em quarto. Já Kanaan caiu de sexto para sétimo.

GP de Watkins Glen
9ª etapa - 04/07/2010
Circuito misto com 3,400 milhas
Watkins Glen International - Watkins Glen, Nova Iorque (Estados Unidos)
1) Will Power (AUS/Penske), 60 voltas em 1h40min27s4391
2) Ryan Briscoe (AUS/Penske), a 1s2181
3) Dario Franchitti (ESC/Ganassi), a 1s4573
4) Raphael Matos (BRA/De Ferran Dragon), a 5s3454
5) Mário Moraes (BRA/KV), a 9s3229
6) Dan Wheldon (EUA/Panther), a 9s7523
7) Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti), a 10s5003
8) Scott Dixon (NZL/Ganassi), a 12s0546
9) Hélio Castro Neves (BRA/Penske), a 12s9834
10) Justin Wilson (ING/Dreyer & Reinbold), a 13s5635
11) Ernesto Viso (VEN/KV), a 18s7591
12) Hideki Mutoh (JAP/Newman Haas), a 20s2279
13) Marco Andretti (EUA/Andretti), a 26s6965
14) Paul Tracy (CAN/Dreyer & Reinbold), a 27s7310
15) Takuma Sato (JAP/KV), a 28s8774
16) Adam Carroll (IRL/Andretti), a 29s3624
17) Alex Tagliani (CAN/Fazzt), a 35s3753
18) Bertrand Baguette (BEL/Conquest), a 36s5350
19) Vítor Meira (BRA/Foyt), a 36s9869
20) Danica Patrick (EUA/Andretti), a 38s2675
21) Tony Kanaan (BRA/Andretti), a 38s6700
22) Mário Romancini (BRA/Conquest), 59 voltas
23) Milka Duno (VEN/Dale Coyne), 57 voltas
24) Simona de Silvestro (SUI/HVM), 38 voltas
25) Alex Lloyd (ING/Dale Coyne), 22 voltas

A classificação da Indy após nove etapas
1) Will Power (Penske), 327 pontos
2) Dario Franchitti (Ganassi), 295 pontos
3) Scott Dixon (Ganassi), 287 pontos
4) Ryan Briscoe (Penske), 280 pontos
5) Hélio Castro Neves (Penske), 273 pontos
6) Ryan Hunter-Reay (Andretti), 251 pontos
7) Tony Kanaan (Andretti), 241 pontos
8) Justin Wilson (Dreyer & Reinbold), 211 pontos
9) Dan Wheldon (Panther), 211 pontos
10) Marco Andretti (Andretti), 201 pontos
11) Danica Patrick (Andretti), 190 pontos
12) Raphael Matos (De Ferran Dragon), 174 pontos
13) Vítor Meira (Foyt), 172 pontos
14) Alex Tagliani (Fazzt), 169 pontos
15) Mário Moraes (KV), 161 pontos
16) Ernesto Viso (KV), 157 pontos
17) Alex Lloyd (Dale Coyne), 146 pontos
18) Hideki Mutoh (Newman Haas Lanigan), 136 pontos
19) Mário Romancini (Conquest), 125 pontos
20) Simona de Silvestro (HVM), 121 pontos
21) Mike Conway (Dreyer & Reinbold), 110 pontos
22) Takuma Sato (KV), 110 pontos
23) Graham Rahal (Dreyer & Reinbold), 95 pontos
24) Milka Duno (Dale Coyne), 92 pontos
25) Bertrand Baguette (Conquest), 89 pontos
26) Sarah Fisher (Fisher), 53 pontos
27) Tomas Scheckter (Dreyer & Reinbold), 36 pontos
28) John Andretti (Petty Andretti), 35 pontos
29) Bia Figueiredo (Dreyer & Reinbold), 33 pontos
30) Jay Howard (Fisher), 20 pontos
31) Ed Carpenter (Vision), 20 pontos
32) Townsend Bell (Sam Schmidt), 18 pontos
33) Paul Tracy (Dreyer & Reinbold), 16 pontos
34) Sebastian Saavedra (Herta), 15 pontos
35) Davey Hamilton (De Ferran Dragon), 14 pontos
36) Adam Carroll (Andretti), 14 pontos
37) Bruno Junqueira (Fazzt), 13 pontos

Nenhum comentário: