quinta-feira, 15 de julho de 2010

Exhibition Place - Ontário

Por Bobby Rahal*

A Indy Toronto celebra em 2010 a vigésima quarta edição de um dos eventos mais importantes e de maior sucesso do automobilismo canadense. Essa é uma tradição iniciada em 1986 no circuito de rua do Exhibition Place, um parque de exposições próximo ao centro da cidade canadense de Toronto, na província de Ontário.

A ideia de realizar uma corrida no centro de Toronto surgiu em 1968. Entretanto, essa idéia levou quase 20 anos para ser concretizada. Naquele ano, John F. Basset Jr. (herdeiro do Toronto Telegram) e Don Hunt, executivo da Sun Publishing, anunciaram a intenção de criar um circuito no Exhibition Place, para receber corridas anuais da Indy e de Fórmula 1. Para gerenciar evento foi criada a Lakeshore Raceway.

O planejamento inicial era de um circuito com 3,700 km e a linha de chegada e os pits localizados no Exhibition Stadium, usando a longa Avenida Lakeshore Boulevard como reta oposta. Houve grande oposição por parte dos moradores próximos ao Exhibition Place, que temiam o barulho e a bagunça que as multidões provocariam nas vizinhanças, dos proprietários do circuito misto de Mosport Park, que temiam a concorrência e daqueles que se opunham ao uso de um local público por uma companhia privada.

Mesmo obtendo a aprovação do governo, os planos de Basset e Hunt tiveram que ser abandonados devido a ações judiciais da associação de moradores. Assim se passaram sete anos até a idéia de correr nas ruas de Toronto ressurgiu em 1975, ironicamente através dos promotores do GP do Canadá de Fórmula 1, em Mosport Park. Como os custos de realização da corrida em Mosport Park estavam se tornando proibitivos, até eles passaram a defender a transferência da prova para o centro de Toronto, no Exhibition Place. Outra vez, os moradores de Toronto não estavam dispostos a ceder. O GP do Canadá foi parar na Ilha Notre Dame, em Montreal, no ano de 1977.

Em 1984, a cervejaria canadense Molson comprou os direitos de realização de corridas da Fórmula Indy no Canadá. Naquele ano eles patrocinaram uma prova no circuito trioval de 1,2 km de Sanair, próximo a Montreal. A entrada da Molson no negócio fez com que os planos de realizar corridas no Exhibition Place voltassem à tona. O grupo fez uma enorme campanha para convencer a população local a apoiar o evento, e obteve a aprovação para seguir com o projeto.

Em 26 de novembro de 1985, uma conferência de imprensa foi marcada para anunciar que Toronto teria finalmente a sua corrida. A primeira edição da Indy Toronto aconteceu em 20 de julho de 1986, para um público de 60 mil espectadores. O circuito tinha 2,769 km de extensão e aproveitava a idéia de Bassett e Hunt da reta oposta na Avenida Lakeshore Boulevard. Emerson Fittipaldi marcaria a pole position, mas ao final a vitória seria de Bobby Rahal. Naquele mesmo ano, a Indy se despediria do acanhado circuito oval de Sanair e a partir de 1987, a prova de Toronto se consolidaria como o principal evento da categoria em terras canadenses.

O sucesso da Indy em Toronto possibilitou a entrada de novas provas em território canadense, patrocinadas pela Molson: de 1990 a 2004 em Vancouver e de 2002 a 2006 em Montreal. Por conseqüência desse esforço, surgiu uma talentosa geração de pilotos canadenses, que contribuíram para o sucesso dessas provas: Paul Tracy, Greg Moore, Jacques Villeneuve, Scott Goodyear, Alex Tagliani, Patrick Carpentier e Andrew Ranger.

Após a prova de 2006, a Champ Car foi comunicada da desistência da Molson em patrocinar e promover o evento, mesmo motivo que levou as corridas de Vancouver e Montreal a serem extintas. Assim, o principal apoiador da prova passou a ser outra marca de cerveja canadense, a Steelback, com a organização da prova indo para uma associação criada somente com esse objetivo.

Em 2008, Toronto ficou de fora do calendário graças à saída da Steelback do evento, além da falta de datas para realização da prova, causada pela reunificação da Champ Car com a IRL. O evento retornou em 2009 com a organização da Andretti Green Promotions, financiada pela Honda.

Ao longo desses 24 anos, o desenho do circuito praticamente não sofreu alterações e sempre se caracterizou pela grande presença de público e pela dificuldade do traçado, onde é muito difícil ultrapassar. O melhor ponto de ultrapassagem é na freada forte da fechada curva no final da reta oposta (Lakeshore Boulevard). O circuito atualmente tem 2,770 km de extensão e 11 curvas. Com baixa velocidade média, Toronto, como qualquer circuito de rua, tem várias curvas acentuadas, algumas, com inclinação superior a 90 graus, o que dificulta a pilotagem para os inexperientes.



A constante mudança no tipo de piso é uma característica marcante, sendo vista como a maior dificuldade a ser enfrentada nesse circuito. Em alguns trechos, os pilotos freiam no concreto, enquanto em outros, no meio de uma curva, asfalto com baixa aderência. Isso exige um acerto especial, sendo muito importante encontrá-lo durante os treinos livres. Um setor bastante problemático é a curva 8 por possui muitas ondulações no seu ponto de freada.

É um desafio que desgasta bastante os freios e câmbio, além de exigir uma pilotagem ao mesmo tempo agressiva, para tentar ultrapassagens, e cautelosa, para não ver todo o esforço terminar em um dos vários muros que cercam a pista. Além disso, é importante saber lidar com o tráfego, pois ao se tentar ultrapassar um retardatário, pode-se arruinar uma corrida por conta de um acidente causado pela reduzida largura em alguns pontos do circuito.

Toronto marca ainda o retorno de velhos conhecidos: a Dreyer & Reinbold divulgou que Tomas Scheckter vai substituir Mike Conway. Será a segunda vez em 2010 que o sul-africano corre no lugar do inglês, que sofreu acidente nas 500 milhas de Indianápolis: a anterior foi no Texas. Graham Rahal retorna à Newman Haas. O norte-americano já esteve na equipe entre 2007 e 2009, mas a falta de patrocínio não permitiu que ele permanecesse.

Neste campeonato, ele disputou três etapas pela Fisher e Indianápolis pela equipe do pai, a Rahal Letterman. Graham ainda participou do GP do Iowa pela Dreyer & Reinbold. Ele vai pilotar o carro de número 02 da Newman Haas nas etapas de Toronto, Mid-Ohio, Sonoma, Chicago, Motegi e Homestead. Já Paul Tracy pilotará pela KV equipe na qual irá participar das etapas canadenses da categoria. Foi com essa equipe o veterano canadense não conseguiu se classificar para as 500 milhas de Indianápolis em maio.

Confira a programação para o GP de Toronto, décima etapa da temporada 2010 de Fórmula Indy (horários de Brasília):

Sexta-feira (16/07)
10h55min - treino livre
14h50min - treino livre

Sábado (17/07)
10h10min - treino livre
13h50min - treino classificatório

Domingo (18/07)
09h35min - warm up
13h30min - GP de Toronto (85 voltas)

Vencedor em 2009: Dario Franchitti (ESC)
Pole em 2009: Dario Franchitti (ESC)

* com modificações.

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