quinta-feira, 22 de julho de 2010

Edmonton City Centre Airport


Por Bobby Rahal*

Uma semana após o evento muito selvagem em Toronto, a Fórmula Indy continua sua jornada no Canadá, dessa vez em Edmonton, palco da 11ª etapa da temporada 2010. Espera-se a repetição das disputas ocorridas em Toronto, já que o traçado, montado dentro de um aeroporto, é muito largo, possuindo vários pontos de ultrapassagem, sendo esse o principal motivo dos pilotos gostarem tanto de correr aqui.

Vencedor em Toronto, líder do campeonato e vencedor da corrida em 2009, Will Power vem com grande favorito para vencer. Mais uma vez, será difícil bater o piloto australiano. No ano passado, a equipe Penske teve um excelente desempenho, colocando seus três carros no pódio.

Os pilotos locais são destaques nessa edição. Paul Tracy e Alex Tagliani se prepararam para brilhar na última corrida em solo canadense. Tagliani conhece cada palmo do circuito onde já correu cinco vezes. Enquanto isso, Tracy teve seus melhores resultados nos últimos dois anos neste circuito. Será que eles vão surpreender as favoritas Penske e Ganassi? Grande favorito na semana passada, mas sendo superado com facilidade por Power na disputa direta, Justin Wilson volta ao local que o passado só trás boas recordações. Vencedor em 2006 e terceiro em 2008, o inglês espera alcançar novamente outra excelente atuação, conquistando a primeira vitória da Dreyer & Reinbold desde 2000.

Entre os estreantes, a luta também será intensa. Alex Lloyd tomou a ponta do campeonato dos novatos graças aos seus bons resultados nos ovais. Porém, desde o retorno aos circuitos mistos e de rua o piloto da Dale Coyne tem sido vítima da má sorte e vê sua liderança ameaçada. A piloto Simona de Silvestro é a pedra em sua sapato depois do magnífico nono lugar em Toronto. A suíça está somente 15 pontos atrás de Lloyd e tem todas as condições de almejar o título de "Novato do Ano", caso ela e sua equipe consigam manter a regularidade das últimas corridas. Em terceiro lugar na classificação, o brasileiro Mário Romancini tem 21 pontos a menos que Lloyd.



O Edmonton City Centre Airport é um circuito misto temporário com 1,960 milha de extensão, localizado próximo ao centro da cidade, capital do estado de Alberta. Serão 95 voltas, totalizando 187,435 milhas de percurso. São 14 curvas, apresentando trechos travados, exigindo concentração constante dos pilotos.

Nos primeiros treinos, uma das preocupações é com a melhoria constante das condições do asfalto, que ganha uma maior camada de borracha a cada passagem dos carros, normalmente usado pelos aviões que pousam e decolam no local, permitindo tempos mais baixos. Essa é a quinta edição da prova, que tem sido sinônimo de emoção dentro e fora da pista. As vitórias em 2005 e 2007, com o francês Sebastien Bourdais e em 2006, com Justin Wilson, que corre nesta temporada pela Dale Coyne.

Há semelhanças entre a reta que leva a chicane da entrada dos pits e a curva 1 do aeroporto de Cleveland. A maior parte da ação durante a corrida deverá acontecer ali, com os carros chegando a velocidades próximas dos 320 km/h antes da freada forte, a exemplo do que acontecia em Cleveland. As semelhanças terminam por aí, pois depois vem um trecho bastante sinuoso, com pequenas retas e curvas de 90 graus.

Esse não é o primeiro grande evento do automobilismo internacional realizado em Edmonton. Entre 1968 e 1983 existiu um circuito misto de 2,530 milhas e 14 curvas chamado Edmonton International Speedway, que chegou a receber corridas da Can-Am, na época a principal categoria de esporte protótipo do mundo. Essa pista foi demolida em meados dos anos 1980 para dar lugar a um conjunto residencial, com Edmonton sumindo do calendário automobilístico internacional, condição que a Indy se encarregou de mudar.

Confira a programação para o GP de Edmonton, décima primeira etapa da temporada 2010 da Fórmula Indy (horários de Brasília):

Sexta-feira (23/07)
14h30min - treino livre
17h45min - treino livre

Sábado (24/07)
13h15min - treino livre
18h30min - treino classificatório

Domingo (25/07)
13h00min - warm up
19h00min - GP de Edmonton (95 voltas)

Vencedor em 2009: Will Power (AUS)
Pole em 2009: Will Power (AUS)

* com modificações.

Nenhum comentário: