domingo, 3 de outubro de 2010

Dario Franchitti é tricampeão em noite de Dixon

Dario Franchitti fez o que tinha que fazer no Homestead Miami Speedway, última etapa da Fórmula Indy, para reivindicar o título de 2010 e uma premiação de U$S 1 milhão na noite de sábado do dia 2 de outubro. Infelizmente, para Will Power, as coisas não funcionaram como deveriam e assim ele viu suas chances de ser o novo campeão sumirem no escuro.

Em uma corrida cheia de tensão vencida pelo seu companheiro Scott Dixon, o escocês Franchitti conquistou o campeonato de Indy pela terceira vez, igualando-se a nomes consagrados como Al Unser, Rick Mears, Bobby Rahal e Sam Hornish Jr. Que noite fantástica tivemos. Um campeonato é decidido após 17 corridas em um duelo entre o melhor piloto em circuitos mistos e de rua contra o melhor nos ovais. Todos os ingredientes necessários estavam presentes para oferecer aos fãs uma corrida memorável. E no final das 200 voltas, o experiente Dario suplantou o jovem Power. Já na corrida quem ganhou as honras foi o segundo carro da equipe Ganassi com neozelandês conquistando sua terceira vitória da temporada.

Quando a bandeira verdade foi acionada, os companheiros de Ganassi mantiveram-se na frente, com Dixon servindo de escudo contra as investidas dos pilotos da Penske. Mas este domínio não durou muito tempo. Largando em oitavo no grid, Tony Kanaan veio abrindo caminho e logo ultrapassou Dixon. Enquanto isso, Will Power que vinha em quarto, perdia rendimento e logo caiu para nono. Na 35ª volta, Mário Moraes, que estava em oitavo, foi aos pits devido a um problema na coluna de direção. Quando retornou à pista, a coluna partiu, com seu carro indo de encontro ao muro.

Em seguida, ocorre a primeira janela de paradas para reabastecimento e troca de pneus. Nela, Kanaan errou ao colocar seu carro em ponto na saída da área de pits. Dessa maneira, caiu de segundo para quinto. Enquanto isso, Ryan Briscoe conseguiu sair de quarto para o segundo lugar graças ao excelente trabalho dos seus mecânicos, com Dixon se mantendo em terceiro. Power subiu duas posições, chegando à sétima posição.

A ação recomeça na 42ª volta, com o líder Franchitti acompanhando em seus espelhos as investidas de Briscoe. Por sua vez, Kanaan passa Dixon e Castro Neves e vai para terceiro. Power supera Viso e sobe para sexto. Três voltas depois, Bia Figueiredo encerrou prematuramente sua participação. Enfrentando problemas no câmbio, ela viu seu carro sair de traseira de repente e terminou no muro. A relargada movimentou o pelotão da frente: Briscoe, Kanaan e Dixon revezam-se na ponta. Contudo, em 14 voltas, Dario retornou a ponta. Nisso, Power já era o quarto. No entanto, nem mesmo se colocando nessa posição garantiria ao australiano o campeonato.



Quando Franchitti reassumiu a dianteira, foram 40 voltas sem grandes emoções. Nesse intervalo, o escocês aproveitou para garantir os dois pontos de bonificação por ter liderado o maior número de voltas na prova. No fim tamanha dedicação de Dario mostrou-se desnecessária. O motivo foi que Power, na 134ª volta, ao tentar superar o retardatário Ryan Hunter-Reay, deixou o carro escapar de frente e esfregar no muro da curva 4. Resultado: a suspensão traseira direita ficou torta, e ele teve de ir aos pits.

Imediatamente, seus mecânicos estavam ocupados no carro, e depois de substituir a barra estabilizadora da suspensão defeituosa, o australiano conseguiu voltar à pista. Entretanto, o sintoma ainda estava presente: o carro permanecia puxando para direita. Esse foi o fim das esperanças de título para Power que foi obrigado a desistir e ver seu rival das arquibancadas. Um momento cruel para o piloto que era o favorito ao título até alguns minutos antes.

Enquanto isso, Tony Kanaan, Bertrand Baguette e Ernesto Viso eram punidos por sair dos pits com o equipamento de reabastecimento ainda preso aos seus carros. Depois da longa bandeira amarela, mais uma interrupção, esta para retirar detritos. Com o rival fora da disputa, Franchitti passou a pilotar de maneira conservadora após retornar do reabastecimento. O resultado foi apenas uma formalidade para o escocês, exceto quando Milka Duno perdeu o controle do carro bem diante dos olhos do futuro tricampeão a 25 voltas da bandeirada.

No final da prova, Dixon e Kanaan vinham em primeiro e segundo, com Danica Patrick e Castro Neves no terceiro e no quarto lugares. Dixon e Hélio, por sua vez, tinham uma parada a menos. A piloto forçava muito para ultrapassar Kanaan, que dificultou a manobra ao máximo. Finalmente, na última volta, Danica conseguiu passar Tony. Na frente, continuou Dixon, completando a festa da Ganassi. Os dez primeiros lugares foram completados por Hélio Castro Neves, Ryan Briscoe, Vítor Meira, Marco Andretti, Dario Franchitti, Dan Wheldon e Graham Rahal. Raphael Matos, por sua vez, foi apenas o 17º colocado. Mário Moraes não completou a corrida. Enquanto aos estreantes, Alex Lloyd teve uma sólida atuação, levando a 12ª posição e o título de "Novato do Ano" em cima da suíça Simona Silvestro, que teve uma péssima corrida, completando o percurso na última posição.

GP de Miami
17ª etapa - 02/10/2010
Circuito oval de 1,502 milha
Homestead Miami Speedway - Homestead, Flórida (Estados Unidos)

1) Scott Dixon (NZL/Ganassi), 200 voltas, em 2h04min04s4780
2) Danica Patrick (EUA/Andretti), 2s7587
3) Tony Kanaan (BRA/Andretti), 2s7698
4) Ryan Briscoe (AUS/Penske), 3s7827
5) Hélio Castro Neves (BRA/Penske), 5s3324
6) Vítor Meira (BRA/Foyt), 7s2126
7) Marco Andretti (EUA/Andretti), 8s3637
8) Dario Franchitti (ESC/Ganassi), 11s1401
9) Dan Wheldon (ING/Panther), 22s2521
10) Graham Rahal (EUA/Newman Haas), 199 voltas
11) Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti), 199 voltas
12) Alex Lloyd (ING/Dale Coyne), 199 voltas
13) Ed Carpenter (EUA/ Panther Vision), 199 voltas
14) Alex Tagliani (CAN/Fazzt), 199 voltas
15) Bertrand Baguette (BEL/Conquest), 199 voltas
16) Sebastian Saavedra (COL/Conquest), 199 voltas
17) Raphael Matos (BRA/De Ferran Dragon), 199 voltas
18) Takuma Sato (JAP/KV), 199 voltas
19) Ernesto Viso (VEN/KV), 198 voltas
20) Hideki Mutoh (JAP/Newman Haas), 198 voltas
21) Justin Wilson (ING/Dreyer & Reinbold), 198 voltas
22) Sarah Fisher (EUA/Fisher), 197 voltas
23) Simona de Silvestro (SUI/HVM), 197 voltas
24) Milka Duno (VEN/Dale Coyne), 170 voltas
25) Will Power (AUS/Penske), 143 voltas
26) Bia Figueiredo (BRA/Dreyer & Reinbold), 42 voltas
27) Mário Moraes (BRA/KV), 25 voltas

A classificação final da Indy após dezessete etapas
1) Dario Franchitti (Ganassi), 602 pontos
2) Will Power (Penske), 597 pontos
3) Scott Dixon (Ganassi), 547 pontos
4) Hélio Castro Neves (Penske), 531 pontos
5) Ryan Briscoe (Penske), 482 pontos
6) Tony Kanaan (Andretti), 453 pontos
7) Ryan Hunter-Reay (Andretti), 445 pontos
8) Marco Andretti (Andretti), 392 pontos
9) Dan Wheldon (Panther), 388 pontos
10) Danica Patrick (Andretti), 367 pontos
11) Justin Wilson (Dreyer & Reinbold), 361 pontos
12) Vítor Meira (Foyt), 310 pontos
13) Alex Tagliani (Fazzt), 302 pontos
14) Raphael Matos (De Ferran Dragon), 290 pontos
15) Mário Moraes (KV), 287 pontos
16) Alex Lloyd (Dale Coyne), 266 pontos
17) Ernesto Viso (KV), 262 pontos
18) Hideki Mutoh (Newman Haas), 250 pontos
19) Simona de Silvestro (HVM), 242 pontos
20) Graham Rahal (Newman Haas), 235 pontos
21) Takuma Sato (KV), 214
22) Bertrand Baguette (Conquest), 213
23) Milka Duno (Dale Coyne), 184
24) Mário Romancini (Conquest), 149 pontos
25) Mike Conway (Dreyer & Reinbold), 110 pontos
26) Sarah Fisher (Fisher), 92 pontos
27) Paul Tracy (Dreyer & Reinbold), 91 pontos
28) Ed Carpenter (Vision Panther), 90 pontos
29) Tomas Scheckter (Conquest), 89 pontos
30) Bia Figueiredo (Dreyer & Reinbold), 55 pontos
31) Jay Howard (Fisher), 44 pontos
32) John Andretti (Petty Andretti), 35 pontos
33) Sebastian Saavedra (Conquest), 29 pontos
34) Davey Hamilton (De Ferran Dragon), 26 pontos
35) J.R. Hildebrand (Dreyer & Reinbold), 26 pontos
36) Adam Carroll (Andretti), 26 pontos
37) Francesco Dracone (Conquest), 24 pontos
38) Townsend Bell (Sam Schmidt), 18 pontos
39) Bruno Junqueira (Fazzt), 13 pontos
40) Roger Yasukawa (Conquest), 12 pontos

Nenhum comentário: