sábado, 12 de abril de 2008

Grid cheio na última corrida da Champ Car



A última corrida da história da Champ Car, em Long Beach, terá vinte carros no grid.

Por Wallace Michel

Na próxima semana (20 de abril) será disputada a última etapa da história da Champ Car, no circuito de Long Beach, sendo que o evento contará com a participação de 20 carros, três a mais do que na última temporada.

Todos os nove pilotos que se transferiram para a reunificada Fórmula Indy estarão presentes em Long Beach já que a corrida valerá pontos para o campeonato da Indy. Eles estarão acompanhados pelos veteranos pilotos da Champ Car Paul Tracy, Roberto Moreno, Mario Dominguez, Alex Tagliani, e Jimmy Vasser. O campeão de 1996, que atualmente é co-proprietário da equipe KV, integrará um terceiro carro do time ao lado dos atuais pilotos Oriol Servia e Will Power.

"Estive distante dos monopostos por dois anos, então não espero brigar pela vitória. Porém irei me divertir muito e será uma grande honra fazer parte da última corrida da Champ Car", disse Vasser. "Também será ótimo competir na frente de todos os fãs do sul da Califórnia, que me apoiaram em toda a minha carreira", emendou. Ele ganhou em Long Beach em 1996 e possui o recorde de largadas na Champ Car com 211 provas disputadas.

Tracy na semana passada tinha certeza que seu vínculo com a Forsythe estava encerrado, mas agora foi confirmado para correr a prova, enquanto Moreno e Vasser foram convidado a se despedirem da série que ambos disputaram por mais de uma década.

Vários outros pilotos se inscreveram para esse evento de encerramento, incluindo nomes que foram deixados de lado para 2008 após a reunificação entre a Champ Car e IRL.

Os experimentamos pilotos Franck Montagny e Antonio Pizzonia irão defender a Forsythe e Rocketsports respectivamente. O mexicano David Martinez vai juntar-se a Montagny e Tracy na Forsythe, já o ex-piloto finlandês da Fórmula 3 Inglesa Juho Annala irá conduzir para Rocketsports.

Compromissos assumidos com a Stock Car impediram Pizzonia de participar dos treinos programados nos dias 10 e 11 de abril em Houston (Texas), antes da corrida, mas ele no entanto não está muito preocupado com isso.

"O carro vai ser uma surpresa, porque é diferente do que eu corri em 2006 e não terei tempo de andar nele antes do fim de semana da corrida. Vai ser um desafio, mas estou confiante que as coisas vão se acertar, pois eu aprendo rápido e já pilotei na Champ Car", explica Pizzonia.

A Pacific Coast irá correr com Dominguez e Alex Figge, por sua vez a Walker vai participar com um único carro para Tagliani. Nelson Philippe correrá pela HVM, ao lado de Moreno e do piloto titular na Indy Ernesto Viso. Esta é relação dos pilotos e suas equipes:

02. Graham Rahal (EUA/Newman Haas Lanigan)
3. Paul Tracy (CAN/Forsythe Pettit)
4. Nelson Philippe (FRA/HVM)
5. Oriol Servia (ESP/KV)
06. Justin Wilson (ING/Newman Haas Lanigan)
7. Franck Montagny (FRA/Forsythe Pettit)
8. Will Power (AUS/KV)
9. Antonio Pizzonia (BRA/Rocketsports)
10. Juho Annala (FIN/Rocketsports)
12. Jimmy Vasser (EUA/KV)
14. Roberto Pupo Moreno (BRA/HVM)
15. Alex Tagliani (CAN/Walker)
18. Bruno Junqueira (BRA/Dale Coyne)
19. Mario Moraes (BRA/Dale Coyne)
29. Alex Figge (EUA/Pacific Coast)
33. Ernesto Viso (VEN/HVM)
34. Franck Perera (FRA/Conquest)
36. Enrique Bernoldi (BRA/Conquest)
37. David Martinez (MEX/Forsythe Pettit)
96. Mario Dominguez (MEX/Pacific Coast)

Nenhum comentário: