sexta-feira, 25 de abril de 2008

Indy 2008: 3ª etapa - Motegi e Long Beach


Will Power entra para a história como o último vitorioso da Champ Car.

Danica Patrick vence e faz história na Indy.

3ª etapa - GP de Motegi
Danica Patrick vence GP do Japão e entra para a história
Norte-americana é a 1.ª mulher a vencer uma prova de automobilismo em circuito fechado

Em uma corrida monótona, decidida na estratégia de pits, Danica Patrick, disputando sua 50ª prova na Indy, se tornou a primeira mulher a ganhar uma corrida de nível internacional em uma grande categoria do automobilismo. Seu feito é comparável ao da alemã Jutta Kleinschmidt, vencedora do Rali Paris-Dakar em 2001, outro tipo de competição no mundo do esporte a motor.

Para conseguir a primeira vitória na categoria, Danica contou com a estratégia da equipe Andretti Green. O líder Scott Dixon e o segundo colocado Dan Wheldon tiveram de fazer um pit a poucas voltas do fim. Assim, o brasileiro Hélio Castro Neves (Penske) assumiu a ponta, mas teve que diminuir o ritmo para economizar combustível e foi ultrapassado por Danica faltando duas voltas para o final.

"Finalmente", diz Danica entre lágrimas no círculo da vitória ao tentar ordenar suas emoções. "Parece que demorou muito tempo. Tive algumas oportunidades no ano passado que foram perdidas por azar e só posso dizer que estou satisfeita por isso ter acabado. Foi uma corrida de estratégia de combustível, mas minha equipe foi perfeita. Sei que estava na mesma estratégia que o Hélio (Castro Neves) e quando o passei pela liderança, não conseguia acreditar. Isso é fabuloso".

Alguns minutos depois os fãs japoneses foram correndo das arquibancadas, para tentar tirar uma foto com a vencedora, como prova de que tinham presenciando um momento histórico que valia a pena ser eternizado e que valeu a pena esperar por 22 horas e retornar ao circuito depois do cancelamento do sábado, quando a pista não apresentava condições de segurança para a realização do evento naquele dia.

"Sempre havia dito que não iria chorar", diz Danica. "Porém a última volta me emocionou demais", confessava Patrick de 26 anos. "Sempre havia dito que não iria chorar", diz Danica. "Quando falei com a equipe no rádio, as emoções afloraram. Não pude articular mais palavras do que obrigado. E depois me lembrei como imaginava anos atrás o que faria quando ganhasse a minha primeira corrida".

Danica já havia estado próxima da vitória antes, inclusive quando partiu da primeira fila ali mesmo em Motegi em sua quarta participação na Fórmula Indy em 2005. Terminou em quarto na ocasião e realmente achou a atenção do público um mês depois, quando se tornou a primeira mulher a liderar as 500 milhas de Indianápolis. Na última temporada, a esperada vitória não ocorreu, mas a piloto ficou na sétima colocação do geral. Ela já havia feito três poles e conquistado como melhor resultado o segundo lugar no GP de Detroit, no ano passado.

Agora, a espera acabou assim como as perguntas sobre isso. "Fui questionada muitas vezes sobre quando venceria pela primeira vez e finalmente não haverá mais essas perguntas", afirmou. Na verdade não, agora a pergunta será "quando vencerá novamente?", a partir da próxima etapa que será realizada no oval de Kansas. "Parece que demorou muito tempo. Tive algumas oportunidades no ano passado que foram perdidas por azar e só posso dizer que estou satisfeita por isso ter acabado".

Hélio Castro Neves que largou na pole, acabou em segundo, a 5s8594 atrás de Danica e Scott Dixon foi o terceiro. O companheiro de Dixon na Ganassi, Dan Wheldon, terminou quarto e Tony Kanaan (Andretti Green) foi o quinto. Ed Carpenter (Vision), que tentou fazer a mesma estratégia de Danica e Castro Neves, teve de entrar nos pits e ficou em sexto. Ryan Hunter-Reay da Rahal Letterman, concluiu em sétimo e Darren Manning (Foyt), avançou quatro posições para terminar em oitavo. Vítor Meira (Panther) abandonou na 92ª volta, depois de se enroscar com Jay Howard, indo de encontro ao muro da pista de Motegi.

Castro Neves diz que sofreu problemas no fim
O segundo lugar em Motegi teve um gosto amarago para Hélio Castro Neves. O brasileiro largou na pole position e estava na frente até a 198ª das 200 voltas da corrida, quando foi ultrapassado por Danica Patrick. O piloto da Penske explicou o que aconteceu no final da prova. "Na minha parada nos boxes, algo deu errado e eu demorei muito tempo para sair. Com isso, não consegui completar a carga de combustível e acabei perdendo muitas posições na volta à pista. No fim, tive que tirar o pé para economizar combustível, e foi aí que a Danica me ultrapassou", disse Castro Neves. O piloto revelou que não sabia que estava na liderança do GP até aquele momento. "Na hora em que cruzamos a linha para a última volta, vi que o número 3, do meu carro, caiu do primeiro para o segundo lugar. Antes disso, não fazia idéia de que era o líder". Hélio contou também que o carro ficou quase inguiável nas últimas voltas. "Não sei o que aconteceu, mas estava difícil de pilotar. O volante ficou muito pesado, e isso complicou minha vida", concluiu.

Para Tony, resultado no Japão foi frustrante
Enquanto a companheira de Andretti Green Danica Patrick comemorava sua primeira vitória na carreira, Tony Kanaan lamentou o resultado em Motegi. O baiano disse que esperava por um final melhor no oval japonês. "Nosso carro esteve muito bom durante a corrida e acho que tínhamos chance de brigar pela vitória. No entanto, me parece que nossa estratégia não funcionou desta vez. Isso é muito frustrante", afirmou o piloto Tony aproveitou a oportunidade para parabenizar a colega de equipe pelo triunfo. "Fico feliz pela Danica. Com certeza, é um grande dia para ela".

Meira explica motivo de abandono em Motegi
Após não completar o GP de São Petersburgo devido a um acidente causado por Franck Perera, Vitor Meira sofreu mais uma vez com um adversário. Desta vez, foi Jay Howard quem ficou no caminho do brasiliense, que acabou tocando o muro da pista de Motegi na 92ª volta e teve de abandonar. "Acho que ele tinha acabado de sair dos boxes com os pneus frios, pois diminuiu demais a velocidade na entrada da curva três", explicou o piloto da Panther. "Reduzi duas marchas para evitar o contato, meu carro estava com problema no freio desde o começo da corrida, mas tive de subir para a parte suja da pista e acabei raspando no muro". Meira lamentou o fato de não conseguir voltar para a pista. "O carro tinha melhorado bastante durante a prova, mas, infelizmente, não havia como reparar a suspensão. Este tipo de coisa acontece", finalizou.

GP de Motegi
3ª etapa - 20/04/2008
Circuito oval com 1,549 milha
Twin Ring Motegi - Motegi, Tochigi (Japão)
1) Danica Patrick (EUA/Andretti Green), 200 voltas
2) Hélio Castro Neves (BRA/Penske), 200 voltas
3) Scott Dixon (NZL/Ganassi), 200 voltas
4) Dan Wheldon (ING/Ganassi), 200 voltas
5) Tony Kanaan (BRA/Andretti Green), 200 voltas
6) Ed Carpenter (EUA/Vision), 200 voltas
7) Ryan Hunter-Reay (EUA/Rahal Letterman), 200 voltas
8) Darren Manning (ING/Foyt), 199 voltas
9) Ryan Briscoe (AUS/Penske), 199 voltas
10) Townsend Bell (EUA/Dreyer & Reinbold), 199 voltas
11) Hideki Mutoh (JAP/Andretti Green), 199 voltas
12) Buddy Rice (EUA/Dreyer & Reinbold), 198 voltas
13) Jay Howard (ING/Roth), 192 voltas
14) Roger Yasukawa (EUA/Beck), a 58 voltas
15) A.J. Foyt IV (EUA/Vision), a 97 voltas
16) Vitor Meira (BRA/Panther), a 108 voltas
17) Marty Roth (CAN/Roth), a 156 voltas
18) Marco Andretti (EUA/Andretti Green), a 200 voltas

3ª etapa - GP de Long Beach
Encerra-se o espetáculo
Australiano é o vencedor da prova que valeu pontos para o campeonato da Indy

Finalmente terminou a separação entre as duas principais categorias de monopostos estadunidenses. Foi disputada no dia 20 de abril o GP de Long Beach a última prova da história da Champ Car, categoria que até o ano passado rivalizava com a IRL e que era a herdeira da Cart, entidade criada em 1979 para gerir a Fórmula Indy.

Coube ao piloto Will Power obter uma vitória incontestável na derradeira corrida, realizada nas ruas de Long Beach. O australiano da KV assumiu a liderança depois de ter sido somente o quarto colocado do grid, para depois dominar todas as 83 voltas da prova.

A segunda colocação ficou com o ex-piloto de Fórmula 1, o francês Franck Montagny que fazia sua estréia nos Estados Unidos ao comando do carro da Forsythe Pettit, e mexicano Mario Dominguez deu à Pacific Coast o último lugar do pódio.

O campeão de 1996, o norte-americano Jimmy Vasser, que retornou as pistas para disputar a corrida de despedida após dois anos de ausência, terminou em um honroso décimo lugar. Entre os brasileiros, o melhor foi Enrique Bernoldi (Conquest), o quarto colocado. Bruno Junqueira (Dale Coyne) ficou em 12º e Antonio Pizzonia (Rocketsports) em 16º. Roberto Moreno (HVM) e Mario Moraes (Dale Coyne) abandonaram ambos por acidentes.

Além de Moreno e Moraes, os outros pilotos que também causaram o acionamento de bandeiras amarelas foram Oriol Servia (KV), que ficou parado após a largada, e Nelson Philippe (HVM), que parou na pista na 31ª volta. Graham Rahal (Newman Haas Lanigan), que chegou a andar em terceiro, rodou na metade da corrida após ser tocado por Montagny em uma disputa por posição e bateu nos pneus na última volta, e Paul Tracy (Forsythe Pettit) teve um pneu furado logo na quarta volta.

Apesar do clima de despedida que envolvia a todos, a corrida foi bastante movimentada, com exceção da primeira colocação, com os pilotos se esforçando ao máximo para pontuar da melhor forma possível, já que essa etapa era válida para o campeonato da Fórmula Indy, havendo muitas trocas de posições.

Na largada Power teve uma arrancada perfeita, contornando a curva 1 na frente de Justin Wilson, o pole position. O inglês da Newman Haas Lanigan manteve-se pressionando o australiano e depois de uma bandeira amarela na parte inicial da corrida, motivada pelo acidente do brasileiro Mario Moraes, recuperou a ponta. Porém Wilson teve a sorte do seu lado, e com problemas no motor abandonou na 12ª volta.

Então chegou a vez do canadense Alex Tagliani da Walker tentar desafiar o domínio de Power, incomodando bastante o australiano no meio da corrida. Mas devido ao desgaste excessivo dos seus pneus extra-macios e de ter esgotado o push-to-pass Tagliani passou a arrastar-se pelo circuito. Assim, Montagny, que havia ultrapassado o canadense antes da última sessão de pits, reassume o segundo lugar na 69ª volta, e sete voltas depois e a vez de Tagliani perder a terceira posição para Dominguez. No final o canadense ficou apenas com a sétima posição.

Devido a compromissos comerciais anteriormente firmados, a Indy realizou uma etapa na Califórnia enquanto os pilotos que disputavam a IRL correram no Japão. A prova, disputada em Motegi, foi vencida pela norte-americana Danica Patrick.

Ao final, Power comemorou bastante a vitória. "Isto significa muito. Nós esperávamos vencer o campeonato neste ano e, de repente, tudo mudou. Mas foi uma ótima maneira de encerrar a Champ Car", declarou o australiano.

O canadense Paul Tracy lamentou o encerramento da categoria. "Foi aqui em Long Beach que fiz minha corrida de estréia, pela Dale Coyne, em 1991. Também foi aqui que eu venci pela primeira vez, em 1993. Então, não sei o que estou sentindo. O evento foi fantástico, mas pode ter sido a última vez que corro em monopostos. Não quero que minha carreira termine assim", disse o canadense, que correu pela Forsythe, mas está sem equipe para o resto da temporada.

Bernoldi destaca bom desempenho em prova
Enrique Bernoldi foi o melhor brasileiro na última prova da Champ Car. O paranaense da Conquest terminou o GP de Long Beach em quarto, e comemorou o resultado obtido no circuito de rua californiano. "Quase consegui chegar ao pódio", destacou. "O problema é que Mario Dominguez conseguiu economizar mais combustível do que eu, e acabou assegurando o terceiro lugar no último pit stop. Não fosse isso, com certeza eu teria chegado à sua frente". Bernoldi ressaltou o fato de que estava convalescendo de uma virose e, mesmo assim, teve um bom desempenho. "Foi uma boa corrida. Eu tive gripe essa semana, e ainda estou tomando remédios, e a prova foi bem cansativa e difícil. Mas ganhei posições na pista e consegui boas ultrapassagens", declarou.

Junqueira lamenta fraco desempenho
A história da Champ Car não terminou como Bruno Junqueira esperava. Três vezes vice-campeão da categoria, o piloto da Dale Coyne terminou o GP de Long Beach, última corrida da série, no 12º lugar. O brasileiro não escondeu a decepção com o resultado. "Infelizmente, me despeço da Champ Car com uma performance decepcionante. Não conseguimos nos encontrar durante todo o final de semana, e não tive como ser competitivo, simplesmente por falta de velocidade", afirmou. Bruno aproveitou para agradecer os fãs da, agora, extinta categoria de monopostos. "Durante todos esses anos, os torcedores foram leais à série, como eu. Torceram sempre por nós. Obrigado mesmo", declarou.

Problema em sensor atrapalha Pizzonia
Antonio Pizzonia sofreu com problemas no final de semana em Long Beach. Nos treinos de classificação, o piloto da Rocketsports foi atrapalhado por uma pane elétrica no volante e teve de largar na 14ª posição. Na prova, marcou a volta mais rápida, mas terminou apenas em 16º, a três voltas do vencedor Will Power. "O resultado não retratou o bom desempenho que tivemos", disse Pizzonia, que explicou o que houve com o seu carro no momento em que fazia a primeira parada nos pits. "Eu apertei o limitador de velocidade e o carro morreu. Na volta para a pista, apertei de novo e, outra vez, o motor apagou". O problema foi causado pelo sensor de velocidade nas rodas dianteiras e, com isso, o piloto perdeu duas voltas para arrumar o problema. Porém, segundo o próprio brasileiro, o saldo final foi positivo. "Valeu pela experiência. Consegui fazer um bom trabalho com a equipe", afirmou.

Acidente tira Moraes de corrida
A corrida realizada em Long Beach, não foi das mais felizes para Mario Moraes. O piloto da Dale Coyne sofreu um acidente após quatro voltas e foi obrigado a abandonar a prova. Segundo o paulista, a batida na entrada da curva 1 foi provocada por um problema nos pneus. "Na freada da primeira curva, segundo a telemetria, o pneu furou, por isso fui "jogado" no muro", lamentou o estreante, que acreditava em uma boa posição na prova. "Fiz uma largada muito boa, perfeita. Larguei em 19º e pulei para 13º. O carro estava muito bom, dava para ter terminado entre os dez", encerrou o piloto de 19 anos.

GP de Long Beach
3ª etapa - 20/04/2007
Circuito de rua com 1,968 milha
Long Beach - Califórnia (Estados Unidos)
1) Will Power (AUS/KV), 1h45min31 - 83 voltas
2) Franck Montagny (FRA/Forsythe Pettit), a 5s094
3) Mario Dominguez (MEX/Pacific Coast), a 15s516
4) Enrique Bernoldi (BRA/Conquest), a 25s677
5) Oriol Servia (ESP/KV), a 26s276
6) Franck Perera (FRA/Conquest), a 28s067
7) Alex Tagliani (CAN/Walker), a 36s518
8) David Martinez (MEX/Forsythe Pettit), a 37s127
9) Ernesto Viso (VEN/HVM), a 44s944
10) Jimmy Vasser (EUA/KV), a 48s635
11) Paul Tracy (CAN/Forsythe Pettit), a 55s956
12) Bruno Junqueira (BRA/Dale Coyne), a 1min07s553
13) Graham Rahal (EUA/Newman Haas Lanigan), a uma volta
14) Alex Figge (EUA/Pacific Coast), a uma volta
15) Nelson Philippe (FRA/Minardi HVM), a três voltas
16) Antonio Pizzonia (BRA/Rocketsports), a três voltas
17) Roberto Moreno (BRA/Minardi HVM), a 20 voltas
18) Juho Annala (FIN/Rocketsports), a 41 voltas
19) Justin Wilson (ING/Newman Haas Lanigan), a 71 voltas
20) Mário Moraes (BRA/Dale Coyne), a 78 voltas

A classificação da Indy após três etapas
1) Hélio Castro Neves (BRA/Penske), 112
2) Scott Dixon (NZL/Ganassi), 100
3) Danica Patrick (EUA/Andretti Green), 98
4) Tony Kanaan (BRA/Andretti Green), 89
5) Will Power (AUS/KV), 87
6) Dan Wheldon (ING/Ganassi), 85
7) Enrique Bernoldi (BRA/Conquest), 74
8) Oriol Servia (ESP/KV), 74
9) Graham Rahal (EUA/Newman Haas Lanigan), 70
10) Ed Carpenter (EUA/Vision), 70
11) Ernesto Viso (VEN/HVM), 67
12) Marco Andretti (EUA/Andretti Green), 65
13) Ryan Hunter-Reay (EUA/Rahal Letterman), 65
14) Hideki Mutoh (JAP/Andretti Green), 59
15) Darren Manning (ING/Foyt), 58
16) A.J. Foyt IV (EUA/Vision), 56
17) Franck Perera (FRA/Conquest), 56
18) Buddy Rice (EUA/Dreyer & Reinbold), 52
19) Justin Wilson (ING/Newman Haas Lanigan), 49
20) Ryan Briscoe (AUS/Penske), 46
21) Vitor Meira (BRA/Panther), 46
22) Jay Howard (ING/Roth), 45
23) Bruno Junqueira (BRA/Dale Coyne), 42
24) Mario Moraes (BRA/Dale Coyne), 40
25) Townsend Bell (EUA/Dreyer & Reinbold), 32
26) Marty Roth (CAN/Roth), 30
27) Roger Yasukawa (EUA/Beck Motorsport), 16
28) Milka Duno (VEN/Dreyer & Reinbold), 12

Nenhum comentário: