quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Galeria da Fama: Paul Tracy (parte 1)



Paul Anthony Tracy nasceu em 17 de dezembro de 1968, em Scarborough, Toronto, Ontário, Canadá. Compete na Fórmula Indy desde 1991, e é atualmente, o piloto mais experiente e popular da categoria. No Brasil é conhecido como "Senhor apronta-tudo", em razão de sua incrível capacidade de se envolver nas mais bizarras confusões em uma corrida, nos momentos mais inoportunos. Desde 2006 reside em Fort Lauderdale, Flórida, na companhia de seus dois filhos, Alysha e Conrad e da esposa Patty.

Fascinado por carros desde garoto, Paul participou de sua primeira corrida de kart em 1984, no kartódromo de Goodwood, localidade vizinha a sua cidade-natal, quando tinha 15 anos. Naquele mesmo ano foi o sexto no campeonato mundial de Kart. Com apenas 16 anos, em 1985, tornou-se o mais jovem piloto da história a ser campeão da Fórmula Ford canadense. Obteve outro recorde de precocidade em 1986, ao vencer uma etapa da Can-Am com somente 17 anos. Além disso, venceu a etapa de Sanair na sua primeira temporada de Fórmula 2000.

Ficou mais um ano na Fórmula 2000, e somou outra vitória. Competiu também em provas da SCCA Endurance Series, nas 24 Horas de Mosport, e na Grandstand Series Inglesa. Em 1988, ficou em nono em sua estréia na Indy Ligths, e venceu logo em sua primeira corrida, em Phoenix, além de terminar entre os dez primeiros em cinco oportunidades. Ficou em oitavo no seu segundo ano na Indy Lights, subindo três vezes ao pódio, obtendo como melhores resultados dois segundos lugares em Phoenix e Portland.

Tornou-se em 1990, o campeão da Indy Lights, com nove vitórias e sete poles em 14 etapas, estabelecendo o recorde de vitórias e poles naquela ocasião. Fez um bem-sucedido teste com a equipe Truesports, já planejando se juntar às fileiras da Fórmula Indy em 1991. Ainda foi agraciado com o prêmio Bruce McLaren emitido pela British Racing Drivers' Club, entregue ao piloto mais promissor do ano.



No ano seguinte, competiu em seu primeiro evento de Fórmula Indy em Long Beach, Califórnia, largando na 14ª posição e terminando em 22º. Então na metade de 1991, assinou um contrato para ser piloto de testes da Penske. Teve a chance de disputar três provas pela equipe naquela ocasião. Sua primeira corrida na nova casa foi em Michigan, onde se classificou em oitavo. No entanto, sua apresentação durou apenas três voltas, pois sofreu um acidente, fraturando a perna direita. Recuperado, voltou somente para participar das últimas duas corridas do ano. No seu retorno, em Nazareth, conseguiu seu melhor resultado na temporada, uma sétima posição.

Iniciou novamente outro campeonato como piloto de testes da Penske em 1992. Ficou estabelecido que Paul fosse disputar somente algumas corridas. No entanto, participou de 11 etapas, substituindo o veterano Rick Mears, que convalescia de uma cirurgia no punho. Tracy subiu três vezes ao pódio, incluindo dois segundos lugares em Michigan e Mid-Ohio, ficando em 12º lugar no geral. Obteve sua primeira pole em Elkhart Lake. Liderou sete corridas, ficando classificado em quarto entre os pilotos que mais voltas estiveram na liderança.

Seu primeiro campeonato completo como titular na Fórmula Indy veio em 1993, e ele venceu cinco vezes, mesmo número do campeão Nigel Mansell. A sua primeira vitória de sua carreira na Indy chegou no circuito de rua montado em Long Beach, largando na segunda posição. Venceu também em Cleveland, Toronto, Elkhart Lake e Laguna Seca, e largou na pole em Cleveland e Elkhart Lake. Além disso, foi o piloto que liderou mais voltas (757 de 2,112 possíveis), terminando o ano no terceiro lugar.

A temporada de 1994 começou pífia, com Tracy marcando apenas dois pontos nas quatro primeiras corridas. Ele recuperou-se do mau início e subiu ao pódio em oito das doze corridas finais, com vitórias em Detroit, Nazareth (sua primeira em um oval), e Laguna Seca. O terceiro lugar obtido por Paul no final da temporada demonstrou a superioridade do "Time dos Sonhos" montado pela Penske na época. Com Al Unser Jr. conquistando o título e Emerson Fittipaldi sendo o vice. Nesse ano, realizou ainda um teste com a equipe Benetton de Fórmula 1, no autódromo português do Estoril, onde fez o sexto tempo nos treinos particulares, 1min22s79. Tracy não aceitou os termos do contrato apresentado pelo chefe da equipe, Flavio Briatore, que exigia um contrato de cinco temporadas, o que não lhe agradou.

Apesar das três temporadas bem sucedidas na Penske, Paul assinou com a Newman Haas para a temporada 1995. Embora tendo vencido duas corridas (Surfer's Paradise e Milwaukee) e terminado o campeonato em sexto, Tracy regressou a Penske para 1996. Seu retorno a equipe foi uma decepção, com ele terminando o ano sem vencer e em 13º no campeonato. Ainda não correu as etapas de Michigan e Mid-Ohio por conta do acidente ocorrido durante os treinos em Michigan.

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