sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Galeria da Fama: Paul Tracy (parte 3)


Em 2005, o campeonato começou muito bem para Paul. Ele liderou a classificação nas cinco primeiras corridas, vencendo em Milwaukee e Cleveland. Porém a falta de sorte e os erros caracterizaram o restante do ano. Em Toronto, Tracy foi vítima do regulamento. Ele liderava a corrida e se preparava para mais um pit stop quando surgiu uma bandeira amarela. Os boxes ficaram fechados e ela não teve combustível para continuar na pista até a abertura dos boxes.

Em Denver, o piloto liderava a corrida, com mais de dez segundos de vantagem sobre Sebastien Bourdais, quando bateu sozinho na 63ª volta. Uma forte colisão com Bourdais em Las Vegas encerrou com suas chances de disputar o título. Terminou o ano em quarto. Contrariado com a perda de competitividade da equipe, além da redução de salários e premiações, testou em agosto um carro da Nascar, buscando novos rumos na carreira.

Parecia que 2006 seria um ano de transição para Tracy, com o piloto disputando 6 etapas da Nascar Nationwide Series pela equipe de Frank Cicci, com o objetivo de fechar um contrato para uma temporada completa para 2007, mudando definitivamente de categoria. No entanto, por uma série de razões, inclusive os maus resultados nas três primeiras corridas na Nationwide, fizeram Paul reconsiderar sua decisão, determinando que ele trata-se a Indy como sua melhor opção.

Em maio, anunciou a renovação do contrato com a Forsythe por mais cinco temporadas (até 2011). Tracy tinha afirmado ter planos para competir na Nationwide em 2007 pela Riley D'Hondt com o patrocínio da SportClips, mas então, disse ter desistido da Nascar. Em novembro, ao sair embriagado de uma festa, acabou tombando um carrinho de golfe, fraturou um osso nas costas e ficando fora da última etapa da temporada, disputada na Cidade do México.


Com tanta coisa acontecendo de uma vez, não é de se admirar que tenha dito um ano tão ruim, com muitos abandonos e quase sempre envolvido em acidentes e brigas. Uma das mais notórias ocorreu em San Jose, quando brigou com Alex Tagliani nos pits depois que Tracy, que acabou saindo da pista, acertou o carro de Tagliani na 54ª volta. Como punição, perdeu sete pontos e teve de pagar uma multa.

Outro momento tenso ocorreu na etapa seguinte, em Denver, onde Tracy, que estava sob observação após a confusão de San Jose, bateu em Sebastien Bourdais na última volta, e os dois quase se agrediram fisicamente. Os dirigentes consideraram que as atitudes do canadense na pista violaram novamente as regras, sendo punido em três pontos no campeonato, pagou multa de 25 mil dólares e teve seu período de observação prorrogado até a corrida de Surfer’s Paradise.

Para piorar ainda mais, seu companheiro de equipe e apadrinhado A.J. Allmendinger fez um campeonato magnífico, substituindo o trapalhão Mario Dominguez, sendo o único a ameaçar o domínio de Bourdais naquele ano, o que lhe valeu a transferência para a série principal da Nascar financiado pela Toyota e Red Bull, indo justamente para onde Paul mais desejava estar nesse período.


Definitivamente 2007 é um ano a ser esquecido. A Forsythe estava com sérias dificuldades financeiras, não tinha orçamento o suficiente nem para alinhar um segundo carro, tamanha a falta de patrocinadores. De última hora, acertam novamente com Mario Dominguez, graças a algumas empresas mexicanas, que resolveram bancá-lo nas três primeiras corridas daquela temporada.

Mesmo assim, Paul estava motivando, principalmente pela adoção de um novo chassi que teoricamente aproximaria as equipes, depois de anos de um monótono domínio da agora Newman Haas Lanigan e de Sebastien Bourdais.

Na corrida de abertura, disputada nas ruas de Las Vegas, largou em segundo, e na largada, assumiu a liderança, perdendo a posição na 9ª volta para Will Power. No primeiro pit stop, teve problemas ao reabastecer, deixando o pit lane com combustível suficiente para fazer somente quatro voltas, sendo obrigado a realizar uma parada não programada, caindo para o nono lugar. Ainda conseguiu recuperar-se, chegando em terceiro.


Porém, em 14 de abril, durante uma sessão de treinos livres antes da corrida de Long Beach, sofre uma forte batida contra um muro de concreto, sofrendo uma fratura na primeira vértebra lombar, sendo substituído por Oriol Servia nessa prova e em mais na etapa de Houston. No fim de maio, recebe a luz verde dos médicos para o retorno que acontece no autódromo de Portland em 10 de junho.

Seu único grande momento no ano aconteceu duas semanas depois em Cleveland, quinta etapa, realizada no dia 24 de junho. Tracy venceu uma corrida muito tumultuada, onde nas seis primeiras voltas se viu envolvido em dois acidentes (o primeiro com Graham Rahal e o outro com Bruno Junqueira), que o obrigou a entrar nos pits para trocar a asa dianteira por duas vezes. A mudança forçada na programação dos reabastecimentos garantiu sua 31ª vitória na Fórmula Indy, na frente do holandês Robert Doornbos, da Minardi.

Nas outras provas, foi superado pelo seu companheiro de equipe Oriol Servia, que teve maior regularidade, e desenvolveu o novo equipamento, terminado em sexto na classificação final, ao contrário dos acidentes e dos maus resultados de Tracy, que ficou somente na décima primeira posição.

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