quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Homestead-Miami Speedway

Por Bobby Rahal*

Após três semanas de intervalo, o circo da Fórmula Indy volta à ação no próximo sábado, dia 10 de outubro, às 18h00min (horário de Brasília), no circuito oval de Homestead, na Flórida, que será palco da última e 17ª etapa da temporada 2009. Quando os trabalhos começarem nessa sexta-feira, as atenções estarão voltadas a três pilotos de duas equipes. Scott Dixon e Dario Franchitti, da Ganassi, e Ryan Briscoe, da Penske, protagonizam uma disputa muito acirrada, com apenas oito pontos de diferença (570, 565 e 562) em 53 possíveis. O vencedor leva 50 pontos, tendo mais dois extras para quem liderar o mais número de voltas e um para o pole position.

Inaugurado em 1995, o Homestead-Miami Speedway é um circuito oval de 1,5 milhas de extensão e possui curvas com inclinação entre 18 e 20 graus, o que garante uma velocidade de contorno muito elevada. Os pilotos enfrentarão um Speedway velocíssimo e muito perigoso durante o decorrer da prova, ocorrendo sempre grandes acidentes e problemas dos mais diversos. O aumento de inclinação das curvas permite que os carros andem lado a lado, tornando as corridas mais rápidas e emocionantes. Os carros deverão andar embolados assim durante quase toda a prova. Há uma boa chance de que a chegada seja mais uma vez cinematográfica, decidida no photo finish.

O circuito, que tem capacidade para 65.000 pessoas, entrou no calendário da Indy (versão Cart) em 1996, permanecendo até 2000 como a primeira corrida da temporada. Inicialmente Homestead possuía uma configuração idêntica a de Indianápolis, com quatro retas unidas por quatro curvas em ângulos quase retos. Porém, como o traçado não tem a mesma extensão do oval de Indiana (4 milhas), os pilotos reduziam a marcha para poder contornar as curvas.

Essa configuração era considerada muito perigosa e para o ano seguinte foi realizada a primeira grande modificação: as curvas em ângulo reto foram eliminadas e o oval ficou com um formato parecido com a milha de Milwaukee: duas retas unidas por duas longas curvas de baixa inclinação.

Apesar de localizado próximo da cidade de Miami, Homestead nunca contou com grandes públicos. Tanto a Cart quanto a IRL (que passou a organizar a corrida a partir de 2001) jamais conseguiram levar multidões ao autódromo, ao contrário dos eventos da Nascar. Contribuiu para esse desinteresse as características do traçado, que impedia disputadas acirradas lado a lado e em poucas voltas dispersava os pilotos pela pista. Sem emoção e espetáculo não havia fãs.

Em 2003, a International Speedway Corporation (ISC), proprietária do circuito, programou mais mudanças radicais no circuito. A inclinação das curvas foi aumentada de 6 graus para 18 graus na parte baixa das curvas até 20 graus na parte alta das curvas (a inclinação é variável, aumentando de baixo para cima). O resultado desse trabalho foi que em 2004 a prova da Indy foi sensacional, com uma disputa selvagem entre Sam Hornish Jr. e Hélio Castro Neves pela vitória, com os dois andando lado a lado até a vitória de Hornish na linha de chegada. Apesar de um melhor espetáculo, o público ainda não aparece com a intensidade desejada.

Analisando histórico dos postulantes ao título em Homestead temos o seguinte: Scott Dixon, bicampeão da categoria e líder do campeonato, é o atual vencedor em Miami. Em 2003, venceu após largar na 13ª posição, conquistando também a primeira vitória do motor Toyota, em provas da IRL. O detalhe interessante, é que foram nesses dois anos que Dixon ganhou seus dois campeonatos. Dario Franchitti vem embalado com segundo lugar em Motegi. Mas suas estatísticas em Miami não jogam em seu favor. Seu melhor resultado foi um terceiro lugar em 1999 e o quarto lugar de 2006, num total de nove participações.

Ryan Briscoe é o último homem na disputa pelo título. Grande favorito até sua tolice Motegi na saída dos pits, o piloto da Penske perdeu duas posições na tabela de classificação. Ele chega à corrida final em terceiro lugar com oito pontos a menos do que Dixon. Para piorar, ele tem de melhorar bastante seu desempenho em relação a suas duas provas anteriores (2005 e 2008). No ano passado, largando na segunda fila, Briscoe abandonou na 126ª volta, quando era quinto, ao ser atingido na traseira de seu carro, na curva 2, por Milka Duno, que tinha rodado um pouco antes.

Um ícone da Indy vai tentar honrar sua história. A lendária equipe Newman Haas Lanigan, que faz uma temporada bem melhor em relação a 2008, ainda tenta evitar a fim de uma sua longa série vitoriosa de 25 anos. Em todo esse período, pelo menos uma vez por ano eles venceram uma corrida na Indy. Resta saber se Graham Rahal e Alex Lloyd alcançarão antes e irem para as férias.

Confira a programação para o GP de Miami, décima sétima etapa da temporada de 2009 da Fórmula Indy (horários de Brasília):

Sexta-feira (09/10)
10h15min - treino livre
14h30min - treino livre
17h30min - treino classificatório

Sábado (10/10)
18h00min - GP de Miami (200 voltas)

Vencedor em 2008: Scott Dixon (NZL)
Pole em 2008: Scott Dixon (NZL)

* com modificações

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