17ª etapa - GP de Miami
Vitória e título para Franchitti
Pela primeira vez na sua história, o Homestead-Miami Speedway sediou a final do campeonato da Fórmula Indy. Inicialmente, quatro pontos separaram o líder Scott Dixon do pole Dario Franchitti. Ryan Briscoe era o terceiro com oito pontos de desvantagem. Para os companheiros da equipe Ganassi, o objetivo é simples: a vitória. Enquanto isso, Briscoe precisava vencer, além de liderar o maior número de voltas, na esperança de que Dixon não terminasse logo atrás dele.
Assim, sob essas probabilidades, os 23 pilotos inscritos partiram para as 200 voltas no oval de 1,5 milha. No fim, Franchitti levou pela segunda vez o título da Indy, depois de bater Briscoe e Dixon, graças a uma estratégia arriscada, que se revelou acertada. Briscoe e Dixon lideraram praticamente toda a prova, num duelo pelo primeiro lugar a que Franchitti assistiu sem se envolver, poupando etanol suficiente para evitar uma última parada para reabastecimento.
Quando os seus rivais entraram nos pits, o escocês assumiu a liderança nas últimas nove voltas, terminando à frente de Briscoe e de Dixon. Os três primeiros terminaram separados por cerca de seis segundos e com pelo menos uma volta de diferença sobre todos os outros pilotos. A corrida em Homestead registrou um recorde, ao ser desenvolver sem uma volta sequer sob bandeira amarela, a primeira vez que isso acontece nas habitualmente acidentadas corridas da Indy. Note-se que o novo campeão da Indy ficou sem combustível logo após fazer zerinhos para comemorar a vitória.
Franchitti reconheceu estar surpreso com a conquista. "Não pensei conseguir ganhar cinco corridas e o título no primeiro ano após o meu regresso. Sabia que pilotar para Ganassi significa ter bom equipamento, portanto era uma questão de saber se conseguia regressar à competição com e mesmo nível que tinha antes."
Nos últimos três anos é o segundo título de Franchitti na categoria, o primeiro fora com a Andretti Green. Para a Ganassi é seu sétimo título na Fórmula Indy. Ao venceu o título em 2007, decidiu passar para a Nascar. A crise financeira afetou o projeto e o piloto regressou à categoria, novamente para vencer. Apesar de não estar arrependido da mudança, garante que regressou para ficar. "Precisava fazer alguma coisa completamente diferente, ter umas férias, perceber o que estava a perder e decidir voltar – e voltar para a melhor equipe no paddock. Aprendi muitas coisas como piloto. Para pilotar na Nascar saí da minha zona de conforto, aprendi muitas coisas novas, algumas com aplicação na Indy. Isso fez de mim um piloto melhor, acho eu. Agora estou onde devo estar. Eu pertenço à Fórmula Indy."
Tony Kanaan, da Andretti Green, foi o melhor coadjuvante em Miami. Ao fazer uma prova de recuperação, depois de largar em décimo quinto, foi ganhando posições até chegar em quarto. Hélio Castro Neves, da Penske, terminou em quinto, seguido por Hideki Mutoh, da Andretti Green, e por Mário Moraes, da KV. Alex Lloyd, Tomas Scheckter e Justin Wilson completaram os dez primeiros. Raphael Matos, da Luczo Dragon, foi bem no treino classificatório, mas na corrida teve atuação discreta. Terminou em 14º, resultado que foi suficiente para derrotar Robert Doornbos na conquista do título de "Estreante do Ano".
Pela primeira vez em 25 anos, a tradicional equipe Newman Haas Lanigan, terminou uma temporada sem vencer pelo menos uma corrida, mesmo conquistando bons resultados em 2009, o time de Lincolnshire, amargou um ano interior longe do topo. Outra equipe de ponta a ficar em branco foi a Andretti Green, que mesmo contando com o campeão de 2004, o experiente Tony Kanaan, fez sua pior temporada desde a sua fundação no fim de 2002. Em 2010 foram anunciadas mudanças drásticas. Michael Andretti será o único proprietário, com seus antigos sócios Kim Green e Kevin Savoree se afastando da organização.
Na classificação final da temporada, Franchitti ficou com 616 pontos, 11 a mais do que Dixon, da Nova Zelândia, que terminou como vice-campeão. O australiano Briscoe foi o terceiro, com 604. O melhor brasileiro foi Castro Neves. O vencedor das 500 milhas de Indianápolis obteve 433 pontos e ficou na quarta posição. Kanaan foi o sexto colocado com 386.
GP de Miami
17ª etapa - 10/10/2009
Circuito oval de 1,502 milha
Homestead Miami Speedway - Homestead, Flórida (Estados Unidos)
1) Dario Franchitti (ESC/Ganassi), 200 voltas
2) Ryan Briscoe (AUS/Penske), a 4s7888
3) Scott Dixon (NZL/Ganassi), a 6s0206
4) Tony Kanaan (BRA/Andretti Green), a 1 volta
5) Hélio Castro Neves (BRA/Penske), a 1 volta
6) Hideki Mutoh (JAP/Andretti Green), a 2 voltas
7) Mário Moraes (BRA/KV), a 2 voltas
8) Alex Lloyd (ING/Newman Haas Lanigan), a 2 voltas
9) Tomas Scheckter (AFS/Dreyer & Reinbold), a 3 voltas
10) Justin Wilson (ING/Dale Coyne), a 3 voltas
11) Graham Rahal (EUA/Newman Haas Lanigan), a 3 voltas
12) Ed Carpenter (EUA/Vision), a 3 voltas
13) Ryan Hunter-Reay (EUA/Foyt), a 4 voltas
14) Raphael Matos (BRA/Luczo Dragon), a 4 voltas
15) Mike Conway (ING/Dreyer & Reinbold), a 5 voltas
16) Ernesto Viso (VEN/HVM), a 6 voltas
17) Milka Duno (VEN/Dreyer & Reinbold), a 6 voltas
18) Sarah Fisher (EUA/Fisher), a 13 voltas
19) Danica Patrick (EUA/Andretti Green), a 15 voltas
20) Robert Doornbos (HOL/HVM), 166 voltas
21) Dan Wheldon (ING/Panther), 150 voltas
22) Marco Andretti (EUA/Andretti Green), 68 voltas
23) Jaques Lazier (EUA/3G), 23 voltas
A classificação final da Fórmula Indy
1) Dario Franchitti (Ganassi) 616 pontos - campeão
2) Scott Dixon (Ganassi) 605 pontos
3) Ryan Briscoe (Penske) 604 pontos
4) Hélio Castro Neves (Penske) 433 pontos
5) Danica Patrick (Andretti Green) 393 pontos
6) Tony Kanaan (Andretti Green) 386 pontos
7) Graham Rahal (Newman Haas Lanigan) 385 pontos
8) Marco Andretti (Andretti Green) 380 pontos
9) Justin Wilson (Dale Coyne) 354 pontos
10) Dan Wheldon (Panther) 354 pontos
11) Hideki Mutoh (Andretti Green) 353 pontos
12) Ed Carpenter (Vision) 321 pontos
13) Raphael Matos (Luczo Dragon) 312 pontos
14) Mário Moraes (KV) 304 pontos
15) Ryan Hunter-Reay (Foyt) 298 pontos
16) Robert Doornbos (HVM) 283 pontos
17) Mike Conway (Dreyer & Reinbold) 261 pontos
18) Ernesto Viso (HVM) 248 pontos
19) Will Power (Penske) 215 pontos
20) Tomas Scheckter (Dreyer & Reinbold) 195 pontos
21) Oriol Servia (Newman Haas Lanigan) 115 pontos
22) Alex Tagliani (Conquest) 114 pontos
23) Paul Tracy (KV) 113 pontos
24) Milka Duno (Dreyer & Reinbold) 113 pontos
25) Sarah Fisher (Fisher) 89 pontos
26) Jacques Lazier (3G) 77 pontos
27) Richard Antinucci (3G) 63 pontos
28) Vitor Meira (Foyt) 62 pontos
29) Stanton Barrett (3G) 62 pontos
30) Alex Lloyd (Newman Haas Lanigan) 41 pontos
31) Darren Manning (Dreyer & Reinbold) 38 pontos
32) Townsend Bell (KV) 32 pontos
33) A.J. Foyt IV (Foyt) 26 pontos
34) Scott Sharp (Panther) 16 pontos
35) Nelson Philippe (HVM) 16 pontos
36) Kosuke Matsuura (Conquest) 12 pontos
37) John Andretti (Petty Dreyer & Reinbold) 12 pontos
38) Franck Montagny (Andretti Green) 12 pontos
39) Roger Yasukawa (Dreyer & Reinbold) 12 pontos
40) Davey Hamilton (Dreyer & Reinbold) 10 pontos
Vitória e título para Franchitti
Pela primeira vez na sua história, o Homestead-Miami Speedway sediou a final do campeonato da Fórmula Indy. Inicialmente, quatro pontos separaram o líder Scott Dixon do pole Dario Franchitti. Ryan Briscoe era o terceiro com oito pontos de desvantagem. Para os companheiros da equipe Ganassi, o objetivo é simples: a vitória. Enquanto isso, Briscoe precisava vencer, além de liderar o maior número de voltas, na esperança de que Dixon não terminasse logo atrás dele.
Assim, sob essas probabilidades, os 23 pilotos inscritos partiram para as 200 voltas no oval de 1,5 milha. No fim, Franchitti levou pela segunda vez o título da Indy, depois de bater Briscoe e Dixon, graças a uma estratégia arriscada, que se revelou acertada. Briscoe e Dixon lideraram praticamente toda a prova, num duelo pelo primeiro lugar a que Franchitti assistiu sem se envolver, poupando etanol suficiente para evitar uma última parada para reabastecimento.
Quando os seus rivais entraram nos pits, o escocês assumiu a liderança nas últimas nove voltas, terminando à frente de Briscoe e de Dixon. Os três primeiros terminaram separados por cerca de seis segundos e com pelo menos uma volta de diferença sobre todos os outros pilotos. A corrida em Homestead registrou um recorde, ao ser desenvolver sem uma volta sequer sob bandeira amarela, a primeira vez que isso acontece nas habitualmente acidentadas corridas da Indy. Note-se que o novo campeão da Indy ficou sem combustível logo após fazer zerinhos para comemorar a vitória.
Franchitti reconheceu estar surpreso com a conquista. "Não pensei conseguir ganhar cinco corridas e o título no primeiro ano após o meu regresso. Sabia que pilotar para Ganassi significa ter bom equipamento, portanto era uma questão de saber se conseguia regressar à competição com e mesmo nível que tinha antes."
Nos últimos três anos é o segundo título de Franchitti na categoria, o primeiro fora com a Andretti Green. Para a Ganassi é seu sétimo título na Fórmula Indy. Ao venceu o título em 2007, decidiu passar para a Nascar. A crise financeira afetou o projeto e o piloto regressou à categoria, novamente para vencer. Apesar de não estar arrependido da mudança, garante que regressou para ficar. "Precisava fazer alguma coisa completamente diferente, ter umas férias, perceber o que estava a perder e decidir voltar – e voltar para a melhor equipe no paddock. Aprendi muitas coisas como piloto. Para pilotar na Nascar saí da minha zona de conforto, aprendi muitas coisas novas, algumas com aplicação na Indy. Isso fez de mim um piloto melhor, acho eu. Agora estou onde devo estar. Eu pertenço à Fórmula Indy."
Tony Kanaan, da Andretti Green, foi o melhor coadjuvante em Miami. Ao fazer uma prova de recuperação, depois de largar em décimo quinto, foi ganhando posições até chegar em quarto. Hélio Castro Neves, da Penske, terminou em quinto, seguido por Hideki Mutoh, da Andretti Green, e por Mário Moraes, da KV. Alex Lloyd, Tomas Scheckter e Justin Wilson completaram os dez primeiros. Raphael Matos, da Luczo Dragon, foi bem no treino classificatório, mas na corrida teve atuação discreta. Terminou em 14º, resultado que foi suficiente para derrotar Robert Doornbos na conquista do título de "Estreante do Ano".
Pela primeira vez em 25 anos, a tradicional equipe Newman Haas Lanigan, terminou uma temporada sem vencer pelo menos uma corrida, mesmo conquistando bons resultados em 2009, o time de Lincolnshire, amargou um ano interior longe do topo. Outra equipe de ponta a ficar em branco foi a Andretti Green, que mesmo contando com o campeão de 2004, o experiente Tony Kanaan, fez sua pior temporada desde a sua fundação no fim de 2002. Em 2010 foram anunciadas mudanças drásticas. Michael Andretti será o único proprietário, com seus antigos sócios Kim Green e Kevin Savoree se afastando da organização.
Na classificação final da temporada, Franchitti ficou com 616 pontos, 11 a mais do que Dixon, da Nova Zelândia, que terminou como vice-campeão. O australiano Briscoe foi o terceiro, com 604. O melhor brasileiro foi Castro Neves. O vencedor das 500 milhas de Indianápolis obteve 433 pontos e ficou na quarta posição. Kanaan foi o sexto colocado com 386.
GP de Miami
17ª etapa - 10/10/2009
Circuito oval de 1,502 milha
Homestead Miami Speedway - Homestead, Flórida (Estados Unidos)
1) Dario Franchitti (ESC/Ganassi), 200 voltas
2) Ryan Briscoe (AUS/Penske), a 4s7888
3) Scott Dixon (NZL/Ganassi), a 6s0206
4) Tony Kanaan (BRA/Andretti Green), a 1 volta
5) Hélio Castro Neves (BRA/Penske), a 1 volta
6) Hideki Mutoh (JAP/Andretti Green), a 2 voltas
7) Mário Moraes (BRA/KV), a 2 voltas
8) Alex Lloyd (ING/Newman Haas Lanigan), a 2 voltas
9) Tomas Scheckter (AFS/Dreyer & Reinbold), a 3 voltas
10) Justin Wilson (ING/Dale Coyne), a 3 voltas
11) Graham Rahal (EUA/Newman Haas Lanigan), a 3 voltas
12) Ed Carpenter (EUA/Vision), a 3 voltas
13) Ryan Hunter-Reay (EUA/Foyt), a 4 voltas
14) Raphael Matos (BRA/Luczo Dragon), a 4 voltas
15) Mike Conway (ING/Dreyer & Reinbold), a 5 voltas
16) Ernesto Viso (VEN/HVM), a 6 voltas
17) Milka Duno (VEN/Dreyer & Reinbold), a 6 voltas
18) Sarah Fisher (EUA/Fisher), a 13 voltas
19) Danica Patrick (EUA/Andretti Green), a 15 voltas
20) Robert Doornbos (HOL/HVM), 166 voltas
21) Dan Wheldon (ING/Panther), 150 voltas
22) Marco Andretti (EUA/Andretti Green), 68 voltas
23) Jaques Lazier (EUA/3G), 23 voltas
A classificação final da Fórmula Indy
1) Dario Franchitti (Ganassi) 616 pontos - campeão
2) Scott Dixon (Ganassi) 605 pontos
3) Ryan Briscoe (Penske) 604 pontos
4) Hélio Castro Neves (Penske) 433 pontos
5) Danica Patrick (Andretti Green) 393 pontos
6) Tony Kanaan (Andretti Green) 386 pontos
7) Graham Rahal (Newman Haas Lanigan) 385 pontos
8) Marco Andretti (Andretti Green) 380 pontos
9) Justin Wilson (Dale Coyne) 354 pontos
10) Dan Wheldon (Panther) 354 pontos
11) Hideki Mutoh (Andretti Green) 353 pontos
12) Ed Carpenter (Vision) 321 pontos
13) Raphael Matos (Luczo Dragon) 312 pontos
14) Mário Moraes (KV) 304 pontos
15) Ryan Hunter-Reay (Foyt) 298 pontos
16) Robert Doornbos (HVM) 283 pontos
17) Mike Conway (Dreyer & Reinbold) 261 pontos
18) Ernesto Viso (HVM) 248 pontos
19) Will Power (Penske) 215 pontos
20) Tomas Scheckter (Dreyer & Reinbold) 195 pontos
21) Oriol Servia (Newman Haas Lanigan) 115 pontos
22) Alex Tagliani (Conquest) 114 pontos
23) Paul Tracy (KV) 113 pontos
24) Milka Duno (Dreyer & Reinbold) 113 pontos
25) Sarah Fisher (Fisher) 89 pontos
26) Jacques Lazier (3G) 77 pontos
27) Richard Antinucci (3G) 63 pontos
28) Vitor Meira (Foyt) 62 pontos
29) Stanton Barrett (3G) 62 pontos
30) Alex Lloyd (Newman Haas Lanigan) 41 pontos
31) Darren Manning (Dreyer & Reinbold) 38 pontos
32) Townsend Bell (KV) 32 pontos
33) A.J. Foyt IV (Foyt) 26 pontos
34) Scott Sharp (Panther) 16 pontos
35) Nelson Philippe (HVM) 16 pontos
36) Kosuke Matsuura (Conquest) 12 pontos
37) John Andretti (Petty Dreyer & Reinbold) 12 pontos
38) Franck Montagny (Andretti Green) 12 pontos
39) Roger Yasukawa (Dreyer & Reinbold) 12 pontos
40) Davey Hamilton (Dreyer & Reinbold) 10 pontos
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