sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Chicagoland Speedway

Uma semana após a última etapa em circuito misto da temporada, com a conquista do Troféu Mario Andretti por Will Power, a Indy entra na reta final do campeonato com quatro corridas em ovais. A primeira será o GP de Chicago, a 14ª etapa da Fórmula Indy. Serão 200 voltas, com a largada ocorrendo às 21h00min (horário de Brasília). As próximas três provas ocorrem em Kentucky (Estados Unidos), no dia 04 de setembro, Motegi (Japão), em 18 de setembro e em Homestead (Estados Unidos), no dia 02 de outubro.

O Chicagoland Speedway, circuito trioval com 1,500 milhas, está localizado na cidade de Joliet, no estado de Illinois, no centro-oeste dos Estados Unidos. Possuí inclinações de 18 graus nas curvas de maior raio, 11 graus na reta principal e 5 graus na reta oposta. O circuito tem capacidade para receber 75 mil espectadores.

Pela décima vez em sua história, Joliet vai sediar uma corrida da categoria. E nada melhor que este circuito ao longo do oval de 1.5 milhas para iniciar a corrida pelo título. Cinco das dez mais apertadas chegadas da história ocorreram neste circuito. No ano passado, Ryan Briscoe derrotou Scott Dixon por apenas 0s0077.

O desenho do traçado favorece corridas com os carros agrupados em um grande pelotão, mas dificulta as ultrapassagens, o que premia quem larga nas primeiras posições. Aqui, onde o carro costuma contar mais do que o piloto, qualquer milha por hora a mais pode valer muitas posições no grid de largada.

Teremos uma das corridas mais difíceis da temporada, estando os carros muito próximos em velocidade, deixando a prova com um grande pelotão, o que sempre se torna perigoso. O objetivo inicial dos pilotos em Chicago é escapar ileso dos possíveis acidentes, conseguirem acertar a estratégia de paradas para receberem a bandeirada numa boa posição ou brigar pela vitória.



O sistema de classificação para essas quatro últimas provas recebeu uma mudança importante: agora, ao invés de quatro voltas cronometradas – e as somas desses tempos definirão o grid –, apenas duas voltas serão dadas, como ocorre na Indy Lights. A alteração surgiu graças ao grande número de carros previstos para essas etapas. Por sorteio, é estabelecida a ordem dos pilotos que vão à pista.

Para a equipe Panther, a chegada da etapa em Chicagoland parece uma volta ao passado. Após passar por sérias dificuldades nos mistos, a Panther e o piloto inglês Dan Wheldon esperam que agora a situação seja completamente diferente, em virtude de que os ovais eles entendem perfeitamente. O Chicagoland Speedway foi palco de duas vitórias da Panther, enquanto Wheldon é o piloto que liderou o maior número de voltas nesta pista além de também possuir duas vitórias ali. A esperança é de que finalmente aconteça a primeira conquista deles juntos.

Joliet marca o retorno de três pilotos, sendo dois norte-americanos. Ed Carpenter vai estar ao volante do carro número 20 da equipe Panther em parceria com a Vision, como já havia ocorrido em Indianápolis. Enquanto isso, Davey Hamilton fará sua estreia em Chicagoland pela equipe De Ferran Dragon.

A brasileira Bia Figueiredo vai é mais um piloto a substituir Mike Conway, que ainda se recupera de acidente, e pilotará o carro da Dreyer & Reinbold, equipe na qual correu neste ano as etapas de São Paulo e de Indianápolis. Ela tem como objetivo participar de uma quarta prova da temporada 2010. Por enquanto, não tem nada confirmado.

Confira a programação para o GP de Chicago, décima quarta etapa da temporada de 2010 da Fórmula Indy (horários de Brasília):

Sexta (27/08)
11h15min - treino livre
15h00min - treino classificatório
18h00min - warm up

Sábado (28/08)
21h00min - GP de Chicago (200 voltas)

Vencedor em 2009: Ryan Briscoe (AUS)
Pole em 2009: Ryan Briscoe (AUS)

Nenhum comentário: